segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Publicações da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva

 A Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva é uma organização independente que atua como uma plataforma de colaboração para os seus 31 países membros, em matéria de necessidades especiais e de educação inclusiva. O nosso objetivo é melhorar as políticas e as práticas educacionais dirigidas a alunos com incapacidades e necessidades educativas especiais.



Todas as informações relativas ao sítio da Internet da Agência são apresentadas em inglês. Contudo, os documentos principais foram traduzidos para todas as línguas oficiais da Agência.

Publicações em português;




































































domingo, 15 de janeiro de 2023

Index para a inclusão - 3ª Edição, substancialmente revisada e ampliada.

Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas 

Escrito por Tony Booth e Mel Ainscow. 


Esta Terceira edição, desenvolvida por Tony Booth, reflete discussões incontáveis sobre o uso do Index com colegas na Inglaterra3 e ao redor do mundo. Ela responde às sugestões feitas à medida em que as pessoas em outros países iam considerando como os materiais poderiam ser traduzidos e adaptados. Esta versão expandiu o trabalho sobre valores inclusivos e os usou como base para delinear intervenções fundamentadas em princípios, por exemplo, que tenham a ver com sustentabilidade ambiental, cidadania nacional e global, não violência e promoção de saúde. A seção das edições anteriores, sobre ‘mobilização de recursos’ foi redistribuída, tendo em vista refletir o importante papel dos recursos à aprendizagem e à participação como conceito chave que permeia todo o Index. A maior inovação está em um novo convite para o diálogo em torno dos conteúdos curriculares. Ela aparece na seção intitulada ‘construindo currículos para todos’, que tenta responder à questão: ‘quais são as implicações de valores inclusivos para o conteúdo das atividades de aprendizagem e a forma como são estruturadas?’ O Index, agora mais do que nunca, atende à demanda de especificar as implicações de valores inclusivos para todos os aspectos interacionais nas escolas e entre as escolas e as comunidades.

Fonte:https://proinclusao.ufc.br/pt/index-para-a-inclusao/ 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Transporte de alunos com necessidades específicas individuais e aquisição de equipamentos para atividades educativas

- Foi publicada a Portaria n.º 9/2023, de 4 de janeiro, que determina a forma de cálculo das transferências financeiras do Fundo de Financiamento da Descentralização para o exercício, pelos órgãos das autarquias locais, da competência relativa ao transporte de alunos com necessidades específicas individuais.





- Foi publicada a Portaria n.º 10 /2023, de 4 de janeiro, que determina a fórmula de cálculo das transferências financeiras do Fundo de Financiamento da Descentralização para o exercício, pelos órgãos das autarquias locais, da competência relativa ao financiamento das despesas com a aquisição de equipamentos utilizados para a realização das atividades educativas.

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Transferência de competências educação inclusiva - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares / Despacho n.º 12974/2022

EDUCAÇÃO - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares


Sumário: Delegação de competências na subdiretora-geral dos Estabelecimentos Escolares.





Destacam-se as seguintes competências:


1 — No âmbito da gestão dos alunos:

f) Autorizar a antecipação ou o adiamento da matrícula no 1.º ciclo do ensino básico, em situações excecionais devidamente fundamentadas, nos termos legais e regulamentares;

h) Decidir sobre os recursos relativos a medidas de suporte à aprendizagem, no âmbito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, na sua redação atual;

i) Autorizar, em situações excecionais e devidamente fundamentadas, o acesso de alunos, dentro da escolaridade obrigatória, a estabelecimento de educação especial das redes privada e solidária, nos termos dos normativos em vigor;

j) Decidir e autorizar os pedidos relativos a alunos totalmente dependentes que frequentam estabelecimentos de ensino especial, nos termos dos normativos em vigor;

5 — No âmbito da educação inclusiva:

a) Acompanhar, monitorizar e avaliar a aplicação do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho e do Decreto -Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, nos termos definidos no Despacho n.º 9726/2018, de 17 de outubro;

b) Designar os subcomissários na Comissão de Coordenação Nacional do SNIPI (Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância);

c) Designar os representantes da Educação nos Núcleos de Supervisão Técnica;

d) Designar os elementos para as equipas multidisciplinares previstas no Decreto Regulamentar n.º 3/2016, de 23 de agosto;

e) Aprovar as minutas e outorgar os contratos de cooperação celebrados com as instituições de ensino especial ao abrigo das Portarias números 1102/1997 e 1103/1997, ambas de 3 de novembro, previamente autorizados.


terça-feira, 8 de novembro de 2022

Educação inclusiva: O grande desafio e um decreto irreal

"De vez em quando, ficamos com a ideia de que quem legisla sobre educação nunca esteve numa sala de aula a ensinar…"

Lusa

«A expressão “inclusão” foi utilizada pela primeira vez na Declaração de Salamanca (1994), referindo-se este conceito a crianças com deficiências ou sobredotadas, crianças de rua ou crianças que trabalham, crianças de populações remotas ou nómadas, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginais. Antes de 2018, a legislação aplicava-se apenas a alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente. Com a publicação do Decreto-Lei Nº54/2018, porém, o diploma para a educação inclusiva passou a aplicar-se a TODOS os alunos. 

O verdadeiro objetivo deste decreto é conseguir um currículo inclusivo, isto é, que respeite, atenda e valorize as necessidades específicas de cada aluno. Sendo o currículo e as aprendizagens o centro da atividade de uma escola, este decreto-lei trouxe orientações para que seja reconhecida (i) a diversidade de cada aluno, (ii) encontrando formas de lidar com essas diferenças, (iii) adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada um. Mas vamos por partes. Passados quatro anos (com dois de pandemia incluídos), as dúvidas sobre a operacionalização deste diploma abundam e, pelas experiências vividas e narradas, não param de crescer. Se, por um lado, existe a tradicional reserva por parte dos professores à mudança, a maior parte de nós parece não conseguir compreender exatamente o que nos é pedido que seja de tão diferente daquilo que eram as nossas práticas docentes até aqui». 

Ler mais ...



Fonte: https://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2022-11-07-educacao-inclusiva-o-grande-desafio-e-um-decreto-irreal/

sábado, 29 de outubro de 2022

Concurso “Escola Alerta!” 2022/2023 (19.ª edição)

Está aberto o Concurso "Escola Alerta!" 2022/2023. 



O Instituto Nacional para a Reabilitação convida todos os alunos e todas as alunas a participar neste Concurso com ideias e projetos para mais e melhor inclusão na Escola. 2022 é o Ano Europeu da Juventude, “pondo em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor — mais ecológico, mais inclusivo e digital. 

Com muitas oportunidades para aprender, partilhar a tua visão, encontrar pessoas e participar em atividades em toda a Europa, o Ano Europeu da Juventude é o momento de avançar com confiança e esperança numa perspetiva pós-pandemia.” É neste contexto que te propomos participar no concurso “Escola Alerta! 2022/2023”, melhorando a tua escola e a comunidade envolvente no sentido de uma plena inclusão de todos e, em particular, das pessoas com deficiência.

Concorre...

Para concorreres entrega o teu projeto e Formulário de Candidatura ao Júri da Escola.

Se o teu trabalho for selecionado, a tua Escola deve enviar o projeto e Ficha de identificação da escola e trabalhos realizados para o INR, I.P.

Os trabalhos podem ser entregues:

  • em mão, entre as 9h00 e as 18h00, até ao dia 28 de fevereiro de 2023 ou
  • via correio registado com carimbo, até à mesma data, para o seguinte endereço:
     

Concurso "Escola Alerta!" 2022/2023
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Av. Conde de Valbom, 63
1069-178 Lisboa


segunda-feira, 17 de outubro de 2022

EXEMPLOS DE RECURSOS / MATERIAIS EDUCATIVOS

 Para partilhar: fichas de trabalho, recursos educativos, atividades escolares, etc.

Locais e domínios / Designação

Observações

COQUINHOS: Jogos Educativos -Online Grátis

 

 Os jogos educativos e pedagógicos de Coquinhos são atividades de alfabetização interativas de diferentes tipos: jogos em português, inglês, jogos de matemática, digitação, jogos de tabuleiro e até mesmo jogos FRIV. Estes joguinhos didáticos podem ser usados em sala de aula e em casa para introduzir, reforçar ou motivar o processo de aprendizagem.

Abrange desde a educação pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade. Inclui ainda atividades para a educação de adultos.

SITE MILRECURSOS -1.º CICLO

 

https://gramalhaes.wixsite.com/milrecursos/home - São milhares de ficheiros alojados na "nuvem", ocupando mais de 14 Gigabits de espaço no servidor da MEO. Pela forma como está organizado, encontrarão facilmente o que procuram. É destinado sobretudo aos professores, e a quem pretender utilizar, modificar, consultar, imprimir... Recomenda-se bom senso na sua utilização, respeitando os direitos de autores.

 

Mais direcionado para as atividades do 1.º ciclo do ensino básico.

SITE – BEM EXPLICADO – Atividades para várias disciplinas, em diferentes anos de escolaridade.

Abrange do 1.º ano ao 12.º ano de escolaridade.

Inclui outros recursos como exames, trabalhos de alunos, etc.

FICHAS PRÁTICAS – DO 1.º AO 12.º ANO

 

Propostas de atividades pedagógicas a realizar pelos professores de português, de modo flexível, em sala de aula.

As fichas estão organizadas de acordo com os seguintes níveis de proficiência:

 

A - Utilizador elementar

B - Utilizador independente

C - utilizador proficiente

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO - DO 1.º AO 12.º ANO  

 

Bateria de textos selecionados para as áreas seguintes:

Textos com graus de dificuldade diversa, para que a referida adequação possa ser melhor conseguida e possa também ser contemplada uma progressão dos conhecimentos a adquirir, se for essa a opção do professor.

ATIVIDADES EDUCATIVAS DE MATEMÁTICA - DO 1.º AO 12.º ANO Jogos divertidos com exercícios matemáticos para jogar e aprender.

Abrange do 1.º ano ao 12.º ano de escolaridade.

DISCIPLINA DE INGLÊS - DO 1.º AO 12.º ANO

 

British Council LearnEnglishKids   https://learnenglishkids.britishcouncil.org

 

LearningApps    https://learningapps.org/

 

https://www.123listening.com - Exercícios de audição de conversação em inglês com as correspondentes fichas de trabalho, para 8 diferentes níveis de aprendizagem.

 

 

 

Atividades que permitem o desenvolvimento de capacidades e competências de: vocabulário, leitura, escrita, gramática, audição e uso da língua inglesa, em diferentes níveis de ensino.

LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - DO 1.º AO 12.º ANO

 

Sítio https://www.educaplay.com Permite criar atividades educativas online, em diferentes idiomas e diversos tipos de atividades interativas e partilhar atividades multimédia educativas: sopa de letras, palavras cruzadas, completar textos, diálogos, ditados, relacionar...

 

Plataforma https://wordwall.net - Possibilita elaborar atividades interativas e para impressão: as interativas são reproduzidas “em qualquer dispositivo habilitado para a web”.

 

 

Plataforma https://www.liveworksheets.com/ - Permite transformar fichas/documentos impressos tradicionais (doc, pdf, jpg...) em exercícios online interativos com autocorreção.

 

Plataforma www.storyboardthat.com - Plataforma de criação fácil de arrastar e soltar, que oferece uma versão gratuita e uma versão premium de assinatura com extensas habilidades.

 

 

Sítio https://l-www.voki.com/ - Permite a utilização de avatares para transmitir mensagens áudio, por meio da gravação da própria voz ou da leitura de texto digitado.

Tutorial educaplay: https://youtu.be/LfRyLcvyLVI

As atividades imprimíveis podem ser impressas diretamente ou descarregadas como arquivo em pdf.

Os exercícios podem ser realizados online e/ou fazer o download em pdf.

Permite que pessoas de todos os níveis criem visuais incríveis para ensinar, aprender e comunicar.

Avatares para comunicar.

 

 

Fonte: elaboração própria (2022).