terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Site quadro e giz - uma boa ferramenta de trabalho para alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Este sítio da internet proporciona um leque variado de materiais, incluindo artigos científicos, áreas educativas de interesse, planificações, nas principais áreas curriculares disciplinares do 1.º ciclo do ensino básico: Língua Portuguesa; Matemática; Estudo do Meio e Expressão Plástica.
Segundo a autora da página da internet, esse sítio  não pretende ser de carácter institucional, mas antes um lugar onde se partilha experiências e materiais variados pelos utilizadores do site, independentemente das metodologias / ideologias seguidas por cada um.

As atividades apresentadas neste site podem ser uma boa ferramenta de trabalho para as nossas crianças e alunos com NEE, dado conter inúmeras fichas de trabalho, jogos, histórias, materiais multimédia, música, entre outros.
 Recomendo a sua consulta e utilização!


Língua Portuguesa (647)
Estudo do Meio (242)
1º ano (+2)
2º ano (+4)
3º ano (+8)
4ºano ()
1ºano ()
2º ano (+7)



Matemática (464)
Expressão Plástica (123)
1º ano (+4)
2º ano (+40)
3º ano (+8)
4ºano (+1)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Exemplo 2: horário anual para um aluno com Currículo Específico Individual (CEI)


Hoje, partilho o exemplo de um horário de um aluno, que frequenta a sua escolaridade com um CEI no 9.º ano (3.º ciclo do ensino básico).

Como se pode observar no quadro em baixo, esse aluno tem forçosamente um plano individual de transição (PIT) destinado a promover a transição para a vida pós–escolar (TVA) e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional com adequada inserção social, familiar ou numa instituição de carácter ocupacional.

Exemplo do horário – nome do aluno, ano, turma e número.
HORAS
2ª FEIRA
sala
3ª FEIRA
sala
4ª FEIRA
sala
5ª FEIRA
sala
6ª FEIRA
sala
8. 30m
AVD
12
MAT

EM+

EF+
PG
TVA
Local de estágio
9. 15m
LP
12
AVD
12
LP
04
EF+
PG
TVA
10. 20m
CID
12
CID
12
AVD
12
LP
12
TVA
11. 05m
EF+
PG
EMRC+
12
CID
12
CID
12
TVA
11. 50m



15






12. 45m










13. 45m
TVA
Local de estágio
ATL
307
TIC+
05
AVD
12
EM+
04
14. 30m
TVA
ATL
307
TIC+
05
MAT
12
EM+
04
15. 30m
TVA
FC+
24
HA
08
HA
08


16.15m










+ Aulas com a Turma

ÁREAS CURRICULARES
NOME DOS PROFESSORES

Língua Portuguesa Funcional

Matemática Funcional

Cidadania

Atividades Vida Diária


Educação Física

Educação Moral Religiosa Católica

Ateliê / Manualidades

Formação Cívica

TIC

Homem Ambiente

EMRC

Educação Musical

TVA – estágio em empresa / instituição







domingo, 1 de janeiro de 2012

Livro: Transição da Escola para a Vida Adulta: Jovens com Necessidades Educativas Especiais / Guia de apoio para a comunidade educativa

Sinopse 
Este manual que publiquei foi desenvolvido para prestar informações ao pessoal docente e não docente, técnicos especializados, no âmbito da Educação Especial, outros membros da comunidade escolar, incluindo serviços para jovens e adultos sobre as melhores práticas e sobre os fatores-chave que apoiam a planificação e a transição dos jovens com necessidades educativas especiais.

Na minha opinião, são escassos os trabalhos publicados no nosso país sobre a temática da TVA. Por se tratar de uma questão pertinente e atual, deixo aqui este registo de um estudo que me parece uma boa ajuda para quem se movimenta no campo educativo, já que com a publicação do DL n.º3 / 2008, de 7 de janeiro, a TVA dos alunos com NEE passou a ser um imperativo legal e a ter um caráter obrigatório, a integrar forçosamente no serviço dos estabelecimentos de ensino nacionais.
Este guia de apoio, publicado na livraria Bubok, encontra-se disponível em http://franpires.bubok.pt/ 
TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA A VIDA ADULTA: JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS / GUIA DE APOIO PARA A COMUNIDADE EDUCATIVA

Se quiser ler um extrato deste livro, pode fazê-lo aqui.