quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Mundial da Criança - 1 de junho

Dia Mundial da Criança
  • Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
  • É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
  • Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
  • Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
    Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
  • As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
  • Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
  • Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
  • Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
    Clica aqui para leres sobre esta organização.
  • Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
  • Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
  • Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
  • Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
    - afecto, amor e compreensão;
    - alimentação adequada;
    - cuidados médicos;
    - educação gratuita;
    - protecção contra todas as formas de exploração;
    - crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
  • Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
  • A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
    Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
  • Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
  • Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).

  • Clica aqui para os leres. Estão escritos de uma forma mais simples para tu os perceberes melhor.
  • Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!
Fonte:  http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=201

O que é o albinismo?

O albinismo (do termo em latim albus, "branco"; também chamado de acromia, acromasia ou acromatose) é um distúrbio congênito caracterizado pela ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos, devido à ausência ou defeito de uma enzima envolvida na produção de melanina.

O albinismo resulta de uma herança de alelos de gene recessivo e é conhecido por afetar todos os vertebrados, incluindo seres humanos. O termo mais comum usado para um organismo afetado por albinismo é "albino".
O albinismo é associado com um número de defeitos de visão, como fotofobia, nistagmo e astigmatismo. A falta de pigmentação da pele faz com que o organismo fique mais suscetível a queimaduras solares e câncer de pele.

Clique aqui para obter mais informações 

O albinismo nos animais. Saber mais em http://saude.hsw.uol.com.br/albinismo6.htm



Ofertas de emprego para professores e formadores - dia 31 de maio de 2012

Formador - Gestão de Cobranças Net-Empregos
Zona: Lisboa Empresa: IFH-Instituto Formação Desenvolvimento Humano
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Formador - Metrologia
Zona: Lisboa Empresa: IFH-Instituto Formação Desenvolvimento Humano
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

PROFESSOR / EXPLICADOR BIOLOGIA (Nível secundário)
Zona: Santarem Empresa: Centro Estudos ARTES e LETRAS
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Formador(a) de Inglês para Campo Maior
Zona: Portalegre Empresa: Adecco - Recursos Humanos
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

VOLUNTARIADO INTERNACIONAL – Polónia - projeto de Apoio Educativo
Zona: ( Todas as Zonas ) Empresa: ProAtlântico - Associação Juvenil
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Precisa-se de formadores para formação de formadores
Zona: Lisboa Empresa: SOFATI
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Formadores - Área Comportamental - Lisboa
Zona: Lisboa Empresa: Coutinho, Neto & Orey
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Professores para explicações
Zona: Porto Empresa: Jota-Centro de Estudos e Lazer
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Professores para centro de ensino e lazer
Zona: Porto Empresa: Jota-Centro de Estudos e Lazer
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Explicadores de várias disciplinas para Centro de Formação
Zona: Evora Empresa: formacao nacional
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Formador / Tradutor MANDARIM
Zona: Lisboa Empresa: MindBizz - Formacao e Consultadoria Lda
Data: 29-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Procuram-se Professores de Matemática para centro de estudos na Sertã
Zona: Castelo Branco Empresa: Nobrintel, Lda
Data: 30-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Formadores Workshops
Zona: Porto Empresa: Jota-Centro de Estudos e Lazer
Data: 31-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Procuram-se Professores de Português / Inglês para centro de estudos na Sertã
Zona: Castelo Branco Empresa: Nobrintel, Lda
Data: 30-5-2012 Categoria: Educação / Formação

Precisa-se Formador para Figueira da Foz - Manobração de Empilhadores
Zona: Coimbra Empresa: IFDEP Inst Fomento Desenvolv Empreend Portugal
Data: 30-5-2012
Categoria:
Educação / Formação


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Novas matrizes curriculares dos ensinos básico e secundário entrarão em vigor no ano letivo 2012/2013

No sítio da internet da DGE, o MEC apresenta as novas matrizes curriculares que entrarão em vigor no ano letivo de 2012-13

 Matrizes Curriculares dos Ensinos Básico e Secundário
Após a apresentação da proposta da revisão da estrutura curricular, em dezembro de 2011 e a consulta pública que se lhe seguiu, foram anunciadas, em março de 2012, as principais decisões tomadas. Estas matrizes farão parte integrante do Decreto-Lei a publicar brevemente, que estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos, da avaliação dos conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos e do processo de desenvolvimento dos ensinos básico e secundário.
Brevemente serão igualmente publicados os diplomas legais que regulamentam os planos dos diversos cursos dos ensinos básico e secundário.
Documento completo [Matrizes curriculares]

Fonte: DGE

Colónias de férias para pessoas com deficiência / incapacidade

"Boa tarde,
Somos a Associação LEQUE - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Especiais, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, constituída em 03/06/2009 e registada como IPSS desde 27-07-2010 e encontramo-nos neste momento, a desenvolver o nosso trabalho na vila de Alfândega da fé, no Distrito de Bragança (http://leque.org/ ou http://www.facebook.com/LEQUEAPACNE ou http://escolapaisnee.blogspot.com/).
É nossa missão, a promoção da qualidade de vida, de pessoas com necessidades especiais (deficiência) e suas famílias, e temos como visão desenvolver respostas, que promovam o apoio psicossocial, emocional, terapêutico, reabilitação e inclusão social destas pessoas. E neste sentido, e também pela resposta de qualidade que temos vindo a oferecer na área social, temos sido premiados por candidatura de renome nacional: INR-IP; Fundação EDP; Fundação António da Mota, etc.
Vimos por este meio, comunicar que, durante o próximo mês de agosto (2012), vamos desenvolver "colónias de férias.NE" para pessoas com deficiência/incapacidade, em Alfândega da Fé (consultar cartaz em anexo).
Este projeto integra a dinamização de férias para esta população, em períodos de 8 dias com direito a: Refeições; estadia e a frequência das seguintes atividades: Reabilitação Psicomotora e Terapia de Relaxamento, Terapia assistida com um Cão São Bernardo e Asininos, Musicoterapia através de danças, cantares e Karaoke, Piscina/Balneoterapia (no hotel SPA), Atividades Lúdico – Didáticas, TIC- Computador/Jogos de cariz funcional, Oficina de Cinema, Atividades Desportivas (aeróbica e BTT), Atividades ao ar livre (piqueniques e peddy pappers, e passeios pedonais), e, Canoagem, entre outras.
Apresentamos de seguida alguns detalhes sobre esta atividade:
Custo para colónias de férias.NE sem estadia:
180€ por pessoa - Para um período de 8 dias (uma semana com tudo incluído).
170€ por pessoa - Para um período de 8 dias para sócios da Associação LEQUE e para Grupos de mais de 5 elementos (uma semana com tudo incluído).
 
Custo para colónias de férias.NE com estadia:
360€ por pessoa - Para um período de 8 dias (uma semana com tudo incluído).
350€ por pessoa - Para um período de 8 dias (uma semana com tudo incluído), para sócios da Associação LEQUE e para Grupos com mais de 5 elementos.
É nosso objetivo, proporcionar a crianças/jovens e adultos com NE, um período e espaço, com atividades adaptadas às suas necessidades, sempre numa perspetiva inclusiva.
Por outro lado, esta colónia permite às famílias, ter um período de férias, com a certeza de que os seus filhos ou familiares estão a cargo de uma equipa de profissionais qualificados (1 Psicomotricista; 1 Fisioterapeuta, 1 Psicólogo, 1 Professor, 1 Técnica de reabilitação psicomotora, 1 Técnica da área social, 3 dinamizadores gerais).
As famílias que entenderem ficar na Vila, poderão fazê-lo no Hotel&SPA Alfândega da Fé, usufruindo de um desconto de 20% na sua estadia.
Caso estejam interessados/as em participar nesta Colónia de Férias.NE,contacte-nos para:
Tel: 939044251 / 279463420
E-mail:leque.nee.2009@gmail.com
Morada: Edifício LEQUE (Antiga Casa do Povo)
Av. Francisco Sá Carneiro, nº 131
5350-005 Alfândega da Fé
Mesmo que esta atividade não seja do seu interesse, agradecemos que faça a divulgação desta informação junto do público-alvo.
Saudações especiais,
A direção da Associação LEQUE"

Visite-nos em:

terça-feira, 29 de maio de 2012

Constituição de Turmas e Rede de Ofertas Educativas - Ano Letivo 2012/2013


A – Constituição de TurmasI – Normas gerais

1 – A constituição das turmas do 5º ao 12º ano de escolaridade obedece sempre à necessidade do número mínimo de 26 alunos até um máximo de 30 alunos;

2 - Podem ser constituídas turmas com um número máximo de 20 alunos, quando tenham 1 ou 2 alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente cujo programa educativo individual explicitamente o determine decorrentemente do perfil de funcionalidade do aluno e da organização da sua resposta educativa.

3 – No ensino básico ou no ensino secundário, as turmas de Língua Estrangeira são dedicadas exclusivamente a uma única língua e a sua constituição depende do número mínimo de 26 alunos:

3.1 – Para a escola/agrupamento de escolas iniciar a oferta de uma nova Língua Estrangeira, acresce à condição anterior a necessidade de possuir os recursos humanos necessários.

4 - Na educação pré-escolar, os grupos são constituídos por um mínimo de 20 e um máximo de 25 crianças;


SESSÃO SOFTWARE LIVRE INCLUSIVO: Alunos com cegueira e/ou com baixa visão

Educação EspecialSESSÃO SOFTWARE LIVRE INCLUSIVO


A Direção-Geral da Educação, através dos Serviços de Educação Especial, vai promover uma sessão pública sobre software livre inclusivo, no próximo dia 4 de Junho, entre as 10h00 e as 16h00, no Auditório da DGE (Avª 24, Julho 140).

A sessão será orientada por três professores brasileiros António Borges, Dolores Tomé e Fábio Bonvenuto e dirige-se a professores e profissionais que trabalham com alunos com cegueira e/ou com baixa visão.

Tem por objetivo fazer a demonstração de alguns produtos, entre os quais Braille Fácil, Dosvox e Musibraille e esclarecer questões sobre o seu funcionamento.

Sessão Software Livre Inclusivo
Apresentadores: Dolores Tomé, António Borges e Fábio Bonvenuto
Data: 4 Junho 2012
Horário: 10h00-12h30 e 14h00-16h00
Local: Auditório da DGE
 

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Conferência sobre Saídas Profissionais


Local: Auditório da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação
Data: 29 de maio de 2012
Horas: 21h00

O Instituto Português de Psicologia e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação - Universidade do Porto promovem conjuntamente, uma conferência com o Professor Doutor Telmo Baptista. A criação da Ordem, em Setembro de 2008, veio trazer à profissão um conjunto de desafios e a necessidade de se proceder a uma reflexão ainda mais profunda sobre o exercício profissional da Psicologia.




Neste contexto, o digníssimo Bastonário, pós 1º Congresso da Ordem dos Psicólogos, proferirá, na FPCE-UP, uma conferência subordinada ao tema "Saídas Profissionais e Contextos de Futuro em Psicologia". O público alvo são os psicólogos e estudantes de psicologia. A entrada é livre, mediante pré-inscrição.

Contactos:
Instituto de Português de Psicologia
Rua Santos Pousada Nº 300, 7º Andar, Sala 717 4000-478 Porto
Tel.: 220 934 050
Telm.: 91 019 60 02
E-mail: geral@inspsic.pt

Fonte: http://www.inspsic.pt/pt_PT/conferencia_bastonario/

Fórum INR: o empreendedorismo jovem


Logotipo do Instituto Nacional para a Reabilitação


Local: Auditório do INR, I.P. 

Data: 31 de maio de 2012
Horas: das 15h00 às 17h30
Este Fórum terá como dinamizadoras a Dr.ª Luísa Beirão, da Associação Prémio Infante D. Henrique e a Engª Luísa do Vale da Fundação Calouste Gulbenkian. Teremos ainda um testemunho de um vencedor do Prémio Infante D. Henrique - Gonçalo Pinheiro. A entrada é livre, sem inscrição prévia. Está assegurado serviço de intérpretes de língua gestual.

Contactos:
Dr. Adalberto Fernandes
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Avenida Conde de Valbom, nº 63 1069-178 Lisboa
Tel: 21 792 95 00
Fax: 21 792 95 96
E-mail: inr@inr.mtss.pt
Fonte: www.inr.pt

domingo, 27 de maio de 2012

O que é o bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.Fonte: revista novaescola Ler artigo completo ...



Casos de "bullying" em Portugal precisam de maior compreensão

Casos de "bullying" continuado já levaram à morte de jovens em Portugal. Quem o afirma é Beatriz Pereira, professora e investigadora do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, que adianta que um desses casos ocorreu ainda este ano, embora, tal como outros, não tenha sido assumido como tal, ou seja, um caso extremo de abuso sistemático de poder e de intimidação. Segundo aquela investigadora, os casos registados em Portugal são, no entanto, pontuais.
Gozar, chamar nomes, ameaçar, empurrar, humilhar, excluir de brincadeiras e jogos são actos de todos os dias, que acontecem "desde sempre, desde que há crianças". E a isto se chama "bullying". Algo que muitas vezes é considerado pelos adultos como "saudável" e "uma boa forma de aprender a viver e a defender-se" e que pode deixar marcas para toda a vida.
Segundo Alexandre Ventura, o "bullying" pode marcar a personalidade de uma pessoa para sempre ao torná-la débil na capacidade de comunicação, ao torná-la incapaz de se afirmar em termos sociais, profissionais e amorosos.
As vítimas de "bullying" tornam-se muitas vezes pessoas tão frágeis que chegam mesmo a tentar o suicídio.
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