quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Projeto Daisy 2012 - projeto de incentivo à criação e utilização de audiolivros nas escolas, destinado a alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade com necessidades educativas especiais (NEE).

Foi colocada no site da DGE informação sobre a obtenção de licenças do software EasyReader de modo a equacionar-se a necessidade dessa aplicação para alunos com NEE, nomeadamente alunos com baixa visão, cegueira e dislexia.

 
O projeto, designado DAISY 2012, inclui a oferta a alunos e professores do software de última geração ‘EasyReader’ para leitura de audiolivros digitais em formato DAISY e noutros formatos, incluindo ePub não protegido.


Com este novo projeto, os alunos com NEE, incluindo aqueles que apresentam dislexia, passam a dispor de uma ferramenta que lhes dá acesso a qualquer audiolivro digital no formato DAISY. Este software possui ainda a mais-valia de permitir aos docentes a criação de conteúdos áudio.

O programa encontra-se disponível em:
http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaoespecial/index.php?s=directorio&pid=6
 
Para mais informações consulte: http://dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticia=442
 
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que é a Síndrome de Joubert?

 
O seu marcador neurorradiológico é uma malformação complexa da junção ponto-mesencefálica que tem o aspecto de um dente molar – sinal do dente molar, “molar tooth sign” (MTS). Resulta da associação de uma hipoplasia do vermis cerebeloso, de uns pedúnculos cerebelosos superiores grossos e horizontalizados e de uma fossa interpeduncular grande e profunda. O MTS foi identificado noutras síndromes, com características clínicas adicionais.

Existe uma variabilidade de atingimento de outros órgãos (olho, rim e fígado) e uma associação com outras malformações do sistema nervoso central (anomalias do corpo caloso, polimicrogíria, hidrocefalia e encefalomeningocelo) que permitem identificar um largo espectro de síndromes, chamadas Joubert syndrome related disorders (JSRDs). Seis loci associados a JSRDs foram identificados.

As JSRD estão incluídas num grupo de doenças em permanente expansão, as ciliopatias. A investigação visa melhorar a correlação fenótipo-genótipo do grande espectro das JSDRs e aperfeiçoar a classificação clínico-genética.
 

III Congresso Ibérico de Educação Especial

III Congresso Ibérico de Educação Especial (Organização Santa Casa da Misericórdia do Porto) que irá decorrer no Centro de Congressos do Instituto Superior de Engenharia do Porto nos próximos dias 23 e 24 de Novembro de 2012.
 
 
Com a participação de várias pessoas, entre elas: D. Manuel Clemente – Bispo do Porto; Pedro Mota Soares – Ministro da Solidariedade e da Segurança Social; Laborinho Lúcio – Juiz Jubilado e Ex-Ministro da Justiça do XI e XII Governo Constitucional; Pilar Fontao – Universidade de Vigo (Espanha); Teresa Costa Macedo – Confederação Nacional das Associações de Família; Adrian Gramary – Diretor Clínico do Centro Hospitalar Conde Ferreira/Santa Casa da Misericórdia do Porto; Essmat Nasar – Universidade do Cairo; Miguel Zabalza – Universidade de Santiago. de Compostela.
 
Mais informações, inscrições e contactos emhttp://www.scmp.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27496
III Congresso Iberico (cartaz).pdfIII Congresso Iberico (cartaz).pdf
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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mapas da reorganização administrativa das freguesias situadas no território de Portugal continental

Em cumprimento do disposto no artigo 14.º, n.º 3, da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) apresentou à AR, em 5 de Novembro de 2012, os pareceres e propostas concretas de reorganização administrativa das freguesias situadas no território de Portugal continental (*):
 
 
Novos mapas de Freguesias Fundidas. Clique aqui para ver as propostas e anexos por concelho.
 
 

Institutos Politécnicos vão passar a integrar ensino profissional


Já este ano lectivo, os cursos de ensino profissional, actualmente, leccionados nas escolas secundárias, passarão a ser ministrados também em institutos superiores politécnicos. A notícia foi avançada pelo ministro Nuno Crato, durante a discussão do orçamento da Educação para 2013 na especialidade.

Os politécnicos, com o número de inscrições registados, passaram a ter uma série de áreas críticas, revelou o governante, que apontou uma saída para o problema instalado: “para ultrapassarem estas dificuldades, e por que são extremamente necessários ao País, os politécnicos precisam de coordenar as suas ofertas”, nomeadamente ao “nível do ensino profissional secundário”.

Nuno Crato concluiu dizendo que os politécnicos “têm professores, instalações e conhecimentos que muitas escolas secundárias não têm”.

E as mudanças chegam já este ano lectivo. Esta poderá será uma das mudanças no âmbito da reorganização da rede do ensino superior. Ontem, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, disse que este não era o momento oportuno para avançar com a reorganização por se tratar de um período de crise, onde dominam os cortes financeiros.
 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ateliê de Jardinagem e Horticultura para alunos com NEE

Atelier de Jardinagem e Horticultura
A APSA vai iniciar um Atelier de Jardinagem e Horticultura, com o apoio da Engª Agrónoma Ana Couto, formadora com experiência nesta área.
Pretendemos que seja uma actividade, simultaneamente, pedagógica e divertida.
Muitos jovens desconhecem de onde provêm certas plantas e produtos hortícolas, como surgem e como se cuidam.
Esta será uma oportunidade para aprenderem a preparar a terra para receber as sementes que irão ver crescer, para cuidar das plantas e colher os seus frutos.
Destina-se a alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário, bem como a jovens que já tenham terminado a escolaridade obrigatória e tenham interesse pela actividade.
Esta é uma actividade especialmente adaptada para jovens com Síndrome de Asperger, sendo uma mais valia particularmente enriquecedora a convivência e a integração de jovens de duas realidades diferentes.
A formadora, Engª Ana Couto, trabalhou nos últimos anos no ensino público, com crianças com necessidades educativas especiais, entre elas, alunos autistas. O seu trabalho foi precisamente o desenvolvimento de formação e treino de competências para uma futura inserção profissional destes alunos na área da jardinagem e trabalho em viveiros.
As sessões terão início no próximo dia 10/11.
Ver em anexo o Programa e Condições de Inscrição, bem como a Ficha de Inscrição (poderá responder directamente na Ficha e remeter para nós por email).
 
Venham participar e terão a oportunidade de aprender de uma forma divertida!
Ajude-nos a divulgar esta iniciativa.
Para mais informações contacte-nos através do 214605237 ou geral@apsa.org.pt
 
Largo do Amor Perfeito n.º 9A - Loja 1
Adroana
2645-630 Alcabideche
P Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo de o fazer. Proteja o nosso ambiente.
 
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Jardinagem e Horticultura - vFinal.pdfJardinagem e Horticultura - vFinal.pdf
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Jardinagem e Horticultura - Ficha de Inscrição.docxJardinagem e Horticultura - Ficha de Inscrição.docx
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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Exemplo de uma planificação para a área curricular específica de português funcional - alunos com CEI

Hoje, partilho uma planificação / programação de português funcional, área curricular específica do CEI, que elaborei já há algum tempo para apoiar um aluno que frequentava a sua escolaridade com um CEI, no 6.º ano de escolaridade.
 
 

Note bem que a frequência da escolaridade com um CEI pressupõe alterações significativas no currículo comum, podendo as mesmas traduzir-se na introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Filmes no âmbito da Educação Especial para rever no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 
GABY - UMA HISTÓRIA VERDADEIRA
Título Original: Gaby: A True Story
Sinopse
Apesar de inteligente e lúcida, Gaby Brimmer (Rachel Chagall) nasceu com problemas neurológicos que limitam drasticamente o controle sobre seu corpo. Sem jamais ter conseguido andar, falar ou mexer as mãos, Gaby torna-se famosa ao escrever um livro usando o pé esquerdo e uma máquina de escrever elétrica.
Tema: Paralisia CerebralClique aqui para baixar

AUTISMO - O MUSICAL Autism: The Musical
Sinopse: Elaine Hall é uma das muitas mulheres que após várias tentativas para engravidar, opta emigrar para o país do seu pai (Rússia), decidida a adotar uma criança. Após esta conquista Elaine descobre que o seu filho, Neal, não está a desenvolver-se como seria esperado e confirma isso mesmo aquando do diagnóstico de autismo.
Ao acompanhar as terapias expressivas em que o seu filho estava integrado, Elaine decide então criar o Miracle Project com o objetivo de trabalhar com crianças autistas com o intuito de promover competências pessoais e sociais.
Este documentário acompanha os seis meses de trabalho desenvolvidos no Miracle project pela equipe de Elaine, com cerca de 22 crianças diagnosticadas com perturbações do espectro do autismo, com o objetivo de criar e encenar um musical. Ao longo deste processo evidenciam-se as dificuldades comunicativas e relacionais que caracterizam as patologias deste espectro.
Tema: Autismo
Site oficial: www.autismthemusical.com CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FILME



O MEU PÉ ESQUERDO
Sinopse: Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.
Tema: Paralisia Cerebral
Clique aqui para baixar o filme


Para mais informações sobre outros filmes, clique aqui!


Fonte: http://vivianepatrice.blogspot.pt/

Voluntariado nos Médicos do Mundo

Contrariamente ao que se pensa, os voluntários que colaboram com a  associação Médicos do Mundo não têm necessariamente formação na área da saúde, mas em muitas outras, como a antropologia, o direito, a comunicação social, etc.
 
As áreas de actuação em que podem intervir os voluntários da Médicos do Mundo são várias, desde o apoio a projectos específicos, à colaboração em acções de sensibilização e à participação em grupos temáticos.
 
 
Como ser Voluntário na Associação Médicos do Mundo?
Todos aqueles que estejam interessados em fazer voluntariado com Médicos do Mundo podem fazê-lo das seguintes formas:
- Preencher o formulário disponível no nosso site.
- Solicitar uma entrevista com o coordenador de voluntariado e preencher o formulário em papel.
- Responder a uma vaga publicada no site ou noutro meio de comunicação.
Em todos os casos, os dados do potencial voluntário são integrados numa base de dados. Esta é utilizada sempre que necessitamos de apoio para um projeto ou atividade. Os voluntários que se inscrevem serão convidados a participar numa sessão de esclarecimento sobre voluntariado em MdM (nas primeiras Quintas-Feiras de cada mês, entre às 9:30h e 10:30h, na Sede de MdM em Lisboa – colocar um link para a área de Contactos), onde se apresenta a Organização, os Objectivos, os Projetos, etc.
Quais são as áreas passíveis de voluntariado?
As áreas onde se podem desenvolver actividades de voluntariado, de forma regular e/ou pontual, são as seguintes:
- Projetos Internacionais.
- Emergência Humanitária.
- Projetos Nacionais.
- Apoio Administrativo.
- Ações de Comunicação, Marketing e Captação de fundos.
Depois de seleccionado, como é que o voluntário é integrado na Médicos do Mundo?
Realiza-se um briefing de integração, durante o qual receberá toda a informação sobre o projecto ou acção que vai integrar, a função a desempenhar, a informação sobre a organização, nomeadamente sobre a missão, os valores, e as atividades em curso da organização. No caso dos colaboradores expatriados, o briefing contempla ainda informação sobre o país de acolhimento e também do projeto, assim como reuniões de carácter técnico com os departamentos de projetos e financeiro. No final, haverá uma reunião com a Área de Recursos Humanos, durante a qual se revêm todas as questões práticas com o voluntário.
O que a Médicos do Mundo oferece aos seus voluntários?
- A possibilidade de apoiar ações concretas que os projetos de MdM desenvolvem na ajuda às populações mais carenciadas.
- A realização de ações de formação sobre temas técnicos e operativos ligados ao trabalho humanitário.
- A oportunidade de testemunhar sobre o seu trabalho voluntário, nos canais de comunicação da Associação (revista, plataformas online e afins) e em meios de Comunicação Social.
O que é que a Médicos do Mundo espera dos seus voluntários?
A organização deposita a sua confiança e crença no trabalho que cada voluntário abraça, e também espera:
- Que execute o seu trabalho de forma responsável e autónoma.
- Tenha iniciativa própria.
- Participe ativamente na vida do projeto/atividade no qual está inserido.
- Seja aberto e respeite a população com que trabalha.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ensino de Português no Estrangeiro com novas regras na contratação de professores


A publicação do Decreto-Lei n.º 234/2012, de 30 de Outubro procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 165/2006, de 11 de agosto, que estabelece o regime do ensino português no estrangeiro.
 
A introdução de propinas e a contratação de professores por dois anos são as principais alterações introduzidas pelo referido documento.

O diploma legal institui a “possibilidade de cobrança” de taxas de frequência (propinas) nos casos em que “o Estado português for responsável pelo ensino“, ou seja nos cursos de português paralelos aos sistemas de educação dos países de acolhimento, e de taxas pela certificação das aprendizagens aos alunos que queiram ver as suas competências reconhecidas.
As referidas taxas serão aplicadas à generalidade dos alunos, exceto nos casos de “comprovada carência ou insuficiência económica”.