quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que é a Síndrome de Sotos?

 
A desordem pode ser acompanhada de retardamento mental moderado, motor atrasado, desenvolvimento cognitivo, e social, hipotonia (baixo tom de músculo), e prejuízos de fala.
 
As crianças com síndrome de Sotos tendem a serem grandes desde o nascimento e são freqüentemente mais altas, mais pesadas, e tem cabeças maiores (macrocefalia) que o normal para a idade delas.
Desajeitamento, andar desajeitado e agressividade incomum ou irritabilidade também podem acontecer. Hipercrescimento, dismorfias faciais típicas, deficiência mental e alterações do sistema nervoso central também são sintomas. Malformações cardíacas podem estar presentes. Embora a maioria dos casos de síndrome de Sotos acontece esporadicamente, também foram informados casos hereditários.

Tratamento - Não há tratamento para gigantismo cerebral. O tratamento é sintomático.
Prognóstico - A síndrome de Sotos não é uma desordem ameaçadora e os pacientes podem ter uma probabilidade de vida normal. As anormalidades iniciais de síndrome de Sotos normalmente solucionam quando a taxa de crescimento fica normal depois dos primeiros anos de vida. Os atrasos no desenvolvimento podem melhorar nos anos de idade escolar, porém, problemas de coordenação podem persistir na fase adulta.
 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Universal das Crianças - 20 de novembro

Em 1954, a Assembleia Geral recomendou [resolução 836 (IX)] que todos os países instituíssem o Dia Universal da Criança, para celebrar a fraternidade e compreensão entre as crianças do mundo inteiro e organizar actividades adequadas à promoção do bem-estar de todas as crianças. Propôs que celebrassem o Dia na data e da forma que cada um considerasse mais conveniente.
 
Desse modo, no dia 20 de novembro de 2012 comemora-se mais um aniversário da proclamação da Declaração dos Direitos da Criança, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ter sido a data em foi aprovada aquela declaração em 1959.

De forma a assinalar o dia, partilho as seguintes hiperligações relacionadas com assuntos referentes ao Dia Universal das Crianças:

- Dia internacional da Criança no mudo: http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/crianca/nomundo.html

- United Nations Children's Fund (UNICEF) - Fundo das Nações Unidas para a Infância http://www.unicef.org/

- UNICEF in CANAL KIDS (Brasil) <http://www.canalkids.com.br/unicef/

-DIREITOS DA CRIANÇA <http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&m=2>
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sugestões de atividades para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência- 3 de dezembro

Sugestão de atividade para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência ou Incapacidade (clique aqui para aceder aos filmes):




Olá colegas,
Deixo aqui a minha proposta para dinamizar a atividade (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) nos estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas nacionais.
O 6 documentários propostos estão programados para sessões de 45 a 50 minutos para cada grupo/turma que participe e deverão passar em local próprio.
Cada um de nós poderá adaptar essa situação ao nível de ensino que apoia.

 ATIVIDADE
 
Conjunto de documentários a visualizar

 

- Introdução: diapositivos e apresentação da atividade da responsabilidade do docente de educação especial (5minutos a 10 minutos);
 
- Desenvolvimento: visualização de 4 documentários (20 minutos)
1 - Pessoas com necessidades especiais (crianças e alunos com NEE);

2 - Educação Inclusiva: http://www.youtube.com/watch?v=Pwqv_uIOSGg (1m 54s);
 
3 - Educação Especial: http://www.youtube.com/watch?v=jjrZy-RFjZA&feature=related (6m);
 
4 – As pessoas com necessidades especiais podem fazer tudo o que fazem as outras – Filme superação: http://www.youtube.com/watch?v=uTUx7eALObI&feature=related (6m 16s);
 

- Conclusão (15 minutos)
1 - Ser diferente é ser normal!

v=PcSeWpkzr6M&feature=related
(4m 09s);
2 - Na minha escola todo o mundo é igual:

v=aSwdAWkLGmM&feature=related

(2m 28s);

3 – Espaço de debate! (5 minutos).

sábado, 17 de novembro de 2012

O olho humano: video sobre a sua estrutura e funcionamento

 
 Este vídeo através de uma exposição simples estabelece uma ligação entre a anatomia do olho e o seu processo de captação de imagem e leitura.
 

 



Em baixo, partilho um conjunto de artigos relacionados com a saúde, anomalias e doenças dos olhos. Não deixe de consultar!
Fonte: Sobre a Deficiência Visual
 

Lista de lojas com acessibilidade a pessoas com deficiência em Portugal

 
De acordo com o estabelecido na Lei nº 33/2008, de 22 de Julho, relativa à promoção da acessibilidade à informação sobre determinados bens de venda ao público para pessoas com deficiência e incapacidades visuais, e sem prejuízo de se encontrar ainda a decorrer o prazo para a comunicação da lista dos estabelecimentos seleccionados para assegurar serviços de acompanhamento dessas pessoas, a Direcção-Geral do Consumidor vem disponibilizar as listas dos estabelecimentos seleccionados que já lhe foram comunicadas.
 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Projeto Daisy 2012 - projeto de incentivo à criação e utilização de audiolivros nas escolas, destinado a alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade com necessidades educativas especiais (NEE).

Foi colocada no site da DGE informação sobre a obtenção de licenças do software EasyReader de modo a equacionar-se a necessidade dessa aplicação para alunos com NEE, nomeadamente alunos com baixa visão, cegueira e dislexia.

 
O projeto, designado DAISY 2012, inclui a oferta a alunos e professores do software de última geração ‘EasyReader’ para leitura de audiolivros digitais em formato DAISY e noutros formatos, incluindo ePub não protegido.


Com este novo projeto, os alunos com NEE, incluindo aqueles que apresentam dislexia, passam a dispor de uma ferramenta que lhes dá acesso a qualquer audiolivro digital no formato DAISY. Este software possui ainda a mais-valia de permitir aos docentes a criação de conteúdos áudio.

O programa encontra-se disponível em:
http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaoespecial/index.php?s=directorio&pid=6
 
Para mais informações consulte: http://dge.mec.pt/index.php?s=noticias&noticia=442
 
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O que é a Síndrome de Joubert?

 
O seu marcador neurorradiológico é uma malformação complexa da junção ponto-mesencefálica que tem o aspecto de um dente molar – sinal do dente molar, “molar tooth sign” (MTS). Resulta da associação de uma hipoplasia do vermis cerebeloso, de uns pedúnculos cerebelosos superiores grossos e horizontalizados e de uma fossa interpeduncular grande e profunda. O MTS foi identificado noutras síndromes, com características clínicas adicionais.

Existe uma variabilidade de atingimento de outros órgãos (olho, rim e fígado) e uma associação com outras malformações do sistema nervoso central (anomalias do corpo caloso, polimicrogíria, hidrocefalia e encefalomeningocelo) que permitem identificar um largo espectro de síndromes, chamadas Joubert syndrome related disorders (JSRDs). Seis loci associados a JSRDs foram identificados.

As JSRD estão incluídas num grupo de doenças em permanente expansão, as ciliopatias. A investigação visa melhorar a correlação fenótipo-genótipo do grande espectro das JSDRs e aperfeiçoar a classificação clínico-genética.
 

III Congresso Ibérico de Educação Especial

III Congresso Ibérico de Educação Especial (Organização Santa Casa da Misericórdia do Porto) que irá decorrer no Centro de Congressos do Instituto Superior de Engenharia do Porto nos próximos dias 23 e 24 de Novembro de 2012.
 
 
Com a participação de várias pessoas, entre elas: D. Manuel Clemente – Bispo do Porto; Pedro Mota Soares – Ministro da Solidariedade e da Segurança Social; Laborinho Lúcio – Juiz Jubilado e Ex-Ministro da Justiça do XI e XII Governo Constitucional; Pilar Fontao – Universidade de Vigo (Espanha); Teresa Costa Macedo – Confederação Nacional das Associações de Família; Adrian Gramary – Diretor Clínico do Centro Hospitalar Conde Ferreira/Santa Casa da Misericórdia do Porto; Essmat Nasar – Universidade do Cairo; Miguel Zabalza – Universidade de Santiago. de Compostela.
 
Mais informações, inscrições e contactos emhttp://www.scmp.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27496
III Congresso Iberico (cartaz).pdfIII Congresso Iberico (cartaz).pdf
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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mapas da reorganização administrativa das freguesias situadas no território de Portugal continental

Em cumprimento do disposto no artigo 14.º, n.º 3, da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio, a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) apresentou à AR, em 5 de Novembro de 2012, os pareceres e propostas concretas de reorganização administrativa das freguesias situadas no território de Portugal continental (*):
 
 
Novos mapas de Freguesias Fundidas. Clique aqui para ver as propostas e anexos por concelho.
 
 

Institutos Politécnicos vão passar a integrar ensino profissional


Já este ano lectivo, os cursos de ensino profissional, actualmente, leccionados nas escolas secundárias, passarão a ser ministrados também em institutos superiores politécnicos. A notícia foi avançada pelo ministro Nuno Crato, durante a discussão do orçamento da Educação para 2013 na especialidade.

Os politécnicos, com o número de inscrições registados, passaram a ter uma série de áreas críticas, revelou o governante, que apontou uma saída para o problema instalado: “para ultrapassarem estas dificuldades, e por que são extremamente necessários ao País, os politécnicos precisam de coordenar as suas ofertas”, nomeadamente ao “nível do ensino profissional secundário”.

Nuno Crato concluiu dizendo que os politécnicos “têm professores, instalações e conhecimentos que muitas escolas secundárias não têm”.

E as mudanças chegam já este ano lectivo. Esta poderá será uma das mudanças no âmbito da reorganização da rede do ensino superior. Ontem, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, disse que este não era o momento oportuno para avançar com a reorganização por se tratar de um período de crise, onde dominam os cortes financeiros.