terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Equivalência de habilitações estrangeiras no ensino básico e secundário

Processo de equivalência de habilitações, a nível dos ensinos básico e secundário, adquiridas em estabelecimentos de ensino público ou privado estrangeiros, sediados ou não em Portugal, para habilitações literárias do sistema educativo português.

Onde deve ser requerida a equivalência?
 A equivalência deve ser requerida em estabelecimento de ensino básico ou secundário público ou particular e cooperativo, dotado de autonomia pedagógica.

Quais os documentos a entregar?
Impresso próprio fornecido pelo estabelecimento de ensino.
Certificado de habilitações devidamente traduzido, quando redigido em língua estrangeira. Este certificado de habilitações deverá ser autenticado por uma das seguintes instituições: embaixada ou consulado de Portugal na área, embaixada ou consulado do país estrangeiro em Portugal, ou com a Apostilha para os países que aderiram à Convenção de Haia, podendo o original ser substituído por fotocópia autenticada.


LEGISLAÇÃO APLICÁVEL


Decreto-Lei n.º 227/2005
28 de Dezembro de 2005

Declaração de Rectificação n.º 9/2006
6 de Fevereiro de 2006

Portaria n.º 224/2006
8 de Março de 2006

Portaria n.º 699/2006
12 de Julho de 2006
Fonte: MEC

Toda a legislação no âmbito da educação entre 2005 e 2012

A Secretaria Geral do MEC elaborou uma compilação de legislação no domínio da educação entre os anos de 2005 a 2012.

Clique em baixo para aceder aos documentos:

Compilação 2005/2011

Boletim Informativo:

Compilação de legislação no domínio da educação – 2005 a 2011



consultar livro eletrónico
descarregar ficheiro PDF (7MB)





Compilação 2012
compilacaobi2012capaBoletim Informativo.
Compilação de legislação no domínio da educação e ciência – 2012


consultar livro eletrónico (html)



descarregar ficheiro PDF (7MB)
 
Fonte: MEC

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Materiais Didáticos para a Educação Especial

 
Com esta ferramenta didático-pedagógica, a autora do blogue pretende que os seus alunos realizem as atividades em casa com o auxílio dos seus Encarregados de Educação.
 
  • Matemática exercícios
  • Cartazes Meses do Ano
  • Livro ilustrado
  • Casos de leitura
  • Cartazes Alfabeto
  • Correspondência imagem/palavra
  • Completar palavras
  • Escrita de palavras
  • Ditados
  • Textos
  • Profissões
  • Palavras cruzadas
  • Ordenar frases
  • Cartazes algarismos

  • Fonte: blogue Materiais Didáticos para o Ensino Especial

    Método de aprendizagem da leitura e da escrita: Método 28 Palavras

    Método 28 palavras: página da internet com uma apresentação deste método de leitura e escrita 

    Este método de aprendizagem da leitura e da escrita baseia-se no conhecimento de 28 palavras e não das letras, como tradicionalmente se ensina.
    A cada imagem corresponde uma palavra que as crianças irão memorizar globalmente e que aprenderão a distinguir e depois a analisar. Com sucessivos exercícios de decomposição dessas palavras e com a ajuda de processos ideográficos, elas associarão o desenho à palavra e vice-versa.

    Este método será mais atraente para as crianças à medida que vão descobrindo novas palavras, recortando desenhos, colando-os no espaço em branco… Depois do contacto inicial com a palavra tudo se tornará mais fácil e, em pouco tempo, elas começarão a ler primeiro palavras e depois pequenas frases. Só no final, surgirá o alfabeto, já depois das crianças saberem ler.
    Mesmo para as que têm dificuldades, este método foi ensaiado e observaram-se acentuados progressos, devido ao interesse que despertou.
    Não podemos esquecer que um método de leitura não constitui por si só toda a actividade no âmbito da leitura e escrita; outros trabalhos o podem e devem enriquecer, designadamente o texto livre, a correspondência escolar, a leitura de contos infantis , a pesquisa, a exploração do meio envolvente,…

    Este é um método analítico, partindo do todo para o particular. Parte da palavra, considerada como um todo (pelo menos nas primeiras 4 palavras), sem descer à análise dos seus elementos.
    Aparece, então, a sua decomposição até que sejam perfeitamente reconhecidas as sílabas que compõem as palavras-chave. Com essas sílabas, novas palavras se formarão.
    As crianças começam a sentir “o prazer de ler” e de “descobrir”.Uma vez que ler é reconhecer e compreender a palavra escrita, há que ensinar a escrever.

    Conjunto de materiais para abordar no âmbito do método das 28 palavras:
     
     
    Fonte: Blogue NavegadoresEEntendidos

    domingo, 24 de fevereiro de 2013

    Seminário sobre educação especial em Castelo Branco - 4 de maio

     Imagem Junto divulgação do seminário promovido pela Pró-Inclusão ANDEE em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Associação Nacional de Professores (Secção Regional de Castelo Branco) a realizar,no dia 4 de Maio, no auditório da Escola Superior de Tecnologia em Castelo Branco.

    Caso esteja interessado em participar deve aceder ao link para procederem à inscrição: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGs5eERrbVVnZ0JJZHFyNHg0eENlZWc6MA


    O Preço das inscrições é o seguinte:
    5 euros: Sócios da PIN-ANDEE; da ANP (Secção de Castelo Branco) e Estudantes do IPCB
    10 euros: Todos os outros participantes
    Data Limite de inscrição: 18 abril de 2013


    Neste congresso contaremos com a presença de outros outros, do Prof. Doutor David Rodrigues e Profa. Doutora Clarisse Nunes.

    Caso esteja interessado em participar deve aceder ao link para procederem à inscrição: Ficha de Inscrição.



    Para ler mais clique aqui.

    III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade!

    III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade!

     Imagem

    Sejam bem - vindos ao III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade!

    31 out. 1 e 2 nov. 2013
    Local: Aula Magna do Instituto Piaget de Almada (Lisboa)


    Para efetuar a sua inscrição clique aqui.

    Para ler mais clique aqui.

    sábado, 23 de fevereiro de 2013

    Sugestões musicais: Progressive Chillout Trance mixed

    Música sensacional para organização de eventos ou ocupação de tempos livres: "YING" is a Progressive Chillout Trance mix by holyghost uk, mixed in 2011.


      

    Track List:


    1. Sean_Tyas_-_Melbourne_(Proyal_Bright_rem­ix)
    2. Blend & MH20 - Diamond Beach
    3. Massive Attack - Paradise Circus [Gui Boratto Mix]
    4. Fon_Leman_-_Good_Morning_Sophie_(origina­l_mix)_320.jpg
    5. Shift One - A Little Alien
    6. Jeff_Spooner_-_The_Sun_(orginal_mix)
    7. Shingo Nakamura - Sapporo
    8.Vendetta_Akram_Unidos_Para_La_Musica_(­Cosa_Nostra_mix)
    9. Ad Brown & Darin Epsilon - Cold Water (Playton Remix)
    10.Glenn_Morrison_-_Contact
    11.Tom Fall - Tom Fall - Voices (Dezza Remix)
    12.Jacob Henry & Approaching Black -Yesterday's Tears(Soundprank Remix)
    13.12 Jason Bradberry feat. Emily Haughton - Autumn (Tom Fall 'M.A.T.E.' remix) you can also download this mix for free from my soundcloud page here
    -
    http://soundcloud.com/djholyghost

    Listas provisórias de ordenação e exclusão do concurso externo extraordinário de 2013

    Foram publicadas as listas provisórias de ordenação e exclusão do concurso externo extraordinário de 2013.

    Clique nas seguintes hiperligações para consultar as listas da Educação Especial:

    910 - Educação Especial 1            Ordenação    Exclusão
    920 - Educação Especial 2           
    Ordenação    Exclusão
    930 - Educação Especial 3            Ordenação    Exclusão

    Consultar os restantes grupos de recrutamento:
    EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
    100 - Educação Pré-Escolar            Ordenação Exclusão
    1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
    110 - 1º Ciclo do Ensino Básico    Ordenação Exclusão

    2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
    200 - Português e Estudos Sociais-História Ordenação Exclusão
    210 - Português e Francês Ordenação Exclusão
    220 - Português e Inglês Ordenação Exclusão
    230 - Matemática e Ciências da Natureza Ordenação Exclusão
    250 - Educação Musical Ordenação Exclusão
    260 - Educação Física Ordenação Exclusão
    3º CICLO DO ENSINO BÁSICO-SECUNDÁRIO
    300 - Português Ordenação Exclusão
    310 - Latim e Grego Ordenação Exclusão
    320 - Francês Ordenação Exclusão
    330 - Inglês Ordenação Exclusão
    350 - Espanhol Ordenação Exclusão
    400 - História Ordenação Exclusão
    410 - Filosofia Ordenação Exclusão
    420 - Geografia Ordenação Exclusão
    430 - Economia e Contabilidade Ordenação Exclusão
    500 - Matemática Ordenação Exclusão
    510 - Física e Química Ordenação Exclusão
    520 - Biologia e Geologia Ordenação Exclusão
    540 - Eletrotecnia Ordenação Exclusão
    550 - Informática Ordenação Exclusão
    560 - Ciências Agro-Pecuárias Ordenação Exclusão
    600 - Artes Visuais Ordenação Exclusão
    620 - Educação Física Ordenação Exclusão

    Fonte: DGAE

    sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

    Foi publicado o guia de acesso ao ensino superior destinado aos estudantes que pretendem candidatar-se à matrícula e inscrição no ensino superior público em 2013

    Cómo entrar en la universidad: Consejos prácticos para lograrloQuem pode candidatar-se ao ensino superior?

    Podem candidatar-se ao ingresso num determinado curso e instituição de ensino superior em 2013, os estudantes que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:


    1 - Ter aprovação num curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;

    2 - Ter realizado, em 2011 e/ou 2012 e/ou 2013, as provas de ingresso exigidas para esse curso nessa instituição e ter nessas provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima fixada por essa instituição;

    3 - Satisfazer os pré-requisitos caso sejam exigidos para esse curso nessa instituição;

    4 - Ter uma nota de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado pela instituição de ensino superior.


    Ler o documento completo ...

    quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

    O Guia Geral de Exames do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior (2013)

    Devemos ter em conta que o Guia Geral de Exames relativos aos Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário tem as condições para o acesso (principalmente os exames que são obrigatórios nas diferentes áreas de estudo do ensino secundário e profissional) ao Ensino Superior.
     
     
     
    Este guia está disponível no sítio da DGE/JNE www.dge.mec.pt/jurinacionalexames/ e no portal da Direção-Geral do Ensino Superior www.dges.mctes.pt.