sexta-feira, 22 de março de 2013

Pela defesa do trabalho e/ou emprego das pessoas com Síndroma de Down

O Dia Mundial da Síndroma de Down foi assinalado pela primeira vez em 2006 em vários países, entre eles Portugal, com o lançamento do site na internet World Down Syndrome Day.

A 19 de Dezembro de 2011, a Assembleia-Geral das Nações Unidas acabou por declarar o dia 21 de Março como o Dia Mundial da Síndroma de Down para sensibilizar o público para os direitos dos portadores deste síndroma.

Na ocasião, Ban Ki-Moon, o Secretário-Geral das Nações Unidas, sublinhou “que as pessoas com síndroma de Down têm o direito ao gozo total e efetivo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais”.
A trissomia 21 é uma doença provocada por um cromossoma adicional no par 21, anomalia que faz com que as pessoas tenham características físicas específicas e um ligeiro défice cognitivo.
 
 
Assista a este vídeo para conhecer exemplos de  vontades e inquietudes destes jovens relativamente ao seu futuro profissional!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Disgrafia: sinais e manifestações

Visualize o vídeo para melhor percecionar a disgrafia:
 
A disgrafia refere-se a uma alteração da escrita que a afeta na forma ou no significado, sendo do tipo funcional. Perturbação na componente motora do ato de escrever, provocando compressão e cansaço muscular, que por sua vez são responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.
 
De forma geral, a criança com disgrafia apresenta uma série de sinais ou manifestações secundárias motoras que acompanham a dificuldade no desenho das letras, e que por sua vez a determinam. Entre estes sinais encontram-se uma postura incorreta, forma incorreta de segurar o lápis ou a caneta, demasiada pressão ou pressão insuficiente no papel, ritmo da escrita muito lento ou excessivamente rápido e ligação entre as letras distorcida.
Torres, R. M. R. & Fernández P. (2001). Dislexia, Disortografia e Disgrafia. Lisboa: Mcgraw-Hill.

quarta-feira, 20 de março de 2013

TRANSFERÊNCIA DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A MADEIRA

pizarra digital educacion especialO Ministério da Educação e Ciência e a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos da Região Autónoma da Madeira assinaram um acordo de cooperação que visa o desenvolvimento dos mecanismos que permitam que docentes dos grupos de recrutamento de Educação Especial do Continente possam ser candidatos, por transferência, à rede de escolas da Madeira, assim como os docentes da Madeira serem opositores aos concursos que visam a transferência para a rede de escolas do Continente.

O acordo foi assinado pelo Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e pelo Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos da Madeira, Jaime Freitas, na sequência de uma reunião entre ambos realizada esta manhã nas instalações do Ministério da Educação e Ciência, em Lisboa.

As duas partes comprometeram-se a concluir a criação das condições necessárias para o cumprimento do acordado até ao final do mês e estipularam ainda que os efeitos decorrentes se verifiquem nos próximos concursos a realizar.

O mesmo protocolo está também já acordado com o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura da Região Autónoma dos Açores, Luiz Fagundes Duarte.
 

terça-feira, 19 de março de 2013

Vídeo sobre o concelho de Vimioso

Vimioso é um concelho ou município com 481,47 km² de área e 4 669 habitantes (2011)[1], limitado a norte pela Espanha (município de Alcanizes), a leste pelo concelho de Miranda do Douro, a sul por Mogadouro, a oeste por Macedo de Cavaleiros e a noroeste por Bragança.
 
 Vídeo sobre o concelho de Vimioso
Ficheiro:LocalVimioso.svg















Excepto as freguesias de Vimioso e Argozelo que concentram os serviços (administração, bancos, comércios, …), o concelho de Vimioso é um município rural cuja população exerce actividades essencialmente agrícolas.

A emigração e o êxodo rural para Bragança e para as metrópoles do litoral (Porto, Lisboa), explicam a desertificação dramática da região.

A população do concelho é hoje principalmente constituída de idosos.

Fonte: wikipédia

segunda-feira, 18 de março de 2013

FilmeTaare Zameen Par - História de uma criança com dislexia

O filme que apresento em abaixo é o relato da história de Ishaan Awasthi, uma criança de nove anos, com dislexia, que não é compreendida pela escola e sofre igualmente pela incompreensão e desconhecimento dos pais, que anseiam torná-lo igual ao irmão mais velho, competente para o trabalho e apto à concorrência.

Trata-se de um filme de produção indiana do ator e produtor Aamir Khan, que no filme assume o papel do professor Ram Shankar Nikumbh. É um filme que nos faz pensar sobre tantos Ishaans que  podem estar nas escolas, incompreendidos e excluídos.





Clique no link em baixo, para aceder ao filme Taare Zameen Par – Every Child is Special, com a tradução de " Como Estrelas na Terra - Toda Criança.



http://www.youtube.com/embed/xRn5g7xocmg - Versão Inglesa: Legendado em Castelhano

sexta-feira, 15 de março de 2013

Exames 2013 - Adaptação de provas finais de ciclo e de provas de exames finais nacionais para alunos cegos, com baixa visão, daltónicos ou com limitações motoras severas

O JNE e o GAVE emitiram a Informação Conjunta GAVE/JNE n.º 1/2013, de 12 de março, referente à adaptação de provas finais de ciclo e de provas de exames finais nacionais para alunos cegos, com baixa visão, daltónicos ou com limitações motoras severas.

Síntese dos tipos de adaptação a disponibilizar em 2012/2013:

Ciclo de Ensino
Tipo de prova


Tipologia de provas de acordo com as necessidades educativas


Formato dos enunciados das provas


Observações


Ensino básico
1.º, 2.º e 3.º ciclos
Provas finais de ciclo
Ensino secundário
Provas de exames finais nacionais


Provas para alunos cegos


Prova em formato DAISY


Transcrição da prova em Braille, com as adaptações necessárias

A disponibilização das provas em Braille será assegurada para 2013 e para os anos subsequentes

Provas para alunos com baixa visão

Prova original (com entrelinha 1,5) visualizada no computador com a ampliação a adequar às necessidades específicas de cada aluno

Em situações específicas, assegura-se a disponibilização de provas com enunciados com entrelinha 1,5 e sem figuras nem imagens (por regra, a partir da adaptação para Braille).

Prova em formato DAISY

Provas para alunos daltónicos

Provas com código
ColorADD1, sempre que aplicável
Todas as provas com cor apresentam o código
ColorADD , pelo que podem ser realizadas indistintamente por alunos normovisuais e por alunos daltónicos
Provas para alunos com limitações motoras severas

Prova original (com entrelinha 1,5), visualizada no computador

quarta-feira, 13 de março de 2013

Principais sinais indicadores e problemas associados à disgrafia

Disgrafia - Alteração da escrita que a afecta na forma ou no significado, sendo do tipo funcional. Perturbação na componente motora do acto de escrever, provocando compressão e cansaço muscular, que por sua vez são responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.

De forma geral, a criança com disgrafia apresenta uma série de sinais ou manifestações secundárias motoras que acompanham a dificuldade no desenho das letras, e que por sua vez a determinam. Entre estes sinais encontram-se uma postura incorrecta, forma incorrecta de segurar o lápis ou a caneta, demasiada pressão ou pressão insuficiente no papel, ritmo da escrita muito lento ou excessivamente rápido.

Sinais indicadores: Postura gráfica incorrecta; Forma incorrecta de segurar o instrumento com que se escreve; Deficiência da preensão e pressão; Ritmo de escrita muito lento ou excessivamente rápido; Letra excessivamente grande; Inclinação; Letras desligadas ou sobrepostas e ilegíveis; Traços exageradamente grossos ou demasiadamente suaves; Ligação entre as letras distorcida.

Problemas associados: 
 
- Biológicos;
- Perturbação da lateralidade, do esquema corporal e das funções perceptivo-motoras;
- Perturbação de eficiência psicomotora (motricidade débil, Perturbações ligeiras do equilíbrio e da organização cinético-tónica; instabilidade);
 
- Pedagógicas:
. Orientação deficiente e inflexível;
. Orientação inadequada da mudança de letra de imprensa para letra manuscrita;
. Ênfase excessiva na qualidade ou na rapidez da escrita;
. Prática da escrita como actividade isolada das exigências gráficas e das restantes actividades discentes.

- Pessoais:
. Imaturidade física; 
. Motora;
. Inaptidão para a aprendizagem das destrezas motoras;
. Pouca habilidade para pegar no lápis;
. Adopção de posturas incorrectas;
. Défices em aspectos do esquema corporal e da lateralidade.

O que pode fazer: 

- Encorajar a expressão através de diferentes materiais (plasticina, pinturas e lápis). Todas as tarefas que impliquem o uso das mãos e dos dedos são positivas. 

- Incitar a criança a recortar desenhos e figuras, a fazer colagens e picotar.

- Promover situações em que a criança utilize a escrita (ex.: escrever pequenos recados, fazer convites e postais).

- Fazer actividades como contornar figuras, pintar dentro de limites, ligar pontos, seguir um tracejado, etc.

- Deixar a criança expressar-se livremente no papel, sem corrigir nem julgar os resultados.
 
Consulte mais informações sobre disgrafia no site:
 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Sistema de Comunicação Aumentativo e Alternativo - Projeto BIA: Software gratuito

Diferença entre Comunicação Alternativa e Comunicação Aumentativa

Comunicação Alternativa - É qualquer forma de comunicação diferente da fala, usada por um individuo em contexto de comunicação.

Comunicação Aumentativa - É a comunicação complementar ou de apoio à fala. É um meio facilitador do desenvolvimento da fala.

 
Este projeto surgiu com o objetivo de melhorar a vida da Beatriz, uma criança do Concelho de Castro Daire com paralisia cerebral (tetraplegia espástica com componentes atetósicos e disartria) que não consegue comunicar de forma verbal, o que constantemente se revela uma enorme limitação, pois torna-se difícil satisfazer as suas necessidades mais básicas.
 
Partilho assim a aplicação BIA disponível para download. De modo a esclarecer eventuais dúvidas de instalação, configuração e funcionamento, deverá assistir a estes vídeos explicativos.
 
1.º Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PEvIvr3yQwM

2.º Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2fKROho-RPw

3º Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=x2RTACJXOaM

Fonte: http://www.cm-castrodaire.pt/bia/

sábado, 9 de março de 2013

IV Encontro Científico de Psicologia 2013 “Troca de Ideias entre Mestres a Meio Caminho do Mestrado”

IV Encontro Científico de Psicologia 2013
 
No dia 13 de março de 2013 terá lugar, na sala 105 da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, o IV Encontro Científico de Psicologia 2013 “Troca de Ideias entre Mestres a Meio Caminho do Mestrado”. As diferentes sessões serão organizadas nos seguintes horários:

 9h30 – 11h: Mesa 1 – Parentalidade: formas e contextos de avaliação e intervenção

11h20 – 12h50: Mesa 2 – Análise das Práticas de Intervenção Psicológica

14h30 – 16h: Mesa 3 – Análise Psicológica de Problemáticas em Contexto Escolar
Neste encontro, aberto a toda a comunidade académica, os alunos finalistas do Mestrado em Psicologia (especialização em Psicologia Clínica e da Saúde) terão oportunidade para apresentar os seus trabalhos de investigação e discuti-los com os membros de um painel de investigadores de reconhecido mérito nas áreas de especialidade em que os referidos trabalhos incidem, nomeadamente em torno da parentalidade, análise psicológica de problemáticas inerentes ao contexto escolar, análise das práticas de avaliação e intervenção psicológica, da eficácia psicoterapêutica e da utilização de psicotrópicos, e pós-stress traumático e outras respostas de stress perante a exposição a acontecimentos de vida.
 
Recebido via email pessoal.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Conferência sobre Formação Inicial e Contínua, na área da Educação Especial, face aos desafios do alargamento da escolaridade obrigatória inclusiva

 
Parlamento dos Jovens 2007Com esta iniciativa, a Comissão pretendeu efetuar uma reflexão em torno da problemática da formação, na área da Educação Especial, e recolher contributos, por parte dos profissionais que mais diretamente trabalham nesta área.
 
 
 
 
Estes contributos, que serão integrados num relatório que está a ser preparado pelo Grupo de Trabalho da Educação Especial, coordenado pela Senhora Deputada Margarida Almeida, permitirão apontar novos caminhos e apresentar recomendações concretas, no sentido de colmatar deficiências que, eventualmente, subsistam.