terça-feira, 7 de maio de 2013

Professores sem componente letiva ficam com atividades extracurriculares do 1.º ciclo do ensino básico

 Professores sem turma ficam com atividades extracurriculares
   

Nuno Crato quer professores com horário zero no lugar dos profissionais contratados pelas autarquias para ocupar os tempos não letivos dos alunos do 1.º ciclo.

O Ministério da Educação quer colocar os professores com horário zero - sem turma atribuída - nas atividades extracurriculares do 1º ciclo, retirando aos municípios a competência de contratar diretamente os profissionais que asseguraram estes tempos não-letivos. Uma medida com a qual a tutela poderá gerar uma poupança de 75 milhões por ano e que permite aos professores escapar aos horários zero e evitar assim passar para o regime de mobilidade especial da função pública.

Recorde-se que Nuno Crato diz estar a trabalhar em várias medidas para "que nenhum professor com ausência de componente letiva entre em mobilidade especial".
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Processo de candidatura para acreditação e renovação da acreditação dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

Encontra-se aberto, entre os dias 6 e 20 de maio, o processo de candidatura para acreditação e renovação da acreditação dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) conforme o estabelecido no Aviso n.º 5834-A/2013, de 3 de maio.

Formulário de Candidatura - As candidaturas a acreditação e a renovação da acreditação são formalizadas através do preenchimento de um formulário eletrónico diferente para cada uma das situações. Neste sentido, as Instituições que pretendam candidatar-se:

- à renovação da acreditação a CRI podem aceder ao formulário eletrónico através do link: http://area.dge.mec.pt/frcri
- à acreditação a CRI podem aceder ao formulário eletrónico através do link:http://area.dge.mec.pt/fccri


Para aceder aos formulários acima indicados deverá ser utlizado o número de contribuinte da Instituição candidata a CRI.

Comprovação dos requisitos exigidos - Para efeitos de acreditação e de renovação da acreditação, para além do preenchimento do formulário eletrónico, é necessária a comprovação dos requisitos estabelecidos no ponto 3.1 do Aviso n.º 5834-A/2013 através do envio de documentação adicional, impreterivelmente até às 24 horas do dia 20 de maio, para o seguinte endereço:

Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, n.º 140 - 3.º andar
1399-025 Lisboa

Fonte: DGE

A obrigatoriedade das quotas de emprego para pessoas com deficiência na função pública e entidades privadas

1 - Há obrigatoriedade de quotas de emprego para pessoas com deficiência na função pública?

Sim, neste momento, está estipulada uma quota de 5% para a administração pública e local (DL 29/ 2001, de 3 de Fevereiro), no entanto não existe informação disponível sobre o cumprimento desta medida por parte do Estado.
 
Para mais informações, por favor, clique aqui.
 
 
2 - Há obrigatoriedade de quotas de emprego para pessoas com deficiência nas empresas privadas?

Sim, nas empresas privadas está prevista uma quota até 2% dos trabalhadores, dependendo da dimensão da empresa, segundo o art. 28.º da Lei 38/2004, de 18 de Agosto, no entanto esta lei está por regulamentar, logo ainda não está em vigor.

Para mais informações, por favor, clique aqui.
 
 
Outros Links Úteis sobre o emprego e formação profissional das pessoas com deficiência ou incapacidade:

domingo, 5 de maio de 2013

Divulgação de incentivos à contratação de pessoas com deficiência ou incapacidade

Palestras em Escolas A Associação Salvador tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

Aproximadamente 8,2% da população portuguesa tem algum tipo de deficiência ou incapacidade.
 
Destas apenas 28,7% de homens e 24,1% de mulheres têm uma atividade profissional!
Existem ainda muitos preconceitos sobre as pessoas com deficiência que é necessário ultrapassar!
As pessoas com deficiência têm tanta capacidade de trabalho como outra pessoa qualquer desde que as funções que lhes são atribuídas sejam adequadas ao seu perfil e capacidades.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dicas para a defesa de uma tese de doutoramento ou mestrado

Soube hoje, oficialmente que vou defender a minha tese de Doutoramento no próximo dia 7 de junho (sexta-feira), às 15:00, na Sala de Atos (6.º Piso), da Universidade Portucalense - Porto.

Imaginem como estou?

Apesar de estar bastante ansioso, e só querer que chegue esse dia, deixo aqui algumas sugestões para quem vai passar por aquilo que me espera:



1 - Apresentação de uma Tese;

2 - Vídeo de apresentação de tese,

3 - Las cinco claves del éxito de una Tesis Doctoral

domingo, 28 de abril de 2013

Exemplos de PEI preenchidos para apoio aos docentes

Na página da internet «NEE_Desenvolvimento Curricular», elaborada pelas docentes Armanda Gomes, Carina Soares, Marta Simões e Susana Vieira é possível encontrar alguns exemplos de PEI preenchidos para apoio aos docentes.
 
As referidas docentes têm como objetivo apresentar  documentos que esclarecem e apoiam à realização do PEI, assim como, alguns exemplo preenchidos de diferentes problemáticas, disponibilizados por colegas de várias escolas do distrito de Faro.
 
Clique nos links seguintes para aceder aos documentos:
Exemplos PEI - 1º Ciclo - Défice cognitivo;


Exemplos PEI - 2º ciclo - Domínio emocional / personalidade;


Exemplos PEI - 3º Ciclo - PEI-Comportamental.pdf  (214k); PEI-DeficienciaVisual.pdf  (352k);
 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Exemplo de modelo de PEI aplicado a um aluno com dislexia

Reeducaciones
 
Partilho, em baixo, um exemplo de PEI no âmbito da dislexia.
 
 
 
 
 
Para obter o documento basta clicar no link que se segue:
 
 

Montes de exercícios grátis para reeducação da dislexia

Partilho, em baixo, alguns sítios da internet onde existe a possibilidade de imprimir ou fazer download dos exercícios para reeducação da dislexia.


1 - Dislexia 1 - Fichas de reeducação - http://www.slideshare.net/anapsp/dislexia-fichas-de-reeducao:

2 - Dislexia 2 - Fichas de reeducação - http://www.slideshare.net/dulce910/dislexia-2-6963983;

3 - Dislexia 3 - Fichas de reeducação - http://www.slideshare.net/Alvesana/dislexia-3;

4 - Prova perceção visual: http://www.slideshare.net/Fmbmrd/prova-percepo-visual;

5 - Atividades de emergência da consciência fonológica: http://www.slideshare.net/inezzitah/actividades-de-emergncia-da-conscincia-fonolgica;

6 - Exemplo de PEI para a dislexia: http://www.slideshare.net/leontina/pei-exemplo-dislexia

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ação de Formação: “Os Porquês e o Como da Comunicação Aumentativa”

O Centro de Formação da Pró-Inclusão Associação Nacional de Docentes de Educação Especial informa que se encontram abertas as inscrições para a ação de formação   com início previsto para o dia 7 de maio de 2013, a realizar no Instituto Piaget de Almada
 
Esta ação releva para os efeitos previstos: no artigo 5º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores e releva para os efeitos da aplicação do nº 3º do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.

 
Ação de Formação
“Os Porquês e o Como da Comunicação Aumentativa”
Formador: Joaquim Colôa
Local: Instituto Piaget de Almada
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
 Modalidade: Curso de Formação
 Calendarização: maio 7, 9,14, 16, 21, 23, e 28 (17h-20h); maio 30 (16h-20h);
 Nº de Horas: 25h
 Unidades de Créditos: 1
 Registo de Acreditação: CCPFC/ACC – 72554/12
 Conteúdos:
1.Posicionamentos e funcionalidade tendo em conta a utilização de Suportes de
Apoio para a comunicação e a autonomia (princípios gerais);
2. Comunicação / linguagem / fala;
3. Sistemas Aumentativos ou alternativos de Comunicação (SAAC);
4.Modelos de avaliação com vista à utilização de um Suporte de Apoio para a comunicação em contextos pedagógicos;
 Valor a pagar: 50€ (associados) e 70€ (não associados)
 
Inscrição para proandee@gmail.com ou para o link