sexta-feira, 17 de maio de 2013

Habilitação profissional para a docência em educação especial

A FENPROF recebeu do Ministério da Educação (DGAE) um esclarecimento sobre o concurso externo extraordinário muito relevante para o tratamento das candidaturas dos docentes de Educação Especial, em relação ao tempo de serviço antes da especialização.
 
Verifico que há necessidade dos docentes terem 5 anos de serviço para concorrerem à Educação Especial.
 
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pedido de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência

 
Este serviço encontra-se na área de SERVIÇOS ONLINE - https://servicos.imtt.PT
 
Deve selecionar a zona de particulares, e depois efetuar a autenticação. A password a utilizar para a autenticação deve ser a mesma que utiliza no site das finanças. Se for a primeira vez que utiliza o site do IMTT, será necessário preencher uma ficha com dados pessoais.
 
É sempre necessário, assinalar a caixa para autorizar a leitura dos seus dados pelo IMTT.
 
Depois, na seleção da área de serviços deve escolher Diversos/Outros e de seguida escolher Pedidos de Dístico de Estacionamento para Pessoas com Deficiência.
 
Para completar o pedido deverá enviar via CTT a cópia do Atestado  Multiusos.
 
Para esclarecimentos relativamente a este serviço poderá contactar os serviços do IMTT: email: sois@imtt.pt | telefone: 217949000 | fax: 217973777
 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Instrumentos de Avaliação para crianças e alunos no âmbito da Educação Especial

Instrumentos de avaliação para crianças e alunos no âmbito da Educação Especial

- Action Pictures (Figuras de Ação)
                    
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Avaliação da Linguagem Oral

 - Avaliação da memória e da aprendizagem de amplo alcance - Wide Range Assessment of memory and learning (WRAML)

 - Avaliação da pragmática nas capacidades de comunicações do quotidiano - The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills

 - Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE)

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Bateria de Provas Fonológicas

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Currículo Carolina

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Decifrar – Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura

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Escala de Avaliação de Conceitos Básicos de Linguagem - Bracken School Readiness Assessment (BSRA)

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Escala de Comunicação e Comportamento Simbólico - Communication and Symbolic Behavior Scales Developmental Profile™ (CSBS DP™)

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Escala de Inteligência de Wechsler para crianças - 3ª Edição (WISC- III)

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Escala Inglesa de Vocabulário em Imagens - British Picture Vocabulary Scale 3rd Edition

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Escalas de Desenvolvimento da Linguagem de Reynell

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Goodenough – Teste do Desenho da Figura Humana

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Grelha de Avaliação da Linguagem – nível escolar (GOL-E)

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Matrizes Progressivas Coloridas: Forma Paralela (CPM-P) – nova versão em Português

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Perfil Psicoeducacional Revisto (PEP-R)

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Programa Portage de Educação Precoce

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Protocolo de Avaliação Orofacial (PAOF)

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Prova de Avaliação da Articulação de Sons em Contexto de Frase para o Português Europeu

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Prova de Avaliação de Capacidades Articulatórias

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Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia (PALPA-P)

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Schedule of Growing Skills II

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Teste comportamental de memória Rivermead - The Rivermead behavioural memory test

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Teste da linguagem pragmática - Test of Pragmatic Language, Second Edition (TOPL-2)

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Teste de Avaliação da Linguagem da Criança (TALC)

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Teste de Avaliação da Produção Articulatória de Consoantes do Português Europeu (TAPAC-PE)

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Teste de avaliação da produção sintáctica em crianças pré-escolares – a estandardizar

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Teste de compreensão de frases – Sentence Comprehension Test

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Teste de compreensão de gramática - Test for the Reception of Grammar (TROG-2)

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Teste de compreensão de gramática (electrónico) - Test for the Reception of Grammar (Electronic) (TROG-E)

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Teste de consciência fonológica - segunda edição: PLUS -
Test of Phonological Awareness-Second Edition: PLUS (TOPA)


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Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL)

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Teste de Linguagem Receptiva e Expressiva Emergente – 3ª edição (REEL-3)

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Teste de linguagem técnica da leitura/escrita

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Teste de reabilitação das afasias: Rio de Janeiro

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Teste de Vocabulário em Imagens de Peabody - Peabody Picture Vocabulary Test, Fourth Edition (PPVT-4™)

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Teste Fonético Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-Escolar (TFF-ALPE)

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Token Test - versão portuguesa

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Vineland II
                   
Fonte: http://www.cresceremrede.net/i_online/avalInstrument.aspx

Conferência: Educação Inclusiva - Uma Perspetiva Internacional

Educação Inclusiva - Uma Perspetiva Internacional

18 de maio de 2013, às 10h, no anfiteatro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
 
 
 Conferência coorganizada com a Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Pró Inclusão),
 subordinada ao tema “Educação Inclusiva: Uma Perspetiva internacional” e proferida por Seamus Hegarty (EFA - UNESCO).
 
 
 
 
Entrada Livre, mas sujeita a inscrição através do email:  proandee@gmail.com
 
Mais informações: www.ie.ul.pt
 
Fonte: via email

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O que são e para quem são os Cursos Profissionais do nível secundário de educação ?

Cursos Profissionais

O que são?
Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o perfil pessoal dos alunos, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

Para quem são?Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para quem:
• concluiu o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
• procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
• não exclui a hipótese de, mais tarde, prosseguir estudos de nível superior.

Como se organizam?Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos. O plano de estudos inclui três componentes de formação:
• Sociocultural;
• Científica;
• Técnica.

Onde funcionam?Os Cursos Profissionais podem funcionar em:
• escolas profissionais, públicas ou privadas;
• escolas secundárias da rede pública.

Qual a certificação?A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere o nível 4 de qualificação do QNQ:
• um diploma de nível secundário de educação;
• uma certificação profissional.
 

Ofertas de Emprego em Educação / Formação - 2ª. quinzena de Maio 2013

Ofertas de Emprego para a Educação Especial e outras áreas de ensino:
Net-Empregos

Procuramos professores de 1º ciclo com especialização em ensino especial Estagio Profissional
Zona:  LisboaEmpresa: ASSOCIAÇÃO CRESCEMOS JUNTOS
Data: 12-5-2013 Categoria: Educação / Formação

Formador de Espanhol (m/f)
Zona:  LisboaEmpresa: Elevus
Data: 13-5-2013 Categoria: Educação / Formação
Formadores de portugues - Silves / Lagoa / Albufeira
Zona:  FaroEmpresa: Megabyte
Data: 13-52013 Categoria: Educação / Formação

Professor de Hebraico (Hebrew Teacher)
Zona:  ViseuEmpresa: Forbis - Formação
Data: 11-5-2013 Categoria: Educação / Formação
English Teacher- Faro
Zona:  FaroEmpresa: Wall Street Institute
Data: 9-5-2013 Categoria Educação / Formação

Ver mais ofertas de emprego em
http://www.net-empregos.com/emprego-educacao-formacao.asp?page=3

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Exercícios e testes de Inglês gratuitos

Na página da internet http://englishteststore.net/index.phpoption=com_content&view=article&id=11410&Itemid=148
encontra vários exercícios e testes de Inglês totalmente gratuitos.
Os exercícios são classificados de nível fácil até ao difícil com todas as habilitações: Compreensão Oral, Compreensão de Leitura e Produção de Escrita.
Listening Tests
Listen and fill the blanks
Short Conversation
Long Conversation
Filling Gap - Easy
Lecture in English
Reorder Conversation - Easy
English Pronunciation
English Stress
Same Meaning Sentences

Na parte de gramática básica, depois de responder a uma perguntar, aparecerá́ a explicação daquela.
 English Grammar

Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica do Concurso Nacional de Docentes - 2013

 Já se encontra disponível para consulta, na DGAE, o Manual de Instruções – Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica do Concurso Nacional – 2013. 
Desse modo, decorre a partir de hoje  (10 de Maio de 2013) e pelo prazo de 3 dias úteis o aperfeiçoamento das candidaturas relativas ao concurso interno/externo de pessoal docente para 2013/2014




(clique para abrir o ficheiro) 
Manual de Instruções – Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica do Concurso Nacional – 2013.pdf

 

terça-feira, 7 de maio de 2013

Professores sem componente letiva ficam com atividades extracurriculares do 1.º ciclo do ensino básico

 Professores sem turma ficam com atividades extracurriculares
   

Nuno Crato quer professores com horário zero no lugar dos profissionais contratados pelas autarquias para ocupar os tempos não letivos dos alunos do 1.º ciclo.

O Ministério da Educação quer colocar os professores com horário zero - sem turma atribuída - nas atividades extracurriculares do 1º ciclo, retirando aos municípios a competência de contratar diretamente os profissionais que asseguraram estes tempos não-letivos. Uma medida com a qual a tutela poderá gerar uma poupança de 75 milhões por ano e que permite aos professores escapar aos horários zero e evitar assim passar para o regime de mobilidade especial da função pública.

Recorde-se que Nuno Crato diz estar a trabalhar em várias medidas para "que nenhum professor com ausência de componente letiva entre em mobilidade especial".
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Processo de candidatura para acreditação e renovação da acreditação dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

Encontra-se aberto, entre os dias 6 e 20 de maio, o processo de candidatura para acreditação e renovação da acreditação dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) conforme o estabelecido no Aviso n.º 5834-A/2013, de 3 de maio.

Formulário de Candidatura - As candidaturas a acreditação e a renovação da acreditação são formalizadas através do preenchimento de um formulário eletrónico diferente para cada uma das situações. Neste sentido, as Instituições que pretendam candidatar-se:

- à renovação da acreditação a CRI podem aceder ao formulário eletrónico através do link: http://area.dge.mec.pt/frcri
- à acreditação a CRI podem aceder ao formulário eletrónico através do link:http://area.dge.mec.pt/fccri


Para aceder aos formulários acima indicados deverá ser utlizado o número de contribuinte da Instituição candidata a CRI.

Comprovação dos requisitos exigidos - Para efeitos de acreditação e de renovação da acreditação, para além do preenchimento do formulário eletrónico, é necessária a comprovação dos requisitos estabelecidos no ponto 3.1 do Aviso n.º 5834-A/2013 através do envio de documentação adicional, impreterivelmente até às 24 horas do dia 20 de maio, para o seguinte endereço:

Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, n.º 140 - 3.º andar
1399-025 Lisboa

Fonte: DGE