quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Exemplo de um relatório de atividades de uma Unidade de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência

 
O documento também sugere atividades a realizar neste âmbito e instrumentos de avaliação para os alunos.
 
Esta Unidade de Apoio Especializado partilha ainda os materiais já produzidos.
 
Aqui, poderá consultar a atividade da UAM e os materiais elaborados:                               


 

 
 
Relatório de atividades da UAM          pdf

 
 
 
 

Objetivos das Unidades de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita

Foi criada uma rede de Unidades Especializadas para Apoio à Inclusão de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira congénita em escolas ou agrupamentos de escolas, com vista a concentrar meios humanos e materiais que possam oferecer uma resposta educativa de qualidade a estes alunos.

Constituem objetivos destas Unidades, entre outros:


a) Promover a participação dos alunos com multideficiência e surdocegueira nas atividades curriculares, entrosando com os seus pares de turma;

b) Aplicar metodologias e estratégias de intervenção interdisciplinares visando o desenvolvimento e a integração social e escolar dos alunos;

c) Proceder às adequações curriculares necessárias;

d) Assegurar a participação dos pais/encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem;

e) Assegurar os apoios específicos ao nível das terapias, da psicologia, da orientação e mobilidade;

f) Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Portal de Comunicação Aumentativa e Alternativa online e gratuito

O Portal Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa (ARASAAC) oferece recursos gráficos e materiais para facilitar a comunicação de pessoas com algum tipo de dificuldades nesta área.

Este projeto foi financiado pelo Departamento de Industria e Inovação do Governo de Aragão (Comunidade Autónoma de Espanha) e faz parte do Plano de Atuação do Centro Aragonês de Tecnologias para a Educação (CATEDU), centro dependente do Departamento de Educação, Universidade. Cultura e Desporto do Governo de Aragão.
 
Um sítio a não perder! Recursos disponíveis:
 
Catálogos

Software
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Fotografias                                                 Vídeos LSE

LSE colorida

Foram aprovados os novos modelos de fichas de autoavaliação e avaliação do desempenho na Administração Pública (SIADAP)

A Portaria n.º 359/2013, publicada no Diário da República da passada 6.ª feira, aprova os modelos de fichas de autoavaliação e avaliação do desempenho na Administração Pública, as listas de competências e revoga a Portaria n.º 1633/2007, de 31 de dezembro.
 Fonte: ad aduo

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Parabéns para a investigadora Maria Manuel Mota, distinguida com o Prémio Pessoa 2013 na área da malária

A investigadora Maria Manuel Mota foi distinguida com o Prémio Pessoa 2013, anunciou esta sexta-feira o júri, em Sintra.

Maria Manuel Mota.jpgMaria Manuel Mota, 42 anos, licenciou-se na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desenvolveu estudos sobre a malária e trabalha atualmente no Instituto de Medicina Molecular (IMM), em Lisboa. É considerada uma das principais especialistas a nível mundial no estudo da malária.
Os passos de Maria Manuel Mota - Natural da freguesia da Madalena, no concelho de Vila Nova de Gaia, fez o mestrado em imunologia e concluiu a sua tese de doutoramento na University College de Londres, em 1998, tendo feito o pós-doutoramento na New York University Medical Center, em 2001. Regressou a Portugal em 2002, onde já foi investigadora principal no Instituto Gulbenkian de Ciência e é, desde 2005, investigadora principal do IMM e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. 
"A sua área científica é a malária, uma das causas principais de mortalidade a nível mundial. O grupo que constituiu tem desenvolvido investigação fundamental com vista a esclarecer os mecanismos pelos quais o parasita se desenvolve no hospedeiro humano", lê-se no comunicado do júri.
Fonte: RR. Fotografia retirada de:  CARAS.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Há cortes na educação especial? Rescaldo do fórum TSF ...

 
Depois de ter ouvido o programa, posso dizer que há várias vozes e murmúrios contra a redução do apoio aos jovens com NEE, não estão resolvidos todos os problemas que divisaram o arranque do ano letivo, foram circunscritos os apoios especializados no âmbito da educação especial e o estado deixa muito a desejar no cumprimento e dever de garantir o acesso à educação das crianças e alunos com NEE.
 
Contudo, ainda pode deixar aqui o seu comentário à questão do fórum TSF, realizado ontem: Há cortes na educação especial?
 

CIF versão completa e CIF-CJ versão para crianças e jovens

 
 
 A CIF para crianças e jovens (CIF-CJ) é uma versão adaptada à especificidade dos períodos da infância e adolescência.
 
 Consulte aqui os 2 ficheiros:
 
 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Já são mais de 100 000 visualizações de páginas neste blogue!

Hoje, o blogue crianças e alunos com NEE, com um total de 692 mensagens publicadas, ultrapassou a barreira das 100 000 visualizações de páginas em menos de 2 anos de existência.
 
Resulta ser também bastante deslumbrante e admirável ser um blogue visualizado em todos os continentes, especialmente em países como os EUA, Brasil, Angola, Rússia e Austrália.

Gráfico dos países mais populares entre os visitantes do blogue


Um"bem-haja"a todos aqueles que me ajudam a fazer crescer este blogue.

 Continuarei a trabalhar!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Documentos orientadores da prática pedagógica no âmbito da educação especial


O blogue NavegadoresEEntendidos, partilha diversos documentos orientadores da prática pedagógica. Segundo os seus autores, os exemplos apresentados foram elaborados a partir da sua experiência e recolhidos junto de outros educadores de infância e professores, que desenvolvem atividades junto de crianças com Necessidades Educativas Especiais.
 
Aceda aos documentos:

Etapas do processo de avaliação / Intervenção nas NEE - Documento que explica as etapas de intervenção em NEE, desde quem e como se sinaliza até à operacionalização da avaliação, elaboração de documentos e organização da intervenção educativa.

Operacionalização do processo de avaliação e intervenção nas NEE (esquema) - Documento sucinto do anterior.

CIF versão completa

CIF-CJ versão para crianças e jovens

Checklist geral

Checklist docentes - Documento orientador para o preenchimento da checklist pelos docentes, com indicações para cada item a avaliar.

Ficha de sinalização/Pedido de avaliação especializada - Documento original.

Relatório técnico-pedagógico - Documento original, surge após a realização da avaliação especializada.

Projeto Educativo Individual (PEI) - Documento original, realizado após o relatório técnico-pedagógico, num período nunca superior a três meses, onde estão explícitas todas as repostas educativas de que o aluno irá usufruir. Desde que não ocorram alterações, cada PEI deve ser revisto de três em três anos ou desde que haja uma mudança de ciclo.

Relatório circunstanciado (de acompanhamento ao PEI) - Documento original, realizado no final de cada ano letivo para avaliar a eficácia das respostas educativas implementadas, segundo o PEI.

Suspeitas de fraudes à Segurança Social envolvem diretores de IPSS, empresários e médicos.


Todos os dias há deste tipo de notícias, mas desta vez sinto que existe uma grande falta de respeito pelas pessoas mais débeis, ao saber que estão a ser investigados diretores e administradores de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), médicos, empresas, funcionários da Segurança Social e particulares, por prováveis fraudes fiscais e retirada de dinheiro destinado à área da saúde.
 
 
 
 
 
 
Os exemplos são percetíveis e irremissíveis

1 - Obtenção fraudulenta de subsídios para consultas de psicologia e terapia da fala que poderão nunca ter sido realizadas (numa fraude que poderá ultrapassar os cinco milhões de euros).

2 - Noutro processo, poderão estar em causa crimes de corrupção relacionados com "reformas fraudulentas no âmbito das juntas médicas do Serviço de Verificação de Incapacidades da Segurança Social".

3 - Caso relacionado com a concessão fraudulenta "de pensões, subsídios e abonos" no valor 1,7 milhões de euros.

4 - Uma outra investigação centrou-se num homem que terá beneficiado durante mais do que uma década das pensões de reforma e de sobrevivência da mãe.

5 - (…) entre os arguidos há quatro médicos — num caso por emissão de parecer falso em junta médica; noutro, envolvendo três clínicos, investiga-se "alegadas práticas de corrupção" no âmbito da atribuição de reformas por invalidez, em sede de recurso, por uma equipa do Serviço de Verificação de Incapacidades da Segurança Social (…).

6 - O documento diz ainda que entre os arguidos há quatro médicos — num caso por emissão de parecer falso em junta médica; noutro, envolvendo três clínicos, investiga-se "alegadas práticas de corrupção" no âmbito da atribuição de reformas por invalidez, em sede de recurso, por uma equipa do Serviço de Verificação de Incapacidades da Segurança Social.

7 - Outras IPSS estão a ser investigadas por "recebimento abusivo de subsídios concedidos no âmbito de acordos de cooperação com a Segurança Social".

Fonte: jornal público