segunda-feira, 14 de julho de 2014

Será possível no futuro substituir as cadeiras de rodas






Possível 'substituta' da cadeira de rodas

Vez ou outra aparecem 'soluções' mais modernas ou eficientes do que a velha cadeira de rodas. A empresa Exmovere anunciou este mês mais um aparato que promete melhorar a qualidade de vida dos cadeirantes, amputados ou pessoas com dificuldade de locomoção.

O veículo elétrico, chamado de 'Chariot' (carruagem) é uma espécie de Segway (aqueles patinetes elétricos de rodas paralelas) adaptado ao corpo do usuário, que 'veste' o aparelho ficando com as mãos livres para executar tarefas diversas. Ele é controlado por sensores que detectam suaves mudanças de pressão do corpo e interpretam a direção e velocidade desejadas. Atinge até 20 km/h e não demanda muito esforço ou treinamento para controlá-lo.
A grande vantagem para a cadeira de rodas é poder conversar com os 'andantes' no mesmo nível e alcançar lugares mais altos. Entre as desvantagens, ele não permite ao usuário sentar sem tirá-lo (mas já estão desenvolvendo um que poderá), não sobe escadas e demanda um piso liso e sem buracos (ligeiramente longe da nossa realidade). E também não é a coisa mais simples do mundo para 'vestir', um cadeirante sozinho então, nem pensar.
Sem contar que ainda é protótipo, e até ser fabricado, ou melhor, até ser acessível, vão bem uns dez anos. Mas paciência é uma virtude...



Fonte: casadaptada

sexta-feira, 11 de julho de 2014

ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: PRAZOS DE CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDOS PARA O ANO LECTIVO 2014-2015

ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: PRAZOS DE CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDOS PARA O ANO LECTIVO 2014-2015

A candidatura à atribuição de bolsas de estudo para o ano letivo de 2014-2015 pode ser apresentada:

Entre o dia 25 de junho de 2014 e o dia 30 de setembro de 2014;
Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.



A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro de 2014 e 31 de maio de 2015, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.


Fonte: DGES

Muitas fichas de trabalho para aqueles que apoiam alunos com dislexia

No Dislexicos's Blog, pode encontrar diversas fichas para apoio às crianças com dislexia.


Vale a pena consultar!

Clicar nos seguintes links para aceder.

I -Reeducação da dislexia

1.1 Reeducação

1.2 Reeducação

1.3 Reeducação

1.4 Reeducação

1.5 Livro de Reeducação

1.6 Programa de Intervenção e Reeducação

II – Orientação Espacial

2.1 Orientação Espacial

III – Percepção Visual

3.1 Prova Percepção Visual

3.2 Percepção e memória visual

IV – Lateralidade

4.1 Lateralidade

4.2 Lateralidade

4.3 Lateralidade

V – Consciência Fonológica

5-1 Emergência da Consciência Fonológica

5.2 Consciência fonológica

5.3 Consciência fonológica 2

5.4 Consciência fonológica – jogo do crocodilo


Este jogo permite à criança explorar os sons das palavras representados em cada dente. Por exemplo, o crocodilo “bochechas” tem dentes que começam pelo som b… a criança identifica as imagens que começam pela letra b e vai colocá-las na boca do crocodilo como se exemplifica na imagem aqui ao lado.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Relatório Final do Grupo de Trabalho sobre Educação Especial criado pelo despacho 706-C/2014

O Grupo de Trabalho sobre Educação Especial criado pelo despacho 706-C/2014 divulgou o relatório final. Nele, apresenta-se um conjunto de 63 propostas de melhoria, agrupadas em cinco temas, onde, entre outros aspetos, propõe à tutela:

· a publicação de nova legislação que permita simplificar e harmonizar o quadro normativo atual relativo à educação especial e ao apoio às dificuldades na aprendizagem, criando condições para que nas escolas se prevejam os apoios necessários ao desenvolvimento do potencial de aprendizagem de cada um dos alunos. Este novo quadro normativo deverá conter quer as medidas de docência, de carácter pedagógico e didático, de apoio ao ensino e aprendizagem de todos os alunos, quer as medidas de apoio especializado reservadas aos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou em vários domínios da vida;

· a criação de uma nova instância nas escolas - equipa multidisciplinar – responsável pela avaliação, planeamento e implementação de atividades de diferenciação pedagógica, de consultoria e acompanhamento de professores, alunos e suas famílias. Estas equipas poderiam beneficiar da existência de um segundo nível de intervenção (de retaguarda) onde as tutelas da educação, saúde e segurança social articulariam a sua intervenção, à semelhança do que já acontece com o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI);

· a revisão do modelo de intervenção de técnicos especializados e terapeutas em contextos educativos, no sentido de mobilizar os seus conhecimentos científicos e técnicos para a capacitação dos docentes e para o apoio direto aos alunos que apresentam perturbações mais complexas ou que preparam a sua transição para a vida pós-escolar, reservando as intervenções de natureza terapêutica e/ou reabilitativa para o foro do Serviço Nacional de Saúde;

.a qualificação dos serviços especializados prestados aos alunos com perturbações nas estruturas e funções do corpo de caráter permanente, por via da revisão da formação inicial e contínua de professores e de líderes escolares;

· a criação de uma medida intermédia entre as adequações curriculares individuais e o Currículo Específico Individual, orientada para alunos que, não tendo capacidade para prosseguir estudos no ensino superior têm, todavia, interesse e potencial para concluir o ensino secundário obtendo uma certificação parcial onde fiquem expressos os conhecimentos e as capacidades adquiridas;

· a revisão da legislação relativa ao subsídio de educação especial e a redistribuição de competências pelos apoios de natureza habilititativa e reabilitativa aos alunos com deficiência, entre os Ministérios da Saúde, da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.


Fonte: blogue incluso

domingo, 6 de julho de 2014

Estatísticas da educação: alunos com NEE em 2012/2013

Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário: Crianças / alunos com NEE no ano letivo 2012/2013

Estatísticas:
  • Necessidades Especiais de Educação 2012/2013 [XLSX] [ODS]

  • Necessidades Especiais de Educação 2010/2011 [XLSX] [ODS]

  • Outras informações:


  • Estatísticas Globais
  • Alunos
  • Docentes
  • Atividades de Enriquecimento Curricular
  • Modernização Tecnológica das Escolas
  • Séries Cronológicas
  • Outras estatísticas/estatísticas transversais
  • Estatísticas diversas



  • Fonte: DGEEC

    Estatísticas da Educação no ano letivo 2012/2013

    Publicações / Dados Estatísticos: Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário / Estatísticas Globais                        

    2012/2013

    • Estatísticas da Educação 2012/2013 - (NOVO) [PDF] [XLSX] [ODS]

    2011/2012

    • Educação em Números 2013 [PDF]
    • Estatísticas da Educação 2011/2012 [PDF] [XLSX] [ODS]
    • Estatísticas da Educação 2011/2012 - Adultos [PDF]
    • Estatísticas da Educação 2011/2012 - Jovens [PDF]

    • Regiões em Números 2011/2012 - Retrato Geral [XLSX] [ODS]
    • Regiões em Números 2011/2012 - Região Norte     [PDF] [XLSX] [ODS]
    • Regiões em Números 2011/2012 - Região Centro   [PDF] [XLSX] [ODS]
    • Regiões em Números 2011/2012 - Região Lisboa   [PDF] [XLSX] [ODS]
    • Regiões em Números 2011/2012 - Região Alentejo [PDF] [XLSX] [ODS]
    • Regiões em Números 2011/2012 - Região Algarve  [PDF] [XLSX] [ODS]

    2010/2011

    • Estatísticas da Educação 2010/2011 [PDF] [XLSX] [ODS]
    • Estatísticas da Educação 2010/2011 - Jovens [PDF]
    • Estatísticas da Educação 2010/2011 - Adultos [PDF]

    • Regiões em Números 2010/2011 - Região Norte  [PDF]
    • Regiões em Números 2010/2011 - Região Centro [PDF]
    • Regiões em Números 2010/2011 - Região Lisboa [PDF]
    • Regiões em Números 2010/2011 - Região Alentejo [PDF]
    • Regiões em Números 2010/2011 - Região Algarve [PDF]

    • Educação em Números 2012 [PDF]
    • Educação em Números 2011 [PDF]
    2009/2010
      • Estatísticas da Educação 2009/2010 [PDF] [XLSX] [ODS]
      • Estatísticas da Educação 2009/2010 - Jovens [PDF]
      • Estatísticas da Educação 2009/2010 - Adultos [PDF]

    • Regiões em Números 2009/2010 - Região Norte [PDF]
    • Regiões em Números 2009/2010 - Região Centro [PDF]
    • Regiões em Números 2009/2010 - Região Lisboa [PDF]
    • Regiões em Números 2009/2010 - Região Alentejo [PDF]
    • Regiões em Números 2009/2010 - Região Algarve [PDF]

    • Educação em Números 2010 [PDF]
     2008/2009
    • Estatísticas da Educação 2008/2009 [PDF] [XLSX] [ODS]
    • Estatísticas da Educação 2008/2009 - Jovens [PDF]
    • Estatísticas da Educação 2008/2009 - Adultos [PDF]

    • Regiões em Números 2008/2009 - Região Norte [PDF]
    • Regiões em Números 2008/2009 - Região Centro [PDF]
    • Regiões em Números 2008/2009 - Região Lisboa [PDF]
    • Regiões em Números 2008/2009 - Região Alentejo [PDF]
    • Regiões em Números 2008/2009 - Região Algarve [PDF]

    • Educação em Números 2009 [PDF
     2007/2008
    • Estatísticas da Educação 2007/2008 [PDF]
    • Estatísticas da Educação 2007/2008 - Jovens [PDF]
    • Estatísticas da Educação 2007/2008 - Adultos [PDF]

    • Educação em Números 2008 [PDF]
     2006/2007
    • Estatísticas da Educação 2006/2007 [PDF]

    2005/2006

    • Estatísticas da Educação 2005/2006 [PDF]

    2004/2005

    • Estatísticas da Educação 2004/2005 [PDF]

    2003/2004

    • Estatísticas da Educação 2003/2004 [PDF]

    Exemplos de meios para facilitar o acesso ao computador, ao software e à internet a pessoas com deficiência

    O sítio da internet
    acessibilidade.net


    destina-se a todos os que desejam facilitar o acesso ao computador, ao software e à Internet a pessoas com deficiência, através de tecnologias de acesso e técnicas de concepção de software e de conteúdos web acessíveis.


    Aqui também pode encontrar o MECBraille - Marco Electrónico de Correio Braille - um serviço gratuito de conversão e envio de textos e cartas em Braille!
     
    A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é a única universidade a formar Engenheiros de Reabilitação em Portugal. Depois de ter criado, em 2001, um Centro de Engenharia de Reabilitação (CERTIC), passou a oferecer a licenciatura e o mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas (ERAH), em 2007 e 2011 respetivamente. Em 2014 entrou em funcionamento uma nova Licenciatura: Tecnologias de Apoio e Acessibilidade.


    Fonte: Centro de Engenharia de Reabilitação (CERTIC) da UTAD

    sexta-feira, 4 de julho de 2014

    congresso mundial sobre educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais: Embracing Inclusive Approaches, que decorrerá em Braga entre 14-07-2014 e quinta-feira, 17-07-2014





    Transition from school to adult life (TVA) is a decisive stage in the existential structure of people. In this period of adolescence that promote learning strategies and training in educational communities so that every young person can organize your ideas, your dreams, your architect adult identity and have personal autonomy and independence in their future. As has been forwarded in the literature, access and employment support and training will always be the foundation of a possible job / occupation and is the promotion of equal opportunities for inclusion of adults with disabilities and / or disabilities in society. Our communication proposes to address the key steps and strategies TVA pupils with SEN. In this sense, we propose to provide educational information, experiences arising from our empirical research carried out in fulfillment of our PhD thesis.


    Para assistir à minha apresentação:


    Universidade do Minho
    CONCURRENT SESSION 6 - Wednesday, 16 July 3:30 (15:30) – 5:00 (17:00)  / Room 214

    Ver programa completo. Figuro nas páginas 72 e 73.