domingo, 6 de julho de 2014

Exemplos de meios para facilitar o acesso ao computador, ao software e à internet a pessoas com deficiência

O sítio da internet
acessibilidade.net


destina-se a todos os que desejam facilitar o acesso ao computador, ao software e à Internet a pessoas com deficiência, através de tecnologias de acesso e técnicas de concepção de software e de conteúdos web acessíveis.


Aqui também pode encontrar o MECBraille - Marco Electrónico de Correio Braille - um serviço gratuito de conversão e envio de textos e cartas em Braille!
 
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é a única universidade a formar Engenheiros de Reabilitação em Portugal. Depois de ter criado, em 2001, um Centro de Engenharia de Reabilitação (CERTIC), passou a oferecer a licenciatura e o mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas (ERAH), em 2007 e 2011 respetivamente. Em 2014 entrou em funcionamento uma nova Licenciatura: Tecnologias de Apoio e Acessibilidade.


Fonte: Centro de Engenharia de Reabilitação (CERTIC) da UTAD

sexta-feira, 4 de julho de 2014

congresso mundial sobre educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais: Embracing Inclusive Approaches, que decorrerá em Braga entre 14-07-2014 e quinta-feira, 17-07-2014





Transition from school to adult life (TVA) is a decisive stage in the existential structure of people. In this period of adolescence that promote learning strategies and training in educational communities so that every young person can organize your ideas, your dreams, your architect adult identity and have personal autonomy and independence in their future. As has been forwarded in the literature, access and employment support and training will always be the foundation of a possible job / occupation and is the promotion of equal opportunities for inclusion of adults with disabilities and / or disabilities in society. Our communication proposes to address the key steps and strategies TVA pupils with SEN. In this sense, we propose to provide educational information, experiences arising from our empirical research carried out in fulfillment of our PhD thesis.


Para assistir à minha apresentação:


Universidade do Minho
CONCURRENT SESSION 6 - Wednesday, 16 July 3:30 (15:30) – 5:00 (17:00)  / Room 214

Ver programa completo. Figuro nas páginas 72 e 73.