terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dados do relatório Estado de Educação 2013 publicado pelo CNE.


Numa breve análise, os dados do relatório Estado de Educação 2013, publicado pelo CNE, evidenciam que no âmbito da educação especial:



  • No ano letivo 2013/2014 houve uma redução significativa do n.º de Centros de Recursos para a Inclusão e das unidades orgânicas no continente comparativamente a anos letivos anteriores;
  • No ano letivo 2013/2014 houve um aumento significativo do n.º de alunos com NEE comparativamente a anos letivos anteriores;





















Os dados relativos à distribuição das crianças e jovens com necessidades educativas pelos diferentes níveis e ciclos de educação e ensino (disponíveis apenas para os anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014) mostram um aumento do número de alunos nos diferentes níveis, à exceção do 1º ciclo do Ensino Básico. Esta situação não deverá ser alheia ao facto de o número de alunos que frequentam este ciclo ter vindo a diminuir globalmente nos últimos anos. O Pré-Escolar e o Ensino Secundário apresentam os acréscimos mais significativos de alunos com NEE, cerca de 27% e 28%, respetivamente (Fig. 3.2.1.).

  • No ano letivo 2013/2014 houve uma diminuição muito acentuada do n.º de docentes de EE (grupo 910, 920, 930) colocados para o apoio à crianças / alunos com NEE comparativamente a anos letivos anteriores;























Listas definitivas de Colocação, Não Colocação e Retirados - 1ª Reserva de Recrutamento - Docentes de Carreira

Aceitação de Colocação pelo Candidato - 1ª Reserva de Recrutamento 2014/2015
Aplicação disponível nos dias 24 e 25 de setembro de 2014 (hora de Portugal Continental)

Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação e Retirados - 1ª Reserva de Recrutamento - Docentes de Carreira



1ª Reserva de Recrutamento - Docentes de Carreira - ano escolar de 2014/2015







segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Foi publicado o relatório do CNE sobre o estado da educação - 2013

O relatório Estado de Educação 2013 surge na continuidade dos relatórios anuais sobre esta matéria que o Conselho Nacional de Educação publica desde 2010.

Estado-da-Educacao-2013-capagrandeEstado da Educação 2013 apresenta alguns indicadores de referência do sistema educativo que permitem caracterizar a população escolar, o corpo docente, a rede e a organização escolar, o financiamento público da educação, a avaliação e os resultados escolares, dos diferentes níveis e modalidades de ensino.

O presente relatório integra igualmente quatro trabalhos académicos que abordam temas como o abandono, a retenção e os resultados escolares.
À semelhança das edições anteriores, o Estado da Educação 2013 mantém-se como uma publicação de referência para todos os que se interessam pela área da educação.


Consultar o documento: Estado da Educação 2013




 Amanhã,
pretendo fazer uma breve análise dos dados referentes à educação especial!

domingo, 21 de setembro de 2014

Publicação do Manual de Intervenção e Apoio à Educação Especial

Caros amigos, colegas e leitores do blogue,


Acabo de publicar o Manual de Intervenção e Apoio à Educação Especial, um documento relevante para quem apoia crianças / alunos com necessidades educativas especiais no âmbito da educação especial ou está interessado nessa temática.








A publicação do Manual de Intervenção e Apoio à Educação Especial pretende apresentar um plano estratégico de intervenção e apoio à educação especial nas escolas do ensino não superior. Nesse documento são também propostas respostas educativas e sociais para as crianças / alunos com necessidades educativas especiais.

O Manual de Intervenção e Apoio à Educação Especial está disponível na editora Bubok (livraria na internet) e nas seguintes livrarias convencionais: Fabula Urbis e Jade Livrarias (Lisboa); Lapis De Memoria (Coimbra); Livraria Minho e 100ª PÁGINA (Braga); Livraria Boa Leitura (Leiria) e Livraria Manuel Magallón Gracia (Madrid).


A todos,


Saudações amigas e profissionais,

Francisco Alves

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Exemplos de folhas de registo para a avaliação sumativa dos alunos com um Currículo Específico Individual no ensino básico - versão atual


Com a publicação do despacho normativo n.º 13 /2014, de 15 de setembro (revogou o despacho normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro), a avaliação sumativa dos alunos com NEE no ensino básico, abrangidos pelo artigo 21.º do Decreto -Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro (alunos com CEI), não foi alterada.


A avaliação desses alunos, no ensino básico, continua a expressar-se através da menção qualitativa de Muito bom, Bom, Suficiente e Insuficiente, acompanhada de uma apreciação descritiva sobre a evolução do aluno.




Porém, os 2 exemplos de folhas de registo para a avaliação sumativa dos alunos com CEI no ensino básico, postados no blogue em 14 de dezembro de 2012, foram atualizados.









 a) Avaliação sumativa dos alunos com CEI - No 2.º e 3. ciclos do ensino básico e ensino secundário;


b)
Avaliação sumativa dos alunos com CEI - No 1.º ciclo do ensino básico.



Nota: os exemplos dados não têm um caráter vinculativo.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mais um exemplo de planificação para a área curricular específica de matemática funcional para alunos com CEI

Hoje partilho uma planificação / programação de matemática funcional, uma das possíveis áreas curriculares específicas do CEI , elaborada  para apoiar um aluno que frequentava a sua escolaridade com um CEI, no 7.º ano de escolaridade.

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRu5YAdt3Kw9NuHKVPT5ocec-AehWlFIN6SEtRPC-_nSkUBfAnrww



Tenha em atenção que o CEI inclui conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno e dá prioridade ao desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida, à comunicação e à organização do processo de transição para a vida pós-escolar.

Quer isto dizer que, a programação do aluno com CEI teve em conta o seu perfil de funcionalidade, as suas capacidades e os seus interesses e não as metas curriculares propostas para a disciplina de matemática do 7.º ano de escolaridade.

 

 


 

 

No caso  de ter  dificuldades em aceder à planificação, mandem-me uma mensagem: franpiresalves@gmail.com