sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Colaboraçã​o em estudos/in​vestigação no âmbito da educação especial

Por solicitação da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial , divulgo a seguinte informação:

Estando  a frequentar o Programa de Doutoramento da em Estudos da Criança - Opção Educação Especial na  Universidade do Minho, e sob a orientação das Professoras Sofia Santos da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e Anabela Cruz dos Santos do Instituto da Educação da Universidade do Minho versando o meu  Projeto de tese" O PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA DOS ALUNOS COM NEE", gostaria de pedir a sua colaboração na  disseminação de um inquérito elaborado para o efeito:


No âmbito da tese de doutoramento subordinada ao tema “O processo de transição para a vida ativa dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE): Percursos de formação no sistema educativo português”, pretende-se realizar um levantamento de informações com professores(2º,3º ciclos e secundário,  educação especial, CEF , profissionais e técnicos de Portugal Continental e Regiões Autónomas. O objetivo é tentar compreender quais são as suas opiniões acerca das respostas existentes nas escolas e instituições, nomeadamente no que diz respeito às políticas a adotar no âmbito do processo de transição destes jovens para a vida ativa. Assim neste sentido pedimos a sua colaboração  para responder a TODAS as questões deste questionário.


Obrigada pela colaboração!
https://pt.surveymonkey.com/s/TVA-Professores

NOTA: NESTE MOMENTO AS REGIÕES MAIS CRÍTICAS SERÃO  A GRANDE Lisboa  (LISBOA E SETÚBAL ) , ALENTEJO E COIMBRA

Colaboraçã​o em estudos/in​vestigação no âmbito da educação especial


Por solicitação da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial , divulgo a seguinte informação:

Meu nome é Giovana Pires sou estudante de pós doutoramento na universidade de Lisboa.




 

Venho gentilmente através da ANDEE me apresentar e solicitar um minuto da vossa atenção.

 

No ano de 2013 concluí meus estudos de doutoramento na área de Formação de Professores em Educação Especial na Universidade de Lisboa. Minha investigação foi realizada no Brasil com professores de educação especial.

 
Para dar continuidade a este estudo ingressei no pós doutoramento para aprofundar a referida temática que ampliará esta pesquisa em Portugal tendo como objetivo "analisar as conceções e práticas dos professores de educação especial no contexto educacional  português com a técnica dos incidentes significativos descritos em sala de apoio ou unidades de ensino estruturado".

 

A técnica dos incidentes significativos visa solicitar aos professores que selecionem e descrevam situações que chamaram a vossa atenção durante as sessões de apoio, por assumir particular significado naquele momento.

 

Nesta perspetiva venho através da ANDEE solicitar a contribuição dos professores de educação especial para a realização deste estudo.

 

Neste primeiro contato gostaria de aferir a nossa disponibilidade para participar neste estudo pelo que solicito resposta a este email com maior brevidade possível. Após definido o grupo de professores iremos entrar em contato para explicar  um  guião a ser preenchido para enquadrar o trabalho.

 

Na certeza que teremos a vossa ajuda e contribuição esperamos resposta até o dia 10/11/2014.

 

Desde já agradecemos a atenção e disponibilidade.

 

Meus cumprimentos.

 

Giovana Pires

(Contato: giovana.o.pires@gmail.com ou 961398667)




quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Em Portugal existem 8.500 crianças que foram retiradas às suas famílias e 8.142 destas estão em instituições.

Em Portugal, existem 8.500 crianças que foram retiradas às suas famílias e 8.142 destas estão em instituições. Estes dados relativos a 2013 foram apresentados em abril, mas nesta terça-feira, a conferência ‘Os Direitos da Criança – Prioridade para quando?’, organizada em Lisboa comparou os países que têm crianças institucionalizadas e Portugal está no topo da lista.

O número de crianças em instituições corresponde a 96% das situações de perigo, “é uma anomalia sem paralelo na Europa”, disse o presidente da associação Mundos de Vida, Manuel Araújo, segundo o Público.

“Apenas 4% estão em famílias de acolhimento”, disse Manuel Araújo que acrescenta que “é preciso mudar o sistema de proteção” através de uma maior qualificação das respostas e dos recursos, ou seja, as crianças sejam colocadas em famílias capazes de dar qualidade de vida.

Como solução apresenta a criação de uma “bolsa de famílias”, em que seja possível encontrar “a família certa para uma criança” em função das suas necessidades.

“Às vezes é preciso intervir no superior interesse da criança mas o superior interesse da criança não é a institucionalização”, disse Manuel Araújo, que entre 2006 e 2014 formou 112 “famílias aptas” para acolher crianças em perigo.

Fonte: Notícias ao minuto

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Tratamento inovador devolve andar a paraplégico

Darek Fidyka era paraplégico, mas voltou a caminhar depois de ser submetido a uma terapia pioneira. Foi sujeito a um transplante das células da cavidade nasal na espinal medula.
Em 2010, Darek Fidyka foi agredido com uma navalha. O ataque deixou-o paralisado nos membros inferiores. Quatro anos depois, ele recupera o andar. Um tratamento inovador na Polónia devolveu-lhe a esperança de uma vida "normal". Darek já caminha, com a ajuda de um andarilho, e até pode conduzir.
Os detalhes do tratamento podem ser lidos na revista Cell Transplantation e podem, também, ser vistos logo mais num programa especial da BBC, que acompanhou a reabilitação deste doente ao longo do último ano.
« Quando podes mexer apenas metade do teu corpo sentes-te impotente. Quando recomecei a andar foi como se tivesse renascido», explicou este cidadão búlgaro.
Para Geoff Raismam, responsável pelo Departamento de Regenaração no Instituto de Neurologia da Universidade de Londres, este episódio é «ainda mais impressionante do que ver um homem a caminhar na Lua». O tratamento revolucionário recorreu a células que formam o nosso sentido de olfato e que atuam como uma caminho que possibilita que as fibras óticas do sistema olfativo se regenere continuamente.
Essas células contribuem para a reparação dos nervos danificados que transmitem mensagens olfativas. Quando transplantadas para a medula espinal, elas permitem que as extremidades das fibras nervosas que estão danificadas voltem a crescer e se unam, algo que até agora era impossível.
Ler Artigo Completo


Fonte: JN
(Pág.1/2) Página seguinte





segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O Dia da Paralisia Cerebral celebra-se a 20 de outubro

Comemoração do Dia da Paralisia Cerebral






A data celebrou-se pela primeira vez em Portugal em 2013. Esta data visa desmistificar alguns preconceitos relacionados com a paralisia cerebral e mostrar à sociedade os problemas e desafios que sofrem diariamente as pessoas com paralisia cerebral, assim como as suas famílias.


Neste dia organizam-se atividades que apelam à solidariedade para com os doentes com paralisia cerebral, no intuito de melhorar a sua vida.

A paralisia cerebral é a doença motora mais frequente nas crianças e assume diferentes tipos de gravidade de pessoa para pessoa. Em cada 1000 crianças que nascem, 2 podem sofrer de paralisia cerebral.


Fonte: Portugal




Ler mais sobre paralisia cerebral em http://pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_cerebral

domingo, 19 de outubro de 2014

DISES Internatio​nal Round Table 2015

Picture


SAVE THE DATE FOR DISES INTERNATIONAL ROUND TABLE 2015!


    To receive updates as they become available, sign up here!

Exemplo de um relatório síntese de avaliação - alunos com NEE

Partilho um relatório síntese de avaliação de final de período letivo, destinado a alunos com NEE, disponível para consulta e download no Agrupamento de Escolas de Sobreira.


Relatório Síntese de Avaliação 13-14.doc



Ver Transferir

Nota de agradecimento - Publicação do Manual de Intervenção e Apoio à Educação Especial

Manual de Intervenção e Apoio à Educação EspecialQuero agradecer publicamente a todos os autores de blogues de educação especial, em Portugal, que divulgaram informação relacionada com a publicação do Manual de Intervenção e Apoio à Educação Especial.

Muito obrigado a todos!

Livro: Perturbações do Espectro do Autismo: E Agora? Guia para famílias após o diagnóstico

Perturbações do Espectro do Autismo: E Agora?


A Associação de pais “A Dar Resposta” procedeu ao lançamento do livro Perturbações do Espectro do Autismo: E Agora? Guia para famílias após o diagnóstico, o qual se constitui como um guia de apoio a todas as famílias.




Este Guia pretende disponibilizar a pais e educadores algumas informações gerais sobre as perturbações do espectro do autismo, assumindo-se como uma mais-valia para as famílias.

O download do livro é gratuito. Para mais informações, contactar a Associação “ A Dar Resposta” através do e-mail:
dar.resposta@gmail.com


Fonte: DGE - Educação Especial

sexta-feira, 17 de outubro de 2014