sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Congresso Ibérico: Entre a Psicologia e a Educação - de 13 a 15 de novembro na UPT - Porto

Entre 13 e 15 de novembro, a UPT será o palco do Congresso Ibérico “Entre a Psicologia e a Educação Especial”. O tema em debate será “Da Psicologia Clínica e da Educação à Educação Especial” e aprofundará a interdisciplinaridade da Psicologia, Educação e Educação Especial e analisar as respetivas estratégias educativas e interventivas.
 Nuno Cravo Barata, coordenador científico do congresso, afirma que a iniciativa surge num momento de “mudanças significativas na adoção e utilização do conceito de deficiência, importando sublinhar a evolução clínica que procura investir e promover o conceito de incapacidade”.

O congresso dirige-se, em particular, a profissionais e estudantes das áreas científicas da Psicologia, Educação, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Ciências da Educação, Intervenção Precoce e outros Profissionais de Saúde e Educação.

As sessões de conferências, simpósios e comunicações escritas previstas irão decorrer em Português, Inglês ou Espanhol.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cidadão brasileiro cria parque acessível para crianças com deficiência física

alpapato10

Vivemos num mundo cada vez mais pulverizado, separado por nichos e grupos que só nos distanciam ainda mais do conceito de sociedade. A necessidade de identificação e acolhimento fazem com que surjam diversas categorias e rótulos entre os “tipos” de seres humanos, sejam eles gays, negros, cadeirantes, deficientes mentais e outros.
Com isso, são criados diversos projetos de inclusão, mas, para o analista financeiro Rodolfo Henrique Fischer, conhecido por Rudi, o termo é mal aplicado. Segundo ele, a palavra “incluir” já parte automaticamente de que algo ou alguém está excluído.
Ele é o responsável pela criação da primeira unidade do Alpapato (Anna Laura Parques para Todos), primeiro parque direcionado à crianças com dificuldades físicas no Brasil, situado na AACD do Parque da Mooca, em São Paulo. São, ao todo, 15 brinquedos adaptados, ideais para a recuperação das crianças e seu desenvolvimento lúdico, sem excluí-las dos aparatos convencionais, como escorregador, trepa-trepa, cama elástica e balanços.

alpapato


Ver aqui e aqui


Fonte: cidade inclusiva

Organização de base de dados—investigação na área da Educação Especial / Inclusiva

A PIN– ANDEE está a fazer um levantamento da investigação realizada no ano de 2013 e 2014 no âmbito dos cursos de mestrado e doutoramento na área da Educação Especial e Inclusiva.


O objetivo deste levantamento é organizar uma base de dados para disponibilizar aos  sócios da PIN– ANDEE e investigadores interessados na área.



Numa 1ª fase fez-se um levantamento das várias instituições de ensino superior, a nível nacional, que disponibilização cursos de mestrado e doutoramento na área de educação especial. Posteriormente essa entidade entrou em contato com essas instituições e pediu a colaboração das mesmas no sentido de facultar informação pretendida.


Colabore neste trabalho.








Assim, caso tenha conhecimento de trabalhos desenvolvidos a este nível entre em contato com a  PIN– ANDEE  através do e-mail:  proandee@gmail.com


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Psicologia e Orientação em Meio Escolar - Repositório

Repositório de Recursos e Instrumentos Técnicos - No âmbito do projeto de dinamização dos serviços de Psicologia e Orientação e dando continuidade à concretização do Plano de Ação definido, a DGE criou o “Repositório de Recursos e Instrumentos Técnicos”.


Os repositórios digitais permitem reunir e armazenar, de uma forma organizada, arquivos de diversos formatos proporcionando a disseminação e partilha.
O Repositório tem como objetivo armazenar, divulgar e aceder a instrumentos de apoio à prática dos psicólogos em meio escolar. Integra duas funcionalidades "Submeter" e "Consultar". Os documentos submetidos pelos psicólogos ficam disponíveis após validação pela DGE. A pesquisa é facilitada através da consulta caraterizada com diversos filtros de busca.


Convidamos os psicólogos que desenvolvem a sua atividade em contexto escolar a aceder ao repositório em http://area.dge.mec.pt/RIT.


O Repositório de Recursos e Instrumentos Técnicos permite aos psicólogos em contexto escolar aceder a um conjunto alargado de documentos de suporte à sua intervenção.

Para que este Repositório seja um verdadeiro local de partilha e de enriquecimento profissional todos os contributos são preciosos. Contamos consigo!

Para mais informações, poderá contactar através de:
•Telefone: 213 934 614/213 936 886/213 934 638

•Endereço eletrónico: euroguidance-pt@dge.mec.pt

Fonte: DSEEAS





Psicologia e Orientação em Meio Escolar - Formação

A DGE vai realizar um conjunto de ações de formação, na modalidade de “blended learning”



 



Orientação com Públicos Específicos                                                                                              

Formadora – Professora Maria do Céu Taveira

Intervenção e Prevenção dos Comportamentos Disruptivos e do Bullying

   Formador – A designar

Estratégias de Aprendizagem                                                                                                         

 Formador – A designar

Orientação no Ensino Profissional

  Formadora – Professora Paula Paixão                                                                           

 

Motivação no Ensino e na Aprendizagem                                                               

 Formadora – Professora Isabel Janeiro

Aprendizagem da Leitura e da Escrita                                                                                             

Formadora – Professora Isabel Festas

Aprendizagem da Matemática

Formador – A designar

                   Orientação e Mobilidade                                                                                                                     

Formador – Professor Paulo Cardoso                     

                   Orientação a Distância                                                                                                                         

Formador - Professor José Tomaz da Silva

 

                 Métodos e instrumentos em Orientação e na Intervenção Psicológica                                        

 Formadora- Professora Odília Teixeira

            

A DGE vai realizar um conjunto de ações de formação, na modalidade de “blended learning” nas seguintes temáticas:

Metodologia

 

A dinamização das ações na modalidade de “blended learning”, através de uma plataforma “moodle”. Com uma forte componente de formação a distância conjuga momentos síncronos e assíncronos. Indicações de acesso e utilização da plataforma serão disponibilizadas posteriormente.

 

 Pré- Inscrição

As pré- inscrições decorrem entre o dia 17 e 29 de outubro. A seleção dos formandos terá por base a ordem de inscrição. Se necessário será dada preferência aos psicólogos que não participaram em nenhuma ação no ano transato. Os formandos selecionados serão avisados por e-mail.

A Ficha de pré-inscrição encontra-se disponível on-line em: http://area.dge.mec.pt/fppome

 

Contactos Telefone – 213 934 532/213 934 614/213 934 63
Endereço eletrónico – dseeas@dge.mec.pt e euroguidance@dge.mec.pt
Saber mais



Fonte: DSEEAS

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Seleção Nacional de Basquetebol Portuguesa para a Deficiência Intelectual é a nova Campeã da Europa


Parabéns à Seleção Nacional de Basquetebol para a Deficiência Intelectual (ANDDI) que é a nova Campeã da Europa, 15 anos depois da sua última vitória em europeus, mais precisamente em 1999 na cidade de Varsóvia, Polónia. O título foi reconquistado em Loano, Itália após dura vitória contra a França por 51-43.
Portugal entrou bem na partida (14-11 no 1º período) e ao intervalo vencia os gauleses por 8 pontos de diferença (28-20). No início da 2ª parte a França esboçou uma pequena reação ao empatar o jogo a 28 pontos mas foi sol de pouca dura dado que Portugal acabou mesmo o 3º período com uma vantagem já algo confortável de 10 pontos (38-28). No 4º período os portugueses geriram a vantagem alcançada festejando no final o tão almejado título.

Portugal sucede assim à Rússia, vencedora do último Europeu em Budapeste, Hungria no ano de 2007, onde a seleção nacional tinha sido vice-campeã.

Ver mais fotos




WorldCIST'15 - 3rd World Conference on Information Systems and Technologies

Dear Professor/Researcher,
WorldCIST'15 - 3rd World Conference on Information Systems and Technologies (http://www.aisti.eu/worldcist15/), to be held at Ponta Delgada, São Miguel, Azores, Portugal, 1 - 3 April 2015, is a global forum for researchers and practitioners to present and discuss the most recent innovations, trends, results, experiences and concerns in the several perspectives of Information Systems and Technologies. Azores is ranked as the second most beautiful archipelago in the world by National Geographic.
This workshop focusses on the fast growing area of computer supported qualitative analysis. It is intended to discuss research results and new trends on this area, including new qualitative research/analysis software packages and new features available on these software packages. Also of interest is the relation between qualitative and quantitative analysis and the computer support for developing mixed studies. Case studies and practical applications of computer supported qualitative analysis are also of interest with emphasis on those in the engineering, information systems and education areas.
We invite authors to submit unpublished work to the Computer Supported Qualitative Analysis – CSQA2015. Authors are invited to contribute with research papers, case studies and demonstrations that present original scientific results, methodological aspects, concepts and approaches in the multidisciplinary field of Quality Analysis.
Topics
Topics of interest include any area related to Computer Supported Qualitative Analysis. In particular, topics of interest include (but are not limited to):
·         Computer Supported Qualitative Analysis/Research;
·         Qualitative Analysis Software (NVivo, Atlas.ti, webQDA, MaxQDA, C.T.A, Dedoose,…);
·         Computer Supported Cooperative Work;
·         Data types, formats and organization for qualitative software;
·         Coding schema and processes;
·         Searching and querying qualitative data bases;
·         Charting and outputting results with qualitative software;
·         Teamwork for qualitative analysis;
·         Usability Studies and User Experiences;
·         Case studies and practical applications of computer supported qualitative analysis;
·         Impact of software on the quality of research and analysis;
·         Mix studies (qualitative/quantitative) supported by software;
·         Qualitative Research in Web Context (eResearch, virtual ethnography, interaction analysis, latent corpus on the internet, etc.);
·         Artificial Intelligence applied to qualitative analysis software;
·         Interaction Design applied to qualitative analysis software;
·         Quality of integration of software in human and social science.
 
Published full and short papers will be submitted for indexation by ISI, EI-Compendex, SCOPUS and DBLP, among others, and will be available in the SpringerLink Digital Library.
The authors of the best selected papers will be invited to extend them for publication in international journals indexed by ISI/SCI, SCOPUS and DBLP, among others, such as:
 
- Engineering Applications of Artificial Intelligence (IF: 1.962)
- IEEE Intelligent Systems (IF: 1.92)
- Online Information Review (IF: 1.443)
- Journal of Medical Systems (IF: 1.372)
- Electronic Commerce Research and Applications (IF: 1.304)
- Business & Information Systems Engineering (IF: 1.095)
- Multimedia Tools and Applications (IF: 1.058)
- Cluster Computing (IF: 0.949)
- IEEE Security & Privacy (IF: 0.721)
- Computer Science and Information Systems (IF: 0.575)
- Ethics and Information Technology (IF: 0.520)
- Journal of Global Information Management (IF: 0,483)
- Journal of Web Engineering (IF: 0.444)
- Journal of Internet Technology (IF: 0.418)
- Universal Access in the Information Society (IF: 0,397)
- Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering: Imaging & Visualization
- EAI Transactions on e-Learning
- International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence
- Journal of Big Data
 
Important Dates
• Deadline for paper submission: December 7th, 2014 (extension will be announced for December 14th, near the deadline, if desired by the proponents)
• Notification of paper acceptance: January 4th, 2015
• Deadline for final versions and conference registration: January 11th, 2015 (hard deadline because of Springer publishing deadlines)
• Conference dates: April 1st -3rd, 2015
With our best wishes,
CSQA2015 Organizing Committee
 
António Pedro Costa
Telemóvel: +351 912 209 746

domingo, 26 de outubro de 2014

Formação Acreditada Gratuita - Ciclo de Palestras "Formação em contexto de trabalho: Reflexões e debate"

Exmo.(a) Sr.(a),

Logo
Solicitamos melhor divulgação do evento que passamos a indicar:

Visando a apropriação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências relevantes para o exercício da atividade profissional dos alunos, realizando transições entre ciclos de ensino, bem como entre a Escola e o mundo do trabalho, a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) tem conduzido a uma preocupação constante no sentido de dar cumprimento aos seus objetivos, o que tem suscitado algumas dificuldades, como o não reconhecimento e valorização da FCT pela Escola e pela sociedade.

É em contexto de reflexibilidade crítica que o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, sito em Lisboa, organiza o ciclo de Palestras "Formação em Contexto de Trabalho: Reflexões e Debate", a decorrer nos dias 1, 15 e 29 de novembro, entre as 8:30 e as 13:30, no auditório da Escola Sede deste centro - Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa. Pretende-se ser um fórum transdisciplinar, onde participam alunos, especialistas, investigadores, empresários, professores, psicólogos e outros agentes educativos e sociais, dando voz aos diferentes intervenientes nos processos de FCT, contribuindo para uma melhor inclusão escolar e social dos alunos.Este ciclo de palestras está acreditado pelo CCPFC para efeitos da progressão da carreira docente com 0,6 créditos, bem como pela DGAE para Psicólogos Escolares.

A entrada é gratuita, sujeita a inscrição e á lotação da sala, devendo inscrever-se no seguinte link:
 
https://docs.google.com/forms/d/18XazQ74YK7Ij6VVKfwZEe9Bg6ffmdAbA3cyuCaHuSwc/viewform

Para mais informações, por favor contacte-nos para o seguinte email palestrasfct2015@gmail.com ou no site do Centro de Formação de Escolas António Sérgio
http://www.cfantoniosergio.edu.pt/ 

Siga-nos no Siga-nos no Facebook
https://www.facebook.com/palestras.formacao

P'la Organização,
Joaquim Melro (Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio)
Fernanda Bento (Psicóloga e Colaboradora do Centro de Formação de Escolas António Sérgio)