sábado, 15 de novembro de 2014

Jovem de Vimioso, com esclerose múltipla, decidiu enfrentar a doença a correr




Força Alexandre! És um maratonista com MUITA CORAGEM! Desta forma, sempre vencerás sempre  a esclerose múltipla.

 Um grande abraço e tudo de bom.






Publicação do livro: Emprego e Autismo - Guia para uma realidade possível

O livro «Emprego e Autismo - Guia para uma realidade possível» foi editado e publicado pela DAR Resposta - Associação.
Encontra-se disponível para consulta pública na seguinte página da internet: http://issuu.com/darresposta/docs/empregar_pessoas_com_pea_o_livro_pu?e=12355578%2F10112839

Esta é uma obra dirigida a pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo, seus pais e familiares e a empresas.

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - 15 de novembro de 2014

Os surdos de Portugal tem uma língua gestual que é só sua!Este sábado assinala-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, um idioma onde quem comanda são os movimentos das mãos e as expressões faciais. Conheça o mundo dos que aprendem a comunicar num mundo onde os sons não têm lugar.
Cada letra do alfabeto tem um gesto que a denomina. Este é o 'O'

Tal como na oralidade e na escrita, a língua gestual portuguesa (LPG) é diferente de todas as outras do mundo e tem a particularidade de variar de norte a sul do país. No entanto existem termos universais, ou melhor alguns gestos universais, como o de "olá" ou "bola". Entre as pessoas que aprendem a língua gestual estão os surdos (que a utilizam como primeira língua), familiares e amigos de pessoas surdas, e profissionais  como formadores ou intérpretes. E também simples curiosos.


As duas mãos intervêm na maioria dos movimentos, na aula de língua gestual portuguesa a que fomos assistir, na sede da Associação Portuguesa de Surdos. Encontrámos uma dúzia de alunos com capacidades auditivas que, a cada gesto que aprendem, não resistem a proferir a palavra correspondente. A professora, surda, por regra comunica exclusivamente em LGP e, em casos pontuais, desenha no quadro.


Paula Pereira, uma aluna de 41 anos, diz que não é preciso recorrer à escrita porque a docente "explica-se muito bem" com os gestos. Regra geral, existem determinados gestos para cada conceito (casa, cão, janela). O alfabeto gestual só é utilizado para "soletrar" o nome de alguém, de uma localidade ou sigla. E desengane-se quem pensa que a língua gestual (e respectivo alfabeto) é universal.

(...)

Em Portugal estima-se que existam cerca de 120 mil pessoas com algum grau de perda auditiva (incluindo idosos, que perdem a audição gradualmente).
Fonte: expresso

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

OE2015: Governo diz que havia «enormes abusos» na atribuição do subsídio de educação especial

A responder a uma série de questões colocadas pelas deputadas do PS Idália Serrão e do PCP Rita Rato, o secretário de Estado começou por negar, tal como tinha acusado a deputada comunista, de que haja uma diminuição de um milhão de euros no orçamento para a educação especial. Agostinho Branquinho garantiu que «a verba que está orçamentada é basicamente a mesma que estava em 2014».

Já em resposta à interpelação da deputada Idália Moniz, o secretário de Estado afirmou que em matéria de subsídio de educação especial «havia enormes abusos». O governante referiu ainda que «estão em curso investigações sobre esses abusos, no âmbito do Instituto da Segurança Social e das forças com competência para o efeito».

Sobre essa matéria Agostinho Branquinho afirmou que é objetivo do Governo «evitar os abusos» e garantir que só tenha acesso ao subsídio quem tenha efetivamente necessidades educativas especiais. Por outro lado, afirmou que o Governo sentiu «necessidade de fazer correções» ao nível da implementação das medidas, nomeadamente nos procedimentos.




O governante disse que, ao nível dos procedimentos, há uma coisa da qual não prescindem, e que é a declaração médica, garantindo que «não há do ponto de vista administrativo nenhuma intervenção». O Secretário de Estado garante que «desde que haja uma criança com necessidades educativas especiais devidamente identificada por médico especialista, [ela] terá acesso ao subsídio desde que reúna condições». Sobre este tema, o Secretário de Estado aguarda ainda a entrega de um relatório de um grupo de trabalho que reúne equipas de três ministérios. A entrega desse documento deve acontecer no início de dezembro.

Fonte: TSF

















Partilha de mensagem sobre a doença de TARGARDT

O grande objetivo deste email é tentar arranjar maneira de contactar pessoalmente, familiares ou amigos de pessoas que sofram da mesma ou semelhante doença - degeneração da mácula. SÓ PARA REENCAMINHAR. Não é para pedir dinheiro... Pelo teor de caracter de ajuda agradeço que leiam e divulguem pelos contactos.
Obrigada e bem hajam.


Exmo(a) Senhor(a)

Vivo nos arredores de Lisboa e sou pai de uma menina, agora com 7
anos, que é portadora da doença de TARGARDT (degeneração da mácula), o que faz com que perca a visão central, doença essa que é actualmente incurável, mesmo no estrangeiro.
Como não é fácil obter informações a nível nacional, resta-me a Internet para adquirir um conhecimento mais profundo que me ajude a lidar com esta doença, pois mesmo em Lisboa a única ajuda que me foi facultada foi de uma associação (mais concretamente a Associação de Retinopatias de Portugal, associação essa que também padece do problema de falta de apoio, pois é uma entidade privada.
O grande objetivo deste email é tentar arranjar maneira de contactar pessoalmente, familiares ou amigos de pessoas que sofram da mesma ou semelhante doença, para fazer um rastreio, com um único pensamento:
Difundir e trocar informações acerca desta doença. POR FAVOR divulguem este email pelos vossos contactos e/ou se tiverem conhecimento pessoal de um caso semelhante, agradecia q

rgoncalves@creditoagricola.pt

MUITO E MUITO OBRIGADO
Rui Gonçalves
P.F., não ignorem a mensagem. Ler e reencaminhar não custa nada.
Obrigado.

domingo, 9 de novembro de 2014

Exemplos de planificações para o 1.º ciclo do ensino básico

Nos portais da internet de alguns agrupamentos de escolas podemos consultar, publicamente, planificações no âmbito da educação pré-escolar e ensino básico e secundário. Esta é uma excelente iniciativa das escolas e permite partilhar materiais pedagógicos.
Ficam os exemplos para o 1.º ciclo do ensino básico:




1 - Agrupamento de Escolas Abel Salazar
Entrada Ensino Básico / 1º Ciclo Critérios e Planificações [2014/2015]
Critérios e Planificações [2014/2015]




2 - Agrupamento de Escolas de Valbom
Português
Português - 1º AnoConsultar15.01.2014
Português - 2º AnoConsultar15.01.2014
Português - 3º AnoConsultar15.01.2014
Português - 4º AnoConsultar15.01.2014



Matemática
Matemática - 1º AnoConsultar15.01.2014
Matemática - 2º AnoConsultar15.01.2014
Matemática - 3º AnoConsultar15.01.2014
Matemática - 4º AnoConsultar15.01.2014



Estudo do Meio
Estudo do Meio - 1º AnoConsultar15.01.2014
Estudo do Meio - 2º AnoConsultar15.01.2014
Estudo do Meio - 3º AnoConsultar15.01.2014
Estudo do Meio - 4º AnoConsultar15.01.2014




3 - Agrupamento de Escolas Martim de Freitas
Planificação 1º ano | Planificação 2º ano | Planificação 3º ano | Planificação 4º ano|

























sábado, 8 de novembro de 2014

Conheça o "ranking" dos municípios mais transparentes do país - 2014

O Índice de Transparência Municipal (ITM) avalia a informação fornecida pelos 308 concelhos do país aos seus munícipes, através da análise das respetivas páginas na internet. Conheça o "ranking" do ITM 2014, uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), divulgado esta sexta-feira, descobrindo assim as autarquias que mais e melhores contas prestam.

Infografia do expresso: clique aqui.

Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, é a autarquia do país com a melhor classificação no Índice de Transparência Municipal (ITM), uma iniciativa da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), cujos resultados acabam de ser divulgados em Lisboa, nesta manhã de sexta-feira. No ranking de 2013, o concelho cujos destinos são presididos desde 2009 pela socialista Berta Nunes ocupava já o 2.º lugar (atrás da Figueira da Foz, agora relegada para o 11º posto).


 CLIQUE AQUI PARA VER TODOS OS CONCELHOS


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/camara-de-alfandega-da-fe-e-a-mais-transparente-do-pais=f897031#ixzz3IV1w3ozo

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ajudas de custo - funcionários públicos

Partilho o esclarecimento do blogue do assistente técnico : Transporte em automóvel próprio - Pagamento de deslocações a 0,36 Eur/Km

Legislação Aplicável - DL n.º 106/98, de 24 de Abril in http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=673&tabela=leis&ficha=1&pagina=1

 FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS - AJUDAS DE CUSTO
Artigo 20.º
Uso de automóvel próprio 1 - A título excepcional, e em casos de comprovado interesse dos serviços nos termos dos números seguintes, pode ser autorizado, com o acordo do funcionário ou agente, o uso de veículo próprio nas deslocações em serviço em território nacional.
2 - O uso de viatura própria só é permitido quando, esgotadas as possibilidades de utilização económica das viaturas afectas ao serviço, o atraso no transporte implique grave inconveniente para o serviço.
3 - Na autorização individual para o uso de automóvel próprio deve ter-se em consideração, para além do disposto no número anterior, o interesse do serviço numa perspectiva económico-funcional mais rentável.
4 - A pedido do interessado e por sua conveniência, pode ser autorizado o uso de veículo próprio em deslocações de serviço para localidades servidas por transporte público que o funcionário ou agente devesse, em princípio, utilizar, abonando-se, neste caso, apenas o montante correspondente ao custo das passagens no transporte colectivo.



in http://www.gef.min-edu.pt/ARQUIVODOCUMENTAL/CIRCULARES_OFICIOS/2011ANO/repNOTAS2011/NOTAINF4_2011.pdf


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quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Medidas de apoios sociais para os alunos com necessidades educativas especiais

O Decreto -Lei n.º 55/2009, de 2 de março, no artigo 32.º contempla os apoios sociais para os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, destacando -se a gratuitidade do transporte escolar para os alunos que residam a menos de 3 km do estabelecimento de ensino, bem como para os alunos que frequentam as escolas de referência ou as unidades de ensino estruturado e de apoio especializado a que se referem as alíneas a) e b) dos n.os 2 e 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro.


O n.º 2 do artigo 32.º do Decreto -Lei n.º 55/2009, de 2 de março, prevê que no caso de não poderem ser utilizados os transportes regulares ou os transportes escolares, a comparticipação do custo dos transportes a que se refere a alínea b) é da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência.



O Decreto -Lei n.º 176/2012 de 2 de agosto, nas disposições finais altera o n.º 1 do artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 299/84, de 5 de setembro, alterado pela Lei n.º 13/2006, de 17 de abril, e pelos Decretos -Leis n.os 7/2003, de 15 de janeiro, 186/2008, de 19 de setembro e 29 -A/2011, de 1 de março, clarificando que “O transporte escolar é gratuito até ao final do 3.º ciclo do ensino básico, [...], bem como para os estudantes com necessidades educativas especiais que frequentam o ensino básico e secundário”.



O Despacho n.º 18987/2009, de 17 de agosto, com as alterações introduzidas pelos Despachos n.os 11886 -A/2012, de 06 de setembro e 11861/2013, de 12 de setembro, regula as condições da aplicação das medidas da ação social escolar, nomeadamente no que a este apoio respeita por parte do Ministério da Educação e Ciência. A contratação, por ano letivo, dos serviços necessários a assegurar o transporte escolar dos alunos com necessidades educativas especiais é efetuada por cada escola /agrupamento, sendo os correspondentes encargos financeiros suportados por verbas a transferir pela Direção -Geral dos Estabelecimentos Escolares para aqueles Agrupamentos de Escolas.



Publicação de hoje: Portaria n.º 920/2014, de 5 de novembro: Considerando que há lugar a encargos orçamentais em mais de um ano económico, há necessidade de obtenção de autorização prévia conferida em portaria, relativa ao ano letivo 2014/2015. Nestes termos, em conformidade com o disposto no n.º 1 do artigo 22.º do Decreto -Lei n.º 197/99, de 8 de junho, conjugado com oartigo 25.º do Decreto -Lei n.º 155/92, de 8 de julho, e considerando o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, e no n.º 1 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 127/2012, de 21 de junho, e ao abrigo das competências delegadas nos termos do Despacho n.º 9459/2013, de 19 de julho, do Despacho n.º 4654/2013, de 3 de abril, e do Despacho n.º 12280/2013, de 26 de setembro, manda o Governo pelo Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento e pelo Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, o seguinte:

1) Ficam os Agrupamentos, autorizados a assumir os encargos plurianuais decorrentes da aquisição de serviços de transporte escolar dos alunos com necessidades especiais, durante o ano letivo 2014/2015, com a seguinte distribuição anual:

a) Ano de 2014: Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga — 72.794,68 €; Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, Porto — 96.715,00 €; Agrupamento de Escolas Terras de Larus, Seixal — 70.920,00 €

b) Ano de 2015: Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga — 105.980,49 €; Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, Porto — 148.591,00 €; Agrupamento de Escolas Terras de Larus, Seixal — 119.185,00 €

2) As importâncias fixadas na alínea b) do n.º 1 da presente portaria serão acrescidas dos saldos que se apurarem na execução do ano económico anterior.

3) A presente Portaria produz efeitos desde a data da sua assinatura. 27 de outubro de 2014 (...).



Ler também:
Decreto-Lei n.º 55/2009, de 02 de março - Estabelece o regime jurídico aplicável à atribuição e ao funcionamento dos apoios no âmbito da ação social escolar.



Despacho n.º 11306-D/2014, D.R. n.º 172, Suplemento, Série II, de 8 de setembro de 2014 - Medidas de Ação Social Escolar a aplicar no ano escolar de 2014-2015.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Transição para a Vida Ativa | Caminhos Para a Inclusão em Cascais


Um vídeo sobre educar e formar para a vida ativa. Partilho o filme realizado pela CMC sobre Transição da Escola para a Vida Ativa. Vale a pena assistir!