sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Libros, revistas, artículos y otras fuentes documentales sobre discapacidad en España

Niña con discapacidad intelectual sonriendoAquí se muestra una selección de las principales fuentes documentales sobre discapacidad recogidas en el SID. Puede consultar el resto de fuentes documentales sobre discapacidad existentes por secciones, por temas, por colectivos o por ámbitos.

Biblioteca Digital sobre Discapacidad en España


Biblioteca DigitalLas bibliotecas digitales son colecciones de documentos en formato digital, organizadas conforme a criterios documentales y dispuestas para su consulta por los usuarios a través de Internet. Para que se considere una biblioteca digital es necesario un sistema de organización de los fondos y de acceso de los mismos, no es una simple recopilación de enlaces o recursos disponibles en Internet.

En este apartado el usuario puede consultar todos los documentos a texto completo que están recopilados en el Servicio de Información sobre Discapacidad. Todos estos documentos han sido sometidos a una categorización y análisis documental. Gracias a esta categorización se puede consultar según el tipo de documento que sea o bien por los diferentes temas, colectivos y ámbitos. Igualmente se puede buscar por texto libre.

Búsqueda Avanzada de Fuentes Documentales (marcando la casilla "Documentos a texto completo" y especificando los campos que necesite).

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Censos 2011 - Análise à População com Deficiência

Os resultados definitivos dos Censos 2011 encontram-se disponíveis no site do Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE,  I.P.) , em http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos2011_apresentação
O acesso e pesquisa de dados sobre o grau de dificuldade em realizar algumas tarefas/atividades (tal como ver, ouvir, andar ou subir degraus, memória ou concentração, tomar banho ou vestir-se sozinho e compreender os outros ou fazer-se compreender), obtidos nos Censos 2011, é possível através do link  http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=censos_quadros_populacao , consultando os Quadros população 6.21 a 6.26

Pode também consultar uma síntese dos resultados definitivos do Censos 2011, neste menu, nos documentos em anexo, encontrando a informação sobre dificuldades na realização de algumas actividades nas páginas 16 e 17.

Outra informação disponível é a relativa a dois levantamentos realizados em 1995 e 2001, por diferentes entidades e segundo ópticas diversas:

  • o "Inquérito nacional às incapacidades, deficiências e desvantagens", realizado em 1995 pelo então Secretariado Nacional de Reabilitação,
  • e os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística, fruto dos Censos 2001, disponíveis neste menu, nos documentos em anexo.




What is the European Agency for Special Needs and Inclusive Education?

This document is divided into sections so you can find what you are looking for. 
Use the menu on the right to find the information you need.

Symbol for information-the letter “i” in a circle

The European Agency for Special Needs and Inclusive Education is an organisation that works with information about special needs and inclusive education.




student sitting at desk with adult next to them supporting them to learnInclusive education is education where everybody can learn together. 

 

 

 People who need support in learning can get the support they need. 

symbol of 7 people standing in a circle holding hands. A person in a wheelchair is coming towards them to be included in the circleIn inclusive education everyone is included and nobody is left out. 


Everyone can learn together at the same time in the same place.



symbol - map of EuropeWe call the European Agency for Special Needs and Inclusive Education the Agency. We are a European organisation.



People waving country flags and holding handsThis means that we work with people in different European countries.


We try to help them to work together.


More information at www.inclusion-europe.org/etr.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Colégios de ensino especial admitem não abrir em janeiro e criticam dívidas do Estado

Os colégios privados de ensino especial admitem não abrir portas em janeiro para o início do segundo período letivo devido a uma «situação financeira aflitiva» provocada por dívidas do Ministério da Educação, que garante já ter regularizado os pagamentos.


«Chegados ao dia 30 de dezembro, o Estado ainda não pagou aos colégios qualquer quantia referente aos serviços educativos, alimentação e transportes, prestados desde setembro de 2014. Os colégios têm dezenas de trabalhadores com salários em atraso, dívidas ao fisco e à segurança social e dívidas aos fornecedores. A situação é desesperante», denunciou a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), em comunicado.


De acordo com os números divulgados pela AEEP, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) deve 1,2 milhões de euros a oito colégios privados de ensino especial, envolvendo mais de 250 trabalhadores e 700 alunos.
«Os colégios não têm mais capacidade para se manter em funcionamento, aumentando as dívidas acumuladas sem qualquer garantia ou certeza de quando receberão. Por isso, os colégios, reunidos hoje na AEEP, constataram que não têm condições para reabrir no próximo dia 5 de janeiro, 1º dia de aulas do segundo período letivo» declarou a AEEP.
No entanto, em resposta à agência Lusa, o MEC assegurou que «os pagamentos às 77 entidades que celebraram contratos de cooperação, no âmbito do ensino especial, já foram regularizados, restando apenas situações pontuais».
Também no que diz respeito às escolas de ensino artístico especializado, a AEEP acusa o MEC de ter uma dívida superior a três milhões de euros a 15 conservatórios privados, não tendo sido ainda paga às escolas de música e dança qualquer quantia relativa aos contratos de patrocínio do Estado referente ao ano letivo em curso.

Ler Artigo Completo (Pág.1/2) Página seguinte




Fonte: tsf

Breve balanço do projeto europeu SENnet

logoO projeto europeu SENnet, financiado pelo Programa Lifelong Learning (LLL), está a chegar ao seu final. Constituiu-se como rede para as necessidades educativas especiais, foi coordenado pela European Schoolnet (EUN) e integrou instituições educativas e parceiros ligados à educação especial e às tecnologias de informação e comunicação de 7 países - Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estónia, Itália, Portugal e Turquia -, articulando com a Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva.

Criou um sítio Web onde se encontram todos os resultados das atividades e produtos realizados - http://sennet.eun.org/ - e comunidade no Facebook - https://www.facebook.com/groups/SENnetwork/ .

Todos os alunos beneficiam do potencial pedagógico das TIC, mas para os alunos com NEE as tecnologias podem mudar a sua vida, permitindo-lhes mais acesso e maior autonomia, graças à utilização de ampliadores de carateres, leitores de ecrã, sintetizadores de fala, comunicação por símbolos, tecnologias móveis e outros dispositivos.

O projeto apresenta resultados positivos em três áreas nucleares: (i) investigação e estudos de caso; (ii) recursos educativos digitais; e, (iii) formação online sobre inclusão e acesso às tecnologias.

Na área de investigação e estudos de caso foram produzidos  relatórios temáticos sobre inovação relativa ao papel das TIC na inclusão de alunos com NEE em escolas regulares, ao desenho universal de aprendizagem e à utilização de tablets.  Um conjunto de estudos de caso sobre impactos das tecnologias na aprendizagem de alunos com NEE foram levados a cabo por todos os parceiros, os quais foram ilustrados com vídeos,  disponíveis no sítio web do projeto SENnet.


O parceiro português apresentou oito estudos de caso que se encontram reunidos em e-book - http://crtic1estudos1caso.pressbooks.com/ . 


No âmbito dos recursos educativos digitais foram identificados cerca de 200 novos recursos pelos parceiros, e, no total, foram  classificados cerca de 600 recursos  de acordo com especificações de acessibilidade, tendo sido aberta uma nova categoria NEE no repositório da EUN - http://lreforschools.eun.org .


Relativamente ao desenvolvimento de competências de professores foi organizado um curso online sobre «Inclusão e Acesso às Tecnologias», que os parceiros europeus adaptaram e localizaram aos respetivos contextos nacionais. Das várias iniciativas,  destaca-se o curso massivo aberto online (MOOC)  organizado em Portugal - http://www.inctec2014.blogspot.pt/ - o qual mobilizou 927 inscrições.


Resume-se, deste modo, o balanço dos três anos de atividade do projeto europeu SENnet.


website

Dados estatísticos sobre Necessidades Especiais de Educação 2014

Necessidades Especiais de Educação
A DGEEC apresenta os principais resultados relativos a necessidades especiais de educação, ano letivo 2013/2014.

Retomando a produção e difusão de informação estatística oficial relativa a Necessidades Especiais de Educação, a DGEEC apresenta os principais resultados associados a crianças e alunos com necessidades especiais de educação, à Intervenção Precoce na Infância, Unidades de Apoio Especializado, professores e outros técnicos de educação especial e técnicos disponibilizados pelos Centros de Recursos para a Inclusão. 

A informação refere-se a Portugal Continental, ano letivo 2013/2014.

Nota de apresentação [
PDF]
Necessidades especiais de educação 2013/2014 [XLSX] [ODS]


Fonte: DGE



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal e Próspero Ano 2015

Aos leitores deste blogue desejo um Bom Natal e um Próspero Ano 2015 .


Quero ainda deixar uma nota de agradecimento a todos aqueles que espreitaram ou visitaram este espaço.


Em 2015 continuarei a partilhar materiais e informação no âmbito da educação especial.  Espero que sejam do vosso agrado!
casa navidad papa noel animaciones

Princípios básicos da educação especial nos principais países da união europeia


Todos los países europeos están adaptando la educación especial de acuerdo con los principios de normalización
, integración e inclusión, y con la concepción de la educación como un servicio prestado a la ciudadanía. Sin embargo, existen pequeñas diferencias de matiz que dan lugar a las siguientes tendencias: