domingo, 5 de junho de 2016

Novos Rumos para a Educação Inclusiva - Documento publicado pela Pró-Inclusão

https://gallery.mailchimp.com/c51779258ed6a5714505b7438/files/Tertulia_Documento_sintese.pdfNOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Documento da Pró–Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, sobre a situação atual do apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)

A Pró - Inclusão tem vindo, desde a sua criação em 2008, a assumir posições públicas sobre os valores e práticas do sistema de apoio aos alunos com dificuldades escolares, incluindo os abrangidos pelo sistema de Educação Especial. As posições da Pró-Inclusão têm vindo a ser amplamente divulgadas, nomeadamente em congressos internacionais, conferências parlamentares, seminários e participação em Grupos de Trabalho especializados. A Pró-Inclusão realizou um trabalho de recolha e discussão de propostas de melhoria que incluiu diversas personalidades e representantes dos diferentes subsistemas e ministérios, cujo resultado é apresentado neste documento.

Novos Rumos para a Educação Inclusiva - Documento

Este documento vem juntar-se a um conjunto de reflexões que estarão na base da participação da Pró-Inclusão na próxima Conferência Parlamentar, que se realizará na Assembleia da República, no dia 8 de junho, e relativamente à qual endereçámos previamente o convite, contando desde já com a vossa importante e significativa presença.

Cumprimentos inclusivos

Atenciosamente
Margarida Loureiro & Sofia Andrade
Assessoras Técnico Pedagógicas da Pin-ANDEE

sábado, 28 de maio de 2016

Convite para a Conferência Parlamentar sobre NEE - 8 junho 2016


Temos o prazer de vos informar que a Pró-Inclusão, na pessoa do seu presidente, Professor Doutor David Rodrigues, foi convidada para apresentar uma intervenção no âmbito da realização da Conferência Parlamentar sobre Necessidades Educativas Especiais - Deficiência e Escolaridade Obrigatória - Quais os desafios?, cujo Convite vos reencaminhamos.

Esta Conferência Parlamentar terá lugar no próximo dia 8 de junho, entre as 9h30 e as 13h30, na Sala do Senado da Assembleia da República.

Para participar deverão inscrever-se até 7 de junho, através do seguinte link:http://app.parlamento.pt/InscriptionForm/form/FormularioA.aspx?formid=cec08062016



O Programa está disponível através do link:http://app.parlamento.pt/comissoes/programaConferencia8junho2016.pdf

Atenciosamente
Margarida Loureiro
Sofia Duarte Andrade
Assessoras Técnico Pedagógicas da Pin-ANDEE








segunda-feira, 23 de maio de 2016

Rede de oferta de Cursos Profissionais para o ciclo de formação 2016/2019

Clique no link DGEstE para consultar todos os cursos  profissionais homologados para o ciclo de formação 2016/2019.



sábado, 21 de maio de 2016

O que é o relatório circunstanciado? Está na altura de começar a prepará-los!

Como sabem, a avaliação do Programa Educativo Individual de uma criança ou aluno com NEE realiza-se nos 3 principais momentos de avaliação sumativa interna de cada estabelecimento de ensino dos agrupamentos de escolas e é consolidada, anualmente, num relatório no final do ano letivo (relatório circunstanciado: pontos 3-6 do art. 13.º do DL n.º 3/2008, na versão atual).

Assim, no final de cada ano escolar, o relatório circunstanciado é elaborado pelo educador de infância, professor de 1.º ciclo / DT, docente de EE e outros profissionais que acompanhem o processo educativo da criança / aluno, devendo incluir, pelo menos, os seguintes dados e/ou procedimentos:


- Explicitar a necessidade da criança / aluno continuar a beneficiar de adequações no processo de ensino/aprendizagem;
- Propor as alterações do PEI;
- Ser aprovado pelo conselho pedagógico e encarregado de educação;
  Anexar este documento ao PEI e ser disponibilizado às famílias dos alunos.



Partilho alguns exemplos de relatórios circunstanciados:


1 - RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DO ALUNO
2 - relatório circunstanciado
3 - Relatório Cicunstanciado
4 - MODELO DE RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO


sábado, 14 de maio de 2016

II Encontro Internacional de Educação Especial: Contributos para a Intervenção - 14 e 15 julho 2016



Consulte toda a informação sobre o Encontro em II Encontro Internacional de Educação Especial: Contributos para a Intervenção


Submissão de trabalhos:

  • Serão aceites trabalhos sob a forma de Comunicação e/ou Poster nas áreas temáticas do Encontro.
  • Cada comunicação não deve ultrapassar 15 minutos. 
  • O formato do poster deve respeitar o tamanho de 100 cm de altura por 70 de largura.
  • A submissão de trabalhos não dispensa a inscrição no Congresso.

Datas Limite

  • Receção de resumos – 20 de maio(através do email eiee[arroba]esec[ponto]pt )
  • Comunicação da aceitação do resumo – 9 de junho
  • Receção de textos para publicação na Revista EXEDRA – 31 de julho

Ação de Formação: Organização de respostas educativas para alunos com NEE no contexto da escola inclusiva

O Sindicato Independente de Professores e Educadores vai promover, no próximo dia 1 de junho, pelas 16h30, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Monserrate, uma Ação de Curta Duração, certificada pelo Centro de Formação do SIPE, ao abrigo da alínea b), do nº 1, do artigo 8º, do  Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, no âmbito da Educação Especial.

Esta ação, que tem como título, Organização de respostas educativas para alunos com necessidades educativas especiais, no contexto da escola inclusiva, destina-se a docentes de todos os grupos de recrutamento e outros profissionais ligados à área da educação. Para efeitos do disposto no ECD, a frequência desta modalidade de formação tem como limite máximo um quinto do total de horas de formação obrigatória no respetivo escalão ou ciclo avaliativo.

As inscrições deverão ser efetuadas em:
 

domingo, 8 de maio de 2016

Também defendo um 1.º Ciclo até ao sexto ano de escolaridade! Em Espanha e noutros países é assim!

"O 2.º ciclo é uma espécie de enxerto, sem identidade própria" David Justino, presidente do Conselho Nacional de Educação e ex-ministro, é favorável à ideia de um 1.º ciclo mais longo, até ao sexto ano de escolaridade.



A possibilidade de rever o modelo de ciclos, por exemplo avançando para a solução de 6+6 anos, também está a ser discutida pelo Conselho Nacional de Educação?


Ainda não foi discutida em plenário no Conselho mas aind ano último seminário que fizemos, no Porto, o tema foi abordado por dois conferencistas: o professor Júlio Pedrosa [ex-ministro da Educação] e o Sérgio Niza, do Movimento Escola Moderna. Defenderam a integração [de ciclos] e foram muito assertivos. A ideia é considerar a chamada educação de infância, três anos de creche mais três anos de Jardim de Infância, e depois mais seis anos para o que chamam o ensino primário, englobando até ao 6.º ano. Eu também defendo isso.

E em relação aos professores? Atualmente o 1.º ciclo é em regime de monodocência, com um professor titular de turma, enquanto o 2.º ciclo já se aproxima da lógica dos ciclos seguintes...


Uma possibilidade é ter os primeiros três anos de monodocência pura e nos segundos três anos monodocência coadjuvada [com outros professores mas mantendo o titular de turma]. Eu estou também inclinado para o 3+3.


Uma das críticas frequentes à atual estrutura do 2.º ciclo é que nem dá continuidade ao 1.º nem prepara bem os alunos para os seguintes...


Sim, porque no 2.º ciclo, o problema que se põe, é um problema que já vem desde o Veiga Simão, do ciclo preparatório. Foi um ciclo criado para reforçar a escolaridade de seis anos, adotada em 1964, e depois nunca se resolveu. O 2.º ciclo é uma espécie de enxerto, sem identidade própria, entre o ensino generalista, integrado, e o ensino especializado, a organização do currículo em disciplinas. Isso só se deve fazer a partir da adolescência, 11 , 12 anos. Mas, por exemplo em escolas EB 2,3 [básicas do 2.º e 3.º ciclo], fazem-no funcionar sob a forma de disciplinas. Há uma contaminação do 3.º ciclo sobre o 2.º.

Fonte: JN

Calendário de Provas e Exames 2015/2016




Provas e Exames
Selecione, no calendário, a data e a disciplina para obter a prova e os respetivos critérios de classificação.
JunhoJulho
06081517212223271519202122
1.º Ciclo do Ensino Básico
Matemática e Estudo do Meio 2.º AnoP.A.
Português e Estudo do Meio 2.º AnoP.A.
2.º Ciclo do Ensino Básico
Matemática 5.º AnoP.A.
Português 5.º AnoP.A.
3.º Ciclo do Ensino Básico
Matemática 8.º AnoP.A.
Matemática-921ª F2ª F
PLNM-931ª F2ª F
PLNM-941ª F2ª F
Português 8.º AnoP.A.
Português-911ª F2ª F
Ensino Secundário
Alemão-5011ª F2ª F
Biologia e Geologia-7021ª F2ª F
Desenho A-7061ª F2ª F
Economia A-7121ª F2ª F
Espanhol-5471ª F2ª F
Filosofia-7141ª F2ª F
Francês-5171ª F2ª F
Física e Química A-7151ª F2ª F
Geografia A-7191ª F2ª F
Geometria Descritiva A-7081ª F2ª F
História A-6231ª F2ª F
História B-7231ª F2ª F
História da Cultura e das Artes-7241ª F2ª F
Inglês-5501ª F2ª F
Latim A-7321ª F2ª F
Literatura Portuguesa-7341ª F2ª F
Matemática A-6351ª F2ª F
Matemática Aplicada às Ciências Sociais-8351ª F2ª F
Matemática B-7351ª F2ª F
PLNM-8391ª F2ª F
Português-2391ª F2ª F
Português-6391ª F2ª F
Legenda: F: Fase