segunda-feira, 23 de abril de 2018

Concursos Interno, Externo, Extraordinário, Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento 2018/2019


Concurso Interno antecipado

Imagem relacionada
Aviso de abertura
Nota informativa

Manual de utilizador QA/QE
Manual de utilizador QZP
Manual de Utilizador LSVLD


Legislação
Decreto-Lei 28/2017
Decreto-Lei 15/2018
Decreto-Lei 16/2018
Portaria 107-A/2018
Portaria 107-B/2018

Códigos dos AE/ENA


Concurso Externo Ordinário/Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento e Concurso Externo Extraordinário

Aviso de abertura

Nota informativa

Manual de utilizador Externo
Manual de Utilizador LSVLD


Legislação
Decreto-Lei 28/2017
Decreto-Lei 15/2018
Decreto-Lei 16/2018
Portaria 107-A/2018
Portaria 107-B/2018

Códigos dos AE/ENA

Lista de Estabelecimentos Particulares com contrato de associação, para efeitos da 2ª prioridade
Lista de instituições públicas que relevam para efeitos da 2ª prioridade



SIGRHE

Aplicação eletrónica disponível entre o dia 23 de abril e as 18:00 horas de 3 de maio de 2018 (hora de Portugal continental) para efetuar candidatura ao Concurso Interno, Concurso Externo Ordinário/Contratação Inicial/Reserva de Recrutamento e Concurso Externo Extraordinário, destinados a Educadores de Infância e a Professores dos Ensinos Básico e Secundário, com vista a satisfação das necessidades permanentes dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas (AE/ENA) e dos quadros de zona pedagógica e das necessidades temporárias.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Perfil do Professor de Educação Especial - Pró-inclusão

O que faz um Professor de Educação Especial? 

      domingo, 7 de janeiro de 2018

      Normas de execução da Prestação Social para a Inclusão

      Foi publicada a Portaria n.º 5/2018 - Diário da República n.º 4/2018, de 5 de janeiro, que estabelece as normas de execução do Decreto-Lei n.º 126-A/2017, de 6 de outubro, o qual institui a prestação social para a inclusão. 
      Resultado de imagem para prestação social para a inclusão requerimento
      A prestação social para a inclusão instituída pelo Decreto-Lei n.º 126-A/2017, de 6 de outubro, tem como objetivo compensar os encargos acrescidos no domínio da deficiência, com vista a promover a autonomia, a inclusão social e o combate à pobreza das pessoas com deficiência.

      sábado, 23 de dezembro de 2017

      Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

      O que é o Natal? É o breviário do espírito da amizade que luze todo o ano. É a reflexão e a benevolência, é a esperança renascida para encaminhar a paz, é o entendimento e a complacência para os seres humanos. Natal não é o fim de ano, é o reenceto, é o nascimento, é a expectativa de que um novo ano que se avizinha, é o desejo de ter connosco todas essas pessoas queridas que fazem parte de nossa vida. 

      Resultado de imagem para frases de natal e ano novo

      quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

      Escolas portuguesas são mais inclusivas, mas é preciso mais apoio técnico

      Um relatório do Observatório da Deficiência destaca os progressos alcançados na promoção da escola inclusiva, que possibilitaram a integração de 99% dos estudantes com deficiência no ensino regular, mas alerta para a necessidade de mais apoio técnico aos alunos.

      "Portugal tem dado alguns passos importantes para a concretização do paradigma da escola inclusiva no decurso da escolaridade obrigatória", que permitiram que 86% destes alunos frequentem a escola pública, refere o relatório do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH), apresentado no II Encontro do ODDH -- Deficiência, Cidadania e Inovação Social, que está a decorrer em Lisboa.

      O observatório aponta o aumento do número de alunos que frequentam o terceiro ciclo e o ensino secundário, mas chama a atenção para "a limitação de recursos atribuídos à concretização destas políticas, nomeadamente no que diz respeito ao número de horas de apoio técnico disponibilizado aos alunos".

      "Enquanto o número de horas de acompanhamento por parte dos profissionais afetos às escolas se manteve relativamente estável, o número de horas mensais de apoio terapêutico prestado pelos CRI [Centros de Recursos para a Inclusão] sofreu um corte acentuado, passando quase para metade a partir do ano letivo 2015-2016", sublinha o relatório "Pessoas com Deficiência em Portugal -- Indicadores de Direitos Humanos 2017".

      Por outro lado, o rácio do número de estudantes com necessidades educativas especiais por cada docente de educação especial" tem "sofrido uma ligeira diminuição desde o ano letivo 2014-2015, tendo passado de 12 para 11 alunos por docente em 2016-2017", adianta o documento que sistematiza informação, atualmente dispersa, sobre a situação das pessoas com deficiência em Portugal, a partir de fontes secundárias, nacionais e internacionais.

      A legislação determina que os alunos com necessidades especiais de educação possam beneficiar de uma redução do tamanho das turmas (12), desde que aí passem pelo menos 60% do tempo letivo.

      Contudo, os dados relativos à percentagem de tempo que estudantes com Currículo Específico Individual ou que frequentam uma Unidade Especializada passam com a turma revelam que "a maioria destes alunos continua a não beneficiar de uma educação verdadeiramente inclusiva, dado que mais de metade (57%) passa menos de 40% do tempo letivo com a turma e quase 30% passam menos de 20%".

      Segundo o documento, persiste "uma grande disparidade" entre o número de alunas (38%) e de alunos (62%) com necessidades educativas especiais.

      "Mesmo considerando que nestas faixas etárias existe na população em geral um maior número de rapazes do que de raparigas e que essa diferença é superior no caso de rapazes e raparigas com deficiência, essas diferenças não são suficientes para explicar esta assimetria de género", sublinha.

      O observatório aponta que este desfasamento poderá estar relacionado com o subdiagnóstico da deficiência na população feminina, uma tendência evidenciada por estudos recentes realizados por exemplo na população com autismo.

      quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

      Criação do Grupo de Língua Gestual Portuguesa

      O Ministério da Educação enviou às organizações sindicais de docentes, para negociação durante a próxima semana, o Projeto de Decreto-Lei que cria o grupo de recrutamento da Língua Gestual Portuguesa e o Relatório do Grupo de Trabalho constituído pelo Despacho n.º 2286/2017 - Língua Gestual Portuguesa

      Relatório do Grupo de Trabalho constituído pelo Despacho n.º 2286/2017


      Projeto de Decreto-Lei que cria o grupo de recrutamento da Língua Gestual Portuguesa

      domingo, 3 de dezembro de 2017

      Partiha e Divulgação de Informação a Pais/EE - Site ESCOLA+


      Imagem do logo da Escola+: a palavra escola+ escrita por um lápis azul

      O Site ESCOLA+ é constituído por um grupo de cidadãos ativos e pais atentos que, em conjunto, criaram uma plataforma interativa sobre a escola.
      A Plataforma Escola+ é um espaço on-line, onde se partilha Informação útil relacionada com a escola e a educação, envolvendo a comunidade local (nesta fase inicial vamos ter como projeto pivô a localidade da Brandoa).


      Fonte: http://escolamais.pt/1422-2/quem-somos/

      Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro

      O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

       Partilho alguma informação de filmes / vídeos alusivos à temática. Para visualizarem os filmes / vídeos cliquem nos seguintes links:

      segunda-feira, 20 de novembro de 2017

      Convite para o “II Seminário Erasmus+ e as Necessidades Especiais: Partilha de experiências”


      Exmo(a). Senhor(a),

      Em nome da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, convidamos V. Exa. para participar no “II Seminário Erasmus+ e as Necessidades Especiais: Partilha de experiências”, que se celebrará no próximo dia 30 de novembro de 2017, no auditório da Escola Secundária Rainha D. Leonor, em Lisboa.

      Este evento pretende associar a Agência Nacional às celebrações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e visa potenciar a participação, no Programa Erasmus+, das instituições/organizações/associações ligadas à educação e que trabalham com este público-alvo. Poderá consultar o programa do evento e fazer a sua inscrição no link https://informatica155.wixsite.com/necessidadeespeciais
      Por outra parte, se assim o entender, agradecemos que divulgue o convite entre outras pessoas/instituições que possam estar interessadas na temática deste evento.

      Ficamos ao dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.

      Com os melhores cumprimentos,