sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Planificação da área curricular específica de Cidadania


A partir de hoje, começarei a partilhar um conjunto de planificações / programações anuais, que eu elaborei, nos últimos 10 anos escolares, para apoiar os meus alunos com CEI.

Exemplo 1: planificação da área curricular específica de cidadania - aluno com CEI que frequenta o 7.º ano de escolaridade.

Já sabem que nenhum dos exemplos que serão aqui expostos se aplicará a outro aluno com CEI, uma vez que estas programações são feitas em função do perfil de funcionalidade de cada indivíduo.

No entanto, as planificações podem servir de referência, nalguns casos, à programação, definição de objetivos e atividades para o apoio e intervenção aos jovens com CEI.


Educação Especial versus Instituto Nacional para a Reabilitação (INR)

O INR, IP é um instituto público integrado, actualmente tutelado pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, estando dotado de autonomia administrativa e património próprio.
Logotipo do Instituto Nacional para a Reabilitação
A garantia de igualdade de oportunidades, o combate à discriminação e a valorização das pessoas com deficiência, numa perspetiva de promoção dos seus direitos fundamentais, são os princípios que norteiam a atuação do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP.
Programas e Projectos - Mais qualidade de vida

Fonte: portal da internet do INR

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Gratificação de especialização e de itinerância - docentes de educação especial

A partir do mês de janeiro de 2012, os docentes de educação especial deixam de receber a gratificação de especialização e de itinerância. 
                                                                                           
                                                                                      (...)
9- Gratificações de especialização e de itinerância dos docentes do ensino especial (art.º 214º da LOE)
Face à revogação do Decreto-Lei n.º 232/87, de 11 de junho, que regulava as gratificações de especialização e de itinerância dos docentes do ensino especial, deixa de ser devido o abono da gratificação aos docentes do ensino especial.

Documento para consulta: Estratégia Nacional para a Deficiência (ENDEF 2011-2013)

Recomendo a consulta do documento designado por Estratégia Nacional para a Deficiência (ENDEF 2011-2013), que foi publicado em 14 de dezembro pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2010, integrando várias medidas da responsabilidade do Ministério da Educação.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Site quadro e giz - uma boa ferramenta de trabalho para alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Este sítio da internet proporciona um leque variado de materiais, incluindo artigos científicos, áreas educativas de interesse, planificações, nas principais áreas curriculares disciplinares do 1.º ciclo do ensino básico: Língua Portuguesa; Matemática; Estudo do Meio e Expressão Plástica.
Segundo a autora da página da internet, esse sítio  não pretende ser de carácter institucional, mas antes um lugar onde se partilha experiências e materiais variados pelos utilizadores do site, independentemente das metodologias / ideologias seguidas por cada um.

As atividades apresentadas neste site podem ser uma boa ferramenta de trabalho para as nossas crianças e alunos com NEE, dado conter inúmeras fichas de trabalho, jogos, histórias, materiais multimédia, música, entre outros.
 Recomendo a sua consulta e utilização!


Língua Portuguesa (647)
Estudo do Meio (242)
1º ano (+2)
2º ano (+4)
3º ano (+8)
4ºano ()
1ºano ()
2º ano (+7)



Matemática (464)
Expressão Plástica (123)
1º ano (+4)
2º ano (+40)
3º ano (+8)
4ºano (+1)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Exemplo 2: horário anual para um aluno com Currículo Específico Individual (CEI)


Hoje, partilho o exemplo de um horário de um aluno, que frequenta a sua escolaridade com um CEI no 9.º ano (3.º ciclo do ensino básico).

Como se pode observar no quadro em baixo, esse aluno tem forçosamente um plano individual de transição (PIT) destinado a promover a transição para a vida pós–escolar (TVA) e, sempre que possível, para o exercício de uma atividade profissional com adequada inserção social, familiar ou numa instituição de carácter ocupacional.

Exemplo do horário – nome do aluno, ano, turma e número.
HORAS
2ª FEIRA
sala
3ª FEIRA
sala
4ª FEIRA
sala
5ª FEIRA
sala
6ª FEIRA
sala
8. 30m
AVD
12
MAT

EM+

EF+
PG
TVA
Local de estágio
9. 15m
LP
12
AVD
12
LP
04
EF+
PG
TVA
10. 20m
CID
12
CID
12
AVD
12
LP
12
TVA
11. 05m
EF+
PG
EMRC+
12
CID
12
CID
12
TVA
11. 50m



15






12. 45m










13. 45m
TVA
Local de estágio
ATL
307
TIC+
05
AVD
12
EM+
04
14. 30m
TVA
ATL
307
TIC+
05
MAT
12
EM+
04
15. 30m
TVA
FC+
24
HA
08
HA
08


16.15m










+ Aulas com a Turma

ÁREAS CURRICULARES
NOME DOS PROFESSORES

Língua Portuguesa Funcional

Matemática Funcional

Cidadania

Atividades Vida Diária


Educação Física

Educação Moral Religiosa Católica

Ateliê / Manualidades

Formação Cívica

TIC

Homem Ambiente

EMRC

Educação Musical

TVA – estágio em empresa / instituição