segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Livro: VI Seminário Educação Inclusiva - programas e resumos

À semelhança dos anos anteriores, a comissão organizadora da Universidade Lusófona publicou um livro com o programa, os resumos e as notas biográficas dos comunicadores, que participaram no VI Seminário Educação Inclusiva, no dia 5 de outubro de 2013.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Nota informativa sobre alteração do período de trabalho diário e semanal dos docentes do ensino não superior - Portugal

Com a publicação da Lei n.º 68/2013, de 29 de agosto, o período normal de trabalho diário e semanal foi alterado para oito horas por dia e quarenta horas por semana como estipulado no n.º1 do artigo 2.º da supradita Lei.

O horário semanal dos docentes integra uma componente letiva e uma componente não letiva e desenvolve-se em cinco dias de trabalho, conforme o disposto no n.º 2 do artigo 76.º do ECD.
A componente letiva do pessoal docente da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico é de vinte cinco horas semanais e dos restantes ciclos e níveis de ensino, incluindo a educação especial, é de vinte e duas horas semanais, conforme o previsto nos nºs 1 e 2 do artigo 77.º do ECD.
A componente não letiva do serviço docente encontra-se definida no artigo 82.º do ECD e abrange a realização de trabalho individual e a prestação de trabalho no estabelecimento de educação ou ensino.
O aumento das 5 horas de trabalho semanal do Pessoal Docente, decorrente da aplicação da Lei acima referida, incide sobre a componente não letiva destinada a trabalho individual, mantendo-se assim o estipulado no nº 2, do artigo 9.º do Despacho normativo nº 7/2013, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 111, de 11 de Junho.
Lisboa, 04 de outubro de 2013
Mário Agostinho Alves Pereira
 
Diretor-Geral da Administração Escolar
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quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Esclarecimentos / sugestões aos docentes para aplicarem as medidas educativas no âmbito da Educação Especial

Segundo o disposto no art. 16.º do DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro, na sua versão atual, a adequação do processo de ensino e de aprendizagem integra medidas educativas que visam promover a aprendizagem e a participação dos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente.
 
As medidas educativas são:
a)
Apoio pedagógico personalizado;
b) Adequações curriculares individuais;
c) Adequações no processo de matrícula;
d) Adequações no processo de avaliação;
e) Currículo específico individual;
f) Tecnologias de apoio.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estratégias em sala de aula e em avaliações para alunos com NEE

Hoje partilho um documento, remetido via email  pelo professor Frederico Lima, que sugere determinadas estratégias na sala de aula e em avaliações para alunos com NEE / Dificuldades de Aprendizagem.
 
Exemplos :
Um aluno Hiperativo ou com Défice de Atenção – é muito difícil manter a atenção na mesma atividade, mais de 2 minutos … em passar os conteúdos do quadro , em estar sentado, em fazer sem interrupções o mesmo exercício, pois quando volta ao exercício já não se lembra do que estava a fazer… já se perdeu com outros assuntos não sei quantas vezes…
Um aluno com Dislexia ou Dificuldades na Leitura e Escrita – Ao ler um texto altera o que lá está e não percebe o conteúdo… nas perguntas sobre um texto que não percebeu muda lhe o sentido, logo, responde coisas que não têm nada a ver… o que passa do quadro tem erros… quando vai ler o que escreveu, também não faz sentido… nos apontamentos para estudar para o teste acontece o mesmo…
Aluno com Défice Cognitivo - metade das coisas que lhe são transmitidas não lhe fazem sentido…para além de não perceber metade das palavras que lê, no decorrer do discurso do professor perde-se em palavras que não sabe o significado e em contextos que não percebe…