terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estratégias em sala de aula e em avaliações para alunos com NEE

Hoje partilho um documento, remetido via email  pelo professor Frederico Lima, que sugere determinadas estratégias na sala de aula e em avaliações para alunos com NEE / Dificuldades de Aprendizagem.
 
Exemplos :
Um aluno Hiperativo ou com Défice de Atenção – é muito difícil manter a atenção na mesma atividade, mais de 2 minutos … em passar os conteúdos do quadro , em estar sentado, em fazer sem interrupções o mesmo exercício, pois quando volta ao exercício já não se lembra do que estava a fazer… já se perdeu com outros assuntos não sei quantas vezes…
Um aluno com Dislexia ou Dificuldades na Leitura e Escrita – Ao ler um texto altera o que lá está e não percebe o conteúdo… nas perguntas sobre um texto que não percebeu muda lhe o sentido, logo, responde coisas que não têm nada a ver… o que passa do quadro tem erros… quando vai ler o que escreveu, também não faz sentido… nos apontamentos para estudar para o teste acontece o mesmo…
Aluno com Défice Cognitivo - metade das coisas que lhe são transmitidas não lhe fazem sentido…para além de não perceber metade das palavras que lê, no decorrer do discurso do professor perde-se em palavras que não sabe o significado e em contextos que não percebe…
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário