As escolas de educação especial iniciaram já um processo de reorientação para Centros de Recursos para a Inclusão (CRI).
Estes centros de recursos têm como
objetivo apoiar a inclusão das crianças e jovens com deficiências e
incapacidade, em parceria com as estruturas da comunidade, através da
facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à
participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada
indivíduo.
O funcionamento dos CRI assenta na lógica do trabalho em parceria
com os agrupamentos de escola. Para responder às necessidades identificadas
mobiliza os seus próprios recursos e, se necessário, outros recursos da
comunidade imprescindíveis ao desenvolvimento de um trabalho em rede e em
parceria.
Deve porém notar-se que o processo de reorientação será
progressivo, prevendo-se que possa durar até 2013 e que a participação dos pais
será sempre assegurada. A transição dos alunos das escolas especiais para as
escolas regulares só se processará desde que estejam garantidas as devidas
condições, conforme consta da Declaração de Lisboa (http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min-edu.pt/).
Os CRI são peças chave para que essas condições possam ser alcançadas.
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