sábado, 15 de setembro de 2012

Educação Sexual em Meio Escolar

 
Foi regulamentada a Lei nº60/2009 de 6 de Agosto sobre Educação Sexual através da Portaria 196-A/2010, publicada em Diário da República a 9 de Abril de 2010.
Reconhecendo que a educação sexual é uma das dimensões da educação para a saúde, a Assembleia da República fez aprovar em 2009, através da Lei n.º 60/2009, de 6 de Agosto, um conjunto de princípios e regras, em matéria de educação sexual, prevendo, desde logo, a organização funcional da educação sexual nas escolas.
 
As actividades desenvolvidas pelas equipas de saúde escolar, deverão estar em concordância com o Programa Nacional de Saúde Escolar.
Daniel Sampaio refere que a “ Educação Sexual é um excelente campo para que os alunos, apoiados nos seus pais e professores, possam aumentar a sua capacidade para compreender as próprias emoções, o que é crucial para a sua sexualidade e para todas as outras dimensões da vida”.
A Educação Sexual é uma preocupação do sector da saúde, deve ter o acompanhamento dos profissionais das unidades de saúde que contam, no seu trabalho, com a parceria de toda a comunidade educativa.
Para mais informações consulte os seguintes documentos:
  • Orientação nº 010/2010 de 14/10/2010
    Programa Nacional de Saúde Escolar - Saúde Sexual e Reprodutiva - Educação Sexual em Meio Escolar - Lei n.º 60/2009 de 6 de Agosto - Processo de Acompanhamento
Para consultar a legislação relacionada com o tema, conteúdos educativos úteis, bibliografia recomendada e sítios de interesse visite o micro site da Educação sexual em Meio Escolar da Direcção-Geral da Saúde.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário