segunda-feira, 8 de abril de 2013

Estádios do desenvolvimento segundo Erikson: Desenvolvimento psicossocial

0-18 meses (desenvolvimento do Ego: Confiança básica/Desconfiança; força básica: Esperança – estádio de desenvolvimento oral e sensorial)

a confiança na mãe ou cuidador é a característica fundamental deste estádio, revelando-se fundamentalmente através do olhar e do toque, do dar e receber; o cuidador como agente social primário; necessidade de previsibilidade, consistência - constrói-se, nesta fase, a confiança básica e a confiança no futuro. Se, ao invés, a criança não aprender a confiança básica, se as suas necessidades não forem atendidas, pode permanecer um sentimento de não valer a pena e de desconfiança no mundo em geral.
18 meses a 3 anos (desenvolvimento do Ego: Autonomia/ Vergonha e Dúvida; força básica: Auto-controlo, Coragem, Vontade)

a aquisição de competências expande-se e permite escolhas…andar, falar, comer sozinho são importantes aquisições; assinala-se a aprendizagem de competências de autonomia, nomeadamente o controle de esfíncteres, ou seja, há um maior controle do próprio corpo. Constrói-se a auto-estima e começa a perceber-se o certo e o errado, surgindo o “não” como marco fundamental no desenvolvimento da personalidade; podem surgir dúvidas quanto às próprias capacidades, bem como vergonha e dúvida, no caso de o processo de aquisição das referidas competências não ser bem sucedido; os pais são aqueles com quem se mantém relações significativas.

3-5/6 anos (desenvolvimento do Ego: Iniciativa/ Culpa; Força básica: Objectivo)

o desejo de imitar os adultos aparece nesta fase, bem como a tomada de iniciativa na organização de actividades segundo um objectivo; o jogo simbólico é intenso; surge a fase dos “porquês”, que permitem explorar e perceber o mundo; a progressiva autonomia pode levar a conflitos com as orientações/regras dos pais, com o consequente sentimento de culpa; necessidade de equilíbrio entre a iniciativa da criança e os direitos e deveres dos outros; o agente social primário é a família nuclear.

6-12 anos (desenvolvimento do Ego: produtividade/ inferioridade; força básica: Método e Competência - fase de latência)

adquirem-se capacidades a nível social, cultural e escolar; a criança compara-se com os pares que, a par com os professores, se tornam agentes sociais primários; se se experienciar sentimentos de inadequação e inferioridade relativamente aos pares, podem surgir problemas de auto-estima.

12-18 anos (desenvolvimento do Ego: Identidade/ Confusão de papel; força básica: Devoção e Fidelidade)
18-35 anos (desenvolvimento do Ego: Intimidade e Solidariedade/isolamento; força básica: Afiliação e Amor)

procura de amizades fortes e do amor ;início de uma  identidade partilhada com outra pessoa e início da construção da família; poderá haver isolamento em caso de insucesso no estabelecimento de relações de amizade ou amor; namorados, cônjuge e amigos próximos são os principais agentes de socialização.

35-65 anos ( desenvolvimento do Ego: generatividade/ estagnação; força básica Produção e Cuidado)

etapa de grande produtividade ocupacional e familiar; o trabalho é central na vida da pessoa; a pessoa controla a sua vida; a tarefa significativa é a perpetuação da cultura e valores familiares; contribuição para melhorar a sociedade; receio da desocupação; os principais agentes de socialização são o local de trabalho, a comunidade e a família.

Velhice (desenvolvimento do Ego: Integridade do Eu/Desespero; força básica: Sabedoria)

análise do percurso vital; sentir-se bem sucedido dá um sentimento de Integridade, se a pessoa se sentir que olha par atrás com felicidade, contentamento e sensação de preenchimento. Aceitação da morte como parte da vida. Se a percepção do seu percurso for negativa, poderão surgir sentimentos de desespero ante os fracassos, ou um forte dogmatismo que só a própria pessoa entende como correcto.

 
Links de interesse:

Fonte: Centro de Recursos Online - Necessidades Educativas Especiais                                            

Sem comentários:

Enviar um comentário