Partilho um excelente artigo da autora do blogue Olhares (docente Clara Monteiro), designado - Áreas curriculares específicas: Daisy - Como planificar as áreas curriculares específicas?, que transcrevo a seguir:
«Em 1.º lugar avaliar o aluno e depois fazer uma planificação de acordo com a necessidade do aluno.
Com os alunos com deficiência visual trabalho as seguintes áreas: Braille, Orientação e Mobilidade, Daisy, Zoom Text, teclas de atalho, atividades da vida diária, JAWS, Ampliadores de caracteres, Treino de visão e Datilografar no computador. Como são várias as áreas só depois de avaliar cada aluno é que podemos decidir qua será a melhor área a trabalhar com aquele aluno, o que ele necessita para ser autónomo.
Hoje, apresento o modo como planifico as áreas curriculares específicas neste caso Daisy para os meus alunos (documento que fica anexo ao PEI). No final de cada período faço a avaliação.
Para quem não se sentir à vontade com este programa, esta apresentação do Dr Aquilino Rodrigues é bastante acessível (explicação DAISY aqui)»
«Em 1.º lugar avaliar o aluno e depois fazer uma planificação de acordo com a necessidade do aluno.
Com os alunos com deficiência visual trabalho as seguintes áreas: Braille, Orientação e Mobilidade, Daisy, Zoom Text, teclas de atalho, atividades da vida diária, JAWS, Ampliadores de caracteres, Treino de visão e Datilografar no computador. Como são várias as áreas só depois de avaliar cada aluno é que podemos decidir qua será a melhor área a trabalhar com aquele aluno, o que ele necessita para ser autónomo.
Hoje, apresento o modo como planifico as áreas curriculares específicas neste caso Daisy para os meus alunos (documento que fica anexo ao PEI). No final de cada período faço a avaliação.
Para quem não se sentir à vontade com este programa, esta apresentação do Dr Aquilino Rodrigues é bastante acessível (explicação DAISY aqui)»
áreas curriculares
específicas
|
|||
|
Material:
Computador com DAISY
|
Prof. Clara Monteiro E.E. - 930
|
COMPETÊNCIAS A
DESENVOLVER
|
_______ Período
|
|||
CONHECER/SABER UTILIZAR O SOFTWARE
DAISY
|
NT
|
NA
|
EA
|
A
|
Abrir um novo livro
de um CD
|
||||
Abrir um novo livro
copiado para o computador
|
||||
Carregar o último
livro lido ao iniciar a sessão
|
||||
Carregar o último
livro lido ao iniciar a sessão
|
||||
Iniciar e parar a
leitura
|
||||
Navegar no livro
(Ficheiro) usando comandos
|
||||
Navegar no livro
(Ficheiro) usando navegação por níveis
|
||||
Localizar uma página
|
||||
Localizar um título
|
||||
Localizar um ponto
de navegação
|
||||
Ler conteúdo
omissível
|
||||
Selecionar, copiar e
colar
|
||||
Localizar todas as
ocorrências de uma palavra
|
||||
Localizar uma
palavra
|
||||
Ir para um marcador
|
||||
Ver, editar e
remover marcadores
|
||||
Abrir um livro lido
recentemente
|
||||
Adicionar um livro à
sua lista de favoritos
|
||||
Alterar a velocidade
da voz de leitura
|
||||
Alterar o volume da
voz de leitura
|
||||
Alterar a duração da
pausa entre frases
|
||||
Alterar a voz de
leitura
|
||||
Alterar o tamanho do
texto
|
||||
Alterar as cores
|
||||
Alterar o aspeto do
realce
|
||||
Usar o teclado
|
||||
Aprender as teclas
de atalho
|
||||
Ler menus, botões e
diálogos
|
||||
Utilizar as cores do
sistema
|
||||
Conjuga a utilização
do sistema Daisy para aleitura dos enunciados e escreve as respostas
recorrendo a processador de texto, máquina braille, ou outros meios de
escrita
|
||||
Legenda: NT: não trabalhado; NA: não
adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido
|
Fonte: Blogue Olhares
Sem comentários:
Enviar um comentário