O QUE É O BALCÃO DA INCLUSÃO?
É o local de atendimento que tem como missão a informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e incapacidade, suas famílias, organizações e todas as pessoas interessadas.
COMO FUNCIONA?
O Balcão da Inclusão disponibiliza informação por telefone, por escrito e presencialmente sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor, sobre os recursos existentes e também procede ao encaminhamento e mediação/sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos que no âmbito da sua missão têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas.
No INR, IP, o atendimento telefónico funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30 e, o atendimento presencial, preferencialmente, com marcação prévia, solicitada por escrito.
Pode realizar o contacto, pessoalmente nas instalações do INR, IP, na Av. Conde Valbom n.º 63, 1069-178 Lisboa, pelo telefone n.º 217 929 500 ou pelo correio eletrónico.
Na Segurança Social, o atendimento funciona nos Centros Distritais de Segurança Social das sedes dos 18 distritos.
Poderá encontrar na página da Segurança Social mais informação, bem como questões mais frequentes relacionadas com este tema.
Nas Câmaras Municipais protocoladas com o INR, IP, o serviço de atendimento é disponibilizado
nos locais e horários identificados.
ONDE SE ENCONTRA?
O Balcão da Inclusão encontra-se sediado no INR, IP, nos Centros Distritais de Segurança Social
das sedes dos 18 distritos e nos locais de atendimento das Câmaras Municipais protocoladas
com o INR, IP. Aceda na imagem seguinte às localizações de cada um destes balcões.
COMO FUNCIONA?
O Balcão da Inclusão disponibiliza informação por telefone, por escrito e presencialmente sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor, sobre os recursos existentes e também procede ao encaminhamento e mediação/sensibilização junto dos diferentes serviços e organismos que no âmbito da sua missão têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas.
No INR, IP, o atendimento telefónico funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30 e, o atendimento presencial, preferencialmente, com marcação prévia, solicitada por escrito.
Pode realizar o contacto, pessoalmente nas instalações do INR, IP, na Av. Conde Valbom n.º 63, 1069-178 Lisboa, pelo telefone n.º 217 929 500 ou pelo correio eletrónico.
Na Segurança Social, o atendimento funciona nos Centros Distritais de Segurança Social das sedes dos 18 distritos.
Poderá encontrar na página da Segurança Social mais informação, bem como questões mais frequentes relacionadas com este tema.
Nas Câmaras Municipais protocoladas com o INR, IP, o serviço de atendimento é disponibilizado
nos locais e horários identificados.
ONDE SE ENCONTRA?
O Balcão da Inclusão encontra-se sediado no INR, IP, nos Centros Distritais de Segurança Social
das sedes dos 18 distritos e nos locais de atendimento das Câmaras Municipais protocoladas
com o INR, IP. Aceda na imagem seguinte às localizações de cada um destes balcões.
TENHA EM ATENÇÃO:
Existem alguns procedimentos que, quando adotados, podem ajudar:
Não confie demasiado no que está disponível na internet: Existe muita informação na internet que
não está validada cientificamente e, em alguns casos, está incorreta.
Confie nas ou nos profissionais de saúde: Os hospitais e ou as unidades de saúde dispõem
também de equipas multidisciplinares que serão suas aliadas e com quem, bem como a sua
família, poderá contar no processo de tratamento e ou acompanhamento. É muito importante
confiar na equipa que o ou a acompanha.
Peça ajuda: Nos momentos em que se lida com um diagnóstico, mas sobretudo durante a fase
de tratamento e ou acompanhamento é necessário parar e pedir ajuda. Existem Associações
que têm como objetivo prioritário a prestação de apoio às famílias das pessoas com deficiência,
qualquer que seja a idade e a deficiência.
Para informação mais detalhada, consulte a página do INR, IP, em ONGPD.
Informe-se sobre Direitos: Procure informações sobre os direitos das pessoas que se encontram
numa situação semelhante à sua, nomeadamente, legislação sobre o trabalho, educação e
formação, subsídios e apoio na doença, deficiência e ou incapacidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário