quinta-feira, 19 de abril de 2012

1.ª Jornadas da mulfideficiência - dias 23,24 e 26 de abril




Ler mais em https://docs.google.com/document/d/1z1RZ0dFyd382Vzl4_0Uw9AyRaPWFmVHL0zuL40CcFkE/edit#

Alunos com faltas a mais proibidos de ir aos exames

 Os alunos passam assim a ficar retidos não podendo anular a matrícula para se candidatarem a exame ou a prova de equivalência e tentar concluir o 9º ano, tal como acontecia até ao ano passado, em que os alunos que não tinham aproveitamento a uma ou duas disciplinas podiam candidatar-se a exame.
A primeira fase dos exames decorre de 18 a 26 de Junho e a segunda fase vai de 13 a 18 de Julho.

                                                                                                                                                                                                                  Fonte: ionline








Para mais informações consultar portaria Portaria n.º 105/2012 de 17 de abril

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pessoas distraídas podem ter cérebros mais eficazes


Levado a cabo por Daniel Levinson e Richard Davidson, da universidade norte-americana de Wisconsin-Madison, e Jonathan Smallwood, do instituto suíço Max Planck, o estudo relaciona a maior memória operacional com a tendência da mente para se dispersar mais facilmente quando se desempenha tarefas rotineiras.

 As conclusões, divulgadas na publicação científica Psychological Science, são baseadas na observação de um grupo de voluntários, a quem foi pedido para desempenharem uma ou duas tarefas simples, como premir um botão quando determinada letra surgisse num ecrã, ou simplesmente premi-lo ao ritmo de cada inspiração.

Periodicamente, os investigadores conferiam quais os participantes cujas mentes se dispersavam mais da tarefa que estavam a desempenhar. No fim, mediram a memória operacional de cada um, avaliando-a pela capacidade de memorizarem uma série de letras, que lhes eram apresentadas enquanto tinham de resolver problemas matemáticos simples.

Os resultados estabeleceram a primeira correlação entre a maior memória operacional com a tendência da mente para se dispensar por outros pensamentos.

Capacidade para mais raciocínios

A maior memória operacional parece conferir uma maior capacidade para se efectuar diversos raciocínios em simultâneo, algo que é muito útil no dia a dia.

"Os nossos resultados sugerem que o tipo de planificação que as pessoas fazem frequentemente na sua vida diária - quando estão no autocarro, a ir de bicicleta para o trabalho ou a tomar duche - é provavelmente efectuada através da memória operacional", refere Jonathan Smallwood, salientando que "os seus cérebros estão a tentar alocar recursos nos seus problemas mais prementes".

Muitos já terão tido a experiência de, ao chegarem a casa fazendo o seu percurso habitual, não se lembrarem de grande parte do mesmo, ou de após lerem várias páginas de um livro não terem retido praticamente nada.

"É quase como se a sua atenção estivesse tão absorvida por outros pensamentos que não sobrasse espaço para se recordarem de que pretendiam estar a ler", explica Daniel Levinson.

Indicador das nossas prioridades

Curiosamente, a tendência para os que dispõem de maior memória operacional se dispersarem apenas se verificou quando as tarefas eram mais rotineiras. Quando os investigadores aumentaram a dificuldade, introduzindo fatores de distracção sensorial, a tendência para a dispersão diminuiu.

O modo como a nossa mente divaga parece ser um indicador das nossas prioridades.

Levinson está agora a estudar justamente como o treino da atenção para aumentar a memória operacional irá afectar os "pensamentos distractivos", para perceber melhor a conexão e a possibilidade de as pessoas a controlarem.

Doentes crónicos e deficientes continuam a pagar 50 euros de taxas moderadoras


 A TSF noticiou há  dias as críticas de algumas associações que tinham recebido várias queixas de doentes crónicos e deficientes a quem o atestado de incapacidade vitalício foi recusado pelos centros de saúde.

Em resposta escrita enviada na altura à TSF, a Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) garantia que ninguém tem de pagar 50 euros ou ir a nova junta médica quando pede um novo atestado.

No entanto, Mário Jorge dos Santos, o presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, garantiu que não é isso o que diz a lei.

“Os atestados multiusos são emitidos em junta médica, não são emitidos nos centros de saúde, tudo isso está na lei. Não é uma taxa moderadora, atenção, esta taxa está dentro das taxas sanitárias, razão pela qual a ACSS não a conhece uma vez que a legislação não é a mesma”, esclareceu.

A TSF revela um caso que vai ao encontro do que diz Mário Jorge Santos. Uma deficiente visual, cega desde 1997, a quem foi recusado, há dois dias, o atestado de incapacidade vitalício.
Já esta noite, e depois de um novo pedido de esclarecimentos da TSF, a ACSS remeteu parauma circular normativa publicada quinta-feira (12 de Janeiro) que no essencial determina a criação de um regime transitório até 2014.

Assim sendo, até lá serão aceites os atestados com mais de três anos. Nos casos de quem tenha de recorrer aos serviços de saúde, não tendo antes tido tempo de se apresentar a uma junta médica, esses utentes receberão depois um reembolso das taxas que tiverem pago.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/

terça-feira, 17 de abril de 2012

Programa Iberoamericano para la inclusión educativa


Inclusión y mejora de la educación


Nadie niega la importancia de la inclusión educativa, la necesaria incorporación
de todos los alumnos en las escuelas para mejorar la calidad de la enseñanza y
para conseguir escuelas más justas en sociedades más equitativas y solidarias.

 La fuerza transformadora de las políticas de inclusión es evidente pero existen
dificultades para avanzar. La atención a los aspectos relacionados con la 
diversidad del alumnado es fundamental para prevenir y resolver los problemas 
de exclusión social,discriminación e inadaptación frecuentemente relacionados c
on situaciones de desventaja social, cultural, económica, familiar,escolar y/o
personal.El fomento de una cultura de respeto y de tolerancia sólo será posible,
en gran medida, si se educa en la inclusión, el respeto y la valoración de las diferencias.
Esta tolerancia se adquiere en la medida en que alos ciudadanos se les da la oportunidad de
conocer y convivir conpersonas que tienen dificultades, situaciones y modos de vida distintos
para que se establezcan lazos de cooperación y solidaridad que beneficien y enriquezcan a todos.
El Programa Iberoamericano para la inclusión educativa nace con el objetivo de
dar fuerza y visibilidad a uno de los retos educativos más importantes y necesarios; garantizar 
la equidad educativa y asegurarla educación en la diversidad facilitando el acceso, la
permanencia y promoción de todo el alumnado independientemente de su condición de etnia,
origen social, procedencia y/o condiciones personales.

Programa de Formação Continuada de Professores em Educação Especial - Brasil

Programa de Formação Continuada de Professores em Educação Especial - Brasil

Ação: Ofertar cursos no nível de aperfeiçoamento e especialização, na modalidade à distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil – UAB e na modalidade presencial e semipresencial pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica – RENAFOR.

Como acessar: As escolas apresentam por meio do sistema PDE Interativo (link), a demanda de formação para as Secretarias Estaduais de Educação – SEDUC e Secretarias Municipais de Educação - SEMED que a validam e encaminham ao Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente. O Fórum elabora o Plano Estratégico de Formação docente e o encaminha ao Comitê Gestor da Rede Nacional de Formação/ MEC, responsável pela sua aprovação e apoio financeiro.

Documentos de apoio:
Fonte: Ministério da Educação do Brasil: http://portal.mec.gov.br/

domingo, 15 de abril de 2012

O que é o bullying? 21 perguntas e respostas!

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Nos links, abaixo, você encontra respostas para as dúvidas mais recorrentes relativas ao tema.


21 perguntas e respostas sobre bullying

Manual do Aplicador - Provas Aferição do 1.º ciclo do ensino básico

Gabinete de Avaliação Educacional


O GAVE divulgou o Manual do Aplicador das Provas de Aferição do 1.º ciclo - Ano letivo 2011/2012.

Pode consultar o Manual aqui.