sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Trabalhos e artigos publicados sobre Aconselhamento e Orientação Vocacional

Aconselhamento e Orientação Vocacional | Gestão de Carreiras

CONTEÚDOS
Influências no processo de orientação profissional
Trabalho de Curso
Bruno Fernandes, Carla Brasilino, Juliano Fávero, Mariabile Túlio (2011)
A escola contemporânea: orientação para a profissão ou para a competição?
Artigo
Joselene Lopes Alvim*, Maria Suzana de Stefano Menin** (2011)
Influência do contexto familiar no desenvolvimento vocacional de crianças e adolescentes
Trabalho de Curso
Helena Salsinha (2011)
Presença de demandas clínicas no processo de orientação profissional
Artigo
Vanessa Manfredini, Marcela Bortolini, Irani Iracema de Lima Argimon (2011)
TreKker: Individual Integrated Skills Development
Artigo
Marina Ventura, Margarida Amorim (2010)
Abraçar as vocações
Artigo de Opinião
Paulo Sobral (2010)
Orientação profissional em escola pública: Uma análise de relatos de experiência
Trabalho de Curso
Naiane Gaspar Nunes (2009)
Promoção do Desenvolvimento Vocacional na transição Universidade - Mundo do Trabalho
Trabalho de Curso
Helena Maria Miranda Gomes Ferreira (2009)
Orientação escolar e profissional
Artigo de Opinião
Ana Rita Dias (2008)
Intervenção psicológica em adolescentes sobredotados: uma proposta de orientação vocacional
Trabalho de Curso
Irma Duarte (2008)


Fonte: psicologia.pt: o portal dos psicólogos

Problemas cognitivos / deficiência mental - conjunto de recursos para a Educação Especial


Problemas Cognitivos/Deficiência Mental - Falamos de pessoas que apresentam desempenhos abaixo do esperado para a sua faixa etária. De acordo com a DSM IV, podemos falar de deficiência Mental quando o sujeito apresenta um QI; ocorrrência antes dos 18 anos de idade e a avaliação do comportamento adaptativo ....

CERCIFAFE
O espaço disponibiliza um conjunto de recursos para a Educação Especial, que incluem exemplos de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). "Oferece ainda um conjunto de recursos formativos e informativos acerca das problemáticas que podem estar na base de dificuldades de aprendizagem e procura fornecer pistas para que sejam encontradas as melhores soluções educativas para as crianças com necessidades educativas especiais. Ligações e metodologias de intervenção, exemplos de práticas de utilização das TIC em Educação Especial, documentação diversa e informação acerca de eventos relacionados com a educação especial estão disponíveis nas várias secções apresentadas neste espaço".
O Scratch é um Software Free para criar histórias, jogos e animações... Com base na linguagem Logo (desenvolvida por Papert). A linguagem Logo é uma linguagem de programação cujas potencialidades são indiscutíveis no desenvolvimento de competências de planificação, antecipação e previsão. Com as pessoas com deficiência mental têm sido encontrados resultados muito interessantes. A Robot ROOMER trabalha com base na linguagem LOGO.

Outro software cuja funcionamento tem por base a Linguagem LOGO é o JÁ ESTÁ. É disponibilizado um conjunto de actividades em que a tartaruga é a protagonista.


O JClick é um software Free que permite realizar diversos tipos de actividades educativas multimédia: puzzles, associações, exercícios de texto, crucigramas, sopas de letras, etc. Desenvolvido em Java, funciona nos sistemas Windows, Linux, Mac OS X y Solaris.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE COOPERATIVAS DE SOLIDARIEDADE NACIONAL
Estrutura representativa das cooperativas deste sector e tem por missão fundamental promover a criação de condições que pela via do reforço das organizações associadas, defendam os interesses e direitos das pessoas com deficiência mental e suas famílias.estrutura representativa das cooperativas deste sector e tem por missão fundamental promover a criação de condições que pela via do reforço das organizações associadas, defendam os interesses e direitos das pessoas com deficiência mental e suas famílias.
FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social http://www.fenacerci.pt/

As Associações de Pais e Amigos do Cidadão Com Deficiência Mental ( APPACDM) têm um papel muito importante na resposta às pessoas com Deficiência Mental.
APPACDM de LISBOA

APPACDM SETÚBAL


ELO SOCIAL - Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto

Grupo Musical OS Panteras Negras do ELO SOCIAL

Um Filme: Forrest Gump
 

 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Enquadramento legal da Educação Especial em Portugall


Da análise do conceito de NEE efectuada por Baliza, Franco e Graça em 2001 permitiu constatar que o Sistema Educativo Português tem tentado dar resposta às pessoas com deficiência desde o final do Sec XIX, acompanhando ainda que distante no tempo as tendências Internacionais.

A análise anterior foi actualizada no período referente ao intervalo de 1999 a 2008 por Baliza (Janeiro de 2009). Ver mais em evolução das NEE Download 114 KB

É neste período que surge o actual enquadramento da Educação Especial assim como a identificação do seu público alvo enquadrado pelo Dec Lei 3/2008.
Assim, nos termos do artigo 2.º da Lei n.º 38/2004, de 18 de Agosto, considera-se pessoa com deficiência aquela que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas do corpo, incluindo as funções psicológicas, apresente dificuldades específicas susceptíveis de, em conjugação com os factores do meio, lhe limitar ou dificultar a actividade e a participação em condições de igualdade com as demais pessoas.

O DL n.º 3/ 2008, de 7 de janeiro, configura o enquadramento da Educação Especial definindo as medidas educativas, assim como as modalidades de resposta a estes alunos.

As medidas educativas previstas são:
a) Apoio pedagógico personalizado;
b) Adequações curriculares individuais;
c) Adequações no processo de matrícula;
d) Adequações no processo de avaliação;
e) Currículo específico individual;
f) Tecnologias de apoio (Cap IV; artº 16º).

Fonte: http://redwiki.wikispaces.com/3.12+Educa%C3%A7%C3%A3o+Especial

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ainda este ano o governo quer que 50% do ensino obrigatório seja profissional

Governo quer que 50% do ensino obrigatório seja profissional
"Os nossos planos são chegar a 50% ainda este ano, do ensino secundário", ou seja, "o nosso objetivo é que os jovens escolham as suas carreiras, mas pensamos que chegar aos 50% na parte da escolaridade obrigatória no ensino profissional é um objetivo que faz sentido para o país", declarou o ministro da Educação e Ensino Superior, Nuno Crato, no final de uma reunião com os parceiros sociais.
Governo e parceiros sociais estiveram mais de quatro horas em concertação social para discutir a proposta governamental de reprogramação do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) que assume como vetores gerais o reforço dos apoios ao emprego e aos desempregados e o estímulo às empresas.
Nuno Crato mencionou que "há novos cursos já este ano", tendo o ministério incentivado "a abertura dos cursos tendo em conta a capacidade das escolas para oferecerem esses cursos com qualidade".
Um segundo critério tido em conta pelo Executivo é "a empregabilidade dos cursos", disse o ministro da tutela, acrescentando que os jovens terão à sua disposição "áreas muito variáveis" direcionadas para setores como o comércio, bens transacionáveis, turismo, restauração e indústria.
De acordo com Nuno Crato, "o ensino profissional é fundamental para o desenvolvimento do país e todo o dinheiro empregue na educação dos portugueses é dinheiro bem empregue".
Ler Artigo Completo (Pág.1/2)


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Acessibilidade eletrónica: programa de acesso à acessibilidade das crianças e alunos com NEE



Unidade ACESSO da FCT - acessibilidade eletrónica para cidadãos com necessidades especiais

O que é a Acessibilidade à Web?

Um sítio Web é acessível quando qualquer utilizador potencial, usando um qualquer navegador, independentemnte da sua capacidade ou conhecimentos, é capaz de compreender toda a informação e interagir plenamente com o sítio. [Definição IBM]
O que é a Usabilidade à Web?

A Usabilidade coloca o seu enfoque na produção de aplicações e sítios Web fáceis de usar pelas pessoas. A Acessibilidade coloca o seu enfoque em torná-los também fáceis de usar por todos, incluíndo as pessoas com deficiências. [Definição IBM]

Publicações sobre Acessibilidade
Publicações.
Publicações G3ict.
Estudos.
Legislação.



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Conjunto de fichas e materiais para referenciação e avaliação nas NEE

Partilho um conjunto de fichas e materiais para avaliação nas NEE:

Checklist CIF: Ao detectarmos que uma criança começa a apresentar dificuldades de aprendizagem e antes de podermos fazer a sua avaliação tendo em conta o referencial CIF, surge a necessidade de fazer um levantamento de dificuldades e situações que nos ajudem a efectuar uma avaliação mais congruente.

Referencial CIF Crianças e Jovens: Documento para avaliação Técnico Pedagógica, Actividade e Participação.

Ficha caracterização CIF: A fim de conseguirmos avaliar as NEE dos alunos podemos aplicar esta checlist de caracterização.

Avaliação do desenvolvimento psicomotor

Checlist de comportamentos perturbadores

Avaliação do desenvolvimento verbal

Treino de discriminação fonológica

VINELAND: Escalas de avaliação de comportamento adaptativo, para utilização na avaliação especializada nas NEE.

Fonte: Blogue Partilh@cores. educação especial

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Zona Clic: conjunto de aplicações de software livre que permitem criar diversos tipos de actividades educativas multimédia

Bienvenidos a la zonaClic:  está formado por un conjunto de aplicaciones de software libre que permiten crear diversos tipos de actividades educativas multimedia.

La zonaClic es un servicio del Departamento de Educación de la Generalitat de Cataluña creado con el objetivo de dar difusión y apoyo al uso de estos recursos, y ofrecer un espacio de cooperación abierto a la participación de todos los educadores/se que quieran compartir los materiales didácticos creados con el programa.
Las principales secciones de la zonaClic son:
Actividades Biblioteca de actividades
Es el recurso más valioso de la zonaClic. Está formada por centenares de aplicaciones creadas gracias a muchas horas de trabajo desinteresado de educadores y educadoras de diversos países. Si las encontráis útiles e interesantes no olvidéis enviarles un mensaje para agradecerles el esfuerzo.
JClic JClic
Es un conjunto de aplicaciones de software libre con licencia GNU GPL que sirven para realizar diversos tipos de actividades educativas multimedia: puzzles, asociaciones, ejercicios de texto, crucigramas, sopas de letras, etc. Está desarrollado en la plataforma Java y funciona en sistemas Windows, Linux, Mac OS X y Solaris.
Clic 3.0 Clic 3.0
El programa original, antecesor de JClic, fue creado para Windows 3.1 y está disponible en siete idiomas diferentes. Su desarrollo se inició en 1992 y desde entonces ha servido para crear miles de actividades dirigidas a diversas áreas y niveles educativos.
Comunidad Comunidad
Un espacio para el diálogo, la comunicación, el intercambio y la cooperación entre desarrolladores, autores de materiales, educadores, y otras personas e instituciones interesadas en el proyecto. También contiene una relación de enlaces a otras webs relacionadas con Clic.
Documentos Documentos
Todo tipo de documentos sobre Clic y JClic: artículos, manuales técnicos, guías de usuario, tutoriales, cursos de creación de actividades ...
Soporte Soporte
Aquí encontrará las preguntas más frecuentes sobre el proyecto Clic y sus programas, y ayuda para configurar su ordenador por qué todo funcione correctamente.
Herramientas Herramientas
En este apartado hay una recopilación de herramientas libres y shareware que pueden resultar útiles para crear editar o distribuir actividades Clic.
Búsqueda Búsqueda
Diversos recursos para facilitar la navegación y la localización de información en la zonaClic.
Idioma Cambio de idioma
La zonaClic está disponible en catalán, español e inglés.


Fonte: zonaclic

Foi publicado o «Programa Escolhas» que visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis

Despacho normativo n.º 17/2012, de 16 de agosto

O Programa Escolhas foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 4/2001, de 9 de janeiro, e, posteriormente, renovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 60/2004, de 30 de abril, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 80/2006, de 26 de junho, e pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 63/2009, de 23 de julho.
Reconhecendo a importância fundamental do Programa Escolhas no domínio da inclusão social, o Governo decidiu, no quadro da Resolução do Conselho de Ministros n.º 68/2012, de 9 de agosto, proceder à renovação, para o período de 2013 a 2015, do Programa Escolhas.

Cabe, agora, no quadro da Resolução do Conselho de Ministros n.º 68/2012, de 9 de agosto, definir os princípios, regras e procedimentos a que deve obedecer a execução do Programa Escolhas.

Objetivos do Programa Escolhas:

1 - O Programa Escolhas visa promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
2 - O Programa Escolhas estrutura-se em cinco áreas estratégicas de intervenção:
a) Inclusão escolar e educação não formal;
b) Formação profissional e empregabilidade;
c) Dinamização comunitária e cidadania;
d) Inclusão digital;
e) Empreendedorismo e capacitação.
São participantes diretos do Programa Escolhas as crianças e jovens, entre os 6 e os 24 anos, provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, nomeadamente descendentes de imigrantes e comunidades ciganas, que se encontrem numa ou mais das seguintes situações:
a) Em absentismo escolar;
b) Com insucesso escolar;
c) Em abandono escolar precoce;
d) Em desocupação;
e) Com comportamentos desviantes;
f) Sujeitos a medidas tutelares educativas;
g) Sujeitos a medidas de promoção e proteção.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Resumo da legislação portuguesa sobre educação: professores, alunos, estrutura curricular e organização escolar




Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos, da avaliação dos conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos dos ensinos básico e secundário
Professores
Decreto-Lei n.º 132/2012
Estabelece o novo regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário e de formadores e técnicos especializados
Portaria n.º 76/2011
Estabelece as regras de designação de docentes para a função de professor bibliotecário e para a função de coordenador interconcelhio para as bibliotecas escolares.
Despacho n.º 18060/2010
Estabelece as regras de apresentação das propostas de docentes para o exercício da função de professores classificadores dos exames nacionais dos ensinos básico e secundário.
Portaria n.º 1189/2010
Procede à identificação de domínios de habilitação para a docência em vários graus de ensino.
Alunos



Decreto-Lei n.º 50/2011
Introduz o exame final nacional optativo de Filosofia, elimina a disciplina de Área de Projecto e cria a disciplina de Formação Cívica no currículo dos cursos científico-humanísticos.
Despacho n.º 2237/2011
Determina o calendário de exames dos ensinos Básico e Secundário, em 2011.
Lei n.º 39/2010
Estabelece a segunda alteração ao Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário.
Despacho n.º 11120-A/2010
Define o calendário escolar para 2010-2011.
Estrutura curricular
Decreto-Lei n.º 139/2012
Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos, da avaliação dos conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos dos ensinos básico e secundário
Resolução da Assembleia da República n.º 60/2011
Cessação da vigência do Decreto-Lei n.º 18/2011, de 2 de fevereiro, que permite a organização dos tempos letivos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em períodos de 45 ou 90 minutos e elimina a área de projeto do elenco das áreas curriculares não disciplinares.
Decreto-Lei n.º 18/2011
Permite a organização dos tempos letivos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em períodos de 45 ou 90 minutos e elimina a área de projeto do elenco das áreas curriculares não disciplinares.
Portaria n.º 196-A/2010
Regulamenta a Lei n.º 60/2009, de 6 de agosto, que estabelece o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar

Organização escolar
Decreto-Lei n.º 137/2012
Procede à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, que aprova o regime jurídico de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário
Despacho normativo n.º 13-A/2012
Despacho de organização do ano letivo 2012/2013.
Portaria n.º 277/2011
Altera a regulamentação a que obedece o financiamento público dos estabelecimentos do ensino particular e cooperativo com contrato de associação.
Portaria n.º 150/2011
Aprova a minuta dos contratos de associação a celebrar entre o Estado e as entidades titulares de estabelecimentos do ensino particular e cooperativo