A partir de hoje, partilharei um
conjunto de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, realizadas no âmbito
da Educação Especial e disponíveis para consulta em vários repositórios institucionais portugueses e estrangeiros.
Autores:
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Alves, Francisco José Pires
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Palavras chave:
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Educação especial
Deficiência mental Escola inclusiva Plano individual de transição Transição da vida activa Aprendizagem integrada |
Data de
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2009
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Citação:
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Alves, F. J. P. (2009). Transição da
escola para a vida adulta: experiências de aprendizagem integrada.
Dissertação de Mestrado em Educação Especial.
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Abstract:
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Baseado principalmente na literatura
europeia, o trabalho narra o desenvolvimento da Transição da Vida Adulta
(TVA) nas últimas duas décadas, mas também procurámos avaliar os sentimentos
dos principais intervenientes no processo da TVA para com a inclusão escolar
e a própria TVA. A este propósito, procurámos deslindar as principais
modificações ocorridas na conceptualização da TVA e na inclusão dos alunos
com NEE, nas escolas públicas nacionais do ensino regular. Atender às
necessidades e potencialidades dos alunos com DM conduz a adequações curriculares,
seja na sua constituição ou na forma como é desenvolvido o currículo e na
formação de quem o aplica, ou seja, a comunidade educativa. Nesta
perspectiva, a inclusão exige a mudança nos estabelecimentos de ensino, do
qual se defende a inserção de alunos com NEE no ensino regular. Compete,
neste caso, às escolas adaptarem-se às características individuais dos
alunos, o que pode levar consubstancialmente à ruptura com o modelo
tradicional de ensino. No processo actual de reorganização do ensino e da
forma de ensinar, as escolas podem encontrar dificuldades na inclusão escolar
dos alunos com DM, a começar pela edificação dos seus PEI até à execução dos
seus PIT. Desde o ano lectivo 2007/2008, a TVA constituiu-se um imperativo
legal no apoio especializado aos jovens com DM, a integrar forçosamente no
serviço oficial dos estabelecimentos de ensino nacionais. A partir da década
de 90 do séc. passado, a temática da TVA começou a ganhar algum interesse no
debate internacional. Nesse mesmo período iniciaram-se as primeiras
experiências de aprendizagem integrada, em várias escolas do nosso País,
entre elas, o estabelecimento de ensino patente na nossa investigação
(Agrupamento de Escolas Deu-la-Deu Martins / Monção).
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URI:
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