Disgrafia - Alteração da escrita que a afecta na forma ou no significado, sendo do tipo funcional. Perturbação na componente motora do acto de escrever, provocando compressão e cansaço muscular, que por sua vez são responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.
De forma geral, a criança com disgrafia apresenta uma série de sinais ou manifestações secundárias motoras que acompanham a dificuldade no desenho das letras, e que por sua vez a determinam. Entre estes sinais encontram-se uma postura incorrecta, forma incorrecta de segurar o lápis ou a caneta, demasiada pressão ou pressão insuficiente no papel, ritmo da escrita muito lento ou excessivamente rápido.
Sinais indicadores: Postura gráfica incorrecta; Forma incorrecta de segurar o instrumento com que se escreve; Deficiência da preensão e pressão; Ritmo de escrita muito lento ou excessivamente rápido; Letra excessivamente grande; Inclinação; Letras desligadas ou sobrepostas e ilegíveis; Traços exageradamente grossos ou demasiadamente suaves; Ligação entre as letras distorcida.
Problemas associados:
- Biológicos;
- Perturbação da lateralidade, do esquema corporal e das funções perceptivo-motoras;
- Perturbação de eficiência psicomotora (motricidade débil, Perturbações ligeiras do equilíbrio e da organização cinético-tónica; instabilidade);
- Pedagógicas:
. Orientação deficiente e inflexível;
. Orientação inadequada da mudança de letra de imprensa para letra manuscrita;
. Ênfase excessiva na qualidade ou na rapidez da escrita;
. Prática da escrita como actividade isolada das exigências gráficas e das restantes actividades discentes.
- Pessoais:
. Imaturidade física;
. Motora;
. Inaptidão para a aprendizagem das destrezas motoras;
. Pouca habilidade para pegar no lápis;
. Adopção de posturas incorrectas;
. Défices em aspectos do esquema corporal e da lateralidade.
O que pode fazer:
- Encorajar a expressão através de diferentes materiais (plasticina, pinturas e lápis). Todas as tarefas que impliquem o uso das mãos e dos dedos são positivas.
- Incitar a criança a recortar desenhos e figuras, a fazer colagens e picotar.
- Promover situações em que a criança utilize a escrita (ex.: escrever pequenos recados, fazer convites e postais).
- Fazer actividades como contornar figuras, pintar dentro de limites, ligar pontos, seguir um tracejado, etc.
- Deixar a criança expressar-se livremente no papel, sem corrigir nem julgar os resultados.
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