Disponibilizo 4 sites de referência no âmbito da intervenção precoce:
1 - Associação Nacional de Intervenção Precoce
http://www.anip.net
2 - Informações sobre o desenvolvimento da linguagem e literacia em crianças com atraso de desenvolvimento
www.edc.org/NCIP/tour/toc.htm
3 - O desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos
www.zerotothree.org/site/PageServer
4 - Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – Instituto Nacional para a Reabilitação
http://www.inr.pt/content/1/888/sistema-nacional-de-intervencao-precoce-na-infncia/
Filmes sobre Intervenção Precoce:
Outros videos: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qAvFQYfgntQ
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lwKbtFRytiM
Livros sugeridos:
1 - Intervenção Precoce e Educação Especial - Práticas de Intervenção Centradas na FamíliaAutores: Maria Manuela Alves
Editora: Coisas de Ler
Ano: 2010
2 - The Early Intervention Guidebook for Families and Professionals: Partnering for SuccessAutora: Bonnie Keilty
Editora: Teachers College Press
Coleção: Early Childhood Education
Ano: 2009
3 - Começar com o Pé Direito - Um Guia para promover o Sucesso na LeituraAutores: Maria Manuela Alves
Editora: Porto Editora
Coleção: Criança e Intervenção Precoce
Ano: 2008
4 - Redes Sociais de Apoio e Sua Relevância para a Intervenção PrecoceAutores: Ana Maria Serrano
Editora: Porta Editora
Coleção: Educação Especial
Ano: 2008
5 - Estratégias Práticas para a Intervenção Precoce Centrada na FamíliaAutores: Phyllis J. Mcwilliam, Pamela J. Winton, Elisabeth R. Crais
Editora: Porta Editora
Coleção: Educação Especial
Ano: 2005
6 - Envolvimento Parental em Intervenção Precoce - Das Práticas Centradas na Criança às Práticas Centradas na FamíliaAutores: Luís de Miranda Correia, Ana Maria Serrano
Editora: Porto Editora
Coleção: Educação Especial
Ano: 2002
7 - Intervenção Precoce e a Criança com o Síndroma de Down - Estudos sobre a InteraçãoAutores: Francisco Ramos Leitão, Francisco Ramos Leitão
Editora: Porto Editora
Coleção: Educação Especial
Ano: 2000
Espaço de partilha e permuta de materiais, informações e experiências no âmbito da Educação Inclusiva.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
sábado, 4 de agosto de 2012
Novo regime de matrícula e de frequência no âmbito da escolaridade obrigatória (crianças e dos jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos)
Entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 176/2012, de 2 de agosto, que regula o regime de matrícula e de frequência no âmbito da escolaridade obrigatória das crianças e dos jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos e estabelece medidas que devem ser adotadas no âmbito dos percursos escolares dos alunos para prevenir o insucesso e o abandono escolares.
Para aceder ao documento, clique aqui.
Para aceder ao documento, clique aqui.
Cadernos Pedagógicos (incluindo fichas) de apoio à Educação Rodoviária
Sobre a temática da Educação Rodoviária, foram
elaborados no âmbito da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)
materiais de apoio ao desenvolvimento da atividade educativa nas escolas,
subordinados aos temas: Peão, Passageiro e Condutor.
Estes materiais estão disponíveis nos seguintes
endereços:
Listas Provisórias Ordenação, Exclusão e Retirados
«Novo»Reclamação eletrónica - Disponível de 2 de agosto até às 18:00 horas de Portugal Continental de 8 de agosto de 2012.
«Novo» Manual da Reclamação Eletrónica - Mobilidade Interna.
Consulte «aqui» as listas provisórias de ordenação e exclusão, do concurso de Mobilidade Interna.
Consulte «aqui» as listas provisórias de retiradosdo concurso de Mobilidade Interna.
Nota Informativa - Divulgação das listas provisórias da Mobilidade Interna
Notícias relacionadas:
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Diário Económico: "Mais de 15 mil professores com horários zero"
Jornal de Negócios: "Ministério diz que há mais de 15 mil professores com horários zero"
Fonte: SINDEP
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Fonte: SINDEP
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Bebés podem ajudar pesquisadores a entender o autismo
Os resultados obtidos a partir dos sensores colocados na criança devem dizer aos cientistas como os bebês aprendem ao ver outras pessoas fazendo coisas.
Com apenas cinco meses de vida, o britânico Ricky Kimber está participando de um experimento que pode ajudar a compreender o desenvolvimento do autismo.
O objetivo é que o estudo, realizado na Durham University, proporcione um melhor entendimento de como as crianças aprendem desde muito cedo, além de auxiliar no diagnóstico precoce do autismo. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
Na segunda-feira (30/07), Rachel Mitchell e Doug Kimber levaram o filho, Ricky, para participar da pesquisa. "O laboratório é totalmente amigável para crianças, não é como pensamos tradicionalmente, cheio de tubos e fios", conta a mãe. "Ficamos muito felizes com a participação do Ricky. Idealmente, gostaríamos que os pais de bebês com idade entre duas e três semanas, que tiveram parto natural, nos procurassem", afirmou a pesquisadora Katharina Kaduk, ressaltando que eles começariam a participar quando estivessem com 10 semanas.
A universidade espera recrutar pelo menos 40 bebês para os testes. As crianças - que ficam com os pais o tempo todo - devem 'andar' em uma banheira usando seu "reflexo de caminhar". Elas, então, assistem a imagens de computador de pessoas caminhando, enquanto sua atividade cerebral é monitorada, para mostrar como o cérebro reage ao ver alguém andando.
Os resultados serão comparados aos de bebês que não têm nenhuma experiência em caminhar para verificar se isso faz alguma diferença de como crianças aprendem sobre outras pessoas.
Os testes são inofensivos, indolores e não invasivos, e nenhuma das crianças será clinicamente testada para autismo. "Nós simplesmente registramos o que o bebê está fazendo e o que acontece no seu cérebro", descreve o psicólogo Vincent Reid, da Durham University, que está liderando o estudo.
Reid espera que os resultados possam ajudar a detectar o autismo em crianças ainda muito jovens. "Enquanto não há cura para o autismo, a intervenção pode minimizar a condição. Atualmente, o autismo não é detectado até que as crianças tenham em torno de três anos de idade. Essa pesquisa deve ajudar a compreender como seria possível detectar a doença mais cedo", explica.
"Como os bebês aprendem melhor é algo que interessa a pais e educadores, e pode prover uma compreensão melhor sobre como o cérebro reage à informação social, algo que é fundamental na detecção precoce do autismo", afirma.
Sansung cria máquina fotográfica que tira fotos em relevo e grava áudio para cegos
Segundo o criador da câmera, segurá-la à altura e contra a testa proporciona o melhor ângulo para captura da imagem.
A Touch Sight é um dispositivo que possibilita que deficientes visuais registrem momentos e se recordem deles através de um "monitor" em braile capaz de gerar imagens 3D dos objetos fotografados, de modo que o usuário possa sentir a foto.
Chueh Lee, da Samsung China, diz que a câmera tem capacidade de armazenar 3 segundos de áudio do ambiente em conjunto com a foto, ajudando a lembrar o momento do registro.
As fotos podem ser compartilhadas com outros aparelhos ou armazenadas nele mesmo.
Segundo o site Yanko Design, Chueh concluiu que a melhor forma de usar a Touch Sight é segurando-a à altura e contra a testa, proporcionando assim um bom ângulo de captura da imagem.
Ainda não há estimativas de lançamento ou preço para o mercado consumidor.
Estágios profissionais: Acesso às “Medidas Passaporte Emprego” (Portaria n.º 225-A/2012)
A Portaria n.º 225-A/2012 do Ministério da Economia e do Emprego publicada 31 de julho veio regulamentar os estágio profissionalizantes desenhados e implementados com o apoio do estado, nomeadamente os inseridos nas Medidas Passaporte Emprego, Passaporte Emprego Economia Social, Passaporte Emprego Agricultura e Passaporte Emprego Associações e Federações Juvenis e Desportivas.
Segundo a portaria:
“Os Passaportes Emprego consistem no apoio ao desenvolvimento de um estágio, acompanhado de formação, com apoio à contratação sem termo por conta de outrem. (…)
Para efeitos da presente portaria, entende -se por «estágio» o desenvolvimento de experiência prática em contexto laboral, acompanhada de formação, a fim de promover a inserção ou reconversão profissional de jovens desempregados. (…)
O estágio traduz -se numa forma de transição para a vida ativa e não deve consistir na ocupação de postos de trabalho. (…)”
Sublinha-se que:
”(…) Não são abrangidos pela presente portaria:
a) Os estágios que tenham como objetivo o cumprimento de requisitos adicionais e específicos para acesso a títulos profissionais;
b) Os estágios curriculares de quaisquer cursos;
c) Os estágios cujo plano requeira perfil de formação e competências nas áreas da medicina e da enfermagem.
Na referida portaria pode-se encontrar informação sobre a quem se destinam os estágios, como pode uma empresa (entidade promotora) concorrer a essa qualidade, a duração do contrato, quem é e quais as funções do orientador de estágio, quais os valores afetos à bolsa de estágio e demais detalhes operacionais. Quanto à bolsa de estágio citamos o respetivo artigo:
Fonte: Economia e finanças“Artigo 13.º
Bolsa de estágio
A entidade promotora deve pagar, mensalmente, ao estagiário uma bolsa definida em função do seu nível de qualificação, cujo valor é o seguinte:
a) 1,65 vezes do valor correspondente ao indexante dos apoios sociais (IAS) [419,22€] para o estagiário com ensino superior completo;
b) 1,25 vezes do valor correspondente ao IAS para o estagiário com ensino secundário completo ou ensino pós-secundário completo;
c) O valor correspondente ao IAS para o estagiário sem ensino secundário completo.”
terça-feira, 31 de julho de 2012
Diagnóstico da Hiperatividade com Défice de Atenção: como é feita a avaliação e diagnóstico diferencial dos sintomas e comorbidades
TDAH – Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade (Brasil) ou Transtorno de Défice de Atenção e Hiperactividade / Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (Portugal)
O diagnóstico do TDAH (DDA) -
Déficit de Atenção exige bastante cuidado e experiência. Trata-se de um
diagnóstico complexo, que deve levar em conta não apenas uma lista de sintomas,
mas uma análise extensa do caso. Isto ocorre pois há uma série de outros problemas
que produzem os mesmos sintomas comuns do TDAH - distração, hiperatividade, impulsividade, agitação
mental, baixa auto-estima,
desorganização, problemas de
relacionamento e baixo desempenho
profissional. Além disto, outros transtornos também são comuns em comorbidades - quando
mais de um problema ocorre simultaneamente.
Avaliação / Diagnóstico Diferencial TDAH e Comorbidades Outros Transtornos TDAH e Funções Executivas
Parte superior do Os critérios para diagnóstico de TDAH incluem:
Os sintomas devem ter aparecido desde a infância, considerando a expressão apropriada para crianças
Os sintomas não são explicados por algum outro transtorno ou problema (como ansiedade, depressão, stress crônico, baixa escolaridade, etc).
Clique aqui para fazer o teste (idade escolar). Não se esqueça que o diagnóstico da hiperatividade com défice de atenção é bastante mais complexo que isto e só pode ser efectuado por profissionais qualificados.
Este teste é apenas um ponto de partida para o/a ajudar a perceber o que se passa com o seu filho. Se desconfiarda existência deste transtorno é importante que procure ajuda especializada (um psicólogo clínico).
Transtorno de Défice de Atenção e Hiperactividade
O seu filho pode ter um Transtorno de Défice de Atenção e Hiperactividade ? Faça o teste�
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Teste Diagnóstico para identificar Dislexia em Adultos
Teste Diagnóstico para identificar Dislexia em Adultos.
Se desejar um teste de dislexia mais completo, visite o site educamais.com/testes-dislexia/
As questões estão relacionadas com diferentes áreas da Dislexia.
Lê as perguntas com atenção e responde com honestidade.
Se desejar um teste de dislexia mais completo, visite o site educamais.com/testes-dislexia/
As questões estão relacionadas com diferentes áreas da Dislexia.
Lê as perguntas com atenção e responde com honestidade.
1. Achas difícil distinguir esquerda de direita? 2. Para ti é difícil ler um mapa ou encontrar uma direcção para um sítio desconhecido? 3. Não gostas de ler em alta voz? 4. Demoras mais do que era suposto para ler uma página de um livro? 5. Achas difícil perceber o que leste? 6. Não gostas de ler livros com muitas páginas? 7. Soletras mal? 8. A tua letra (caligrafia) é difícil de ler? 9. Ficas confuso se tiveres que falar em público? 10. Achas difícil escrever mensagens no telemóvel? 11. Quando dizes uma palavra longa, tens dificuldade em dizer todos os sons pela ordem correcta? 12. Achas difícil somar usando somente a mente, sem usar os dedos ou papel? 13. Confundes os números quando os marcas no telefone? 14. Consegues dizer os meses do ano rapidamente? 15. Consegues dizer os meses do ano de trás para a frente? 16. Confundes datas e horas e esqueces-te de compromissos? 17. Enganas-te muitas vezes ao escrever um cheque? 18. Achas que impressos são confusos? 19. Confundes números como 95 e 59? 20. Para ti é difícil aprender as tabuadas? Se respondeste sim à maioria destas questões, então há uma grande probabilidade de seres disléxico. Fonte: Espaço dislexia |
domingo, 29 de julho de 2012
Na Disney, todos os parques, hotéis, restaurantes, lojas e inclusive o seu sistema de transporte estão adaptados para pessoas com deficiência.
Como não poderia deixar de ser, a Disney não esqueceu dos seus visitantes com algum tipo de deficiência.
Você encontra no Guest Relations dos parques temáticos um folheto denominado Guidebook for Guests with Disabilities (Guia para Visitantes com Deficiência) que oferece instruções detalhadas a respeito dos serviços que lhes são oferecidos, por exemplo: informações sobre estacionamento, banheiros, telefones, transporte e procedimentos para embarque nas atrações.
Em relação ao estacionamento é importante ressaltar que existem vagas específicas para visitantes com deficiência localizadas próximas às entradas dos parques.
Contudo, é necessário uma autorização de estacionamento válida, ou seja, nos parques, ao passar pelo guichê de pagamento é importante que solicite ao funcionário a autorização especial para que possa estacionar o veículo nas vagas reservadas.
Todo o sistema de transporte da Disney também está adaptado para os visitantes com deficiência, sejam seus ônibus, monorails e barcos.
O Walt Disney World Resort oferece acomodações para os visitantes com restrição de mobilidade, incluindo o acesso às atrações e oferta de aluguel de cadeiras de rodas e veículos elétricos de conveniência (ECVs).
A Disney sugere "fortemente" (expressão constantemente empregada pela Disney para enfatizar ou ressaltar algo) – que os visitantes com pouca resistência física também utilizem cadeiras de rodas ou mesmo ECV (Electric Convenience Vehicle).
- Deficiência Auditiva
Sistemas de Escuta Assistiva, Legendas Reflexivas, Interpretação de Idioma por Sinais, telefones de texto (Typewriter), Legenda Portátil, Legendagem de vídeo e ajudas escritas estão disponíveis para ajudar os visitantes com deficiências auditivas.
Sistemas de Escuta Assistiva, Legendas Reflexivas, Interpretação de Idioma por Sinais, telefones de texto (Typewriter), Legenda Portátil, Legendagem de vídeo e ajudas escritas estão disponíveis para ajudar os visitantes com deficiências auditivas.
- Deficiência Visual
Dispositivos de audiodescrição, guias em Braille e tours digitais em áudio estão disponíveis para ajudar os turistas com deficiência visual.
Antes de ingressar na fila de qualquer atração os visitantes especiais devem indagar aos cast members (denominação utilizada pela Disney para designar todos os seus funcionários) a respeito do procedimento adotado para o seu ingresso na atração.
Antes de ingressar na fila de qualquer atração os visitantes especiais devem indagar aos cast members (denominação utilizada pela Disney para designar todos os seus funcionários) a respeito do procedimento adotado para o seu ingresso na atração.
Destaca-se ainda que os funcionários da Disney não são treinados, nem tampouco possuem permissão para transferir “fisicamente” os visitantes de suas cadeiras de rodas.
Deste modo, se o visitante não tiver condições de fazer sua transferência sozinho, será necessário a presença de algum parente ou amigo para lhe auxiliar neste procedimento sob pena de não poder participar da atração.
Na maior parte das atrações é permitido o ingresso do visitante que utiliza cadeira de rodas e de um parente ou amigo que o esteja auxiliando, sem a necessidade de submeter-se a fila.
Por este motivo, mais uma vez enfatizamos a conveniência de indagar – antes de entrar na fila – a qualquer funcionário da Disney responsável pelo funcionamento da atração que deseja desfrutar a respeito do procedimento de embarque.
Fonte: http://www.blogdaaudiodescricao.com.br, via vidamaislivre
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