Foi publicada a Lei n.º 51/2012, de 5 setembro, que aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, estabelecendo os direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação.
Espaço de partilha e permuta de materiais, informações e experiências no âmbito da Educação Inclusiva.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Prazos para eleição dos órgãos dos novos agrupamentos de escolas
Um excelente trabalho do blogue ad duo sobre os prazos para eleição dos órgãos dos novos agrupamentos.
Considerando a formação dos novos agrupamentos, Ad duo elaborou um documento onde aborda os prazos para eleições dos órgãos dos novos agrupamentos, concretamente o conselho geral transitório e diretor.
Sobressai, como primeiro round, que o conselho geral transitório, em situação normal, terá de estar eleito e designado dentro de um mês.
O documento tem em consideração o novo RAGG, Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho.
Sobressai, como primeiro round, que o conselho geral transitório, em situação normal, terá de estar eleito e designado dentro de um mês.
O documento tem em consideração o novo RAGG, Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho.
Fonte: ad duo
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Portugal conquista primeira medalha nos Paralímpicos de Londres 2012
Portugal conquista primeira medalha nos Paralímpicos
A equipa portuguesa de boccia 3 (BC3), formada por Luís Silva, José Macedo e Armando Costa (suplente), conquistou esta terça-feira uma medalha de prata nos Jogos Paralímpicos Londres2012, numa prova onde a Grécia venceu por 4-1.
Os atletas, que competiram em pares (BC3), conquistaram assim a primeira medalha portuguesa da competição. A medalha, aliás, já era esperada uma vez que a equipa tinha sido apurada para a final.
Já em 2008, em Pequim, a equipa BC3 portuguesa - composta na altura por Armando Costa, Eunice Raimundo e Mário Peixoto - conquistou a medalha de bronze.
Numa outra prova realizada esta terça-feira de manhã, os atletas portugueses da equipa de boccia BC1/BC2 - Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Fernandes - falharam a medalha de bronze frente à equipa britânica (7-5).
Boccia já deu 23 medalhas a Portugal nos Paralímpicos
Com um total de nove atletas em competição, quase um terço do total da missão portuguesa, o boccia - desporto destinado a atletas com paralisia cerebral e doenças neuromusculares - é uma das principais apostas da participação nacional.
Os atletas, que competiram em pares (BC3), conquistaram assim a primeira medalha portuguesa da competição. A medalha, aliás, já era esperada uma vez que a equipa tinha sido apurada para a final.
Já em 2008, em Pequim, a equipa BC3 portuguesa - composta na altura por Armando Costa, Eunice Raimundo e Mário Peixoto - conquistou a medalha de bronze.
Numa outra prova realizada esta terça-feira de manhã, os atletas portugueses da equipa de boccia BC1/BC2 - Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Fernandes - falharam a medalha de bronze frente à equipa britânica (7-5).
Boccia já deu 23 medalhas a Portugal nos Paralímpicos
Com um total de nove atletas em competição, quase um terço do total da missão portuguesa, o boccia - desporto destinado a atletas com paralisia cerebral e doenças neuromusculares - é uma das principais apostas da participação nacional.
Esta é uma das modalidade que rende mais medalhas tendo já arrecadado, desde os Paralímpicos de Nova Iorque'1984, oito medalhas de ouro, 10 de prata e cinco de bronze, ou seja, mais de um quarto das 86 medalhas arrecadadas por Portugal.
O boccia é também a única modalidade, a par do atletismo, a fazer o pleno das oito missões paralímpicas nacionais, e conquistou mais de uma centena de medalhas em provas internacionais, fazendo de Portugal uma potência mundial na modalidade.
Fonte: notícia sugerida por Elsa Martins, via BoasNotícias.pt
O boccia é também a única modalidade, a par do atletismo, a fazer o pleno das oito missões paralímpicas nacionais, e conquistou mais de uma centena de medalhas em provas internacionais, fazendo de Portugal uma potência mundial na modalidade.
Fonte: notícia sugerida por Elsa Martins, via BoasNotícias.pt
domingo, 2 de setembro de 2012
Divulgadas as listas de colocação de contratação inicial e mobilidade interna - ano letivo 2012|-2013
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Teste de hiperatividade com défice de atenção para adultos: um exemplo
Este questionário não substitui um diagnóstico realizado por um profissional, pode apenas ser considerado como um pré-diagnóstico. Este pretende ajudar a reconhecer os sinais e sintomas de SHDA nos adultos (idade igual ou superior a 18 anos).
O teste tem 18 perguntas e 5 possibilidades de resposta: nunca, raramente, algumas vezes, frequentemente e quase sempre. Se responder unicamente frequentemente e quase sempre, poderá estar perante um quadro de défice de atenção e hiperatividade. Para um correto diagnóstico recorra a profissionais.
Instruções: Este teste/avaliação é recomendado para adultos de ambos os sexos. Todas as questões devem ser respondidas baseadas no seu comportamento ou ações dos últimos 6 meses. Marque o item que melhor o descreve em cada questão, certificando-se de que todas as questões são respondidas.
Exemplo de um teste de dislexia para adolescentes dos 9 aos 15 anos
Teste de Dislexia Adolescentes - 9 aos 15 anos
Este questionário não substitui um diagnóstico realizado por um profissional, pode apenas ser considerado como um pré-diagnóstico. Em caso de suspeita de dificuldade de aprendizagem consulte o mais rápido possível um profissional da área, somente este poderá diagnosticar e avaliar o melhor tratamento para as dificuldades apresentadas.
Instruções: Este teste/avaliação é recomendado para adolescentes de ambos os sexos, entre os 9 e os 15 anos.
Este questionário não substitui um diagnóstico realizado por um profissional, pode apenas ser considerado como um pré-diagnóstico. Em caso de suspeita de dificuldade de aprendizagem consulte o mais rápido possível um profissional da área, somente este poderá diagnosticar e avaliar o melhor tratamento para as dificuldades apresentadas.
Instruções: Este teste/avaliação é recomendado para adolescentes de ambos os sexos, entre os 9 e os 15 anos.
Todas as questões devem ser respondidas baseadas no seu comportamento ou ações dos últimos 6 meses. Marque o item que melhor o descreve em cada questão, certificando-se de que todas as questões são respondidas. Seja honesto nas suas respostas.
1: Copia lentamente o texto do quadro e com erros?
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Fonte: Educamais.com
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Portugal: Governo prepara novos cursos de ensino vocacional
Governo prepara novos cursos de ensino vocacional. O Executivo está a preparar novos cursos de ensino vocacional, para dar mais oportunidades a alunos.
O Ministério da Educação admitiu hoje estar a preparar novas ofertas de ensino, entre as quais cursos de ensino vocacional, que poderão ser frequentados por opção, dos alunos ou encarregados de educação, ou como resultado do desempenho escolar.
Numa nota enviada pelo Ministério da Educação e Ciência, a equipa do ministro Nuno Crato explica que a intenção é "atualizar e adaptar o ensino a todos os públicos".
O ministério adianta ainda que os novos cursos pretendem "garantir uma igualdade efetiva de oportunidades, consagrando alternativas mais adequadas e mais adaptadas, que preparem os jovens para a vida, dotando-os de ferramentas que lhes permitam enfrentar os desafios do mercado de trabalho".
Ensino para "profissões concretas"- O "Diário de Notícias" avança hoje que o Governo está a preparar cursos vocacionais para os estudantes do ensino básico, permitindo que alunos até ao 9.º ano aprendam profissões concretas, como cozinheiro ou eletricista, num sistema que combina ensino teórico e prático. De acordo com o jornal, o ministério já terá contactado 12 escolas para pôr em prática o projeto-piloto a partir do ano letivo de 2013/2014, sendo esta via obrigatória para os alunos que, até ao 6.º ano de escolaridade, reprovem duas vezes no mesmo ano ou três vezes intercaladas.
Questionada pela agência Lusa, fonte do ministério adiantou que as vias educativas que estão a ser preparadas visam assegurar "a inclusão de todos no percurso escolar" e que a canalização dos alunos para este tipo de ensino pode ser decidida de várias formas.
Inclusão escolar
"Os alunos podem, em determinado momento do percurso escolar, frequentar estes cursos por opção própria ou do seu encarregado de educação, ou por serem encaminhados após uma redefinição do seu percurso escolar que resulte do parecer das equipas de acompanhamento e orientação e do comprometimento e a concordância do seu encarregado de educação". Por outro lado, refere, "no final que cada ciclo de estudos, mediante a realização das provas ou exames previstos, os alunos podem voltar a integrar o ensino básico geral".
Este tipo de ofertas de ensino ainda será alvo de regulamentação própria, alerta o ministério.
Questionada pela agência Lusa, fonte do ministério adiantou que as vias educativas que estão a ser preparadas visam assegurar "a inclusão de todos no percurso escolar" e que a canalização dos alunos para este tipo de ensino pode ser decidida de várias formas.
Inclusão escolar
"Os alunos podem, em determinado momento do percurso escolar, frequentar estes cursos por opção própria ou do seu encarregado de educação, ou por serem encaminhados após uma redefinição do seu percurso escolar que resulte do parecer das equipas de acompanhamento e orientação e do comprometimento e a concordância do seu encarregado de educação". Por outro lado, refere, "no final que cada ciclo de estudos, mediante a realização das provas ou exames previstos, os alunos podem voltar a integrar o ensino básico geral".
Este tipo de ofertas de ensino ainda será alvo de regulamentação própria, alerta o ministério.
Exemplo de um teste de Dislexia para Crianças de 5 aos 8 anos
Teste de Dislexia para Crianças | 5 aos 8 anos
1: Tem atraso na leitura de dois ou mais anos em relação às crianças da mesma idade?
2: A velocidade na leitura é inferior a 50/60 palavras por minuto?
3: Comete erros frequentes na leitura (omissões, substituições, inversões de fonemas – vogais e consoantes sonoras)?
4: Compreensão do texto é muito pobre?
5: Seu quociente de inteligência (Q.I) é normal ou superior?
6: Apresenta um baixo rendimento na área da ortografia?
7: Tem um rendimento baixo no cálculo matemático, especialmente na multiplicação?
8: Apresenta movimentos involuntários associados, especialmente quando lê e escreve)?
9: Não gosta de ir à escola (Fracassa nas avaliações, não gosta do meio escolar, falta de motivação para aprendizagem)?
10: Apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta?
11: Apresenta erros frequentes na escrita (omissões, substituições, adições e inversões de letras)?
Fonte: Educamais.com
Este questionário não substitui um diagnóstico realizado por um profissional, pode apenas ser considerado como um pré-diagnostico.
Em caso de suspeita de dificuldade de aprendizagem consulte o mais rápido possível um profissional da área, somente este poderá diagnosticar e avaliar o melhor tratamento para as dificuldades apresentadas.
Instruções:
* Este teste/avaliação é recomendado para crianças de ambos os sexos, entre os 5 eos 8 anos.
* Todas as questões devem ser respondidas baseadas no seu comportamento ou acções dos últimos 6 meses.
* Marque o item que melhor o descreve em cada questão, certificando-se de que todas as questões são respondidas.
* Seja honesto nas suas respostas.
* Este teste/avaliação é recomendado para crianças de ambos os sexos, entre os 5 eos 8 anos.
* Todas as questões devem ser respondidas baseadas no seu comportamento ou acções dos últimos 6 meses.
* Marque o item que melhor o descreve em cada questão, certificando-se de que todas as questões são respondidas.
* Seja honesto nas suas respostas.
1: Tem atraso na leitura de dois ou mais anos em relação às crianças da mesma idade?
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Quase sempre | Raramente | Nunca |
Fonte: Educamais.com
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Foram publicadas as competências da Direção de Serviços de Educação Especial e de Apoios Socioeducativos
A Portaria n.º 258/2012, de 28 de agosto, estabeleceu a nova estrutura da Direção-Geral da Educação.
Entre as várias unidades orgânicas nucleares desses serviços centrais encontra-se a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos (DSEEAS), com as seguintes competências no âmbito nacional (cf. art.º 4 da referida portaria):
a) Conceber orientações e instrumentos de suporte às escolas no âmbito da implementação e acompanhamento de respostas de educação especial e de apoio educativo, designadamente as de orientação escolar e profissional, de educação para a saúde e de ação social escolar;
b) Coordenar, acompanhar e propor medidas e orientações, em termos organizativos, pedagógicos e didáticos, promotoras da inclusão e do sucesso educativo dos alunos com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar e escolar na modalidade de educação especial nos ensinos público, particular, cooperativo e solidário, designadamente atividades de complemento e acompanhamento pedagógico;
c) Conceber e coordenar modalidades de intervenção precoce dirigidas a crianças com necessidades educativas especiais em articulação com os serviços competentes dos ministérios responsáveis pelas áreas da segurança social e da saúde;
d) Conceber, produzir e distribuir manuais escolares e outros materiais pedagógicos em formatos acessíveis, adaptados e em desenho universal;
e) Recolher e tratar a informação relevante respeitante à educação especial para efeitos de regulação e de monitorização das respostas educativas e de apoio educativo;
f) Assegurar a participação nas ações de natureza logística, operacional e de correção de provas adaptadas necessárias em matéria de avaliação externa de aprendizagens, em articulação com o Gabinete de Avaliação Educacional;
g) Identificar e planear a afetação de recursos diferenciados no quadro de uma avaliação compreensiva de necessidades;
h) Promover, conceber e acompanhar as medidas tendentes à utilização pedagógica das tecnologias de informação e de comunicação no âmbito da educação especial.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
O que são as Tecnologias de Apoio / Ajudas Técnicas?
As Ajudas Técnicas / Tecnologias de apoio são "os dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade do aluno, tendo como impacte permitir o desempenho de atividades e a participação nos domínios da aprendizagem e da vida profissional e social"(DL n.º 3/2008, 7 de janeiro, artigo 22.º).
O Despacho n.º 12 370/2007, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 117, de 20 de Junho de 2007, determina os procedimentos das entidades prescritoras e financiadoras de ajudas técnicas, assim como quais os destinatários e em que moldes podem beneficiar da atribuição de uma ajuda técnica.
A lista homologada de Tecnologias de Apoio pode ser consultada o site do Instituto Nacional de Reabilitação (INR).
Subscrever:
Mensagens (Atom)