O Decreto-Lei n.º 70/2013, de 23 de maio, estabelece o regime jurídico da lecionação e da organização da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católicas (EMRC), nos estabelecimentos públicos dos ensinos básico e secundário, nos termos da Concordata celebrada entre a República Portuguesa e a
Santa Sé, assinada em 18 de maio de 2004 , na Cidade do Vaticano, e aprovada, por
ratificação, pela Resolução da Assembleia da República n.º 74/2004, de 16 de
novembro.
Espaço de partilha e permuta de materiais, informações e experiências no âmbito da Educação Inclusiva.
quinta-feira, 23 de maio de 2013
terça-feira, 21 de maio de 2013
O que é o POPH (Programa Operacional Potencial Humano)
O POPH é o programa que concretiza a agenda temática para o potencial humano inscrita no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), documento programático que enquadra a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período 2007-2013.
Com uma dotação global aproximada de 8,8 mil milhões de Euros, dos quais 6,1 mil milhões de comparticipação do Fundo Social Europeu, o POPH visa estimular o potencial de crescimento sustentado da economia portuguesa, no quadro das seguintes prioridades:
- Superar o défice estrutural de qualificações da população portuguesa, consagrando o nível secundário como referencial mínimo de qualificação, para todos;
- Promover o conhecimento científico, a inovação e a modernização do tecido produtivo, alinhados com a prioridade de transformação do modelo produtivo português assente no reforço das actividades de maior valor acrescentado;
- Estimular a criação e a qualidade do emprego, destacando a promoção do empreendedorismo e os mecanismos de apoio à transição para a vida activa;
- Promover a igualdade de oportunidades, através do desenvolvimento de estratégias integradas e de base territorial para a inserção social de pessoas vulneráveis a trajectórias de exclusão social. Esta prioridade integra a igualdade de género como factor de coesão social.
A actividade do POPH estrutura-se em torno de dez eixos prioritários:
- Eixo Prioritário 1 – Qualificação Inicial
- Eixo Prioritário 2 – Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida
- Eixo Prioritário 3 – Gestão e Aperfeiçoamento Profissional
- Eixo Prioritário 4 – Formação Avançada
- Eixo Prioritário 5 – Apoio ao Empreendedorismo e à Transição para a Vida Activa
- Eixo Prioritário 6 – Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social
- Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género
- Eixo Prioritário 8 – Algarve
- Eixo Prioritário 9 – Lisboa
- Eixo Prioritário 10 – Assistência Técnica
Apresentação do POPH realizada no Road-Show
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Habilitação profissional para a docência em educação especial
A FENPROF recebeu do Ministério da Educação (DGAE) um esclarecimento sobre o concurso externo extraordinário muito relevante para o tratamento das candidaturas dos docentes de Educação Especial, em relação ao tempo de serviço antes da especialização.
Verifico que há necessidade dos docentes terem 5 anos de serviço para concorrerem à Educação Especial.
Fonte: http://www.spgl.pt/
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Pedido de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência
O IMTT, disponibiliza on-line, o pedido de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência. Para utilizar este serviço, tem que estar já registado no site das finanças.
Este serviço encontra-se na área de SERVIÇOS ONLINE - https://servicos.imtt.PT
Deve selecionar a zona de particulares, e depois efetuar a autenticação. A password a utilizar para a autenticação deve ser a mesma que utiliza no site das finanças. Se for a primeira vez que utiliza o site do IMTT, será necessário preencher uma ficha com dados pessoais.
É sempre necessário, assinalar a caixa para autorizar a leitura dos seus dados pelo IMTT.
Depois, na seleção da área de serviços deve escolher Diversos/Outros e de seguida escolher Pedidos de Dístico de Estacionamento para Pessoas com Deficiência.
Para completar o pedido deverá enviar via CTT a cópia do Atestado Multiusos.
Para esclarecimentos relativamente a este serviço poderá contactar os serviços do IMTT: email: sois@imtt.pt | telefone: 217949000 | fax: 217973777
terça-feira, 14 de maio de 2013
Instrumentos de Avaliação para crianças e alunos no âmbito da Educação Especial
Conferência: Educação Inclusiva - Uma Perspetiva Internacional
Educação Inclusiva - Uma Perspetiva Internacional
18 de maio de 2013, às 10h, no anfiteatro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Conferência coorganizada com a Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Pró Inclusão),
subordinada ao tema “Educação Inclusiva: Uma Perspetiva internacional” e proferida por Seamus Hegarty (EFA - UNESCO).
Fonte: via email
segunda-feira, 13 de maio de 2013
O que são e para quem são os Cursos Profissionais do nível secundário de educação ?
Cursos Profissionais
O que são?
Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o perfil pessoal dos alunos, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.
Para quem são?Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para quem:
• concluiu o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
• procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
• não exclui a hipótese de, mais tarde, prosseguir estudos de nível superior.
Como se organizam?Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos. O plano de estudos inclui três componentes de formação:
• Sociocultural;
• Científica;
• Técnica.
Onde funcionam?Os Cursos Profissionais podem funcionar em:
• escolas profissionais, públicas ou privadas;
• escolas secundárias da rede pública.
Qual a certificação?A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere o nível 4 de qualificação do QNQ:
• um diploma de nível secundário de educação;
• uma certificação profissional.
O que são?
Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o perfil pessoal dos alunos, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.
Para quem são?Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para quem:
• concluiu o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
• procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
• não exclui a hipótese de, mais tarde, prosseguir estudos de nível superior.
Como se organizam?Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos. O plano de estudos inclui três componentes de formação:
• Sociocultural;
• Científica;
• Técnica.
Onde funcionam?Os Cursos Profissionais podem funcionar em:
• escolas profissionais, públicas ou privadas;
• escolas secundárias da rede pública.
Qual a certificação?A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere o nível 4 de qualificação do QNQ:
• um diploma de nível secundário de educação;
• uma certificação profissional.
Ofertas de Emprego em Educação / Formação - 2ª. quinzena de Maio 2013
Ofertas de Emprego para a Educação Especial e outras áreas de ensino: Procuramos professores de 1º ciclo com especialização em ensino especial Estagio Profissional | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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sexta-feira, 10 de maio de 2013
Exercícios e testes de Inglês gratuitos
Na página da internet http://englishteststore.net/index.phpoption=com_content&view=article&id=11410&Itemid=148
encontra vários exercícios e testes de Inglês totalmente gratuitos.
Os exercícios são classificados de nível fácil até ao difícil com todas as habilitações: Compreensão Oral, Compreensão de Leitura e Produção de Escrita.
Listening Tests
Listen and fill the blanks
Short Conversation
Long Conversation
Filling Gap - Easy
Lecture in English
Reorder Conversation - Easy
English Pronunciation
English Stress
Same Meaning Sentences
Na parte de gramática básica, depois de responder a uma perguntar, aparecerá́ a explicação daquela.
English Grammar
encontra vários exercícios e testes de Inglês totalmente gratuitos.
Os exercícios são classificados de nível fácil até ao difícil com todas as habilitações: Compreensão Oral, Compreensão de Leitura e Produção de Escrita.
Listening Tests
Listen and fill the blanks
Short Conversation
Long Conversation
Filling Gap - Easy
Lecture in English
Reorder Conversation - Easy
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Same Meaning Sentences
Na parte de gramática básica, depois de responder a uma perguntar, aparecerá́ a explicação daquela.
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Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica do Concurso Nacional de Docentes - 2013
Já se encontra disponível para consulta, na DGAE, o Manual de Instruções – Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica do Concurso Nacional – 2013.
Desse modo, decorre a partir de hoje (10 de Maio de 2013) e pelo prazo de 3 dias úteis o aperfeiçoamento das candidaturas relativas ao concurso interno/externo de pessoal docente para 2013/2014
(clique para abrir o ficheiro)
Manual de Instruções – Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica do Concurso Nacional – 2013.pdf
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