terça-feira, 21 de maio de 2013

O que é o POPH (Programa Operacional Potencial Humano)

O POPH é o programa que concretiza a agenda temática para o potencial humano inscrita no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), documento programático que enquadra a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período 2007-2013.
 
  • Superar o défice estrutural de qualificações da população portuguesa, consagrando o nível secundário como referencial mínimo de qualificação, para todos;
  • Promover o conhecimento científico, a inovação e a modernização do tecido produtivo, alinhados com a prioridade de transformação do modelo produtivo português assente no reforço das actividades de maior valor acrescentado;
  • Estimular a criação e a qualidade do emprego, destacando a promoção do empreendedorismo e os mecanismos de apoio à transição para a vida activa;
  • Promover a igualdade de oportunidades, através do desenvolvimento de estratégias integradas e de base territorial para a inserção social de pessoas vulneráveis a trajectórias de exclusão social. Esta prioridade integra a igualdade de género como factor de coesão social.
A actividade do POPH estrutura-se em torno de dez eixos prioritários:
  • Eixo Prioritário 1 – Qualificação Inicial
  • Eixo Prioritário 2 – Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida
  • Eixo Prioritário 3 – Gestão e Aperfeiçoamento Profissional
  • Eixo Prioritário 4 – Formação Avançada
  • Eixo Prioritário 5 – Apoio ao Empreendedorismo e à Transição para a Vida Activa
  • Eixo Prioritário 6 – Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social
  • Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género
  • Eixo Prioritário 8 – Algarve
  • Eixo Prioritário 9 – Lisboa
  • Eixo Prioritário 10 – Assistência Técnica

Apresentação do POPH realizada no Road-Show
 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Habilitação profissional para a docência em educação especial

A FENPROF recebeu do Ministério da Educação (DGAE) um esclarecimento sobre o concurso externo extraordinário muito relevante para o tratamento das candidaturas dos docentes de Educação Especial, em relação ao tempo de serviço antes da especialização.
 
Verifico que há necessidade dos docentes terem 5 anos de serviço para concorrerem à Educação Especial.
 
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pedido de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência

 
Este serviço encontra-se na área de SERVIÇOS ONLINE - https://servicos.imtt.PT
 
Deve selecionar a zona de particulares, e depois efetuar a autenticação. A password a utilizar para a autenticação deve ser a mesma que utiliza no site das finanças. Se for a primeira vez que utiliza o site do IMTT, será necessário preencher uma ficha com dados pessoais.
 
É sempre necessário, assinalar a caixa para autorizar a leitura dos seus dados pelo IMTT.
 
Depois, na seleção da área de serviços deve escolher Diversos/Outros e de seguida escolher Pedidos de Dístico de Estacionamento para Pessoas com Deficiência.
 
Para completar o pedido deverá enviar via CTT a cópia do Atestado  Multiusos.
 
Para esclarecimentos relativamente a este serviço poderá contactar os serviços do IMTT: email: sois@imtt.pt | telefone: 217949000 | fax: 217973777
 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Instrumentos de Avaliação para crianças e alunos no âmbito da Educação Especial

Instrumentos de avaliação para crianças e alunos no âmbito da Educação Especial

- Action Pictures (Figuras de Ação)
                    
-
Avaliação da Linguagem Oral

 - Avaliação da memória e da aprendizagem de amplo alcance - Wide Range Assessment of memory and learning (WRAML)

 - Avaliação da pragmática nas capacidades de comunicações do quotidiano - The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills

 - Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE)

-
Bateria de Provas Fonológicas

-
Currículo Carolina

-
Decifrar – Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura

-
Escala de Avaliação de Conceitos Básicos de Linguagem - Bracken School Readiness Assessment (BSRA)

-
Escala de Comunicação e Comportamento Simbólico - Communication and Symbolic Behavior Scales Developmental Profile™ (CSBS DP™)

-
Escala de Inteligência de Wechsler para crianças - 3ª Edição (WISC- III)

-
Escala Inglesa de Vocabulário em Imagens - British Picture Vocabulary Scale 3rd Edition

-
Escalas de Desenvolvimento da Linguagem de Reynell

-
Goodenough – Teste do Desenho da Figura Humana

-
Grelha de Avaliação da Linguagem – nível escolar (GOL-E)

-
Matrizes Progressivas Coloridas: Forma Paralela (CPM-P) – nova versão em Português

-
Perfil Psicoeducacional Revisto (PEP-R)

-
Programa Portage de Educação Precoce

-
Protocolo de Avaliação Orofacial (PAOF)

-
Prova de Avaliação da Articulação de Sons em Contexto de Frase para o Português Europeu

-
Prova de Avaliação de Capacidades Articulatórias

-
Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia (PALPA-P)

-
Schedule of Growing Skills II

-
Teste comportamental de memória Rivermead - The Rivermead behavioural memory test

-
Teste da linguagem pragmática - Test of Pragmatic Language, Second Edition (TOPL-2)

-
Teste de Avaliação da Linguagem da Criança (TALC)

-
Teste de Avaliação da Produção Articulatória de Consoantes do Português Europeu (TAPAC-PE)

-
Teste de avaliação da produção sintáctica em crianças pré-escolares – a estandardizar

-
Teste de compreensão de frases – Sentence Comprehension Test

-
Teste de compreensão de gramática - Test for the Reception of Grammar (TROG-2)

-
Teste de compreensão de gramática (electrónico) - Test for the Reception of Grammar (Electronic) (TROG-E)

-
Teste de consciência fonológica - segunda edição: PLUS -
Test of Phonological Awareness-Second Edition: PLUS (TOPA)


-
Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL)

-
Teste de Linguagem Receptiva e Expressiva Emergente – 3ª edição (REEL-3)

-
Teste de linguagem técnica da leitura/escrita

-
Teste de reabilitação das afasias: Rio de Janeiro

-
Teste de Vocabulário em Imagens de Peabody - Peabody Picture Vocabulary Test, Fourth Edition (PPVT-4™)

-
Teste Fonético Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-Escolar (TFF-ALPE)

-
Token Test - versão portuguesa

-
Vineland II
                   
Fonte: http://www.cresceremrede.net/i_online/avalInstrument.aspx

Conferência: Educação Inclusiva - Uma Perspetiva Internacional

Educação Inclusiva - Uma Perspetiva Internacional

18 de maio de 2013, às 10h, no anfiteatro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
 
 
 Conferência coorganizada com a Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Pró Inclusão),
 subordinada ao tema “Educação Inclusiva: Uma Perspetiva internacional” e proferida por Seamus Hegarty (EFA - UNESCO).
 
 
 
 
Entrada Livre, mas sujeita a inscrição através do email:  proandee@gmail.com
 
Mais informações: www.ie.ul.pt
 
Fonte: via email

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O que são e para quem são os Cursos Profissionais do nível secundário de educação ?

Cursos Profissionais

O que são?
Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o perfil pessoal dos alunos, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o sector empresarial local.

Para quem são?Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para quem:
• concluiu o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
• procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
• não exclui a hipótese de, mais tarde, prosseguir estudos de nível superior.

Como se organizam?Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos. O plano de estudos inclui três componentes de formação:
• Sociocultural;
• Científica;
• Técnica.

Onde funcionam?Os Cursos Profissionais podem funcionar em:
• escolas profissionais, públicas ou privadas;
• escolas secundárias da rede pública.

Qual a certificação?A conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional confere o nível 4 de qualificação do QNQ:
• um diploma de nível secundário de educação;
• uma certificação profissional.
 

Ofertas de Emprego em Educação / Formação - 2ª. quinzena de Maio 2013

Ofertas de Emprego para a Educação Especial e outras áreas de ensino:
Net-Empregos

Procuramos professores de 1º ciclo com especialização em ensino especial Estagio Profissional
Zona:  LisboaEmpresa: ASSOCIAÇÃO CRESCEMOS JUNTOS
Data: 12-5-2013 Categoria: Educação / Formação

Formador de Espanhol (m/f)
Zona:  LisboaEmpresa: Elevus
Data: 13-5-2013 Categoria: Educação / Formação
Formadores de portugues - Silves / Lagoa / Albufeira
Zona:  FaroEmpresa: Megabyte
Data: 13-52013 Categoria: Educação / Formação

Professor de Hebraico (Hebrew Teacher)
Zona:  ViseuEmpresa: Forbis - Formação
Data: 11-5-2013 Categoria: Educação / Formação
English Teacher- Faro
Zona:  FaroEmpresa: Wall Street Institute
Data: 9-5-2013 Categoria Educação / Formação

Ver mais ofertas de emprego em
http://www.net-empregos.com/emprego-educacao-formacao.asp?page=3

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Exercícios e testes de Inglês gratuitos

Na página da internet http://englishteststore.net/index.phpoption=com_content&view=article&id=11410&Itemid=148
encontra vários exercícios e testes de Inglês totalmente gratuitos.
Os exercícios são classificados de nível fácil até ao difícil com todas as habilitações: Compreensão Oral, Compreensão de Leitura e Produção de Escrita.
Listening Tests
Listen and fill the blanks
Short Conversation
Long Conversation
Filling Gap - Easy
Lecture in English
Reorder Conversation - Easy
English Pronunciation
English Stress
Same Meaning Sentences

Na parte de gramática básica, depois de responder a uma perguntar, aparecerá́ a explicação daquela.
 English Grammar

Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica do Concurso Nacional de Docentes - 2013

 Já se encontra disponível para consulta, na DGAE, o Manual de Instruções – Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica do Concurso Nacional – 2013. 
Desse modo, decorre a partir de hoje  (10 de Maio de 2013) e pelo prazo de 3 dias úteis o aperfeiçoamento das candidaturas relativas ao concurso interno/externo de pessoal docente para 2013/2014




(clique para abrir o ficheiro) 
Manual de Instruções – Aperfeiçoamento da Candidatura Eletrónica do Concurso Nacional – 2013.pdf