segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Programa de apoio gratuito para crianças hiperativas

Agradeço à colega Maria Mendes o envio de informação sobre o programa de apoio gratuito para crianças hiperativas, que partilho no blogue.
Em Lisboa, a Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas acaba de lançar um programa integrado de apoio a crianças hiperativas ou com dificuldades de atenção, gratuito e inédito no país. 
O programa encontra-se disponível em português, através do site www.clubephda.pt, e destina-se a pais, professores, educadores e crianças, fornecendo vários tipos de informações sobre a natureza das doenças, diagnósticos, tratamentos, conselhos e a possibilidade de obter respostas da parte de médicos especialistas.
 Paralelamente, o novo programa oferece ações de formação, com base em casos verídicos, para pais, professores e assistentes operacionais. A primeira acção está marcada para dia 23 de Novembro, no Hospital CUF Descobertas, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do e-mail: formacao@clubephda.pt.

Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Ana Serrão Neto, Coordenadora do Clube PHDA, refere que "a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção afeta cerca de 5 a 10% das crianças em idade escolar e representa uma série de desafios para os pais, professores e assistentes operacionais".
Com este novo projeto, "pretendemos apoiar e promover o desenvolvimento saudável e uma integração bem sucedida dessas crianças na família, na escola e na sociedade, sendo que a nossa missão é disponibilizar informação cientificamente credível, recursos úteis e oportunidades de formação para os vários intervenientes".

Fonte: http://boasnoticias.sapo.pt/noticias_Programa-de-apoio-gratuito-para-crian%C3%A7as-hiperativas-_17191.html?page=0

 

domingo, 13 de outubro de 2013

Redução brutal de colocações de docentes de Educação Especial no presente ano letivo (Portugal Continental).

Não é novidade para os docentes de educação especial e famílias das crianças e alunos com NEE deste país, mas, agora, o autor do blogue do Blog DeAr Lindo apresenta dados relativos à redução de colocações de docentes de Educação Especial, no presente ano letivo, no que se refere a Portugal Continental.
 
Transcrevo o texto:
«Conforme prometido deixo aqui este primeiro quadro com a comparação das colocações pela DGAE (inclui renovações, Contratação Inicial e colocações até à Reserva de Recrutamento 4) nos grupos da Educação Especial (exclui as contratações de escola e as colocações da mobilidade interna que este ano teve cerca de 250 ingressos na carreira neste grupo de recrutamento, 157 pela vinculação extraordinária e cerca de 100 por transição de grupo de recrutamento)
Neste quadro fiz a transposição das colocações para as atuais 10 zonas pedagógicas para ser mais fácil a comparação.
Com exceção da zona 7, todas as restantes zona tiveram um decréscimo de colocações nos grupos da Educação Especial.
As zonas 2, 3, 4, 5 e 8 foram as que tiveram maior redução. A zona 3 este ano teve metade de colocações pela DGAE no grupo 910 do que em igual período do ano passado. Desta forma já se percebe perfeitamente a situação descrita pelo João Adelino Santos e a quebra de colocações que aconteceu na zona centro do País.
A zona com maior quebra foi a zona 2 que só teve 26 colocações enquanto no ano passado teve 56.
Falta ainda analisar as colocações por contratação de escola da mesma forma».

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Resumo das adequações no processo de matrícula a aplicar às crianças e alunos com NEE

Depois de ter recebido algumas mensagens no blogue para eu esclarecer o âmbito das adequações no processo de matrícula (art.º 16º - ponto 2, alínea c) do DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro) na educação especial, apresento um quadro informativo, de fácil leitura, sobre essa adequação do processo de ensino e de aprendizagem das crianças e alunos com NEE:

 Adequações no Processo de Matrícula
Medidas educativas especiais
DL nº 3/2008, de 7 de janeiro - Artº 19º
Professor titular de grupo/turma
Diretor de turma
Conselho de turma
Educação Especial
 
Adequações no processo de matrícula
 
Esta medida determina que as crianças / alunos com NEE de caráter permanente possam:
 
·         Frequentar o jardim-de-infância ou escola independentemente da sua área de residência;
 
·         Frequentar unidades e escolas de referência fora da área de residência;
 
·         Usufruir de um pedido de adiamento de matrícula na entrada para o 1º ano do ensino básico;
 
·           Em qualquer ano escolar de frequência do 2º / 3º ciclo e ensino secundário a matrícula pode ser feita por disciplinas desde que não seja alterada a sequencialidade do regime educativo comum.


Consulte também a versão consolidada (redação atual) do DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro
  
 


 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como planificar as áreas curriculares específicas dos alunos com deficiência visual?

Partilho um excelente artigo da autora do blogue Olhares (docente Clara Monteiro), designado - Áreas curriculares específicas: Daisy - Como planificar as áreas curriculares específicas?, que transcrevo a seguir:

«Em 1.º lugar avaliar o aluno e depois fazer uma planificação de acordo com a necessidade do aluno.
Com os alunos com deficiência visual trabalho as seguintes áreas: Braille, Orientação e Mobilidade, Daisy, Zoom Text, teclas de atalho, atividades da vida diária, JAWS, Ampliadores de caracteres, Treino de visão e Datilografar no computador. Como são várias as áreas só depois de avaliar cada aluno é que podemos decidir qua será a melhor área a trabalhar com aquele aluno, o que ele necessita para ser autónomo.
Hoje, apresento o modo como planifico as áreas curriculares específicas neste caso Daisy para os meus alunos (documento que fica anexo ao PEI). No final de cada período faço a avaliação.
Para quem não se sentir à vontade com este programa, esta apresentação do Dr Aquilino Rodrigues é bastante acessível (explicação DAISY aqui
 
áreas curriculares específicas
Informática Adaptada, Tecnologias Específicas de Informação e Comunicação:
- Software DAISY
 
Material:
Computador com DAISY
Prof. Clara Monteiro E.E. - 930

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
_______ Período
CONHECER/SABER UTILIZAR O SOFTWARE DAISY
NT
NA
EA
A
Abrir um novo livro de um CD
 
 
 
 
Abrir um novo livro copiado para o computador
 
 
 
 
Carregar o último livro lido ao iniciar a sessão
 
 
 
 
Carregar o último livro lido ao iniciar a sessão
 
 
 
 
Iniciar e parar a leitura
 
 
 
 
Navegar no livro (Ficheiro) usando comandos
 
 
 
 
Navegar no livro (Ficheiro) usando navegação por níveis
 
 
 
 
Localizar uma página
 
 
 
 
Localizar um título
 
 
 
 
Localizar um ponto de navegação
 
 
 
 
Ler conteúdo omissível
 
 
 
 
Selecionar, copiar e colar
 
 
 
 
Localizar todas as ocorrências de uma palavra
 
 
 
 
Localizar uma palavra
 
 
 
 
Ir para um marcador
 
 
 
 
Ver, editar e remover marcadores
 
 
 
 
Abrir um livro lido recentemente
 
 
 
 
Adicionar um livro à sua lista de favoritos
 
 
 
 
Alterar a velocidade da voz de leitura
 
 
 
 
Alterar o volume da voz de leitura
 
 
 
 
Alterar a duração da pausa entre frases
 
 
 
 
Alterar a voz de leitura
 
 
 
 
Alterar o tamanho do texto
 
 
 
 
Alterar as cores
 
 
 
 
Alterar o aspeto do realce
 
 
 
 
Usar o teclado
 
 
 
 
Aprender as teclas de atalho
 
 
 
 
Ler menus, botões e diálogos
 
 
 
 
Utilizar as cores do sistema
 
 
 
 
Conjuga a utilização do sistema Daisy para aleitura dos enunciados e escreve as respostas recorrendo a processador de texto, máquina braille, ou outros meios de escrita
 
 
 
 
Legenda: NT: não trabalhado; NA: não adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido

Fonte: Blogue Olhares