quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Proposta do Orçamento de Estado 2014 - Educação Especial

Tive interesse em visualizar todos os documentos pertencentes à proposta do Orçamento de Estado para 2014 e ler aquilo que diz respeito à Educação Especial.

Nesse âmbito só encontrei 2 objetivos, concretamente no documento: Orçamento de Estado para 2014 - Relatório


(…) – Página 188 - IV.14. Ensino Básico e Secundário e Administração Escolar (P013) IV.14.1. Política (…)

1 - Garantir o acesso à educação especial, adequando a intervenção educativa e a resposta terapêutica às necessidades dos alunos e das suas famílias;

2 - Desenvolver o aperfeiçoamento dos instrumentos legislativos reguladores da educação especial; (...)
 
Em face do exposto, sou de opinião que o Ministro Nuno Crato pretenderá, no próximo ano, tornear e menear  a legislação atual da educação especial. E para melhor não vai ser de certeza!
 

Ver Relatório do OE2014
 

 

domingo, 20 de outubro de 2013

Materiais e recursos educativos para o 1.º ciclo

Partilho alguns materiais online (recursos interativos na internet) para alunos do 1.º ciclo do ensino básico:
 
Ler e escrever - um site de iniciação à leitura e à escrita;

Método das 28 palavras - http://palavras28.no.sapo.pt/
Guia de escrita - http://www.meddybemps.com/letterary/..._archives.HTML

http://nonio.eses.pt/qi/index.htmQuadro Interativo  - Sítio com diversas atividades









Árvores da Tabuada - http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.HTML

Sólidos geométricos interativos - http://illuminations.nctm.org/ActivityDetail.aspx?id=70


http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/index_ca.htm

Contar e ordenar / Ver e descobrir - http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/index_ca.htm

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Partilha de materiais pedagógicos (1.º ciclo do ensino básico)

A seguir, partilho 2 ficheiros com várias fichas de trabalho:

1 -  Área disciplinar de Estudo do Meio  (fichas para o 2.º ano de escolaridade);

2 - Conjunto de experiências (1.º ciclo do ensino básico).

Como ensinar o alfabeto às crianças de hoje!

AINDA NÃO SABEM LER, MAS SABEM MEXER NOS COMPUTADORES. ASSIM… 
 
Agradeço à Maria José (amiga e colega do curso de Doutoramento em Educação) o envio desta informação, via http://www.insoonia.com/.
 
Está demais! Por achar este material inovador, tenho de o partilhar no blogue.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Segundo Nuno Crato o governo português estará disponível para 'pensar legislação sobre educação especial'

 
Sobre a situação das crianças com necessidades educativas especiais (NEE) e a colocação de professores de educação especial, o ministro da Educação, Nuno Crato, referiu ontem, numa audição na Comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, que neste momento faltam apenas colocar 16 professores deste grupo de recrutamento nas escolas.
 
De acordo com o ministro, foram colocados 3.501 professores dos quadros e 1.229 em reservas de recrutamento.
 
Depois de ter sido confrontado pelos deputados da oposição com os inúmeros casos de dificuldades divulgados recentemente para alunos com NEE, alguns deles ainda em casa por falta de professores colocados nas escolas, e de Luís Fazenda, do Bloco de Esquerda, ter afirmado que o que se passa com estes alunos é "um caso chocante de violação de valores fundamentais", Crato manifestou "total disponibilidade" para falar com as associações representativas destes alunos e para rever legislação.
"Toda a legislação que existe sobre o ensino especial tem que ser pensada", afirmou Nuno Crato, sem dar mais pormenores (...).
 

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Simulador: Calcule quanto vai encolher o seu salário no ano de 2014

 
O Orçamento do Estado para 2014 foi apresentado hoje pelo Governo e impõe cortes salariais para os funcionários públicos com rendimentos mensais brutos superiores a 600 euros.
Os cortes são progressivos até uma diminuição máxima de 12% a partir de salários de 2.000 euros.
 
 
Insira o valor do seu rendimento bruto mensal (incluindo suplementos) no simulador em baixo e descubra quanto dinheiro vai perder a partir de Janeiro.
    

Salário mensal bruto
Corte salarial (%)
Corte salarial (€)
Novo salário bruto

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Fichas de leitura e de interpretação para determinados alunos com NEE

Hoje, partilho um conjunto de fichas de leitura que podem ser trabalhadas junto dos alunos com NEE, editadas num só ficheiro.
 
 
 
 
Uma nota de agradecimento à Ana Rosa Trindade pelo envio do documento.

Ficheiro- Leitura funcional.pdf2142K     Transferência  


Programa de apoio gratuito para crianças hiperativas

Agradeço à colega Maria Mendes o envio de informação sobre o programa de apoio gratuito para crianças hiperativas, que partilho no blogue.
Em Lisboa, a Unidade de Neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas acaba de lançar um programa integrado de apoio a crianças hiperativas ou com dificuldades de atenção, gratuito e inédito no país. 
O programa encontra-se disponível em português, através do site www.clubephda.pt, e destina-se a pais, professores, educadores e crianças, fornecendo vários tipos de informações sobre a natureza das doenças, diagnósticos, tratamentos, conselhos e a possibilidade de obter respostas da parte de médicos especialistas.
 Paralelamente, o novo programa oferece ações de formação, com base em casos verídicos, para pais, professores e assistentes operacionais. A primeira acção está marcada para dia 23 de Novembro, no Hospital CUF Descobertas, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do e-mail: formacao@clubephda.pt.

Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Ana Serrão Neto, Coordenadora do Clube PHDA, refere que "a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção afeta cerca de 5 a 10% das crianças em idade escolar e representa uma série de desafios para os pais, professores e assistentes operacionais".
Com este novo projeto, "pretendemos apoiar e promover o desenvolvimento saudável e uma integração bem sucedida dessas crianças na família, na escola e na sociedade, sendo que a nossa missão é disponibilizar informação cientificamente credível, recursos úteis e oportunidades de formação para os vários intervenientes".

Fonte: http://boasnoticias.sapo.pt/noticias_Programa-de-apoio-gratuito-para-crian%C3%A7as-hiperativas-_17191.html?page=0

 

domingo, 13 de outubro de 2013

Redução brutal de colocações de docentes de Educação Especial no presente ano letivo (Portugal Continental).

Não é novidade para os docentes de educação especial e famílias das crianças e alunos com NEE deste país, mas, agora, o autor do blogue do Blog DeAr Lindo apresenta dados relativos à redução de colocações de docentes de Educação Especial, no presente ano letivo, no que se refere a Portugal Continental.
 
Transcrevo o texto:
«Conforme prometido deixo aqui este primeiro quadro com a comparação das colocações pela DGAE (inclui renovações, Contratação Inicial e colocações até à Reserva de Recrutamento 4) nos grupos da Educação Especial (exclui as contratações de escola e as colocações da mobilidade interna que este ano teve cerca de 250 ingressos na carreira neste grupo de recrutamento, 157 pela vinculação extraordinária e cerca de 100 por transição de grupo de recrutamento)
Neste quadro fiz a transposição das colocações para as atuais 10 zonas pedagógicas para ser mais fácil a comparação.
Com exceção da zona 7, todas as restantes zona tiveram um decréscimo de colocações nos grupos da Educação Especial.
As zonas 2, 3, 4, 5 e 8 foram as que tiveram maior redução. A zona 3 este ano teve metade de colocações pela DGAE no grupo 910 do que em igual período do ano passado. Desta forma já se percebe perfeitamente a situação descrita pelo João Adelino Santos e a quebra de colocações que aconteceu na zona centro do País.
A zona com maior quebra foi a zona 2 que só teve 26 colocações enquanto no ano passado teve 56.
Falta ainda analisar as colocações por contratação de escola da mesma forma».

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Resumo das adequações no processo de matrícula a aplicar às crianças e alunos com NEE

Depois de ter recebido algumas mensagens no blogue para eu esclarecer o âmbito das adequações no processo de matrícula (art.º 16º - ponto 2, alínea c) do DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro) na educação especial, apresento um quadro informativo, de fácil leitura, sobre essa adequação do processo de ensino e de aprendizagem das crianças e alunos com NEE:

 Adequações no Processo de Matrícula
Medidas educativas especiais
DL nº 3/2008, de 7 de janeiro - Artº 19º
Professor titular de grupo/turma
Diretor de turma
Conselho de turma
Educação Especial
 
Adequações no processo de matrícula
 
Esta medida determina que as crianças / alunos com NEE de caráter permanente possam:
 
·         Frequentar o jardim-de-infância ou escola independentemente da sua área de residência;
 
·         Frequentar unidades e escolas de referência fora da área de residência;
 
·         Usufruir de um pedido de adiamento de matrícula na entrada para o 1º ano do ensino básico;
 
·           Em qualquer ano escolar de frequência do 2º / 3º ciclo e ensino secundário a matrícula pode ser feita por disciplinas desde que não seja alterada a sequencialidade do regime educativo comum.


Consulte também a versão consolidada (redação atual) do DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro