quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Já são mais de 100 000 visualizações de páginas neste blogue!

Hoje, o blogue crianças e alunos com NEE, com um total de 692 mensagens publicadas, ultrapassou a barreira das 100 000 visualizações de páginas em menos de 2 anos de existência.
 
Resulta ser também bastante deslumbrante e admirável ser um blogue visualizado em todos os continentes, especialmente em países como os EUA, Brasil, Angola, Rússia e Austrália.

Gráfico dos países mais populares entre os visitantes do blogue


Um"bem-haja"a todos aqueles que me ajudam a fazer crescer este blogue.

 Continuarei a trabalhar!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Documentos orientadores da prática pedagógica no âmbito da educação especial


O blogue NavegadoresEEntendidos, partilha diversos documentos orientadores da prática pedagógica. Segundo os seus autores, os exemplos apresentados foram elaborados a partir da sua experiência e recolhidos junto de outros educadores de infância e professores, que desenvolvem atividades junto de crianças com Necessidades Educativas Especiais.
 
Aceda aos documentos:

Etapas do processo de avaliação / Intervenção nas NEE - Documento que explica as etapas de intervenção em NEE, desde quem e como se sinaliza até à operacionalização da avaliação, elaboração de documentos e organização da intervenção educativa.

Operacionalização do processo de avaliação e intervenção nas NEE (esquema) - Documento sucinto do anterior.

CIF versão completa

CIF-CJ versão para crianças e jovens

Checklist geral

Checklist docentes - Documento orientador para o preenchimento da checklist pelos docentes, com indicações para cada item a avaliar.

Ficha de sinalização/Pedido de avaliação especializada - Documento original.

Relatório técnico-pedagógico - Documento original, surge após a realização da avaliação especializada.

Projeto Educativo Individual (PEI) - Documento original, realizado após o relatório técnico-pedagógico, num período nunca superior a três meses, onde estão explícitas todas as repostas educativas de que o aluno irá usufruir. Desde que não ocorram alterações, cada PEI deve ser revisto de três em três anos ou desde que haja uma mudança de ciclo.

Relatório circunstanciado (de acompanhamento ao PEI) - Documento original, realizado no final de cada ano letivo para avaliar a eficácia das respostas educativas implementadas, segundo o PEI.

Suspeitas de fraudes à Segurança Social envolvem diretores de IPSS, empresários e médicos.


Todos os dias há deste tipo de notícias, mas desta vez sinto que existe uma grande falta de respeito pelas pessoas mais débeis, ao saber que estão a ser investigados diretores e administradores de instituições particulares de solidariedade social (IPSS), médicos, empresas, funcionários da Segurança Social e particulares, por prováveis fraudes fiscais e retirada de dinheiro destinado à área da saúde.
 
 
 
 
 
 
Os exemplos são percetíveis e irremissíveis

1 - Obtenção fraudulenta de subsídios para consultas de psicologia e terapia da fala que poderão nunca ter sido realizadas (numa fraude que poderá ultrapassar os cinco milhões de euros).

2 - Noutro processo, poderão estar em causa crimes de corrupção relacionados com "reformas fraudulentas no âmbito das juntas médicas do Serviço de Verificação de Incapacidades da Segurança Social".

3 - Caso relacionado com a concessão fraudulenta "de pensões, subsídios e abonos" no valor 1,7 milhões de euros.

4 - Uma outra investigação centrou-se num homem que terá beneficiado durante mais do que uma década das pensões de reforma e de sobrevivência da mãe.

5 - (…) entre os arguidos há quatro médicos — num caso por emissão de parecer falso em junta médica; noutro, envolvendo três clínicos, investiga-se "alegadas práticas de corrupção" no âmbito da atribuição de reformas por invalidez, em sede de recurso, por uma equipa do Serviço de Verificação de Incapacidades da Segurança Social (…).

6 - O documento diz ainda que entre os arguidos há quatro médicos — num caso por emissão de parecer falso em junta médica; noutro, envolvendo três clínicos, investiga-se "alegadas práticas de corrupção" no âmbito da atribuição de reformas por invalidez, em sede de recurso, por uma equipa do Serviço de Verificação de Incapacidades da Segurança Social.

7 - Outras IPSS estão a ser investigadas por "recebimento abusivo de subsídios concedidos no âmbito de acordos de cooperação com a Segurança Social".

Fonte: jornal público

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Madiba, queremos-te para sempre!

"Mandela, o homem que derrotou o racismo".

 "Um líder além da lenda"

"Morte de um colosso" que "ensinou ao mundo o significado de perdão".


Mandela: quer enviar uma mensagem de condolências? É possível, através do site da Fundação Nelson Mandela, deixar uma mensagem de condolências pela morte do líder sul africano. Neste endereço.

A Fundação promete fazer chegar as mensagens à família de Mandela.



Fonte: TSF

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Governo falha pagamento de salários a professores de Ensino Especial

 
 
A situação é denunciada à Rádio Renascença por responsáveis de escolas onde a situação se verifica e impede, por exemplo, o pagamento dos salários aos professores do Ensino Especial.
 
Governo falha pagamento de salários a professores de Ensino Especial
 
A Rádio Renascença avançou, na terça-feira, que há professores do Ensino Especial com salários em atraso porque o Ministério da Educação ainda não pagou as verbas contratualizadas com os estabelecimentos que recebem alunos com necessidades educativas especiais.



Fonte: notícias ao minuto

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Biblioteca Especializada em Necessidades Especiais Online!

 
O acesso aos serviços da biblioteca pode ser feito das seguintes formas:
- Leitura Presencial
- Empréstimo Domiciliário
- Requisição Online
- Renovação de Requisição Online
 
Na requisição online  o leitor acede à página da Biblioteca (http://servicos.madeira-edu.pt/dreer/bene) faz a pesquisa e seleciona Requisição Online. Ao selecionar esta opção, é-lhe pedido o n.º de leitor, o nome, o B.I. e o email. De seguida é pedido a(s) cota(s) da(s) obra(s) desejadas.                 
 
 
CotaTítuloAutorAno de PublicaçãoBraille 
2618Trabalho Teórico - Prático (Opção Mental / Motora)FERNANDES, Ana Maria Alves Carvalhosa1994Ver
2632Estudo de CasoCARVALHO, Adelaide do Rosário de Freitas1993Ver
3327Estudo de Caso - Espinha BífidaSILVA, Ana Raquel Fernandes Teixeira da et al. 2000Ver
4125Qual o Espaço que a Família ocupa na Vida duma Criança Surda? (Estudo de dois casos)PEDRICO, Ana Maria E. C.1996Ver
4128A Inclusão de Crianças Portadoras de Deficiência Visual (Estudo de Caso)CHADA, Maria Luísa Leça2004Ver
4131Uma Forma Lúdica de Ensinar / Aprender Matemática no 1º Ciclo com Crianças com NEEGOUVEIA, Bernardina Gouveia França2005Ver
4153Currículo Funcional para Crianças com Deficiência Mental Severa / Profunda - Estrutura, Organização e AplicaçãoERRA, Maria da Silva Rodrigues Cachuço1997Ver
4155Binónimo Família / Escola no Apoio à Criança com Síndroma de DownSANTOS, Matilde da Costa1997Ver
4158Projecto de Inclusão - Estudo de CasoMONTEIRO, Ana Isabel Mota Barreira Sepúlveda2004Ver
4175A Importância da Intervenção Precoce na Criança com Perturbações AutísticasMARQUES, Ondina Maria Ribeiro2002Ver
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segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cadeira de rodas controlada por 'piercing' na língua

Cadeira de rodas controlada por 'piercing' na línguaUma equipa de cientistas do Georgia Institute of Technology, nos Estados Unidos, desenvolveu uma tecnologia que permite controlar os movimentos de uma cadeira de rodas através do uso de um 'piercing' na língua. Uma solução inovadora que pode mudar a vida de pacientes com alta limitação motora.

Investigadores da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos da América, criaram uma forma de dar mais independência às pessoas que sofrem paralisia cerebral ou pessoas tetraplégicas. Com a solução Tongue Drive System é possível, através da colocação de um 'piercing' na língua, controlar os movimentos da cadeira de rodas ou, até, dar comandos a um computador.

No 'piercing' é colocado um íman que cria um campo magnético na boca do paciente. Quando a língua se movimenta, o campo magnético é alterado conforme a intenção do utilizador.

Esta alteração, captada por quatro sensores colocados nas bochechas, é transmitida através de 'wireless' para um smartphone, computador ou iPod. Uma vez feita a transmissão, o 'software' traduz os sinais para a cadeira de rodas. Ou seja, o 'piercing' funciona como um 'joy stick', quando a língua toca o lado esquerdo da bochecha a cadeira movimenta-se para a esquerda.

LER ARTIGO COMPLETO  

Fonte: Boas notícias

domingo, 1 de dezembro de 2013

Programas gratuitos nas áreas da acessibilidade ao computador, do software educativo e da comunicação aumentativa.

Hoje partilho um conjunto de programas gratuitos nas áreas da acessibilidade ao computador, do software educativo e da comunicação aumentativa:
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Kit Necessidades Especiais Março 2004

 
Este CD-ROM inclui 33 programas nas áreas da acessibilidade ao computador, do software educativo e da comunicação aumentativa.

Foi desenvolvido pelo Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação - CERTIC - da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD.

 As aplicações seleccionadas são gratuitas e a maioria delas está disponível na Internet.

Descarregar Documento


Fonte: Portal do Cidadão com Deficiência

ONU apela à integração social das pessoas com deficiência

 
Por sua vez Stevie Wonder afirmou que “para a sociedade e o desenvolvimento incluírem as pessoas com deficiência, é preciso garantir a igualdade de acesso à educação, ao conhecimento e à informação”.
 
Segundo dados da ONU, 360 milhões de pessoas têm perda auditiva moderada a profunda, mas apenas 10% têm acesso a aparelhos auditivos.
 
Outra nota é a de que cerca de 200 milhões de pessoas precisam de óculos, mas não têm acesso a eles, e apenas entre 5 a 15% dos 70 milhões de pessoas que precisam de cadeiras de rodas têm acesso a uma.