sábado, 22 de fevereiro de 2014

Plural&Sin​gular: Revista Trimestral Dedicada à Temática da Deficiênci​a

A Plural&Singular é um órgão de comunicação digital dedicado à temática da deficiência, cuja 1.ª edição foi lançada, simbolicamente, a 3 de dezembro de 2012, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

A revista, de periodicidade trimestral, disponível para download gratuito, está vocacionada para pessoas com deficiência, cuidadores, instituições, profissionais, federações, empresas, especialistas e outras entidades ligadas a esta área.

Newsletter nº37 17/02/2014
5.ª edição disponível para download gratuito
 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dados sobre a monitorização de educação especial 2012 / 2013

Foram disponibilizados os dados relativos ao questionário de monitorização da educação especial. A operação estatística "Necessidades Especiais de Educação" (NEE) abrange Portugal Continental, dirige-se a todas as instituições educativas, públicas e privadas, regulares e de educação especial e visa obter informação sobre as necessidades especiais de educação das crianças da Intervenção Precoce na Infância, do pré-escolar e dos alunos do ensino básico e secundário, bem como os respetivos recursos humanos.


Necessidades Especiais de Educação 2012/2013 [XLSX] [ODS]
ÍNDICE

Nota metodológica

Conceitos

Quadro NEE.1 - Alunos com necessidades especiais de educação, segundo as NUTS II, por tipo de estabelecimento escolar

Quadro NEE.2 - Alunos a frequentarem escolas regulares de ensino, segundo as NUTS II, por nível de educação e ensino e ano de escolaridade

Quadro NEE.3- Alunos a frequentarem escolas regulares de ensino, segundo a natureza do estabelecimento, por nível de educação e ensino

Quadro NEE.3.A - Alunos a frequentarem escolas regulares de ensino, segundo a natureza do estabelecimento, por NUTS II e nível de educação e ensino

Quadro NEE. 4 - Desempenho funcional dos alunos que frequentam escolas regulares de ensino, segundo os níveis de dificuldade, por nível de educação e ensino

Quadro NEE. 5- Adequações do processo de ensino e de aprendizagem definidas no Programa Educativo Individual dos alunos que frequentam escolas regulares de ensino, por nível de educação e ensino

Quadro NEE.6 - Alunos a frequentarem escolas regulares de ensino que recebem apoio nas Unidades especializadas, por nível de educação e ensino

Quadro NEE.6.A - Alunos a frequentarem escolas regulares de ensino que recebem apoio nas Unidades especializadas, por NUTS II e nível de educação e ensino

Quadro NEE.7 - Alunos a frequentarem escolas regulares de ensino, segundo a percentagem de tempo semanal de apoio na Unidade especializada, por NUTS II

Quadro NEE.8 - Adequações do processo de ensino e de aprendizagem definidas no Programa educativo individual dos alunos que recebem apoio na Unidade especializada, por níveis de educação e ensino

Quadro NEE.9 - Desempenho funcional dos alunos que frequentam Instituições de educação especial, segundo os níveis de dificuldade, por NUTS II

Quadro NEE.10 - Adequações do processo de ensino e de aprendizagem definidas no Programa Educativo Individual dos alunos que frequentam Instituições de educação especial, por NUTS II

Quadro IPI.1 - Crianças apoiadas no âmbito da Intervenção Precoce na Infância, segundo a idade, por NUTS II (a)

Quadro IPI.2 - Crianças apoiadas no âmbito da Intervenção Precoce na Infância, segundo os locais de apoio, por NUTS II (a)

Quadro IPI.3 - Desempenho funcional das crianças apoiadas no âmbito da Intervenção Precoce na Infância, segundo os níveis de dificuldade (a)

Quadro IPI.4 - Crianças apoiadas no âmbito da Intervenção Precoce na Infância, segundo o tipo de apoio terapêutico prestado, por idade (a)

Quadro RHNEE.1 - Docentes de educação especial, por grupo de recrutamento, segundo situação profissional e especialização

Quadro RHEE.1.A - Docentes de Educação Especial, segundo situação profissional e especialização, por NUTS II e grupo de recrutamento

Quadro RHNEE.2 - Técnicos dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas públicas afetos à educação especial, por NUTS II

Quadro RHNEE.3 - Profissionais disponibilizados pelos Centros de Recursos para a Inclusão a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, por NUTS II

Quadro RHNEE.4 - Agrupamentos de Referência para a Intervenção Precoce para a Infância e docentes afetos à Intervenção Precoce na Infância, por NUTS II



Fonte: DGEEC

Educação Sexual e Direitos de Jovens com Deficiência

No dia 20 de fevereiro, 5.ª feira, a partir das 15h00, poderá visualizar mais um webinar DGE subordinado ao tema «Educação Sexual e Direitos de Jovens com Deficiência».

Nesta sessão, da responsabilidade da Dra. Ivone Félix, Formadora Especialista em Sexualidade e Educação Sexual, Diretora Executiva da CERCIOEIRAS e Docente da Escola Superior de Saúde de Alcoitão, serão abordados alguns dos valores orientadores da Educação Sexual.


Valores orientadores da Educação Sexual:
1. Reconhecer que a sexualidade é uma fonte de prazer e de comunicação
2. Valorizar as diferentes expressões da sexualidade ao longo do ciclo de vida
3. Promover os direitos e oportunidades entre os sexos
4. Respeitar a diferença, quaisquer que sejam as características físicas, intelectuais ou de género
5. Reconhecer a importância da comunicação e do envolvimento afetivo e amoroso na vivência da sexualidade
6. Reconhecer o direito a uma maternidade/paternidade livre, consciente e responsável
7. Promover a saúde dos indivíduos e dos casais, na esfera sexual e na reprodutiva


Saiba mais em http://webinar.dge.mec.pt/.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Turismo de Portugal divulga Guia de Boas Práticas de Acessibilidade – Turismo Ativo


Capa do Guia de Boas Práticas de Acessibilidade - Turismo Ativo


O Guia aborda os requisitos necessários para cada uma das 11 atividades selecionadas de Turismo Ativo, incluindo cuidados a ter por tipo de deficiência, produtos de apoio e recomendações.


Esta temática tem vindo a assumir uma crescente relevância na estratégia assumida pela revisão do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), a qual contempla tornar Portugal num destino turístico acessível para todos, através do fomento de condições para o acolhimento de turistas com mobilidade reduzida nas infraestruturas e serviços turísticos (alojamento, animação turística e restauração), da implementação de programas integrados de desenvolvimento de destinos turísticos acessíveis (espaços públicos, equipamentos culturais e de lazer, praias, transportes, atendimento, etc.), entre outras medidas.

Importa ainda destacar a crescente importância que a OMT – Organização Mundial do turismo tem vindo a dar ao Turismo Acessível, conforme se comprova pela publicitação das Recomendações sobre o Turismo Acessível, resultantes da 20ª assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada no Zimbabwe entre 24 e 29 de Agosto de 2013. A OMT defende que o Turismo Acessível deverá ser visto como uma oportunidade e não uma obrigação. Com a abordagem certa, o setor de turismo tem oportunidade de servir um mercado importante e em crescimento, conquistar novos clientes e aumentar a receita.
Nesse sentido, o Turismo de Portugal promove, a nível nacional, 5 sessões de divulgação do Guia de Boas Práticas de Acessibilidade – Turismo Ativo, de 18 de fevereiro a 18 de março, de modo a dar a conhecer e sensibilizar as empresas de animação turística para as potencialidades deste segmento de mercado.

18 fevereiro | Faro
27 fevereiro | Porto
28 fevereiro | Coimbra
7 março | Odemira
18 março | Lisboa

Consulte o programa completo das sessões de divulgação.
Entrada Livre. Confirme a sua presença indicando a sessão pretendida para:helena.ribeiro@turismodeportugal.pt.

Perceções dos professores especializados na Educação Especial, no domínio cognitivo e motor sobre a Intervenção Precoce

Com pedido de divulgação, envio mail da colega Ana Rita Peixoto.

"No âmbito da tese da Pós Graduação em Intervenção Precoce com o tema “Perceções dos professores especializados na Educação Especial, no domínio cognitivo e motor sobre a Intervenção Precoce.”, pretende-se realizar um levantamento de informações junto dos professores especializados na Educação Especial – domínio cognitivo e motor.
Sendo assim neste sentido pedimos a sua colaboração para responder a TODAS as questões deste questionário.

Obrigada pela colaboração!



AGRADECEMOS IGUALMENTE O ENVIO DESTE QUESTIONÁRIO PARA COLEGAS QUE SEJAM ESPECIALIZADOS NO GRUPO EM QUESTÃO.

Desde já agradecemos a atenção e a disponibilidade."

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Presidência da República portuguesa custa cinco vezes do que a Casa Real espanhola

A Presidência da República portuguesa custa cinco vezes do que a Casa Real espanhola, em valores absolutos e 18 vezes mais por habitante (...) disse D. Duarte Pio de Bragança.

(...) O Presidente da República português, anualmente, "custa cerca de 2,9 euros por habitante" enquanto os encargos por habitante do Rei de Espanha representam "uns cêntimos por ano" aos cidadãos espanhóis.

"Em valores absolutos é cinco para um, por habitante é 18 vezes mais.", disse D. Duarte.

(...) Outra diferença entre o sistema monárquico e republicano espelha-se, segundo D. Duarte Pio, nas visitas de Estado."O Rei de Espanha, quando viaja, ou vai num aviãozinho militar pequenino ou vai num avião de carreira. Nunca ninguém viu o Rei de Espanha requisitar um avião inteiro de uma companhia aérea para fazer uma viagem de visita oficial", sustentou." - in DN via blogue Portugal Glorioso


ELEMENTOS QUE INTEGRAM A CASA CIVIL
Chefe da Casa Civil– José Manuel Nunes LiberatoAssessora do Presidente da República
– Ana PalhaConsultora
– Teresa SanchesAssessoria para as Relações InternacionaisAssessora
– Luísa Bastos de AlmeidaConsultor para as Relações Internacionais e Comunidades Portuguesas
– Mário MartinsConsultora
– Maria Manuel Morais e SilvaConsultora
– Raquel Oliveira MartinsAssessoria para os Assuntos PolíticosAssessor para os Assuntos Parlamentares e Autarquias Locais
– Nuno SampaioAssessor
– Ademar Vala MarquesConsultor
– António AraújoConsultor para os Assuntos Políticos e da Sociedade
– José Luís JacintoConsultor
– Fernando LimaAdjunta
– Teresa ByrneAssessoria para os Assuntos Jurídicos e ConstitucionaisAssessora
– Ana MartinhaAssessor
– Gonçalo MatiasConsultor para os Assuntos de Justiça
– António Macedo AlmeidaConsultor para os Assuntos Constitucionais
– Carlos Blanco de MoraisAssessoria para a Juventude, Educação, Ciência e AmbienteAssessora para a Educação
– Suzana ToscanoConsultor para o Ambiente, a Ciência e o Mar
– Tiago Pitta e CunhaConsultora para os Assuntos da Juventude e Desporto
- Carla da Cruz MouroAssessoria para a Segurança NacionalConsultor
e Secretário do Conselho de Estado
– Abílio MorgadoAssessoria para os Assuntos Económicos e EmpresariaisAssessor
– Joaquim José Miranda SarmentoConsultor para os Assuntos Económicos
– Luís BernardesConsultor para os Assuntos Económicos
– João Borges de AssunçãoConsultor para os Assuntos Empresariais
– Pedro de AlmeidaConsultor para a Inovação
– Jorge PortugalConsultor para os Assuntos Agrícolas e o Mundo Rural
– Armando Sevinate PintoConsultor para os Assuntos Europeus
– Vítor MartinsAssessoria para os Assuntos SociaisConsultor
– David JustinoConsultor para os Assuntos da Saúde
– Manuel AntunesConsultora para os Assuntos da Política de Saúde
– Clara CarneiroConsultor para os Assuntos de Trabalho
- António Nunes de CarvalhoConsultora para os Assuntos Sociais
– Maria Luísa CunhaAssessoria para os Assuntos CulturaisConsultor
– Diogo Pires AurélioConsultora
– Ana Maria Bustorff MartinhoAssessoria para a Comunicação SocialAssessor
– José Carlos VieiraConsultora
– Ana Zita GomesGabinete do CônjugeAssessora
– Margarida Mealha


Perante esta amostra, não é difícil entender porque razão,
a nossa Presidência da República gasta 5 vezes mais que a Casa Real Espanhola!
(clicar no link)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Montes de exercícios, atividades educativas e fichas de avaliação para alunos do ensino básico e secundário


Algumas fichas de trabalho e de avaliação servem para apoio às crianças e alunos com NEE

Atividades para imprimir




TESTES DE AVALIAÇÃO PARA IMPRIMIR


> 1° ano - Provas testes avaliações - 80 atividades
2° ano - Prova de Ciências para imprimir
> 2° ano - Provas testes avaliações - 82 atividades
3° ano - Prova de Ciências ens Fundamental para imprimir
3° ano - Prova de Ciências para imprimir (2° bimestre)
> 6° ano - Ciências - Avaliação com gabarito
> 6° ano - Ciências - Prova/avaliação com gabarito
6° ano - História - Avaliação com gabarito
> 7° ano - Ciências - Prova-avaliação com gabarito
> 8° ano - Ciências - Avaliação com respostas (gabarito)
> 8° ano - Ciências - Prova-avaliação com gabarito


ATIVIDADES DATAS ESPECIAIS

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Uma modelo em cadeira de rodas desfilou pela primeira vez na história na passarela da prestigiada New York Fashion Week

Pela primeira vez na história, uma modelo em cadeira de rodas 'desfilou' na passarela da prestigiada New York Fashion Week, a semana de moda de Nova Iorque, nos EUA, e um dos mais importantes eventos da área a nível internacional.
 
http://www.boasnoticias.pt/noticias_Modelo-em-cadeira-de-rodas-desfila-em-Nova-Iorque_18733.html?page=0
Danielle Sheypuk, que em 2012 recebeu o título de "Miss Cadeira de Rodas" de Nova Iorque, foi convidada pela estilista Carrie Hammer para participar no seu desfile no primeiro dia da semana de moda nova-iorquina, que arrancou na passada quarta-feira, transformando-a na primeira modelo em cadeira de rodas a 'desfilar' no evento.
 
Em entrevista ao portal noticioso feminino Womens' eNews, que destacou a história, Carrie Hammer explicou que o objetivo da presença de Sheypuk foi conseguir um desfile "com exemplos de vida e não top models".
 
"É muito importante para mim que as mulheres tenham uma imagem positiva do seu corpo e se sintam poderosas na vida e no trabalho. A minha linha faz vestidos para servir às mulheres, não vestidos em que as mulheres tenham de se encaixar", afirmou.

Um exemplo para mulheres na mesma situação
 
 Modelo em cadeira de rodas 'desfila' em Nova Iorque
Danielle Sheypuk depende da cadeira de rodas para se deslocar desde os dois anos de idade. É psicóloga clínica, mas sempre sentiu grande interesse em relação ao design de moda, dando de caras com uma dura realidade: a falta de modelos que fossem inspirações autênticas.
 
"As pessoas com deficiência são um mercado pouco explorado em termos de moda. Lemos revistas, fazemos compras, mas nada é nunca dirigido a nós", realçou a modelo. "Estas pessoas precisam de ver este tipo de coisa. Aumenta-lhes a autoestima. Fá-las pensar: 'se ela o está a fazer, eu também consigo fazê-lo. O que importa a minha cadeira de rodas?'", acrescentou.
 
De acordo com a estilista que promoveu o desfile, a reação do público foi muito positiva. Já Sheypuk admitiu que foi uma honra estar na passarela e disse ter-se sentido natural e confiante. "Fui apenas outra modelo num desfile e isso era exatamente o que eu desejava", concluiu.
 
Esta não foi a primeira nem será a última vez que a psicóloga clínica faz trabalhos de modelo e participa em iniciativas destinadas a aumentar a confiança de outras pessoas na mesma situação.
 
Atualmente, Danielle Sheypuk está também envolvida no 'Raw Beauty Project', projeto que conta com a colaboração de fotógrafos de alto prestígio convidados a fotografar mulheres com deficiência em poses sensuais e cujos resultados, que podem ser vistos online, serão exibidos numa galeria de Manhattan na Primavera. 


LER ARTIGO PARCIAL


Fonte: Boas notícias

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Pedido de colaboração: Inquérito por questionário sobre a perceção dos Professores especializados em Educação Especial - domínio cognitivo e motor sobre a Intervenção Precoce


No âmbito da tese da Pós Graduação em Intervenção Precoce com o tema “Perceções dos professores especializados na Educação Especial, no domínio cognitivo e motor sobre a Intervenção Precoce.”, pretende-se realizar um levantamento de informações junto dos professores especializados na Educação Especial – domínio cognitivo e motor.
Sendo assim neste sentido pedimos a sua colaboração para responder a TODAS as questões deste questionário.
Obrigada pela colaboração!

https://docs.google.com/forms/d/1B_Gla3h5YyOyezJkU4Jirfb8KEf5LdT683JNAX2ECOo/edit#

AGRADECEMOS IGUALMENTE O ENVIO DESTE QUESTIONÁRIO PARA COLEGAS QUE SEJAM ESPECIALIZADOS NO GRUPO EM QUESTÃO.

Desde já agradecemos a atenção e a disponibilidade.

Este Inquérito por questionário destina-se à realização de um estudo no âmbito da Pós Graduação de Intervenção Precoce, subordinado ao tema: “Perceções dos Professores especializados em Educação Especial – domínio cognitivo e motor sobre a Intervenção Precoce”. No que concerne ao seu preenchimento, por favor tenha em conta o seguinte: Nas perguntas que implicam uma escolha entre diferentes opções, assinale a resposta que melhor se adequa à sua situação, não existindo perguntas certas nem erradas. Este questionário é anónimo e confidencial, pelo que não deverá escrever a sua identificação, e os dados nele contidos serão unicamente objeto de tratamento estatístico. Agradecemos, desde já, a sua disponibilidade para colaborar connosco.


Fonte: via email

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Aprovado o novo regime jurídico da formação contínua de docentes



Artigo 1.º Objeto

Artigo 2.º Âmbito de aplicação
1 — O presente decreto -lei aplica-se aos docentes:
a) Da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública;
b) Que integram a carreira de educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário que lecionam português no estrangeiro, das escolas públicas portuguesas no estrangeiro e nas escolas europeias;
c) Do ensino particular e cooperativo em exercício de funções em escolas associadas de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE).
2 — O presente decreto -lei é ainda aplicável aos docentes que exercem funções legalmente equiparadas ao exercício de funções docentes.