sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dia Mundial das Doenças Raras - 28 de fevereiro

O Dia Mundial das Doenças Raras celebra-se anualmente a 28 de Fevereiro.

A data é comemorada em mais de 60 países e visa alertar a população para este tipo de doenças e para as dificuldades que os doentes que padecem de doenças raras enfrentam.


Na União Europeia, consideram-se doenças raras as que têm uma prevalência inferior a cinco em 10 000 pessoas.
Existem entre 6000 a 8000 doenças raras, a maioria de origem genética. Estima-se que as doenças raras afetam perto de 40 milhões de pessoas na Europa, especialmente crianças.

Todas as semanas são descobertas novas doenças raras. A deteção de doenças raras é um processo demorado e minucioso, pois as manifestações e sintomas das doenças podem ser lentos e demorar anos.

Doenças Raras em Portugal

Em média, 5 a 6% da população portuguesa poderá vir a sofrer de uma doença rara.

As doenças raras mais frequentes são as genéticas e as reumatológicas.

Alguns tipos de cancro são considerados doenças raras devido ao baixo número de incidências registadas.


Fonte: calendar Portugal




quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Investigadora ajuda a criar gestuário para desportistas surdos


Fátima Sarmento, professora de Educação Física, defende que alunos surdos têm menor rendimento desportivo por falta de uniformização de língua gestual específica.

A trabalhar com alunos surdos há 22 anos, Fátima Sarmento, professora de Educação Física do ISMAI (Instituto Superior da Maia) e da Escola Secundária Aurélia de Souza, no Porto, acaba de contribuir para a criação de um gestuário digital bilingue destinado a professores, estudantes e atletas surdos.

Na sua tese de doutoramento, defendida este mês na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a investigadora concluiu que os alunos surdos revelam menor rendimento "não por falta de aptidão física, mas por dificuldades de entendimento do que lhes é solicitado nas aulas".

Durante a investigação, Fátima Sarmento apercebeu-se que não existem na língua gestual portuguesa gestos uniformes para terminologia específica do desporto, "como passe, finta, remate, penalti", dificultando a comunicação entre professores e alunos e, por consequência, piores resultados dos estudantes nas disciplinas de Educação Física.

Uniformizar gestos desportivos


O gestuário da docente, um dicionário digital de terminologia desportiva em português e correspontente língua gestual, apresenta gestos uniformes a aplicar em seis modalidades: andebol, voleibol, basquetebol, futebol, atletismo e ginástica artística.

O conteúdo do vídeo, feito com a colaboração do treinador de andebol Carlos Resente, técnico do ABC de Braga, da equipa de basquetebol de sub-18 do FC Porto, do selecionador de ginástica acrobática Lourenço França, e atletas de triatlo e decatlo, entre outros, vai ser enviado a várias escolas de referência de ensino bilingue de todo país.

Segundo Fátima Sarmento, o gestuário agora apresentado teve por base um exaustivo levantamento de recolha de gestos utilizados por alunos surdos ligados ao desporto e ainda de uma equipa de investigação de surdez do Instituto Jacob Rodrigues Pereira.

A divulgação do "Gestuário Digital Bilingue" é a fase que se segue do projeto da investigadora do Porto.


Fonte: jornal expresso

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Início das negociações com o governo sobre o concurso externo extraordinário de docentes em 2014

Concurso externo extraordinário de docentes em 2014

Iniciaram-se hoje (25.02.2014) as negociações com os sindicatos sobre a proposta de diploma para a realização de um concurso externo extraordinário de docentes em 2014, sem que o Ministério da Educação demonstrasse abertura relativamente à exigência da FNE de vincular todos os docentes que reúnam mais do que três anos de serviço efetivo de funções em 31 de agosto de 2013, em estabelecimentos públicos de educação ou sob tutela de outros.

VER VÍDEO

PARECER DA FNE SOBRE A PROPOSTA DE VINCULAÇÃO EXTRAORDINÁRIA

Negociações sobre vinculação: Proposta do MEC não garante cumprimento da lei

Fonte: FNE

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Guia Parental - um documento para os todos estabelecimentos de ensino, pais, mães e encarregados de educação

Guia Parental - Edição fevereiro 2014 / Responsabilidades parentais:

capa guia escolas 2014
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Compete aos pais/mães, no interesse dos/as filhos/as (artigos 1878.º, n.º 1 e 1885.º do Código Civil):

- Velar pela sua segurança e saúde;
- Prover ao seu sustento;
- Dirigir a sua educação;
- Representá-los/as (o que compreende o exercício de todos os direitos e o cumprimento de todas as obrigações do/a fi lho/a, excetuados os atos puramente pessoais – artigo 1881.º, n.º 1 do Código Civil);
- Administrar os seus bens (no respeito pelo disposto nos artigos 1888.º a 1900.º do Código Civil);
- Promover o seu desenvolvimento físico, intelectual e moral.


Os filhos estão sujeitos às responsabilidades parentais até à maioridade ou emancipação (artigos 122.º, 130.º, 132.º e 1877.º do Código Civil).

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Divulgação do Blogue: NEE com TIC

Divulgação do Blogue: NEE com TIC.Início


Recursos Web 2.0
Alunos
Atividades
Fóruns
Leituras
Ligações úteis


Condições especiais de avaliação dos alunos com NEE do 9.º ano na realização do teste de diagnóstico de Inglês (obrigatório)

O Despacho n.º 2929-A/2014, de 20 de fevereiro, estabelece a obrigatoriedade dos alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade realizarem o teste diagnóstico de Inglês (diagnóstico da aprendizagem dos alunos a frequentar os estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo no final do 9.º ano de escolaridade).
Para os alunos com NEE, nos termos da legislação em vigor, o Cambridge English Language Assessment disponibiliza adaptações do teste:

a) Dislexia

b) Deficiência auditiva severa

c) Cegueira

d) Baixa visão

e) Limitação motora


Podem ainda ser adaptadas as condições de realização do teste, quando aplicável.




domingo, 23 de fevereiro de 2014

Jovem com Síndrome de Down assina contrato com a NBA

Nos EUA, um jovem de 18 anos com Síndrome de Down foi contratado pela NBA para integrar a equipa Sixers.


O talento de Kevin Grow para marcar cestos impressionou o técnico do clube da NBA e valeu-lhe uma experiência única, ainda que durante apenas dois dias, ao lado de alguns dos maiores profissionais de basquetebol.
Jovem com Síndrome de Down assina contrato com a NBA
Com apenas 18 anos, Kevin chamou a atenção de mais de um milhão de cibernautas, num vídeo partilhado no YouTube onde o jovem marca um total de 14 pontos em apenas 90 segundos, num jogo contra os Neshaminy que decorreu na Bensalem High School. Era o segundo jogo da vida de Kevin. O primeiro tinha acontecido na noite anterior, contra os Abington.

O talento do jovem não passou despercebido aos responsáveis pelos Sixers, da NBA, que fez questão de assinar um contrato, ainda que válido apenas por dois dias, com o promissor jogador com Síndrome de Down.


Kevin chegou a na segunda-feira ao centro de treino dos Sixers, na Philadelphia, recebeu o equipamento que o identificava como membro daquela equipa da NBA, comeu uma refeição pré-treino com os novos companheiros e entrou em campo, onde era esperado pelos treinadores e técnicos.


Fonte: boas notícias

Petição pública «DEIXAI-NOS OUVIR (queremos implantes cocleares)




A petição pública «DEIXAI-NOS OUVIR (queremos implantes cocleares)» no endereço http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=SILENTSCULPTURE parte do apelo de um pai de um menino surdo que quer chamar a atenção das entidades competentes para a importância da colocação dos implantes cocleares bilaterais e para a necessidade de acelerar o respetivo processo de implantação. 

Esta petição é dirigida à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, e ao coordenador do serviço de Implantes Cocleares, Carlos Ribeiro.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Guía para la Integración del alumnado con Trastorno del Espectro Autista (TEA) en Educación Primaria



Autora: Mª del Mar Gallego Matellán




Edição: Instituto Universitario de Integración en la Comunidad – INICO: Salamanca 2012



Para mais informações e fazer o download do documento, clique na seguinte hiperligação:   La Guía de Integración para el alumnado com TEA en Educación Primaria

Plural&Sin​gular: Revista Trimestral Dedicada à Temática da Deficiênci​a

A Plural&Singular é um órgão de comunicação digital dedicado à temática da deficiência, cuja 1.ª edição foi lançada, simbolicamente, a 3 de dezembro de 2012, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

A revista, de periodicidade trimestral, disponível para download gratuito, está vocacionada para pessoas com deficiência, cuidadores, instituições, profissionais, federações, empresas, especialistas e outras entidades ligadas a esta área.

Newsletter nº37 17/02/2014
5.ª edição disponível para download gratuito