sábado, 29 de março de 2014

A educação inclusiva está a sofrer forte retrocesso em Portugal!


O levantamento foi efetuado junto dos órgãos de gestão das escolas e obteve um número significativo de respostas (229), que confirmam que as situações problemáticas persistem, confirmando ainda que, em 2013/2014, a um aumento do número de alunos com NEE correspondeu a diminuição do número de docentes da Educação Especial.


Denúncia junto de instâncias internacionais
Após contínuos apelos ao MEC para a resolução destes problemas, FENPROF, CNOD e APD denunciarão a situação junto da OIT e UNESCO, organizações promotoras da Declaração de Salamanca, entre outras convenções e recomendações internacionais, da Internacional de Educação (IE), e ainda junto dos deputados portugueses no Parlamento Europeu e das candidaturas às eleições europeias de maio próximo.

Com o objetivo de confirmar se as situações identificadas foram resolvidas ao longo do 1º período letivo, a FENPROF realizou um levantamento a nível nacional, já no início do 2º período, que foi concluído durante o mês de fevereiro de 2014.

229 respostas
O levantamento efetuado junto dos órgãos de gestão das escolas (Quadro 1/ver doc. PDF com todos os quadros do levantamento) obteve um número significativo de respostas (229), verificando-se que são muitas as situações problemáticas que persistem, nomeadamente:
Aumento do número de alunos com NEE do ano letivo 2012/2013 (13.121) para o ano letivo 2013/2014 (13.689) – Quadro 2;
Diminuição do número de docentes da EE do ano letivo 2012/2013 (1.204) para o ano letivo 2013/2014 (1.149) – Quadro 2;
Colocação tardia de docentes da EE, muitos deles apenas a partir de novembro 2013;
Número excessivo de alunos com NEE para apoiar por docente da EE (Quadro 3);
O número de alunos a apoiar aumentou ao longo do ano letivo;
Número insuficiente de docentes da EE (solicitados pelas escolas com base no levantamento de necessidades, mas não colocados);
Docentes da EE colocados fora do nível de educação e ensino referente à sua formação inicial.

As turmas com alunos com NEE, constituídas por mais de 20 alunos e/ou mais de 2 alunos com NEE mantêm-se porque, apesar do protesto de docentes e encarregados de educação, o MEC, em inúmeros casos, não permitiu o desdobramento de turmas.


sexta-feira, 28 de março de 2014

Apoios a alunos com necessidades especiais sofrem cortes de 40%

Já seguiu para o Ministério da Educação e Ciência um pedido urgente de reunião.


Apesar de a tutela garantir financiamento igual ao do ano passado, a Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo aprovou cortes que em muitos casos rondam os 40%. Alunos com necessidades especiais estão com apoios reduzidos à espera de maior financiamento.


Já seguiu para o Ministério da Educação e Ciência um pedido urgente de reunião. Em causa, o trabalho que é prestado pelas 15 instituições associadas da Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social da zona de Lisboa.


Ficam por isso em suspenso milhares de apoios às crianças com necessidades especiais, como refere Rogério Cação dirigente da Fenacerci. “Tendo consciência de que os apoios não vão chegar para todos, obviamente que há aqui opções técnicas e pedagógicas que têm de ser feitas, e neste momento nos não sabemos ate onde podemos ir”, diz.


“Faremos o melhor possível para deixar o menor número de crianças de fora, agora não sabemos se serão 200, 400, 500, agora temos a certeza que haverá centenas de apoios. Provavelmente milhares, que ficam sem possibilidade de ser utilizados porque os recursos são finitos e não chegam a todo lado.”


Apoios financeiros são insuficientes para dar resposta às crianças com necessidades especiais e o pedido de reunião seguiu esta quinta-feira para o ministério de Nuno Crato.

Fonte: Renascença


SAIBA MAIS:

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terça-feira, 25 de março de 2014

Restrições No Acesso À Internet Nas Escolas: Notícias Oficiais

Caro(a) Diretor(a) / Presidente da CAP
Caro(a) Responsável TIC

A DGEEC enquanto entidade gestora da Rede Alargada da Educação vem lamentar a fraca qualidade de serviço de ligação à Internet sentida nos últimos dois meses.


Um dos fatores que fez decrescer o nível de qualidade e as velocidades de acesso à Internet está intrinsecamente ligado ao elevado número de ataques DDoS de que a rede foi alvo. Verificaram-se 5 ataques nos meses de janeiro e fevereiro, sendo amostra da sua magnitude os mais recentes (março) que elencamos a seguir:
·         Ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) de elevada magnitude, no dia 6 pelas 09:11: saturação de 29,33 % da largura de banda;
·         Ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) de elevada magnitude, no dia 6 pelas 09:18: saturação de 31,33 % da largura de banda;
·         Ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) de elevada magnitude, no dia 6 pelas 09:31: saturação de 41,66 % da largura de banda;
·         Ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) de elevada magnitude, no dia 6 pelas 09:44: saturação de 15 % da largura de banda;
·         Ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) de elevada magnitude, no dia 7 pelas 09:12: saturação de 17,16 % da largura de banda;
·         Ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) de elevada magnitude, no dia 7 pelas 09:25: saturação de 22,66 % da largura de banda;
·         Ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) de elevada magnitude, no dia 11 pelas 15:33: saturação de 35,83 % da largura de banda;
·         Ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) de elevada magnitude, no dia 11 pelas 15:49: saturação de 50,16 % da largura de banda;
·         Ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) de elevada magnitude, no dia 11 pelas 16:02: saturação de 25,00 % da largura de banda;
Estes ataques caraterizam-se pela utilização de servidores públicos com serviços UDP vulneráveis a serem utilizados para atividades maliciosas (ex. NTP ou DNS) através de NTP Reflection, habitualmente com fatores de amplificação de largura de banda, para inundar o alvo de trafego ilegítimo. Apenas visa deteriorar a qualidade de acesso à Internet. Mais informações em: https://www.us-cert.gov/ncas/alerts/TA14-013A.
Não foi possível realizar a atribuição do ataque a algum grupo ou individuo específicos.
Neste momento assume-se que a segurança da rede está acautelada sendo que, dada a sua variância, tal nunca pode ser garantido com total certeza.
Paralelamente, e no sentido de melhorar a qualidade do acesso à Internet, as seguintes redes sociais e aplicações estão, de diversas formas, limitadas:
·         Youtube (limitado a uma utilização máxima);
·         Atualizações do sistema operativo Windows (livre apenas das 17 horas às 8 horas);
·         Facebook (indisponível das 08.30 horas às 13.30 horas e acessível, com limites de utilização máxima, nos restantes períodos);
·         Tumblr (indisponível das 08.30 horas às 13.30 horas e acessível, com limites de utilização máxima, nos restantes períodos);
·         Instagram (indisponível das 08.30 horas às 13.30 horas e acessível, com limites de utilização máxima, nos restantes períodos);
·         Lojas Android / Apple (indisponível das 08.30 horas às 13.30 horas e acessível, com limites de utilização máxima, nos restantes períodos).

Esperamos, desta forma, otimizar a qualidade de acesso enquanto tratamos da migração do acesso à Internet para a FCT (através da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade) e, nessa altura, a largura de banda total disponível quase que duplicará.

Disponibilizamo-nos para o esclarecimento de quaisquer dúvidas através da plataforma http://apoio.dgeec.mec.pt/ ou pelo seguinte endereço de correio eletrónico: pte.lan@dgeec.mec.PT

Fonte: via email

segunda-feira, 24 de março de 2014

Confirmam-se problemas graves na educação especial onde, a mais alunos, correspondem menos apoios!

Como foi publicamente denunciado logo em setembro de 2013, o início do presente ano letivo revelou-se dos mais conturbados, com inúmeros problemas a surgirem, entre eles o agravamento das condições em que docentes da Educação Especial (EE) e alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) desenvolvem o processo ensino-aprendizagem.
Com o objetivo de confirmar se os problemas foram resolvidos ao longo do 1º período, a FENPROF realizou um levantamento a nível nacional, já no início do 2º período, que foi concluído durante o mês de fevereiro de 2014.

O levantamento foi efetuado junto dos órgãos de gestão das escolas e obteve um número significativo de respostas (229), que confirmam que as situações problemáticas persistem, confirmando ainda que, em 2013/2014, a um aumento do número de alunos com NEE correspondeu a diminuição do número de docentes da Educação Especial.

Após contínuos apelos ao MEC para a resolução destes problemas, FENPROF, CNOD e APD denunciarão a situação junto da OIT e UNESCO, organizações promotoras da Declaração de Salamanca, entre outras convenções e recomendações internacionais, da Internacional de Educação (IE), dos deputados portugueses no Parlamento Europeu e ainda das candidaturas às eleições europeias de maio próximo. Será mais uma forma de revelar o profundo desrespeito do governo português por muitas crianças e jovens com NEE e suas famílias, bem como pelos profissionais docentes e não docentes que apoiam estes alunos.



Por fim, as organizações presentes divulgarão também o conjunto de iniciativas que promoverão a este propósito, designadamente em maio, no âmbito de uma campanha mundial em torno do tema “Deficiência e Educação”, que tem como promotores, entre outros, UNESCO, OIT, IE e Campanha de Ação Global.


CNE: divulgação do Plano Plurianual de Atividades 2014/2017


Conselho Nacional de Educação













Fonte: CNE

Estão disponíveis para consulta o Plano de Atividades 2014-2017 e o Relatório de Atividades 2013 do CNE, aprovados na 117ª Sessão Plenária.




Em relação ao âmbito da Educação Especial, se analisarmos a informação disponível sobre os princípios orientadores do Plano Plurianual 2014-2017  do CNE, não há nenhuma novidade, ou seja, temos sempre mais do mesmo...