sábado, 17 de maio de 2014

Escola de Surf Adaptado / Surf Terapia / Surf Inclusivo para pessoas com necessidades especiais


A Specialsurf78 é uma escola de surf inovadora que nasceu em Abril de 2011. Constituída por uma equipa multidisciplinar de professores, técnicos, terapeutas e psicólogos, ligados às áreas da educação especial e do surf.
The beautiful places of learning to surf with Specialsurf78
A escola Special Surf 78 tem sede em Peniche e trabalha regularmente nas praias de Peniche, principalmente na praia do Baleal (Prainha – Lagido).
Porém, apresenta uma natureza móvel deslocando-se as praias da zona da grande lisboa (costa da Caparica, carcavelos, guincho).

A Specialsurf78 está registada no turismo de Portugal, com o seu objecto social focado na terapia para as populações especiais, dispondo das restantes licenças e seguro de acidentes pessoais para os seus alunos.
 Report 2013: Em 2013 realizámos aulas de surf pontuais (duração de um dia no máximo) com 11 instituições e desenvolvemos o surf de forma regular enquanto actividade terapêutica com 2 instituições (nestes casos cerca de 1 mês e meio 1 vez por semana). Tivemos a feliz oportunidade de colocar 212 alunos dentro de água a fazer surf, entre os quais 168 com necessidades especiaisNE (idades de 6 a +/- 55 anos).
Surf Terapia nº de alunos 2013
Em contexto de surf terapia, ou seja actividades regulares (8/10 meses por ano, todos os fins de semana e com maior frequência no Verão) a Special surf 78 desenvolveu competências através do surf com 18 alunos com necessidades especiais (idades entre 6 e 27 anos). Estes alunos tiveram aulas inclusivas juntamente com cerca de 28 alunos sem NE que estão a iniciar a aprendizagem da modalidade com a nossa escola (idades entre os 6 e 50 anos).
Surf Terapia - Report 2013 alunos regulares
Participação em 4 eventos: Surf at Nigt (Praia da Cortegaça); Surf Adaptado com Fenacerci e Jogos Santa Casa (Peniche); Conferência ludo – apta e Conferência Internacional – Includit (Promovidas pelo IPL).
 
Nota: Os dados descritos em cima podem ser comprovados de forma detalhada e explícita. Em caso de interesse podemos também facultar um estudo de caso efectuado com um dos nossos alunos e que se baseia em dados recolhidos ao longo das sessões regulares. Se pretender essa informação,por favor contacte-nos. 
Fonte:http://www.specialsurf78.com

O que é o Autismo?

O que é o Autismo?

O que é o Autismo?

Autismo, do grego autos que significa “próprio”, foi o termo utilizado inicialmente por Leo Kanner (1943) para descrever crianças que apresentavam comportamentos invulgares, manifestados por dificuldades na comunicação, no comportamento e no contacto social e que, parecendo absorvidas em si mesmas, demonstravam alguma indiferença ao meio exterior.


Em 1944, Hans Asperger descreveu crianças semelhantes às descritas por Kanner, mas que aparentemente eram mais inteligentes e sem atraso significativo na linguagem. Este quadro clínico foi, mais tarde, designado por Síndrome de Asperger.


Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é o termo utilizado para descrever um conjunto de sintomas e características evolutivas, que engloba uma variedade de expressões clínicas com vários níveis de gravidade.


As manifestações desta perturbação variam muito em função do nível de desenvolvimento e da idade cronológica da criança e resultam de disfunções multifatoriais no desenvolvimento do sistema nervoso central.


Na ausência de marcadores biológicos, a PEA continua a ser definida através de défices neuropsicológicos  e comportamentais que persistem durante toda a vida e são agrupadas numa tríade de sintomas (tríade de Wing) :
  •    Défice nas competências sociais;
  •    Défice nas competências da linguagem e comunicação verbal e não-verbal;
  •    Padrões do comportamento , reportório restrito de interesses e atividades, repetitivos e estereotipados.



Consulte também outros temas relacionados:








Fonte:

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Documentos e informações relativos às provas finais de ciclo e aos exames finais nacionais a realizar em 2014

Provas e Exames 2014

Documentos e informações relativos às provas finais de ciclo e aos exames finais nacionais a realizar em 2014.

Documentos Gerais

•Informação relativa a provas adaptadas. Consultar aqui.


Provas e critérios de classificação. Consultar aqui.



Informação para alunos e encarregados de educação [PDF]

•Calendário das provas e exames. Consultar aqui.
•Informação‐Prova Final ou Informação‐Exame Final Nacional. Consultar aqui.
•Instruções de Realização e Critérios Gerais de Classificação | Consultar aqui.


Informação para diretores e professores

•Lista de verificação de provas de avaliação [PDF]

•Documentos curriculares de referência | Ensino Básico | Ensino Secundário
•Júri Nacional de Exames (JNE )

terça-feira, 13 de maio de 2014

Governo promete apoio às crianças com NEE

O secretário de Estado da Solidariedade, Agostinho Branquinho, garantiu esta terça-feira que nenhuma criança que tenha Necessidades Educativas Especiais ficará sem apoio por questões financeiras.

No âmbito da audição do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, na Comissão de Segurança Social e Trabalho, na Assembleia da República, o secretário de Estado da Solidariedade deixou a garantia.

"Não há nenhuma criança com necessidades educativas especiais que não vá ter [apoio] por questões financeiras", afirmou Agostinho Branquinho.

Em resposta às críticas feitas pela deputada Idália Serrão, do Partido Socialista, que acusou o atual Governo de cortar os apoios às crianças com NEE, o secretário de Estado contrapôs e lembrou que se em 2011 havia 11.600 crianças apoiadas, esse número aumentou para 14 mil em 2013.
Adiantou ainda que o grupo de trabalho constituído para analisar os subsídios de educação especial irá produzir relatório no final do mês de maio e que nessa altura farão as "necessárias" alterações legislativas e normativas.

Informações relativas à adaptação de provas para a alunos com NEE

Informação conjunta IAVE/JNE 2014


- Adaptação de Provas Finais de Ciclo e de Exames Finais Nacionais para alunos cegos, com baixa visão, daltónicos ou com limitações motoras severas;

- Provas adaptadas – Sistema DAISY (Provas para alunos cegos ou com baixa visão).

- Provas adaptadas – Código ColorADD (Provas para alunos daltónicos). Consultar - Protocolo | Informação IAVE-JNE | Exemplos de aplicação

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Concurso de contratação para os Açores para o ano letivo 2014/2015

Abriu hoje o concurso de contratação para os Açores para o ano letivo 2014/2015.

O concurso encontra-se aberto até ao próximo dia 16 de Maio.



Para acederem à candidatura têm de estar registados no site da Direção Regional de Educação dos Açores. Se não estão registados devem fazer primeiro o registo aqui, se já estão registados podem prosseguir com a candidatura aqui.

Fica este post para retirarem as dúvidas sobre este concurso.

O regulamento do concurso e as suas alterações podem ser consultados nos seguintes ficheiros eletrónicos:Decreto Legislativo Regional n.º 22/2012/A, de 30 de maio;
Regulamento do Concurso.
Declaração de Retificação n.º 39/2012, de 24 de julho;
Retifica o n.º 9 do art.º 23.º do Regulamento do Concurso.
Decreto Legislativo Regional n.º 2/2013/A, de 22 de abril (art.º 36.º);
Altera o art.º 9.º e 10.º do Regulamento do Concurso.
Aviso de Abertura do Concurso.

Fonte: blogue dear lindo

sexta-feira, 9 de maio de 2014

IV Feira de Educação Especial de Belém - 30 / 05 / 2014

IV Feira de Educação Especial de Belém

O subgrupo - Educação Inclusiva, da Comissão Social de Freguesia Belém (Decreto-Lei nº 115/2006, de 14 de Junho), inserida na Rede Social de Lisboa que tem como objectivo combater a pobreza e promover a inclusão através do desenvolvimento social local, encontra-se a organizar a IV Feira de Educação Especial de Belém que se propõe divulgar a técnicos, pais/encarregados de educação e população em geral as respostas e apoios ao nível da educação especial.
 
As entidades que tenham interesse em participar poderão representar-se em «stands», trazer alunos/utentes para fazerem actuações em palco, venderem artigos elaborados pelos alunos ou oferecerem lembranças aos visitantes, a Feira contará ainda com um momento de partilha e reflexão entre pais, técnicos e entidades, pelo que para isso terá uma tenda, equipada com mesa, cadeiras, vídeo-projetor e computador num debate/reflexão, permitindo a apresentação da entidade ou fazer sessão de esclarecimento acerca de uma temática relacionada com as necessidades educativas especiais.
 
Informação acerca do evento:
Data de realização - 30 / 05 / 2014
Horário - 10.00H às 18.00H
Local - área geográfica de Belém – Jardim Vasco da Gama
Objetivo - Divulgação das entidades que desenvolvem trabalho e apoiam crianças/jovens com necessidades educativas especiais e respectivas famílias.
 
Adesões até ao dia 30 de Abril para o e-mail:  ed.inclusiva@csifbelemxavier.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
20140328 IV FEIRADEEDUCACAO 
 

Exemplo de um formulário de referenciação de crianças para usufruir da modalidade de educação especial no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)

A educação especial pressupõe a referenciação das crianças que eventualmente dela necessitem, a qual deve ocorrer o mais precocemente possível, detetando os fatores de risco associados às limitações ou incapacidades.

A referenciação efetua-se por iniciativa dos pais ou encarregados de educação, dos serviços de intervenção precoce, dos docentes ou de outros técnicos ou serviços que intervêm com a criança ou jovem ou que tenham conhecimento da eventual existência de necessidades educativas especiais.

A referenciação é feita aos órgãos de administração e gestão das escolas ou agrupamento de escolas da área da residência, mediante o preenchimento de um documento onde se explicitam as razões que levaram a referenciar a situação e se anexa toda a documentação considerada relevante para o processo de avaliação.

Neste sentido, partilho um formulário de referenciação de crianças para usufruir da modalidade de educação especial no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI).

Para tal, basta clicar na hiperligação anterior.


Fonte: http://www.aevagos.edu.pt/course/view.php?id=60

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Conferência sobre Direitos Fundamentais da Criança e Educação Inclusiva

Convite - Conferência sobre Direitos Fundamentais da Criança e Educação Inclusiva


A Comissão de Educação, Ciência e Cultura e a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias vão realizar, no próximo dia 28 de maio, das 09h30 às 13h00, na Sala do Senado, uma Conferência sobre Direitos Fundamentais da Criança e Educação Inclusiva.Com esta iniciativa, as Comissões pretendem efetuar uma reflexão e um debate, em torno da problemática do respeito dos direitos da criança e da educação inclusiva, e recolher contributos, por parte dos profissionais que mais diretamente trabalham nesta área. Neste sentido, vimos convidar V. Exa. a participar na referida Conferência, cujo convite e programa enviamos em anexo, podendo efetuar a sua inscrição, até 26 de maio, em http://app.parlamento.pt/InscriptionForm/s.aspx?i=cri. Na expectativa de que possa dispor do tempo necessário para aceitar o nosso convite, apresento os meus melhores cumprimentos,

O Presidente da 8.ª Comissão O Presidente da 1.ª Comissão(Abel Baptista) (Fernando Negrão)


Ana Maria Souza BarrigaComissão Parlamentar de Educação, Ciência e CulturaTelef 21.391.94.72 I ana.barriga@ar.parlamento.pt Visite o website da Comissão de Educação, Ciência e Cultura--


As inscrições podem ser efetuadas, até ao dia 26 de maio, através do seguinte formulário. O programa encontra-se em anexo.