sexta-feira, 4 de julho de 2014

congresso mundial sobre educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais: Embracing Inclusive Approaches, que decorrerá em Braga entre 14-07-2014 e quinta-feira, 17-07-2014





Transition from school to adult life (TVA) is a decisive stage in the existential structure of people. In this period of adolescence that promote learning strategies and training in educational communities so that every young person can organize your ideas, your dreams, your architect adult identity and have personal autonomy and independence in their future. As has been forwarded in the literature, access and employment support and training will always be the foundation of a possible job / occupation and is the promotion of equal opportunities for inclusion of adults with disabilities and / or disabilities in society. Our communication proposes to address the key steps and strategies TVA pupils with SEN. In this sense, we propose to provide educational information, experiences arising from our empirical research carried out in fulfillment of our PhD thesis.


Para assistir à minha apresentação:


Universidade do Minho
CONCURRENT SESSION 6 - Wednesday, 16 July 3:30 (15:30) – 5:00 (17:00)  / Room 214

Ver programa completo. Figuro nas páginas 72 e 73.

Congresso Internacional em Braga: Embracing Inclusive Approaches 2014

A Division of International Special Education & Services (DISES), do Council for Exceptional Children, EUA e o Instituto de Educação (IE), Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal têm o prazer de convidá-lo(a) a participar no congresso mundial sobre educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, intitulado Embracing Inclusive Approaches, que decorrerá em Braga entre 14-07-2014 e quinta-feira, 17-07-2014
Embracing Inclusive Approaches
 
Lista parcial de áreas temáticas:
  • Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Apoio ao Comportamento Positivo 
  • Currículo e Aprendizagem 
  • Advocacia: Defesa dos direitos das crianças e jovens com necessidades educativas especiais
  • Intervenção Precoce
  • Transição para a Vida Ativa (Lá estarei com uma apresentação)
  • Políticas Educativas
  • Avaliação
  • Práticas Baseadas na Investigação
O congresso terá oradores convidados nas áreas temáticas, painéis de discussão, bem como apresentações com investigadores conceituados, decisores políticos e representantes da sociedade civil. O evento será ainda uma oportunidade para os participantes explorarem redes de prática e de conhecimento, bem como a investigação e as políticas atuais e futuras. Aliado a todas as dinâmicas do congresso destaca-se a existência de um programa social diversificado que permitirá aos participantes conhecerem e explorarem Portugal e a Região do Minho em particular.

Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

e-mail: braga2014@ie.uminho.pt
mais informações: http://www.dises-cec.org/braga-2014.html

contactos
Informações em Portugal
Instituto de Educação / Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga, PORTUGAL
E-mail: braga2014@ie.uminho.pt
Doutora Ana Paula Martins

Tel. +351 253 601200 | 604240

Manual sobre o Autismo

Manual sobre o Autismo

by criancasatortoeadireitos
manual
descarregar o manual aqui
mais informações no site http://www.helpautismnow.com/

sábado, 28 de junho de 2014

Professores portugueses querem mais formação em educação especial

A educação especial é a área de ensino na qual os professores portugueses mais sentem falta de formação, com 26,5% dos inquiridos num estudo da OCDE a revelar um "elevado nível" de necessidade de desenvolver competências nesta matéria.
No inquérito TALIS 2013 (Teaching and Learning International Survey) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), hoje divulgado, a organização internacional, que inquiriu professores do 3º ciclo de mais de 30 países para este relatório, revela que o número de docentes portugueses que sentem falhas na formação em educação especial e que admitem precisar de desenvolver mais competências é superior à média do conjunto dos países inquiridos, que se fixa nos 22,3%. 

Recentemente, uma recomendação do Conselho Nacional de Educação relativa a políticas públicas de educação especial denunciou a falta de qualidade da formação de professores de educação especial, um ponto de vista partilhado pelo grupo de trabalho criado pelo Governo para rever a legislação da educação especial e que apresentou as conclusões do seu trabalho a 11 de junho.
O inquérito da OCDE vem agora sublinhar que mais de um quarto dos professores portugueses admite ter fragilidades de formação nesta área.

Gestão e administração escolar (14,1%) e ensinar em contextos multiculturais e multilingues (16,8%) são as outras duas áreas mais referidas pelos professores como aquelas em que gostariam de adquirir mais competências, e também nestes casos Portugal fica acima da média do conjunto de países inquiridos.

O TALIS 2013 revela ainda que apenas 35,5% dos professores portugueses afirmou ter tido acesso a um programa de formação inicial formal no seu primeiro ano a lecionar, abaixo da média de 48,6% da OCDE.
Quanto à formação contínua, 88,5% dos docentes portugueses indicou ter desenvolvido atividades nesse sentido nos últimos 12 meses.

A figura de professor-mentor tem pouca expressividade entre a classe docente em Portugal: apenas 4,3% dos professores têm um colega como mentor, contra uma média da OCDE de 12,8%.

No que diz respeito aos efeitos da avaliação na atividade dos professores, 38,5% admitem que o retorno que recebem relativamente ao seu trabalho aumentou o número de horas de formação que frequentam (45,8% média da OCDE) e quase metade dos inquiridos em Portugal (48,9%) referiu que ser avaliado melhorou a sua prática profissional (62% média da OCDE). 

 
Fonte: SIC notícias

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência


Mantêm-se, como Associados efectivos as cinco Associações Nacionais de Desporto por Deficiência, abreviadamente designadas por (ANDD's):
ANDDVIS, Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais
ANDDI-Portugal, Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual
ANDDEMOT, Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Motora
LPDS, Liga Portuguesa de Desporto para Surdos
PC-AND, Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto

A Associação de Atletas Portadores de Deficiência (AAPD) é Associado Extraordinário da Federação.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Abertura da candidatura a bolsa de estudos para o ano letivo de 2014-2015: ensino superior

ENSINO SUPERIOR: PRAZOS DE CANDIDATURA A BOLSA DE ESTUDOS PARA O ANO LECTIVO 2014-2015

A candidatura à atribuição de bolsas de estudo para o ano letivo de 2014-2015 pode ser apresentada:

 Entre o dia 25 de junho de 2014 e o dia 30 de setembro de 2014;

Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;

Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro de 2014 e 31 de maio de 2015, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.