terça-feira, 30 de setembro de 2014

APRENDER PORTUGUÊS... A BRINCAR

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., disponibiliza um conjunto de jogos, para aprender português de forma lúdica. Os jogos estão organizados em três graus de dificuldade, o que permite a cada visitante escolher aqueles que melhor se adequam às suas competências atuais e avançar à medida que for evoluindo.

Jogo da Lusofonia

Jogo da Lusofonia
Jogo da Lusofonia - É um jogo divertido sobre os países de língua portuguesa. Com 265 questões de escolha múltipla, o jogo incide sobre os temas: História, Geografia, Cultura, História da Língua, Expressões e Provérbios. Jogue individualmente ou em equipa (até 3 jogadores/equipas) e aprofunde os seus conhecimentos sobre os países lusófonos!

Gramaticando

Gramaticando
Gramaticando -  Jogo com perguntas sobre língua portuguesa. Está organizado em três níveis de dificuldade e é adequado para o nível inicial e nível intermédio.

Jogo da Glória

Jogo da Glória
Jogo da Glória - Um jogo clássico, com perguntas sobre língua portuguesa. Está organizado em três níveis de dificuldade e é adequado para o nível inicial e nível intermédio.  

Temas

Temas
Temas - São um conjunto de exercícios organizado à volta de temas da língua portuguesa, para nível inicial e intermédio.

Jogo da Forca

Jogo da Forca - Experimente este tradicional jogo, com três níveis de dificuldade e dois modos de jogar, treino e campeonato - entre no top!

Jogos Lexicais

Jogos Lexicais
Jogos lexicais - Atividades para aumentar o seu vocabulário em todas as áreas do português, organizados em três níveis (inicial, intermédio e avançado).

Figuras Célebres

Figuras Célebres
Figuras Célebres - Jogo com perguntas sobre Figuras célebres da cultura portuguesa, organizado por séculos. É adequado para o nível intermédio.


Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt

domingo, 28 de setembro de 2014

Convite – Congresso "Equidade e Inclusão em Educação" - Lisboa, de 26 a 29 de julho de 2015.

ISEC2015 Lisbon - 8th Inclusive and Supportive / Education Congress /Equity and Inclusion in Education

A Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial/Portugal (PIN-ANDEE), e a Associação Nacional para as Necessidades Educacionais Especiais/Reino Unido (NASEN) têm o prazer de o convidar para o 8th Inclusive and Supportive Education Congress - ISEC2015 Lisbon "Equidade e Inclusão em Educação", que acontecerá em Lisboa, Portugal, de 26 a 29 de Julho de 2015.






Neste congresso estarão reunidos profissionais, investigadores, decisores políticos e ONGs, de todo o mundo, para refletir com profundidade e discutir sobre a equidade e a inclusão na Educação contemporânea.

  • Programa geral
  • Comissões científica e organizadora
  • Submissão de trabalhos
  • Inscrições - datas e valores
  • Datas importantes
  • Lisboa - informações
  • Contato
  • Notícias
  • ISEC2015Lisbon website INGLÊS
  • Site - Pró-Inclusão
  • A carta de condução e os alunos com currículo específico individual

    O João (autor do blogue incluso) presenteou-nos com uma explicação fácil e acertada sobre a carta de condução e os alunos com currículo específico individual, um assunto, por vezes, pouco consensual nas comunidades educativas:

    «Uma questão colocada com alguma frequência remete para a possibilidade, ou não, dos alunos com currículo específico individual poderem tirar a carta de condução. Para além de já ter abordado essa questão em texto anterior (Requisitos de obtenção dos títulos de condução), e porque a legislação está em constante alteração, vou enquadrar a resposta no atual ordenamento jurídico.
    O Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (anexo do
    Decreto-Lei n.º 138/2012 na atual redação dada pelo Decreto-Lei n.º 37/2014) determina como requisitos essenciais, entre outros casos particulares (art.º 18.º):
    - Ter a idade mínima exigida para a categoria de veículo pretendida;
    - Dispor da aptidão física, mental e psicológica exigida para o exercício da condução da categoria de veículos a que se candidata;
    - Ter sido aprovado no exame de condução para a categoria ou categorias de veículos a que se candidata.
    De entre estes requisitos, aquele que poderá eventualmente condicionar o acesso à carta de condução dos alunos com currículo específico individual
    , ou dos restantes alunos, será a sua condição física, mental ou psicológica».



    Em suma, estes alunos podem tirar a carta de condução desde que reúnam as condições necessárias, à semelhança de todos os indivíduos, independentemente das habilitações académicas.

    Fonte: blogue incluso

    sexta-feira, 26 de setembro de 2014

    Sugestões de alguns jogos e atividades: educação pré-escolar

    Partilho, a seguir, um conjunto de sítios da internet (em português) que disponibilizam jogos e atividades dirigidos às crianças da educação pré-escolar.

    Basta clicar nos seguintes links!

    Site Júnior: Jardim, Jogos

    Site Eu sou criança

    Site Ruca

    Site Ilha das Cores

    Site Estar Consigo - Animações e Jogos

    Site Sítio dos Miúdos

    Site Disney Júnior

    Site de Games

    Site dos Jogos da Dora Aventureira

    Site o Leme




    terça-feira, 23 de setembro de 2014

    Dados do relatório Estado de Educação 2013 publicado pelo CNE.


    Numa breve análise, os dados do relatório Estado de Educação 2013, publicado pelo CNE, evidenciam que no âmbito da educação especial:



    • No ano letivo 2013/2014 houve uma redução significativa do n.º de Centros de Recursos para a Inclusão e das unidades orgânicas no continente comparativamente a anos letivos anteriores;
    • No ano letivo 2013/2014 houve um aumento significativo do n.º de alunos com NEE comparativamente a anos letivos anteriores;





















    Os dados relativos à distribuição das crianças e jovens com necessidades educativas pelos diferentes níveis e ciclos de educação e ensino (disponíveis apenas para os anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014) mostram um aumento do número de alunos nos diferentes níveis, à exceção do 1º ciclo do Ensino Básico. Esta situação não deverá ser alheia ao facto de o número de alunos que frequentam este ciclo ter vindo a diminuir globalmente nos últimos anos. O Pré-Escolar e o Ensino Secundário apresentam os acréscimos mais significativos de alunos com NEE, cerca de 27% e 28%, respetivamente (Fig. 3.2.1.).

    • No ano letivo 2013/2014 houve uma diminuição muito acentuada do n.º de docentes de EE (grupo 910, 920, 930) colocados para o apoio à crianças / alunos com NEE comparativamente a anos letivos anteriores;