quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Medidas de apoios sociais para os alunos com necessidades educativas especiais

O Decreto -Lei n.º 55/2009, de 2 de março, no artigo 32.º contempla os apoios sociais para os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, destacando -se a gratuitidade do transporte escolar para os alunos que residam a menos de 3 km do estabelecimento de ensino, bem como para os alunos que frequentam as escolas de referência ou as unidades de ensino estruturado e de apoio especializado a que se referem as alíneas a) e b) dos n.os 2 e 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro.


O n.º 2 do artigo 32.º do Decreto -Lei n.º 55/2009, de 2 de março, prevê que no caso de não poderem ser utilizados os transportes regulares ou os transportes escolares, a comparticipação do custo dos transportes a que se refere a alínea b) é da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência.



O Decreto -Lei n.º 176/2012 de 2 de agosto, nas disposições finais altera o n.º 1 do artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 299/84, de 5 de setembro, alterado pela Lei n.º 13/2006, de 17 de abril, e pelos Decretos -Leis n.os 7/2003, de 15 de janeiro, 186/2008, de 19 de setembro e 29 -A/2011, de 1 de março, clarificando que “O transporte escolar é gratuito até ao final do 3.º ciclo do ensino básico, [...], bem como para os estudantes com necessidades educativas especiais que frequentam o ensino básico e secundário”.



O Despacho n.º 18987/2009, de 17 de agosto, com as alterações introduzidas pelos Despachos n.os 11886 -A/2012, de 06 de setembro e 11861/2013, de 12 de setembro, regula as condições da aplicação das medidas da ação social escolar, nomeadamente no que a este apoio respeita por parte do Ministério da Educação e Ciência. A contratação, por ano letivo, dos serviços necessários a assegurar o transporte escolar dos alunos com necessidades educativas especiais é efetuada por cada escola /agrupamento, sendo os correspondentes encargos financeiros suportados por verbas a transferir pela Direção -Geral dos Estabelecimentos Escolares para aqueles Agrupamentos de Escolas.



Publicação de hoje: Portaria n.º 920/2014, de 5 de novembro: Considerando que há lugar a encargos orçamentais em mais de um ano económico, há necessidade de obtenção de autorização prévia conferida em portaria, relativa ao ano letivo 2014/2015. Nestes termos, em conformidade com o disposto no n.º 1 do artigo 22.º do Decreto -Lei n.º 197/99, de 8 de junho, conjugado com oartigo 25.º do Decreto -Lei n.º 155/92, de 8 de julho, e considerando o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, e no n.º 1 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 127/2012, de 21 de junho, e ao abrigo das competências delegadas nos termos do Despacho n.º 9459/2013, de 19 de julho, do Despacho n.º 4654/2013, de 3 de abril, e do Despacho n.º 12280/2013, de 26 de setembro, manda o Governo pelo Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento e pelo Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, o seguinte:

1) Ficam os Agrupamentos, autorizados a assumir os encargos plurianuais decorrentes da aquisição de serviços de transporte escolar dos alunos com necessidades especiais, durante o ano letivo 2014/2015, com a seguinte distribuição anual:

a) Ano de 2014: Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga — 72.794,68 €; Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, Porto — 96.715,00 €; Agrupamento de Escolas Terras de Larus, Seixal — 70.920,00 €

b) Ano de 2015: Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga — 105.980,49 €; Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade, Porto — 148.591,00 €; Agrupamento de Escolas Terras de Larus, Seixal — 119.185,00 €

2) As importâncias fixadas na alínea b) do n.º 1 da presente portaria serão acrescidas dos saldos que se apurarem na execução do ano económico anterior.

3) A presente Portaria produz efeitos desde a data da sua assinatura. 27 de outubro de 2014 (...).



Ler também:
Decreto-Lei n.º 55/2009, de 02 de março - Estabelece o regime jurídico aplicável à atribuição e ao funcionamento dos apoios no âmbito da ação social escolar.



Despacho n.º 11306-D/2014, D.R. n.º 172, Suplemento, Série II, de 8 de setembro de 2014 - Medidas de Ação Social Escolar a aplicar no ano escolar de 2014-2015.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Transição para a Vida Ativa | Caminhos Para a Inclusão em Cascais


Um vídeo sobre educar e formar para a vida ativa. Partilho o filme realizado pela CMC sobre Transição da Escola para a Vida Ativa. Vale a pena assistir!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A metamorfose do professor

COLEGA:
 
COM OS DESEJOS DE UMA EXCELENTE SEMANA DE TRABALHO E DE SAÚDE, JUNTO ENVIO UM TEXTO DE EDUCAÇÃO, QUE TAMBÉM PODE SER LIDO NO JORNAL "ENSINO MAGAZINE" NO LINK -
http://www.ensino.eu/ensino-magazine/outubro-2014/editorial/a-metamorfose-do-professor.aspx

A metamorfose do professor
Ser professor é uma lenta e metódica metamorfose. É um movimento perpétuo entre a lagarta e o casulo. É um vai - vem contínuo entre o saber e o desaprender. É a adaptação permanente à mudança: dos saberes, das metodologias, das culturas, das tecnologias… Ninguém nasce professor e a sua eficácia não é uma questão de sorte ou acaso. Aqui, como em tudo o resto na vida, a sorte, ou acaso, dão muito, mesmo muito trabalho.

COM A MAIOR ESTIMA DO

  
João Ruivo
   LINKS:
1. www.rvj.pt/ruivo
2. http://ipcb.academia.edu/Jo%C3%A3oRuivo

Materiais úteis à prática pedagógica na educação pré-escolar...

Algumas ideias para partilhar e materiais úteis à prática pedagógica na educação pré-escolar no BLOGUEhttp://ideiasemateriaisdojardim.blogspot.pt/
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    Fonte: http://ideiasemateriaisdojardim.blogspot.pt/

    sexta-feira, 31 de outubro de 2014

    Congresso Ibérico: Entre a Psicologia e a Educação - de 13 a 15 de novembro na UPT - Porto

    Entre 13 e 15 de novembro, a UPT será o palco do Congresso Ibérico “Entre a Psicologia e a Educação Especial”. O tema em debate será “Da Psicologia Clínica e da Educação à Educação Especial” e aprofundará a interdisciplinaridade da Psicologia, Educação e Educação Especial e analisar as respetivas estratégias educativas e interventivas.
     Nuno Cravo Barata, coordenador científico do congresso, afirma que a iniciativa surge num momento de “mudanças significativas na adoção e utilização do conceito de deficiência, importando sublinhar a evolução clínica que procura investir e promover o conceito de incapacidade”.

    O congresso dirige-se, em particular, a profissionais e estudantes das áreas científicas da Psicologia, Educação, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Ciências da Educação, Intervenção Precoce e outros Profissionais de Saúde e Educação.

    As sessões de conferências, simpósios e comunicações escritas previstas irão decorrer em Português, Inglês ou Espanhol.

    quinta-feira, 30 de outubro de 2014

    Cidadão brasileiro cria parque acessível para crianças com deficiência física

    alpapato10

    Vivemos num mundo cada vez mais pulverizado, separado por nichos e grupos que só nos distanciam ainda mais do conceito de sociedade. A necessidade de identificação e acolhimento fazem com que surjam diversas categorias e rótulos entre os “tipos” de seres humanos, sejam eles gays, negros, cadeirantes, deficientes mentais e outros.
    Com isso, são criados diversos projetos de inclusão, mas, para o analista financeiro Rodolfo Henrique Fischer, conhecido por Rudi, o termo é mal aplicado. Segundo ele, a palavra “incluir” já parte automaticamente de que algo ou alguém está excluído.
    Ele é o responsável pela criação da primeira unidade do Alpapato (Anna Laura Parques para Todos), primeiro parque direcionado à crianças com dificuldades físicas no Brasil, situado na AACD do Parque da Mooca, em São Paulo. São, ao todo, 15 brinquedos adaptados, ideais para a recuperação das crianças e seu desenvolvimento lúdico, sem excluí-las dos aparatos convencionais, como escorregador, trepa-trepa, cama elástica e balanços.

    alpapato


    Ver aqui e aqui


    Fonte: cidade inclusiva

    Organização de base de dados—investigação na área da Educação Especial / Inclusiva

    A PIN– ANDEE está a fazer um levantamento da investigação realizada no ano de 2013 e 2014 no âmbito dos cursos de mestrado e doutoramento na área da Educação Especial e Inclusiva.


    O objetivo deste levantamento é organizar uma base de dados para disponibilizar aos  sócios da PIN– ANDEE e investigadores interessados na área.



    Numa 1ª fase fez-se um levantamento das várias instituições de ensino superior, a nível nacional, que disponibilização cursos de mestrado e doutoramento na área de educação especial. Posteriormente essa entidade entrou em contato com essas instituições e pediu a colaboração das mesmas no sentido de facultar informação pretendida.


    Colabore neste trabalho.








    Assim, caso tenha conhecimento de trabalhos desenvolvidos a este nível entre em contato com a  PIN– ANDEE  através do e-mail:  proandee@gmail.com


    quarta-feira, 29 de outubro de 2014

    Psicologia e Orientação em Meio Escolar - Repositório

    Repositório de Recursos e Instrumentos Técnicos - No âmbito do projeto de dinamização dos serviços de Psicologia e Orientação e dando continuidade à concretização do Plano de Ação definido, a DGE criou o “Repositório de Recursos e Instrumentos Técnicos”.


    Os repositórios digitais permitem reunir e armazenar, de uma forma organizada, arquivos de diversos formatos proporcionando a disseminação e partilha.
    O Repositório tem como objetivo armazenar, divulgar e aceder a instrumentos de apoio à prática dos psicólogos em meio escolar. Integra duas funcionalidades "Submeter" e "Consultar". Os documentos submetidos pelos psicólogos ficam disponíveis após validação pela DGE. A pesquisa é facilitada através da consulta caraterizada com diversos filtros de busca.


    Convidamos os psicólogos que desenvolvem a sua atividade em contexto escolar a aceder ao repositório em http://area.dge.mec.pt/RIT.


    O Repositório de Recursos e Instrumentos Técnicos permite aos psicólogos em contexto escolar aceder a um conjunto alargado de documentos de suporte à sua intervenção.

    Para que este Repositório seja um verdadeiro local de partilha e de enriquecimento profissional todos os contributos são preciosos. Contamos consigo!

    Para mais informações, poderá contactar através de:
    •Telefone: 213 934 614/213 936 886/213 934 638

    •Endereço eletrónico: euroguidance-pt@dge.mec.pt

    Fonte: DSEEAS





    Psicologia e Orientação em Meio Escolar - Formação

    A DGE vai realizar um conjunto de ações de formação, na modalidade de “blended learning”



     



    Orientação com Públicos Específicos                                                                                              

    Formadora – Professora Maria do Céu Taveira

    Intervenção e Prevenção dos Comportamentos Disruptivos e do Bullying

       Formador – A designar

    Estratégias de Aprendizagem                                                                                                         

     Formador – A designar

    Orientação no Ensino Profissional

      Formadora – Professora Paula Paixão                                                                           

     

    Motivação no Ensino e na Aprendizagem                                                               

     Formadora – Professora Isabel Janeiro

    Aprendizagem da Leitura e da Escrita                                                                                             

    Formadora – Professora Isabel Festas

    Aprendizagem da Matemática

    Formador – A designar

                       Orientação e Mobilidade                                                                                                                     

    Formador – Professor Paulo Cardoso                     

                       Orientação a Distância                                                                                                                         

    Formador - Professor José Tomaz da Silva

     

                     Métodos e instrumentos em Orientação e na Intervenção Psicológica                                        

     Formadora- Professora Odília Teixeira

                

    A DGE vai realizar um conjunto de ações de formação, na modalidade de “blended learning” nas seguintes temáticas:

    Metodologia

     

    A dinamização das ações na modalidade de “blended learning”, através de uma plataforma “moodle”. Com uma forte componente de formação a distância conjuga momentos síncronos e assíncronos. Indicações de acesso e utilização da plataforma serão disponibilizadas posteriormente.

     

     Pré- Inscrição

    As pré- inscrições decorrem entre o dia 17 e 29 de outubro. A seleção dos formandos terá por base a ordem de inscrição. Se necessário será dada preferência aos psicólogos que não participaram em nenhuma ação no ano transato. Os formandos selecionados serão avisados por e-mail.

    A Ficha de pré-inscrição encontra-se disponível on-line em: http://area.dge.mec.pt/fppome

     

    Contactos Telefone – 213 934 532/213 934 614/213 934 63
    Endereço eletrónico – dseeas@dge.mec.pt e euroguidance@dge.mec.pt
    Saber mais



    Fonte: DSEEAS