segunda-feira, 27 de maio de 2013

III Feira de Educação Especial - 31 de maio de 2013

A Feira de Educação Especial tem como objetivo primordial a divulgação das entidades que desenvolvem trabalho e apoiam crianças e jovens com necessidades educativas especiais e suas famílias.

 
 
 
Local: Jardim Vasco da Gama, Belém.

Horário: 10.00 h - 18.30 h.

criação de um regime de documento eletrónico para a entrega de trabalhos, teses e dissertações, garantindo a gratuitidade para os estudantes

A Resolução da Assembleia da República n.º 72/2013, de 27 de maio, recomenda a criação de um regime de suficiência do documento eletrónico para a entrega de trabalhos, teses e dissertações, garantindo a gratuitidade para os estudantes.
 
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5bdo artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:
1 — Estabeleça um regime de suficiência de documento eletrónico para a entrega de trabalhos, teses e dissertações  no sistema de ensino superior, substituindo a entrega em formato papel tal como estabelecido pelo Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março.
2 — Garanta que a produção, publicação, transmissão e armazenamento dos documentos eletrónicos relativos a teses, dissertações e trabalhos universitários são realizados em norma aberta, transpondo o estabelecido pela Lei n.º 36/2011, de 21 de junho.
 
3 — Potencie a partilha do conhecimento produzido e publicado em documento eletrónico resultante de teses, dissertações e trabalhos universitários, através de plataforma eletrónica própria e homogénea a todo o sistema de ensino superior, de acesso gratuito, garantido e profícuo.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

O apoio educativo aos alunos e a coadjuvação serão componente letiva no próximo ano letivo

Apoio ao estudo e coadjuvação passam a ser componente lectiva
 
O apoio aos alunos e a coadjuvação vão passar a ser considerados componente lectiva, adiantou hoje o secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, conforme previsto no despacho de organização do ano escolar ainda por divulgar.
 
"Está concluído o despacho de organização do ano escolar, que tipifica com muita clareza todas as actividades e funções que são exercidas nas escolas e que para completar horário serão componente lectiva", disse hoje Casanova de Almeida, precisando ainda que do diploma constam o apoio aos alunos e a coadjuvação como componente lectiva.
 
O governante falava aos jornalistas no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, depois de terminada a primeira ronda negocial com os sindicatos de professores relativa às novas regras aplicáveis à função pública.
 
O alargamento das actividades que passam a ser consideradas componente lectiva foi apontado por Casanova de Almeida como um instrumento para combater os professores com 'horário zero'.
 
Na recentemente anunciada reformulação das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do 1º ciclo, o Ministério avançou que vai passar a assumir a primeira das duas horas de actividades, retirando esses 60 minutos da competência das autarquias, como acontecia até agora, com o pressuposto de que essa hora ficará dedicada ao estudo acompanhado e apoio aos alunos.
 
Quando anunciou esta alteração, o Ministério da Educação e Ciência (MEC), pela voz do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, adiantou que o acompanhamento seria assegurado por professores.
 
Estes 60 minutos de apoio ao estudo que vão passar a estar sob a responsabilidade do MEC podem assim vir a absorver alguns docentes sem turmas atribuídas.
 
A coadjuvação, que é uma ajuda em sala de aula ao professor da turma por parte de outro professor, pode acontecer por exemplo, no 1º ciclo, na área de expressões, por parte de docentes de outros níveis de ensino pertencentes ao agrupamento, ou, nos restantes ciclos do ensino básico e no ensino secundário, em qualquer disciplina desde que com recurso a professores da mesma escola.

Fonte: negócios online

Criação de 5.000 novos estágios para jovens até 2014

Movimento para o Emprego cria 5.000 novo estágios para jovens até 2014
 
 
Na sessão do lançamento da iniciativa, 108 empresas já tinham aderido ao movimento, com a oferta de mais de 3.200 estágios profissionais com uma remuneração mensal de 800 euros (com subsídio de refeição), sendo 80% comparticipado por fundos públicos, essencialmente de programas comunitários, e o restante pela empresa.
O público-alvo são jovens até 30 anos com licenciatura, mestrado ou doutoramento, que têm que estar inscritos no IEFP.
O presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, explicou que o objetivo é «assegurar que os jovens qualificados venham a ter mais oportunidades de estágio profissional em empresas de referência».
«É uma demonstração de responsabilidade social da sociedade civil para com as gerações mais novas. Só venceremos se formos capazes de prosseguir os esforços para manter a trabalhar no país aqueles que mais podem contribuir para o seu desenvolvimento», declarou o também presidente do Conselho de Administração do BPI.
TAP, ANA, EDP, Efacec, Ikea, Microsoft e REN são algumas das empresas que já aderiram à iniciativa. A Nokia Siemens foi a que se comprometeu com um maior número de estágios, ao abrir 350 vagas.

Fonte: tsfonline

terça-feira, 21 de maio de 2013

O que é o POPH (Programa Operacional Potencial Humano)

O POPH é o programa que concretiza a agenda temática para o potencial humano inscrita no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), documento programático que enquadra a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período 2007-2013.
 
  • Superar o défice estrutural de qualificações da população portuguesa, consagrando o nível secundário como referencial mínimo de qualificação, para todos;
  • Promover o conhecimento científico, a inovação e a modernização do tecido produtivo, alinhados com a prioridade de transformação do modelo produtivo português assente no reforço das actividades de maior valor acrescentado;
  • Estimular a criação e a qualidade do emprego, destacando a promoção do empreendedorismo e os mecanismos de apoio à transição para a vida activa;
  • Promover a igualdade de oportunidades, através do desenvolvimento de estratégias integradas e de base territorial para a inserção social de pessoas vulneráveis a trajectórias de exclusão social. Esta prioridade integra a igualdade de género como factor de coesão social.
A actividade do POPH estrutura-se em torno de dez eixos prioritários:
  • Eixo Prioritário 1 – Qualificação Inicial
  • Eixo Prioritário 2 – Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida
  • Eixo Prioritário 3 – Gestão e Aperfeiçoamento Profissional
  • Eixo Prioritário 4 – Formação Avançada
  • Eixo Prioritário 5 – Apoio ao Empreendedorismo e à Transição para a Vida Activa
  • Eixo Prioritário 6 – Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social
  • Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género
  • Eixo Prioritário 8 – Algarve
  • Eixo Prioritário 9 – Lisboa
  • Eixo Prioritário 10 – Assistência Técnica

Apresentação do POPH realizada no Road-Show
 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Habilitação profissional para a docência em educação especial

A FENPROF recebeu do Ministério da Educação (DGAE) um esclarecimento sobre o concurso externo extraordinário muito relevante para o tratamento das candidaturas dos docentes de Educação Especial, em relação ao tempo de serviço antes da especialização.
 
Verifico que há necessidade dos docentes terem 5 anos de serviço para concorrerem à Educação Especial.
 
 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pedido de cartão de estacionamento para pessoas com deficiência

 
Este serviço encontra-se na área de SERVIÇOS ONLINE - https://servicos.imtt.PT
 
Deve selecionar a zona de particulares, e depois efetuar a autenticação. A password a utilizar para a autenticação deve ser a mesma que utiliza no site das finanças. Se for a primeira vez que utiliza o site do IMTT, será necessário preencher uma ficha com dados pessoais.
 
É sempre necessário, assinalar a caixa para autorizar a leitura dos seus dados pelo IMTT.
 
Depois, na seleção da área de serviços deve escolher Diversos/Outros e de seguida escolher Pedidos de Dístico de Estacionamento para Pessoas com Deficiência.
 
Para completar o pedido deverá enviar via CTT a cópia do Atestado  Multiusos.
 
Para esclarecimentos relativamente a este serviço poderá contactar os serviços do IMTT: email: sois@imtt.pt | telefone: 217949000 | fax: 217973777
 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Instrumentos de Avaliação para crianças e alunos no âmbito da Educação Especial

Instrumentos de avaliação para crianças e alunos no âmbito da Educação Especial

- Action Pictures (Figuras de Ação)
                    
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Avaliação da Linguagem Oral

 - Avaliação da memória e da aprendizagem de amplo alcance - Wide Range Assessment of memory and learning (WRAML)

 - Avaliação da pragmática nas capacidades de comunicações do quotidiano - The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills

 - Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE)

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Bateria de Provas Fonológicas

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Currículo Carolina

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Decifrar – Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura

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Escala de Avaliação de Conceitos Básicos de Linguagem - Bracken School Readiness Assessment (BSRA)

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Escala de Comunicação e Comportamento Simbólico - Communication and Symbolic Behavior Scales Developmental Profile™ (CSBS DP™)

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Escala de Inteligência de Wechsler para crianças - 3ª Edição (WISC- III)

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Escala Inglesa de Vocabulário em Imagens - British Picture Vocabulary Scale 3rd Edition

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Escalas de Desenvolvimento da Linguagem de Reynell

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Goodenough – Teste do Desenho da Figura Humana

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Grelha de Avaliação da Linguagem – nível escolar (GOL-E)

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Matrizes Progressivas Coloridas: Forma Paralela (CPM-P) – nova versão em Português

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Perfil Psicoeducacional Revisto (PEP-R)

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Programa Portage de Educação Precoce

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Protocolo de Avaliação Orofacial (PAOF)

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Prova de Avaliação da Articulação de Sons em Contexto de Frase para o Português Europeu

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Prova de Avaliação de Capacidades Articulatórias

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Provas de Avaliação da Linguagem e da Afasia (PALPA-P)

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Schedule of Growing Skills II

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Teste comportamental de memória Rivermead - The Rivermead behavioural memory test

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Teste da linguagem pragmática - Test of Pragmatic Language, Second Edition (TOPL-2)

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Teste de Avaliação da Linguagem da Criança (TALC)

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Teste de Avaliação da Produção Articulatória de Consoantes do Português Europeu (TAPAC-PE)

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Teste de avaliação da produção sintáctica em crianças pré-escolares – a estandardizar

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Teste de compreensão de frases – Sentence Comprehension Test

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Teste de compreensão de gramática - Test for the Reception of Grammar (TROG-2)

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Teste de compreensão de gramática (electrónico) - Test for the Reception of Grammar (Electronic) (TROG-E)

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Teste de consciência fonológica - segunda edição: PLUS -
Test of Phonological Awareness-Second Edition: PLUS (TOPA)


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Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL)

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Teste de Linguagem Receptiva e Expressiva Emergente – 3ª edição (REEL-3)

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Teste de linguagem técnica da leitura/escrita

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Teste de reabilitação das afasias: Rio de Janeiro

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Teste de Vocabulário em Imagens de Peabody - Peabody Picture Vocabulary Test, Fourth Edition (PPVT-4™)

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Teste Fonético Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-Escolar (TFF-ALPE)

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Token Test - versão portuguesa

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Vineland II
                   
Fonte: http://www.cresceremrede.net/i_online/avalInstrument.aspx

Conferência: Educação Inclusiva - Uma Perspetiva Internacional

Educação Inclusiva - Uma Perspetiva Internacional

18 de maio de 2013, às 10h, no anfiteatro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
 
 
 Conferência coorganizada com a Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Pró Inclusão),
 subordinada ao tema “Educação Inclusiva: Uma Perspetiva internacional” e proferida por Seamus Hegarty (EFA - UNESCO).
 
 
 
 
Entrada Livre, mas sujeita a inscrição através do email:  proandee@gmail.com
 
Mais informações: www.ie.ul.pt
 
Fonte: via email