sábado, 15 de setembro de 2012

Cidadãos portugueses: acesso a cuidados de saúde no estrangeiro

  • Acesso e prestação de cuidados de saúde hospitalares e especializados num centro estrangeiro, previamente autorizados pelas autoridades de saúde portuguesas, ao abrigo da legislação nacional;
  • Acesso a cuidados de saúde no âmbito da mobilidade de doentes no espaço da União Europeia e do Espaço Económico Europeu.
  • Acesso a cuidados de saúde a coberto de acordos ou convenções internacionais, ratificados por Portugal com países terceiros, em matéria de acesso a cuidados de saúde por portugueses que residem ou que se deslocam, temporariamente, a esses países.
Gráfico recapitulativo do acesso a cuidados de saúde no estrangeiro
Acesso a cuidados de saúde no estrangeiro
Fonte: Direcção-Geral da Saúde

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Foi publicada a portaria que regula o ensino de alunos com currículo específico individual (CEI), em processo de transição para a vida pós-escolar ou adulta

Com a publicação da Lei n.º 85/2009, de 27 de agosto, que estabelece o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos, cujo regime jurídico foi desenvolvido pelo Decreto -Lei n.º 176/2012, de 2 de agosto, os agrupamentos de escolas e escolas do ensino secundário não agrupadas confrontam-se agora com a necessidade de desenvolver currículos individuais que privilegiem a componente funcional.
 
Passa a ser responsabilidade também destes estabelecimentos de ensino assegurar o processo de transição destes alunos para a vida pós -escolar, mediante a implementação do Plano Individual de Transição (PIT), que de acordo com o disposto no artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, deve iniciar -se três anos antes da idade limite da escolaridade obrigatória.

Para a implementação e desenvolvimento do CEI os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas secundárias estabelecem parcerias, preferencialmente, com Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) acreditados pelo Ministério da Educação e Ciência, outras IPSS com valência de educação especial.
 
 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pesquise os testes psicológicos disponíveis para avaliações


BDI-II - Inventário de Depressão de Beck
autor: Aaron T. Beck, Robert A. Steer, Gregory K. Brown
BPF - Bateria de Provas Fonológicas - autor: Ana Cristina Silva - ISPA Edições
CMMS - Escala de Maturidade Mental Colúmbia
autor: Bessie B. Burgemeister, Lucille Hollander Blum, Irving Lorge
CONFIAS - Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial
autor: Regina Lamprecht, Rosangela Marostega Santos, Raquel Brodacz
DECIFRAR - Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura
autor: Emílio-Eduardo Guerra Salgueiro - ISPA Edições
DO - Diagnóstico Organizacional - autor: Rosa R. Krausz
EAME-IJ - Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto Juvenil
autor: Selma de Cássia Martinelli, Fermino fernandes Sisto
Guerra ao Stress - autor: Marilda Emmanuel Novaes Lipp
IFP - Inventário Fatorial de Personalidade
autor: Luiz Pasquali, Maria Mazzarello Azevedo
IHS - Inventário de Habilidade Social
autor: Zilda A. P. Del Prette & Almir Del Prette
ISSL - Inventário de Sintomas de Stress para Adultos
autor: Marilda Emmanuel Novaes Lipp
Manual da Escala de Crenças sobre Punição Física e do Inventário de Práticas Educativas Parentais  - autor: Carla Machado, Miguel M. Gonçalves e Marlene Matos
Manual da Escala de Crenças sobre Violência Conjugal e do Inventário de Violência Conjugal - autor: Carla Machado, Miguel M. Gonçalves e Marlene Matos
Manual Prático de Avaliação do HTP - Casa, Árvore, Pessoa e Família
autor: Maria Florentina, N. Godinho Retondo
PATA NEGRA (Jogo Completo) - autor: Louis Corman
PCL-R Escala Hare - autor: Robert D. Hare
SDT - Teste do Desenho de Silver - autor: Rawley Silver
STARS - Students, Teachers, and Relationship Support - autor: Robert C. Pianta, Bridget K. Hamre
TDE -Teste de Desempenho Escolar - autor: Lílian Milnitsky Stein
TEADI / TEALT - Teste de Atenção Dividida / Teste de Atenção Alternada
autor: Fábian Javier Marín Rueda
TLTL/E - Teste de Linguagem Técnica da Leitura / Escrita
autor: Margarida Alves Martins, Lourdes Mata e Francisco Peixoto
WCST - Teste Wisconsin de Classificação de Cartas - Versão para Idosos
autor: Robert K. Heaton, Gordon J. Chelune, Jack L. Talley

Fonte: psicologia.pt
 
 

domingo, 9 de setembro de 2012

Ação social escolar 2012/2013: alunos com NEE de caráter permanente

Foi publicado ontem em suplemento do Diário da República o Despacho n.º 11886-A/2012, 6 de  setembro, que estabelece as condições de aplicação das medidas de ação social escolar para o ano letivo de 2012/2013.
 
Relativamente às crianças e alunos com NEE estabelece-se a isenção de pagamento nos transportes, como se pode ler no referido despacho, aditou-se o seguinte ao artigo 13.º ...
Disposições transitórias
... 3- No ano escolar de 2012 -2013 os alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente com programa educativo individual organizado nos termos do Decreto -Lei n.º 3/2008, na redação que lhe foi dada pela Lei n.º 21/2008, de 12 de maio, considerando o disposto no n.º 1 do artigo 32.º do Decreto -Lei n.º 55/2009, têm também direito, no âmbito da ação social escolar, à comparticipação da totalidade do custo de transportes para as escolas de referência ou para as unidades de ensino estruturado e de apoio especializado que frequentam, conforme o disposto nas alíneas a) e b) dos n.º  2 e 3 do artigo 4.º do Decreto -Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro.» ....

Quanto as restantes medidas previstas no âmbito da ação social escolar, para o ano escolar de 2012 -2013 mantêm -se em vigor as condições de aplicação das medidas de ação social escolar definidas pelo despacho n.º 18987/2009, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 158, de 17 de agosto de 2009, com as alterações introduzidas pelo despacho n.º 14368 -A/2010, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 179, de 14 de setembro de 2010, e pelo despacho n.º 12284/2011, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 180, de 19 de setembro de 2011, sem prejuízo do disposto no Despacho n.º 11886-A/2012, 6 de setembro.

 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Publicado o novo Estatuto do Aluno e Ética Escolar

Foi publicada a Lei n.º 51/2012, de 5 setembro,  que aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, estabelecendo os direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação.
 
 

Prazos para eleição dos órgãos dos novos agrupamentos de escolas

Considerando a formação dos novos agrupamentos, Ad duo elaborou um documento onde aborda os prazos para eleições dos órgãos dos novos agrupamentos, concretamente o conselho geral transitório e diretor.

Sobressai, como primeiro round, que o conselho geral transitório, em situação normal, terá de estar eleito e designado dentro de um mês.

O documento tem em consideração o novo RAGG, Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho.
Fonte:  ad duo

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Portugal conquista primeira medalha nos Paralímpicos de Londres 2012

Portugal conquista primeira medalha nos Paralímpicos
 
Portugal conquista primeira medalha nos ParalímpicosA equipa portuguesa de boccia 3 (BC3), formada por Luís Silva, José Macedo e Armando Costa (suplente), conquistou esta terça-feira uma medalha de prata nos Jogos Paralímpicos Londres2012, numa prova onde a Grécia venceu por 4-1.

Os atletas, que competiram em pares (BC3), conquistaram assim a primeira medalha portuguesa da competição. A medalha, aliás, já era esperada uma vez que a equipa tinha sido apurada para a final.

Já em 2008, em Pequim, a equipa BC3 portuguesa - composta na altura por Armando Costa, Eunice Raimundo e Mário Peixoto - conquistou a medalha de bronze.

Numa outra prova realizada esta terça-feira de manhã, os atletas portugueses da equipa de boccia BC1/BC2 - Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Fernandes - falharam a medalha de bronze frente à equipa britânica (7-5).

Boccia já deu 23 medalhas a Portugal nos Paralímpicos

Com um total de nove atletas em competição, quase um terço do total da missão portuguesa, o boccia - desporto destinado a atletas com paralisia cerebral e doenças neuromusculares - é uma das principais apostas da participação nacional.
Esta é uma das modalidade que rende mais medalhas tendo já arrecadado, desde os Paralímpicos de Nova Iorque'1984, oito medalhas de ouro, 10 de prata e cinco de bronze, ou seja, mais de um quarto das 86 medalhas arrecadadas por Portugal.

O boccia é também a única modalidade, a par do atletismo, a fazer o pleno das oito missões paralímpicas nacionais, e conquistou mais de uma centena de medalhas em provas internacionais, fazendo de Portugal uma potência mundial na modalidade.

Fonte: notícia sugerida por Elsa Martins, via BoasNotícias.pt

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Teste de hiperatividade com défice de atenção para adultos: um exemplo

Este questionário não substitui um diagnóstico realizado por um profissional, pode apenas ser considerado como um pré-diagnóstico. Este pretende ajudar a reconhecer os sinais e sintomas de SHDA nos adultos (idade igual ou superior a 18 anos).

O teste tem 18 perguntas e 5 possibilidades de resposta: nunca, raramente, algumas vezes, frequentemente e quase sempre. Se responder unicamente frequentemente e quase sempre, poderá estar perante um quadro de défice de atenção e hiperatividade. Para um correto diagnóstico recorra a profissionais.


Instruções: Este teste/avaliação é recomendado para adultos de ambos os sexos. Todas as questões devem ser respondidas baseadas no seu comportamento ou ações dos últimos 6 meses. Marque o item que melhor o descreve em cada questão, certificando-se de que todas as questões são respondidas.


1: Com que frequência comete erros por falta de atenção quando tem de trabalhar num projeto aborrecido ou difícil?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
2: Com que frequência tem dificuldade para manter a atenção quando está a fazer um trabalho aborrecido ou repetitivo?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
3: Com que frequência tem dificuldade para se concentrar no que as pessoas dizem, mesmo quando elas falam diretamente para si?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
4: Com que frequência deixa um projeto pela metade depois de já ter feito as partes mais complicadas?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
5: Com que frequência tem dificuldade para fazer um trabalho que exige organização?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
6: Com que frequência evita ou adia o início de algo que exige muita concentração?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
7: Com que frequência coloca as coisas fora do lugar ou tem de dificuldade de encontrar as coisas em casa ou no trabalho?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
8: Com que frequência se distrai com atividades ou barulho ao seu redor?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
9: Com que frequência tem dificuldade em lembrar-se de compromissos ou obrigações?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
10: Com que frequência é que se mexe na cadeira ou balança as mãos ou os pés quando precisa ficar sentado(a) por muito tempo?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
11: Com que frequência é que se levanta da cadeira em reuniões ou em outras situações onde deveria ficar sentado(a)?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
12: Com que frequência se sente inquieto(a) ou agitado(a)?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
13: Com que frequência tem dificuldade para sossegar e relaxar quando tem tempo?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
14: Com que frequência se sente ativo(a) demais e tem necessidade de fazer coisas, como se estivesse “com um motor ligado”?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
15: Com que frequência fala demais em situações sociais?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
16: Com que frequência, no meio de uma conversa, termina as frases das outras pessoas antes delas?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
17: Com que frequência tem dificuldade para esperar nas situações onde cada um tem a sua vez?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre
18: Com que frequência interrompe os outros quando eles estão ocupados?
Nunca Raramente Algumas Vezes Frequentemente Quase sempre




Fonte: Educamais.com

Exemplo de um teste de dislexia para adolescentes dos 9 aos 15 anos

Teste de Dislexia Adolescentes - 9 aos 15 anos

Este questionário não substitui um diagnóstico realizado por um profissional, pode apenas ser considerado como um pré-diagnóstico. Em caso de suspeita de dificuldade de aprendizagem consulte o mais rápido possível um profissional da área, somente este poderá diagnosticar e avaliar o melhor tratamento para as dificuldades apresentadas.

Instruções: Este teste/avaliação é recomendado para adolescentes de ambos os sexos, entre os 9 e os 15 anos.
Todas as questões devem ser respondidas baseadas no seu comportamento ou ações dos últimos 6 meses. Marque o item que melhor o descreve em cada questão, certificando-se de que todas as questões são respondidas. Seja honesto nas suas respostas.


1: Copia lentamente o texto do quadro e com erros?
Quase sempre Raramente Nunca
2: Sente dificuldades em recordar a tabuada (3×4)?
Quase sempre Raramente Nunca
3: Comete muitos erros de ortografia?
Quase sempre Raramente Nunca
4: Sente-se frustado, faz birras e tem problemas de comportamento, especialmente associado às aulas ou com o trabalho escolar?
Quase sempre Raramente Nunca
5: Não quer ir para a escola?
Quase sempre Raramente Nunca
6: Sente dificuldade em colocar as idéias por escrito?
Quase sempre Raramente Nunca
7: A leitura é difícil e mais lenta comparado com as crianças da mesma idade?
Quase sempre Raramente Nunca
8: Não gosta de ler, especialmente em voz alta?
Quase sempre Raramente Nunca
9: Não percebe o que lê, omite palavras ou interpreta mal a leitura?
Quase sempre Raramente Nunca
10: Tem dificuldade em seguir instruções especialmente se forem dadas de forma oral ou escrita?
Quase sempre Raramente Nunca
11: A escrita tem pouca ou nenhuma pontuação?
Quase sempre Raramente Nunca




Fonte: Educamais.com