quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Como planificar as áreas curriculares específicas dos alunos com deficiência visual?

Partilho um excelente artigo da autora do blogue Olhares (docente Clara Monteiro), designado - Áreas curriculares específicas: Daisy - Como planificar as áreas curriculares específicas?, que transcrevo a seguir:

«Em 1.º lugar avaliar o aluno e depois fazer uma planificação de acordo com a necessidade do aluno.
Com os alunos com deficiência visual trabalho as seguintes áreas: Braille, Orientação e Mobilidade, Daisy, Zoom Text, teclas de atalho, atividades da vida diária, JAWS, Ampliadores de caracteres, Treino de visão e Datilografar no computador. Como são várias as áreas só depois de avaliar cada aluno é que podemos decidir qua será a melhor área a trabalhar com aquele aluno, o que ele necessita para ser autónomo.
Hoje, apresento o modo como planifico as áreas curriculares específicas neste caso Daisy para os meus alunos (documento que fica anexo ao PEI). No final de cada período faço a avaliação.
Para quem não se sentir à vontade com este programa, esta apresentação do Dr Aquilino Rodrigues é bastante acessível (explicação DAISY aqui
 
áreas curriculares específicas
Informática Adaptada, Tecnologias Específicas de Informação e Comunicação:
- Software DAISY
 
Material:
Computador com DAISY
Prof. Clara Monteiro E.E. - 930

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
_______ Período
CONHECER/SABER UTILIZAR O SOFTWARE DAISY
NT
NA
EA
A
Abrir um novo livro de um CD
 
 
 
 
Abrir um novo livro copiado para o computador
 
 
 
 
Carregar o último livro lido ao iniciar a sessão
 
 
 
 
Carregar o último livro lido ao iniciar a sessão
 
 
 
 
Iniciar e parar a leitura
 
 
 
 
Navegar no livro (Ficheiro) usando comandos
 
 
 
 
Navegar no livro (Ficheiro) usando navegação por níveis
 
 
 
 
Localizar uma página
 
 
 
 
Localizar um título
 
 
 
 
Localizar um ponto de navegação
 
 
 
 
Ler conteúdo omissível
 
 
 
 
Selecionar, copiar e colar
 
 
 
 
Localizar todas as ocorrências de uma palavra
 
 
 
 
Localizar uma palavra
 
 
 
 
Ir para um marcador
 
 
 
 
Ver, editar e remover marcadores
 
 
 
 
Abrir um livro lido recentemente
 
 
 
 
Adicionar um livro à sua lista de favoritos
 
 
 
 
Alterar a velocidade da voz de leitura
 
 
 
 
Alterar o volume da voz de leitura
 
 
 
 
Alterar a duração da pausa entre frases
 
 
 
 
Alterar a voz de leitura
 
 
 
 
Alterar o tamanho do texto
 
 
 
 
Alterar as cores
 
 
 
 
Alterar o aspeto do realce
 
 
 
 
Usar o teclado
 
 
 
 
Aprender as teclas de atalho
 
 
 
 
Ler menus, botões e diálogos
 
 
 
 
Utilizar as cores do sistema
 
 
 
 
Conjuga a utilização do sistema Daisy para aleitura dos enunciados e escreve as respostas recorrendo a processador de texto, máquina braille, ou outros meios de escrita
 
 
 
 
Legenda: NT: não trabalhado; NA: não adquirido; EA: em aquisição; A: adquirido

Fonte: Blogue Olhares
 

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Exemplos de fichas / materiais escolares para apoio às crianças e alunos com NEE

Hoje, partilho mais fichas e outros materiais escolares para apoio às crianças e alunos com NEE.  Agradeço à colega Ana Rosa Trindade o envio destes ficheiros.
 
 
 
 
Clique nos documentos seguintes para os transferir:
 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Livro: VI Seminário Educação Inclusiva - programas e resumos

À semelhança dos anos anteriores, a comissão organizadora da Universidade Lusófona publicou um livro com o programa, os resumos e as notas biográficas dos comunicadores, que participaram no VI Seminário Educação Inclusiva, no dia 5 de outubro de 2013.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Nota informativa sobre alteração do período de trabalho diário e semanal dos docentes do ensino não superior - Portugal

Com a publicação da Lei n.º 68/2013, de 29 de agosto, o período normal de trabalho diário e semanal foi alterado para oito horas por dia e quarenta horas por semana como estipulado no n.º1 do artigo 2.º da supradita Lei.

O horário semanal dos docentes integra uma componente letiva e uma componente não letiva e desenvolve-se em cinco dias de trabalho, conforme o disposto no n.º 2 do artigo 76.º do ECD.
A componente letiva do pessoal docente da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico é de vinte cinco horas semanais e dos restantes ciclos e níveis de ensino, incluindo a educação especial, é de vinte e duas horas semanais, conforme o previsto nos nºs 1 e 2 do artigo 77.º do ECD.
A componente não letiva do serviço docente encontra-se definida no artigo 82.º do ECD e abrange a realização de trabalho individual e a prestação de trabalho no estabelecimento de educação ou ensino.
O aumento das 5 horas de trabalho semanal do Pessoal Docente, decorrente da aplicação da Lei acima referida, incide sobre a componente não letiva destinada a trabalho individual, mantendo-se assim o estipulado no nº 2, do artigo 9.º do Despacho normativo nº 7/2013, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 111, de 11 de Junho.
Lisboa, 04 de outubro de 2013
Mário Agostinho Alves Pereira
 
Diretor-Geral da Administração Escolar
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Esclarecimentos / sugestões aos docentes para aplicarem as medidas educativas no âmbito da Educação Especial

Segundo o disposto no art. 16.º do DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro, na sua versão atual, a adequação do processo de ensino e de aprendizagem integra medidas educativas que visam promover a aprendizagem e a participação dos alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente.
 
As medidas educativas são:
a)
Apoio pedagógico personalizado;
b) Adequações curriculares individuais;
c) Adequações no processo de matrícula;
d) Adequações no processo de avaliação;
e) Currículo específico individual;
f) Tecnologias de apoio.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estratégias em sala de aula e em avaliações para alunos com NEE

Hoje partilho um documento, remetido via email  pelo professor Frederico Lima, que sugere determinadas estratégias na sala de aula e em avaliações para alunos com NEE / Dificuldades de Aprendizagem.
 
Exemplos :
Um aluno Hiperativo ou com Défice de Atenção – é muito difícil manter a atenção na mesma atividade, mais de 2 minutos … em passar os conteúdos do quadro , em estar sentado, em fazer sem interrupções o mesmo exercício, pois quando volta ao exercício já não se lembra do que estava a fazer… já se perdeu com outros assuntos não sei quantas vezes…
Um aluno com Dislexia ou Dificuldades na Leitura e Escrita – Ao ler um texto altera o que lá está e não percebe o conteúdo… nas perguntas sobre um texto que não percebeu muda lhe o sentido, logo, responde coisas que não têm nada a ver… o que passa do quadro tem erros… quando vai ler o que escreveu, também não faz sentido… nos apontamentos para estudar para o teste acontece o mesmo…
Aluno com Défice Cognitivo - metade das coisas que lhe são transmitidas não lhe fazem sentido…para além de não perceber metade das palavras que lê, no decorrer do discurso do professor perde-se em palavras que não sabe o significado e em contextos que não percebe…