quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência  algumas Associações dizem que direitos das pessoas com deficiência estão em regressão. Prova disso é que, várias associações denunciaram, esta quarta-feira, que os direitos das pessoas com deficiência estão num momento de regressão acelerada, alertando para o nível de desemprego, os cortes nas prestações sociais e o ataque aos direitos humanos destas pessoas.



Numa conferência de imprensa conjunta, no dia em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Associação dos Cegos e Ambliopes de Portugal (ACAPO) e Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) juntaram-se para denunciar o que consideram que de mal se passa.
Na opinião do presidente da CNOD o momento é de retrocesso no que diz respeito aos direitos das pessoas com deficiência, apontando a responsabilidade à austeridade.
"Estamos perante uma Orçamento do Estado que, na sua generalidade, contem bastantes cortes que vão com certeza contribuir não para retomar os direitos das pessoas com deficiência, mas para os agravar ainda mais", apontou José Reis, que garantiu que haverá, da parte das associações, "firme oposição".
Deu também como exemplo o que se tem passado ao nível da educação, com o "atribulado início de ano letivo", da saúde, com as burocracias várias para conseguir isenção nas taxas moderadoras ou do emprego, lembrando a cerca de uma centena de trabalhadores com deficiência que a Segurança Social se prepara para mandar para a requalificação.
A presidente da ACAPO aproveitou para mostrar "efetiva tristeza por o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência ter passado tão à margem dos órgãos de comunicação social".
Ana Sofia Antunes alertou que as medidas de impacto orçamental estão a ser bastante mais gravosas para as pessoas com deficiência, dando como exemplo a taxa de desemprego entre quem tem deficiência visual que, segundo a dirigente, atinge os 40%.

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Fonte: JN

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Atividades para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro

Relembro algumas propostas / sugestões de atividades relativas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência:


1 - Ano letivo 2013 / 2014;


2 - Ano letivo 2012 / 2013.

Dia Mundial de Luta Contra a Sida - 1 de Dezembro

O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de dezembro.
Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.

A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas.
São três as formas de contágio do VIH/SIDA:

Relações sexuais;
Contacto com sangue infetado;
De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.

Fonte: calendar R Portugal


 Mais notícias sobre este assunto em:
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SIPAFS
Financiamento de projetos na área da prevenção e controlo da infeção por VIH/SIDA - Informa-se que estiveram a decorrer os concursos para financiamento de projetos na área  ...

domingo, 30 de novembro de 2014

II Colóquio Cabo-Verdi​ano de Educação



Cumprimentos.

Ana Cristina Pires Ferreira



Para mais informações aceder ao sítio http://cedu.unicv.edu.cv/ e/ou contactar a Comissão Organizadora: coloquio.educacao@adm.unicv.edu.cv



O II Colóquio cabo-verdiano de Educação- CEDU 2015, foca as políticas e práxis da Educação nas perspetivas e em contextos pós-coloniais. O evento enquadra-se no programa de extensão da Coordenação das Ciências da Educação, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Cabo Verde. Acontecerá num momento em que vários países em desenvolvimento estarão a efetuar o balanço dos objetivos de desenvolvimento do milénio, a avaliar os planos estratégicos decenais para a Educação e a perspetivar os próximos quinze anos. Além disso, Cabo Verde estará comemorar, a 5 e Julho, o seu 40º aniversário como país independente, por isso afigura-se oportuna a temática central do Colóquio dando enfâse aos pequenos países como Cabo Verde.

O CEDU2015 pretende promover a reflexão e a partilha de conhecimento assente em perspetivas pluridisciplinares e epistemologias pós-coloniais que problematizem a qualidade da Educação e da Escola enquanto um dos maiores desafios em diferentes países e, particularmente, em Cabo Verde. O Colóquio é um espaço integrador de sensibilidades educativas múltiplas e multifacetadas alicerçadas em diferentes realidades educativas.



sábado, 29 de novembro de 2014

Ranking das escolas do ensino não superior: ano letivo 2013/2014

Rankings 2014: Conheça as escolas com melhores e piores resultados nos exames e provas nacionais

Consulte aqui os rankings feitos pela TSF com base nos resultados fornecidos pelo MEC-
1º ciclo; 2º e 3º ciclos e ensino secundário.


As distâncias atingem todos os graus de ensino, do 1º ciclo ao secundário, separando, claramente, as notas das públicas e das privadas, mas os especialistas sublinham que é preciso cuidado na interpretação destes resultados. Deve-se ter em conta os diferentes contextos sociais e económicos dos alunos que acabam por influenciar o sucesso escolar. 

Os rankings foram feitos pela TSF com os resultados de todas as provas ou exames nacionais feitos em 2014: 1º ciclo; 2º e 3º ciclos; secundário.  Os números, em bruto, foram fornecidos pelo Ministério da Educação.
 
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Consciência fonológica: o que é isto?

Para aprender a ler e escrever a criança tem que utilizar os seus recursos internos (hereditariedade) e externos (disponíveis no meio ambiente). O objetivo é que ele adquira uma boa linguagem receptiva (leitura) e expressiva (escrita).

LAPIS DE ONDE SAI O ALFABETO ESCRITO COM CORESS COLORIDAS






A consciência fonológica pode ser definida como:
- capacidade de identificar os sons das palavras no que se refere a identificar vogais, letras graficamente semelhantes, semelhantes mas diferentes em relação a sua orientação espacial, sons foneticamente próximas, consoantes com som duplo, acompanhadas de um “u” mudo, ditongos nasais e orais e grupos de consoantes;
- capacidade de identificar os elementos que compõem as palavras incluindo terminações verbais, conjugação dos elementos verbais, palavras derivadas de prefixos e sufixos e palavras compostas;
- capacidade de desenvolver o vocabulário por meio do uso de conectores e articuladores lógicos, artigos, conjunções, preposições, adjetivos e advérbios;
- capacidade de identificar a divisão das palavras e a estruturação correta das sílabas em uma palavra;
- capacidade de identificar a situação das palavras;
- capacidade de corrigir as inversões cometidas em sílabas e palavras, corrigir as inversões de letras em sílabas e corrigir as inversões da ordem das palavras.



Para ajudar o aluno temos que apostar em atividades que motivem a escrita, aumentando o gosto pela aprendizagem e a capacidade de produção individual do aluno.Ele tem que adquirir a consciência da língua e que esta é composta de signos que vão aos poucos se juntando, se compondo, se desenhando e formando a leitura.



Para isto, o aluno precisa trabalhar com rimas crescentes e decrescentes, com a aliteração (mecanismo de repetir os mesmos sons onde a criança percebe que dá origem a outras palavras), a síntese fonológica (dizer as palavras de forma separada), a segmentação (perceber a quantidade de grafemas (letras grafadas) e fonemas (letras pronunciadas/sons), a manipulação (construção de novas palavras a partir de um prefixo ou sufixo) e com a transposição de fonemas.


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Fonte: atividadeparaeducacaoespecial.com

domingo, 23 de novembro de 2014

Processo de referenciação e avaliação das crianças / alunos


 
 
A modalidade de EE pressupõe a referenciação das crianças e jovens que eventualmente dela necessitem, a qual deve ocorrer o mais precocemente possível, detetando os fatores de risco associados às limitações ou incapacidades, caso existam.
A referenciação “consiste na comunicação / formalização de situações que possam indiciar a existência de NEE de caráter permanente (...) e pode ser efetuada sempre que existe suspeita que uma criança ou jovem necessita de uma resposta educativa no âmbito da educação especial” (DGIDC, 2008, p. 21). 
O diploma dos apoios especializados no âmbito da EE (DL n.º 3/2008, de 7 de janeiro , com as alterações introduzidas pela Lei 21/2008, de 12 de maio, não refere qualquer momento apropriado para proceder à referenciação de uma criança ou aluno, salvaguardando que esse processo deve ser feito por pessoas ou serviços com conhecimento da eventual existência de NEE (cf. anexo 1).
No caso das dificuldades dos jovens serem congénitas, o mais provável e desejável é que o processo de referenciação ocorra o mais cedo possível, de preferência aquando da entrada para a educação pré-escolar (frequência do jardim-de-infância).


Nadador luso com trissomia 21 é vice-campeão mundial

Parabéns João Vaz!


O nadador português João Vaz sagrou-se, a semana passada, vice-campeão do mundo de 400 metros estilos e 200 metros bruços durante o Campeonato do Mundo DSISO para nadadores com Síndrome de Down, que terminou na sexta-feira em Morelia, no México.Nadador luso com trissomia 21 é vice-campeão mundial
João Vaz conquistou duas medalhas de prata em Morelia, no México


O atleta do Sporting Clube de Portugal, com trissomia 21, conquistou a medalha de prata nos 400 metros estilos logo no primeiro dia de competição, conseguindo uma marca de 6m59,95s, a escassos oito segundos do australiano Stephen Donovan, que assegurou o ouro, e à frente do canadiano Matthew Hunter, que completou o pódio.

De acordo com um comunicado enviado ao Boas Notícias, João Vaz (à direita com o treinador, Rui Gama) voltou, depois, a brilhar no derradeiro dia de provas, garantindo a segunda prata, desta feita nos 200 metros bruços.




sábado, 22 de novembro de 2014

Actividades para Educación Infantil


Partilho um conjunto de sítios da internet (em espanhol, catalão e galego), que nos disponibilizam  várias atividades dirigidas às crianças da educação pré-escolar e outras modalidades de ensino.



Basta clicar nos seguintes links!





- Blogue Actividades para Educación Infantil

- Blogue Petit mom

- Blogue Escuela infantil castillo de Blanca
- Blogue LA CLASE DE MIREN

- Blogue Aula TIC