sábado, 14 de abril de 2012

Tifloteca: projecto pioneiro e revolucionário para todas as pessoas com deficiência visual

A Associação Tiflos apresentou um projecto pioneiro e revolucionário para todas as pessoas com deficiência visual. Ao entrar na página www.tiflos.com.pt podem aceder a este projecto conhecendo assim a Tifloteca. Dentro da Tifloteca encontrará uma biblioteca extremamente organizada e intuitiva (de 7 mil livros, em 7 idiomas), nomeadamente por categoria, idioma, autores e onde poderá ainda ou não optar por uma pesquisa rápida e/ou criteriosa.
Criamos também um link denominado, os 20 mais solicitados, onde no top 3 de romance estão os seguintes livros:
1- as formigas;
2- ensaio sobre a cegueira;
3- Os ossos também falam.
Logótipo da Associação TiflosAlem disso a Tifloteca criou a sua mascote denominada Bukus, um ancião sábio que vos receberá de braços abertos e com um sorriso acolhedor sempre pronto a ajudar-vos.
A Tifloteca é um espaço de grande acessibilidade aos portadores de Necessidades Especiais.
1. Este espaço é destinado exclusivamente a pessoas portadoras de deficiência visual.
2. Para poder aceder à Tifloteca terá que se registar. Para o registo ter efeito, tem apenas que preencher o formulário do link registo e enviar um comprovativo de incapacidade visual.
3. Após o registo, estará pronto a descarregar directamente para o seu e-mail todos os livros que desejar. O formato disponibilizado de momento é apenas em texto, sendo que brevemente teremos os formatos Mp3 e Daisy.
4. Depois de entrar na nossa biblioteca on-line (Tifloteca), terá a possibilidade de fazer a sua pesquisa de forma mais criteriosa, ou seja: -Por autor -Por obra -Por idioma -Categoria , possibilitando duma forma bastante práctica e útil o acesso à informação pretendida.
5. Todos aqueles que queiram contribuir com obras nos variados formatos, poderão fazê-lo enviando através do e-mail que será criado para esse fim.
6. Será criado um concurso onde iremos oferecer um prémio mensal a um utilizador particular que se destaque de todos aqueles que contribuam de forma sustentada e enriquecedora para o projecto Tifloteca.
A Tifloteca só permite a sua utilização por parte de maiores de 16 anos.
A Associação Tiflos
A associação Tiflos, é uma associação particular de solidariedade social, sediada emVila do Conde, oficialmente reconhecida como pessoa colectiva.
Temos como grande missão melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas portadoras de necessidades especiais residentes em Portugal.
Uma instituição de carácter social, aberta a todos, solidária com aqueles que de uma maneira ou outra, se viram incapacitados de uma vida igualitária e desprovida de preconceitos.
Nesse sentido, o grande desafio da associação Tiflos, é criar todas as condições facilitadoras de uma melhor inclusão, das quais se destacam bens de primeira necessidade, acesso à cultura e às novas tecnologias, apoio ao emprego. No fundo, tudo aquilo que vá ao encontro de uma sociedade inovadora e plena de direitos.
Contactos
Telf: 252 623605
e-mail: tifloteca@tiflos.com.pt


Ler mais http://www.anddvis.org.pt/2012/tifloteca/

Comportamentos violentos nas escolas: MEC vai promover intervenção precoce

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou a intenção de implementar projetos de intervenção precoce na área dos comportamentos violentos, mantendo ao mesmo tempo ações de formação para professores e assistentes operacionais, de forma a dotá-los de instrumentos e estratégias preventivas.
Entretanto, os dados mais recentes do Observatório de Segurança em Meio Escolar revelam a ocorrência de 1121 agressões nos estabelecimentos de ensino Básico e Secundário no ano letivo 2010/2011. Das agressões registadas, 140 foram contra professores, menos 29 que no ano letivo 2009/2010. Os números apontam, no entanto, um aumento das agressões que envolvem alunos (de 844 para 874) e funcionários (de 102 para 107).
Entre os vários tipos de agressões registadas, os atos contra a liberdade e integridade física continuam a ser os mais praticados (46,1%), seguindo-se os atos contra bens e equipamentos escolares (18,9%), contra a honra e bom nome das pessoas (13,9%) e contra bens e equipamentos pessoais (10,6%). Foram ainda registadas ocorrências relacionadas com o controlo e proibição de entradas e saídas da escola, o uso de armas e o recurso a estupefacientes e substâncias psicotrópicas. Os objetos mais apontados nos atos contra bens e equipamentos continuam a ser os telemóveis, seguindo-se dinheiro, material audiovisual, material escolar e vestuário.
Em termos de distribuição geográfica, o maior número de ocorrências foi registado pela Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, seguida pela Direção Regional de Educação do Norte – ambas registaram um aumento de casos relativamente a 2009/2010: de 1789 para 1961 casos e de 775 para 856, respetivamente. Seguem-se as regiões do Algarve, com 202 ocorrências (mesmo número do ano anterior), do Centro (181 casos, menos 30) e do Alentejo (126, menos 35).
A monitorização dos episódios de violência reportados pelas escolas é a partir deste ano letivo uma função do Gabinete de Segurança Escolar, integrado na Direção-Geral da Educação.

Fonte:A Página da Educação

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Foi publicado o despacho que define as normas relacionadas com as matrículas, distribuição dos alunos por escolas e agrupamentos, regime de funcionamento das escolas e constituição de turmas

Ontem, foi publicado em suplemento do Diário da República, o Despacho n.º 5106-A/2012, que define as normas relacionadas com as matrículas, distribuição dos alunos por escolas e agrupamentos, regime de funcionamento das escolas e constituição de turmas.




Relativamente à Educação Especial, já fizemos aqui um resumo com as principais novidades.

Aviso n.º 5499-A/2012 - Concurso anual de contratação com vista ao suprimento das necessidades transitórias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012/2013

Foi publicado hoje em suplemento do Diário da República, o Aviso n.º 5499-A/2012, que declara a abertura do concurso anual de contratação com vista ao suprimento das necessidades transitórias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012/2013.


I - Legislação Aplicável: O concurso de pessoal docente da educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário, para o ano letivo de 2012 -2013, rege -se pelos seguintes normativos:
a) Decreto -Lei n.º 20/2006, na redação dada pelo Decreto -Lei n.º 51/2009 e pelo presente aviso;

 b) Decreto -Lei n.º 27/2006, de 10 de fevereiro;
 
 c) Em tudo o que não estiver regulado no Decreto -Lei n.º 20/2006, na redação dada pelo Decreto -Lei n.º 51/2009 e no presente aviso, aplica- -se, subsidiariamente, o regime geral de recrutamento para o exercício de funções públicas previsto na Lei n.º 12 -A/2008, de 27 de fevereiro e na Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de janeiro.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Projeto de despacho sobre matrículas, distribuição de alunos e constituição das turmas - ano letivo 2012/2013

O blogue Dear Lindo divulgou o projeto de despacho sobre matrículas, distribuição de alunos e constituição das turmas.





No que se refere à educação especial, destacam-se os seguintes pontos:

Matrículas (...)


3.1.1 - Na matrícula de crianças nos estabelecimentos de educação pré-escolar devem ser observadas, sucessivamente, as seguintes prioridades:



1ª Crianças que completem os cinco anos de idade até 31 de dezembro;
2ª Crianças com necessidades educativas especiais de carácter permanente, de acordo com o artigo 19.º do Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de janeiro;
3ª Crianças filhas de pais estudantes menores, nos termos previstos no artigo 4º da Lei n.º 90/2001, de 20 de Agosto. (...)
3.2 - No ensino básico, as vagas existentes em cada escola ou agrupamento de escolas para matrícula ou renovação de matrícula são preenchidas dando-se prioridade, sucessivamente, aos alunos:
a) Com necessidades educativas especiais de carácter permanente que exijam condições de acessibilidade específicas ou respostas diferenciadas no âmbito das modalidades específicas de educação, conforme o previsto nos n.ºs 4, 5, 6 e 7 do artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro;
b) Com necessidades educativas especiais de carácter permanente não abrangidos nas condições referidas na alínea anterior;

(seguintes: das alíneas c à j)


3.3 - No ensino secundário, as vagas existentes em cada escola para matrícula ou renovação de matrícula são preenchidas dando-se prioridade, sucessivamente, aos alunos:
a) Com necessidades educativas especiais de carácter permanente, de acordo com o artigo 19.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro;
(alíneas seguintes)
Constituição de turmas (...)

(...)


5.4 - As turmas que integrem crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter permanente, e cujo programa educativo individual assim o determine, são constituídas por 20 alunos, no máximo, não podendo incluir mais de 2 alunos nestas condições.



Abertura de concurso do pessoal docente 2012/2013

Procedimentos Concursais
Ano letivo 2012/13
Estes procedimentos tem já o reflexo do acordo entre a FNE/SPZN e o MEC – Novas Regras, novo concurso mais justo e mais equilibrado!
De acordo com informação da DGAE, os procedimentos concursais serão abertos por etapas, de acordo com o calendário que a seguir se transcreve:
  •  
  • Contratação abertura em Abril, data provável, a partir do dia 16;
  • Mobilidade por DCEabertura durante o mês de Maio, de acordo com normas contidas em Despacho a publicar, brevemente, em DR;
  • Mobilidade Interna (ex DAR e ex DACL) – abertura durante o mês de Junho;
  • Reserva de Recrutamentoinício do mês de Setembro;
  • Contratação de Escola início do mês de Setembro.
Contratação
O procedimento concursal relativo à contratação, para o próximo ano lectivo (2012/2013) decorrerá de acordo com as regras do DL 20/2006, com a redacção dada pelo DL 51/2009, nomeadamente nas situações de opções de candidatura, preferências, intervalos de horário, prioridades na ordenação, graduação profissional.
De referir que os candidatos podem repetir o mesmo código de escola com intervalos de horário diferentes em prioridades diferentes.
Para a contratação relembra-se que os candidatos podem ser opositores a dois grupos de recrutamento para os quais possuam habilitação profissional.

Mobilidade por DCE
Esta mobilidade será regulamentada por despacho da SEEAE e, conforme já referido, deverá ser aberto o concurso durante o mês de Maio.
Mobilidade Interna
De acordo com o diploma de concursos, fruto do Acordo da FNE com o MEC, será publicitado um aviso de abertura com as regras de Mobilidade Interna que se destina aos docentes de carreira que se encontrem numa das situações abaixo:
  • docentes de carreira a quem não foi possível a atribuição de, pelo menos, seis horas de componente lectiva, (ex DACL);
  • docentes de carreira que pretendam exercer transitoriamente funções noutra escola/agrupamento (EX DAR).
Reserva de Recrutamento
O procedimento para a Reserva de Recrutamento terá um algoritmo igual ao das necessidades transitórias (mantem-se as prioridades manifestadas para a contratação), e será efetuado de acordo com o novo diploma de concursos, que, entretanto, será publicado. Este procedimento ocorrerá no início do mês de Setembro.

Contratação de Escola
Este procedimento concursal, a abrir no inicio do mês de Setembro, será realizado de acordo com as regras do novo diploma de concursos, nomeadamente com as que definem os critérios objectivos de selecção dos candidatos.

Notas:
1 – As manifestações de preferências para o concurso de Mobilidade Interna (ex DAR, ex DACL) decorrerão no momento da candidatura (durante o mês de Junho);
2 – As manifestações de preferências para a contratação decorrerão logo após o encerramento da Rede (em principio até ao final do mês de Julho).

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Hacia un cambio en la atención a los alumnos con parálisis cerebral

Hay un cambio reciente en lo que se refiere a la comprensión de la parálisis cerebral, la causa más
frecuente de discapacidad física en la infancia.
Esta transformación ha sido propiciada por una nueva
concepción del fenómeno y por su abordaje desde nuevas perspectivas. Respecto de la primera cuestión, ese cambio se ha sustanciado en añadir a los aspectos motores y a otros relacionados muy específicamente con el daño cerebral, otros aspectos, también muy prevalentes en la persona afectada.
Estos no se habían considerado en un principio y son los trastornos sensoriales, cognitivos y conductuales (Badía, 2007). Por lo que respecta a la óptica desde la que se aborda este estado o condición, podemos hacer estas consideraciones:

• Abandono del modelo médico y deriva hacia un modelo biopsicosocial. Para tener en cuenta las condiciones en que vive la persona hay que tener en cuenta que ésta no es la responsable de su discapacidad. La misma concepción de alumno con necesidades educativas especiales supone trasladar la responsabilidad al propio alumno y no al entorno, como tendría que ser (Booth y Ainscow, 2002).

• Emerge el modelo social de la discapacidad que considera que las causas de la discapacidad son eminentemente sociales. La discapacidad se construye socialmente limitando la participación de la persona en los diferentes ámbitos de la vida.

• Importancia de la configuración de los contextos y escenarios para que la persona pueda participar, pueda hacer. (McManus y otros, 2006; Rosenbaum y otros, 2007).

• Emerge el enfoque de la calidad de vida. Es importante que la persona pueda hacer, pero ¿cómo se siente la persona con parálisis cerebral? No sólo es importante lo que el niño hace (la participación) sino, también, cómo se siente (calidad de vida). La participación es una medida objetiva del estado de salud, mientras que la calidad de vida es una medida subjetiva del estado de salud (McManus y otros, 2006; Colver y SPARCLE group, 2008).




Dois professores por sala com alunos com dificuldades: proposta que uma associação de docentes do ensino especial vai apresentar, na quinta-feira, no Parlamento.

A presença simultânea de dois professores na sala em algumas aulas de turmas com alunos com mais dificuldades de aprendizagem é uma das propostas que uma associação de docentes do ensino especial vai apresentar, na quinta-feira, no Parlamento.

O método chama-se "co-ensino", é praticado nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha e tem mais sucesso do que recorrer a terapeutas para apoiar estudantes do ensino básico com dificuldades de aprendizagem, disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Docentes do Ensino Especial.
Outra vantagem da presença de dois professores numa sala, acrescentou David Rodrigues, é a redução "drástica da indisciplina" na sala de aulas.
Na reunião para que foi convocado pelo Grupo de Trabalho da Educação Especial da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, o dirigente irá defender que a equidade deve ser um dos objetivos para melhorar a qualidade da educação, e não apenas a excelência.
Na prática, a equidade traduz-se em aplicar diferentes modos de aprendizagem aos alunos com caraterísticas diferentes, de modo a que todos consigam ter o melhor aproveitamento escolar, explicou David Rodrigues à Lusa.
"Teoricamente, todos os alunos devem ter sucesso" e "um sistema de sucesso é o que leva todos os alunos ao seu limite de aprendizagem", defende o professor.
O acompanhamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem deve ser contínuo, tal como aos professores que trabalham com eles e, para isso, são necessários terapeutas, psicólogos e docentes especializados, considera.
Apesar de em Portugal não haver dados sobre a percentagem de alunos que precisam de apoio suplementar para atingirem os objetivos académicos, David Rodrigues calcula que a média deva rondar os dez por cento, baseando-se em estudos realizados noutros países, nomeadamente um feito no País de Gales.
Em matéria de integração, acrescenta, Portugal apresenta das mais elevadas taxas de integração, já que 95 por cento dos alunos com deficiência estão integradas no sistema regular de ensino e não nas denominadas escolas especiais.
Esta realidade terá contribuído, reconhece David Rodrigues, para que o país tenha sido o escolhido para realizar um congresso mundial sobre educação especial, no final de julho de 2015, onde são aguardados cerca de 1.000 participantes na Aula Magna da Universidade de Lisboa.


terça-feira, 10 de abril de 2012

V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação

V Encontro Nacional do Conselho Brasileiro para Superdotação / I Encontro de Crianças e Jovens Superdotados do Rio de Janeiro 
“CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: INOVAÇÃO EM CAPACIDADES E TALENTOS”


O Brasil vive tempos de INOVAÇÃO na Cultura, na Ciência e na Tecnologia quando são demandadas novas capacidades e talentos de seu povo. Neste contexto, a escola passa a ser um lugar de responsabilidade social para além do ler, escrever e contar. Seu protagonismo assume papel de destaque na formação das novas capacidades e talentos humanos aptos a responder às demandas que o progresso exige. Não basta ser criativo. É preciso ser proativo com os mais capazes pela rapidez com que eles podem alcançar os níveis mais elevados do ensino, da pesquisa, da criação artística. Profissionais especializados formados com ótimo desenvolvimento humano, pautado em novas capacidades e talentos, poderão contribuir com o progresso cultural, científico, tecnológico, econômico e social, atores na erradicação da pobreza do País. Inovar é Conhecer.

Data: 25 a 27 de Julho de 2012
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro.UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - RJ
 
Informações e Inscrições: http://www.uff.br/conbrasd/

REALIZAÇÃO

Site_evento


Fonte: http://www.conbrasd.org/

Novo regulamento de funcionamento do Júri Nacional de Exames e o regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Foi publicado hoje em Diário da República, o Despacho Normativo n.º 6/2012, de 10 de abril, que aprova o Regulamento de Funcionamento do Júri Nacional de Exames e o Regulamento das Provas e dos Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário e revoga o despacho normativo n.º 19/2008, de 19 de março.