sexta-feira, 31 de maio de 2013

Perguntas e respostas sobre a adesão dos docentes à Greve.

PERGUNTAS E RESPOSTAS  



direitoGrevePerante a existência de muitas questões que têm sido colocadas às organizações sindicais subscritoras de pré-avisos de greves para os dias 7, 11, 12, 13 14 e 17 de Junho, as organizações decidiram manter um processo permanente de esclarecimento para o que se produzem os documentos que se seguem.
Perguntas e respostas sobre as greves de 7, 11, 12, 13, 14 e 17 de Junho


Antecipação de reuniões de Conselho de Turma para avaliação sumativa no final do 3.º período letivo

Fonte: SPRC


quinta-feira, 30 de maio de 2013

Foi publicada a norma que determina os critérios de seleção das entidades de Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP e ex-CNO)

Segundo este despacho foram definidos oito critérios que serão pontuados numa escala de zero a cem: cobertura territorial; áreas técnicas de intervenção; acessibilidade; disponibilidade de recursos humanos; condições logísticas de funcionamento; capacidade de articulação e de estabelecimento de parcerias; representatividade da entidade promotora no contexto do território; e experiência da entidade promotora.

Apenas poderão ser selecionadas como promotoras de CQEP as entidades que vierem a obter uma pontuação igual ou superior a 50.

Mobilidade de Pessoal Docente 2013/2014

 
Atenção aos docentes de Educação Especial, dos quadros de escola ou de agrupamento de escolas, que queiram trabalhar em Instituições ou Escolas de Educação Especial! Devem candidatar-se nesta altura! Nos termos do n.º1 do artigo 69.º do ECD, os docentes podem ser requisitados ou destacados por um ano escolar, eventualmente prorrogáveis até ao limite de quatro anos escolares, incluindo o 1.º.
 
 
Atenção aos Prazos:
- Registo / inscrição de novas entidades proponentes => de 28 a 31 de maio;
- Formulação do pedido de mobilidade pela entidade proponente => de 04 a 11 de junho;
- Aceitação do pedido de mobilidade pelo docente => de 04 a 12 de junho;
- Validação do pedido de mobilidade pela escola de provimento do docente => de 14 a 19 junho.


Documentação de apoio:

Nota Informativa sobre a mobilidade de pessoal docente para 2013/2014

Manual de registo e inscrição das entidades proponentes

Aplicação para registo e inscrição de novas entidades proponentes

terça-feira, 28 de maio de 2013

Estimulación temprana y desarrollo infantil - Intervenção precoce e desenvolvimento infantil

Neste sítio da internet em espanhol poderá encontrar bastantes artigos relacionados com a intervenção precoce e o desenvolvimento neurológico infantil

BABY GYM Sobre la importancia de que el desarrollo sea el adecuado y cómo podemos, a través de la Estimulación, ayudar al niño para que así sea.
 
Cualquier déficit en el desarrollo es susceptible de acarrear desórdenes de atención, relación y comportamiento. 
Una vez que surgen este tipo de problemas será necesaria una estimulación más que "temprana", de tipo terapéutico. También podrás leer sobre este tipo de estimulación en este blog. La encontrarás bajo el término de "organización neurológica".
 
Para traduzir o artigo para português basta aceder ao canto superior direito deste blogue e clicar emTranslate
 
Tecnologia do Google Tradutor
 
 
Fonte: blogue estimulacionydesarrollo.blogspot.com

segunda-feira, 27 de maio de 2013

III Feira de Educação Especial - 31 de maio de 2013

A Feira de Educação Especial tem como objetivo primordial a divulgação das entidades que desenvolvem trabalho e apoiam crianças e jovens com necessidades educativas especiais e suas famílias.

 
 
 
Local: Jardim Vasco da Gama, Belém.

Horário: 10.00 h - 18.30 h.

criação de um regime de documento eletrónico para a entrega de trabalhos, teses e dissertações, garantindo a gratuitidade para os estudantes

A Resolução da Assembleia da República n.º 72/2013, de 27 de maio, recomenda a criação de um regime de suficiência do documento eletrónico para a entrega de trabalhos, teses e dissertações, garantindo a gratuitidade para os estudantes.
 
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5bdo artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:
1 — Estabeleça um regime de suficiência de documento eletrónico para a entrega de trabalhos, teses e dissertações  no sistema de ensino superior, substituindo a entrega em formato papel tal como estabelecido pelo Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março.
2 — Garanta que a produção, publicação, transmissão e armazenamento dos documentos eletrónicos relativos a teses, dissertações e trabalhos universitários são realizados em norma aberta, transpondo o estabelecido pela Lei n.º 36/2011, de 21 de junho.
 
3 — Potencie a partilha do conhecimento produzido e publicado em documento eletrónico resultante de teses, dissertações e trabalhos universitários, através de plataforma eletrónica própria e homogénea a todo o sistema de ensino superior, de acesso gratuito, garantido e profícuo.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

O apoio educativo aos alunos e a coadjuvação serão componente letiva no próximo ano letivo

Apoio ao estudo e coadjuvação passam a ser componente lectiva
 
O apoio aos alunos e a coadjuvação vão passar a ser considerados componente lectiva, adiantou hoje o secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, conforme previsto no despacho de organização do ano escolar ainda por divulgar.
 
"Está concluído o despacho de organização do ano escolar, que tipifica com muita clareza todas as actividades e funções que são exercidas nas escolas e que para completar horário serão componente lectiva", disse hoje Casanova de Almeida, precisando ainda que do diploma constam o apoio aos alunos e a coadjuvação como componente lectiva.
 
O governante falava aos jornalistas no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, depois de terminada a primeira ronda negocial com os sindicatos de professores relativa às novas regras aplicáveis à função pública.
 
O alargamento das actividades que passam a ser consideradas componente lectiva foi apontado por Casanova de Almeida como um instrumento para combater os professores com 'horário zero'.
 
Na recentemente anunciada reformulação das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do 1º ciclo, o Ministério avançou que vai passar a assumir a primeira das duas horas de actividades, retirando esses 60 minutos da competência das autarquias, como acontecia até agora, com o pressuposto de que essa hora ficará dedicada ao estudo acompanhado e apoio aos alunos.
 
Quando anunciou esta alteração, o Ministério da Educação e Ciência (MEC), pela voz do secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, adiantou que o acompanhamento seria assegurado por professores.
 
Estes 60 minutos de apoio ao estudo que vão passar a estar sob a responsabilidade do MEC podem assim vir a absorver alguns docentes sem turmas atribuídas.
 
A coadjuvação, que é uma ajuda em sala de aula ao professor da turma por parte de outro professor, pode acontecer por exemplo, no 1º ciclo, na área de expressões, por parte de docentes de outros níveis de ensino pertencentes ao agrupamento, ou, nos restantes ciclos do ensino básico e no ensino secundário, em qualquer disciplina desde que com recurso a professores da mesma escola.

Fonte: negócios online

Criação de 5.000 novos estágios para jovens até 2014

Movimento para o Emprego cria 5.000 novo estágios para jovens até 2014
 
 
Na sessão do lançamento da iniciativa, 108 empresas já tinham aderido ao movimento, com a oferta de mais de 3.200 estágios profissionais com uma remuneração mensal de 800 euros (com subsídio de refeição), sendo 80% comparticipado por fundos públicos, essencialmente de programas comunitários, e o restante pela empresa.
O público-alvo são jovens até 30 anos com licenciatura, mestrado ou doutoramento, que têm que estar inscritos no IEFP.
O presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva, explicou que o objetivo é «assegurar que os jovens qualificados venham a ter mais oportunidades de estágio profissional em empresas de referência».
«É uma demonstração de responsabilidade social da sociedade civil para com as gerações mais novas. Só venceremos se formos capazes de prosseguir os esforços para manter a trabalhar no país aqueles que mais podem contribuir para o seu desenvolvimento», declarou o também presidente do Conselho de Administração do BPI.
TAP, ANA, EDP, Efacec, Ikea, Microsoft e REN são algumas das empresas que já aderiram à iniciativa. A Nokia Siemens foi a que se comprometeu com um maior número de estágios, ao abrir 350 vagas.

Fonte: tsfonline

terça-feira, 21 de maio de 2013

O que é o POPH (Programa Operacional Potencial Humano)

O POPH é o programa que concretiza a agenda temática para o potencial humano inscrita no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), documento programático que enquadra a aplicação da política comunitária de coesão económica e social em Portugal no período 2007-2013.
 
  • Superar o défice estrutural de qualificações da população portuguesa, consagrando o nível secundário como referencial mínimo de qualificação, para todos;
  • Promover o conhecimento científico, a inovação e a modernização do tecido produtivo, alinhados com a prioridade de transformação do modelo produtivo português assente no reforço das actividades de maior valor acrescentado;
  • Estimular a criação e a qualidade do emprego, destacando a promoção do empreendedorismo e os mecanismos de apoio à transição para a vida activa;
  • Promover a igualdade de oportunidades, através do desenvolvimento de estratégias integradas e de base territorial para a inserção social de pessoas vulneráveis a trajectórias de exclusão social. Esta prioridade integra a igualdade de género como factor de coesão social.
A actividade do POPH estrutura-se em torno de dez eixos prioritários:
  • Eixo Prioritário 1 – Qualificação Inicial
  • Eixo Prioritário 2 – Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida
  • Eixo Prioritário 3 – Gestão e Aperfeiçoamento Profissional
  • Eixo Prioritário 4 – Formação Avançada
  • Eixo Prioritário 5 – Apoio ao Empreendedorismo e à Transição para a Vida Activa
  • Eixo Prioritário 6 – Cidadania, Inclusão e Desenvolvimento Social
  • Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género
  • Eixo Prioritário 8 – Algarve
  • Eixo Prioritário 9 – Lisboa
  • Eixo Prioritário 10 – Assistência Técnica

Apresentação do POPH realizada no Road-Show